CURSOS E PRODUTOS - ONLINE

O VERDADEIRO BATISMO


O VERDADEIRO BATISMO

        Há um  só  corpo  e  um  só   Espírito,   como   também   fostes  chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; (verdadeiro) (Ef 4;4)

E ESSE É O VERDADEIRO BATISMO QUE TODO O CRISTÃO DEVE RECEBER:

A maioria das religiões que hoje existem fundamentou-se na Bíblia Sagrada, embora com uma interpretação errada da doutrina bíblica. Mas, por que as religiões devem amparar-se nos ensinamentos bíblicos? Porque a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus:
·         "Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança." (Rm 15.4);
·         Jesus disse: "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna , e são elas mesmas que testificam de mim." (Jo 05.39);
·         "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para correção, para a educação na justiça." (2Tm 3.16);
·         "(...) porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (...)" (Rm 1.16);
·         "(...) sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação (...)" (2Pe 1.20).
O ministrar do batismo tem sido objeto de interpretações arbitrárias e praticado erradamente pela maioria das igrejas.

Nas Sagradas Escrituras não há relato de batismo de crianças

Uma criança recém-nascida não tem a faculdade de crer, e, portanto, não é lícito que seja batizada, segundo as palavras do Senhor Jesus Cristo:
·         "Quem crer e for batizado será salvo (...)" (Mc 16.16);
·         "Portanto ide, ensinai a todas as gentes, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (...)" (Mt 28.19).
O batismo só é ministrado ao que crê; o que se comprova pelas seguintes passagens bíblicas, em que foram batizados logo após a conversão:
·         Um Ethíope, Eunucho, Mordomo mor de Candace, Rainha dos Ethíopes:
"Um anjo do Senhor falou a Philippe, dizendo: Dispõe-te e vai para a banda do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi. Eis que um Ethíope, Eunucho, Mordomo mor de Candace, Rainha dos Ethíopes, o qual estava posto sobre todos seus tesouros, que viera adorar em Jerusalém, estava de volta e, assentado no seu carro, vinha lendo o profeta Isaías (...)" (At 8.26-28);
"Então, o Eunucho disse a Philippe: Peço-te que me expliques a quem se refere o profeta. Fala de si mesmo ou de algum outro? E abrindo Philippe, sua boca, e começando desta Escritura, evangelizou-lhe Jesus. E indo eles caminhando, chegaram a uma certa água; e disse o Eunucho: Eis aqui água; que impede ser batizado? E Philippe disse: Se crês de todo o coração, licito é. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Philippe batizou o Eunucho." (At 8.34-38);
·         Uma mulher chamada Lídia, de Tiatira, e todos da sua casa
"E o dia de sábado, saímos fora da cidade ao rio, aonde se costumava fazer a oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram. Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, que servia a Deus, nos ouviu, o Senhor lhe abriu o coração para atender às cousas que Paulo dizia. E como foi batizada, ela e toda a sua casa (...)" (At 16.13-15);
 
·         Um carcereiro e todos os da sua família: 
"Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa. E tomando-os ele consigo, naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os açoites, e logo foi batizado ele, e todos os seus." (At 16.30-33);
·         Três mil pessoas:
"Assim que, os que de boa mente receberam sua palavra foram batizados; acrescentaram-se naquele dia à Igreja quase três mil pessoas." (At 2.41);
·         Muitos homens e mulheres em Samaria: 
"Mas como creram a Philippe, que lhes anunciava o Evangelho do Reino de Deus, e o nome de Jesus Cristo, batizavam-se, assim homens como mulheres." (At 8.12);
·         Crispo, o principal da Sinagoga, toda a sua casa e muitas pessoas em Coríntios: 
"Mas Crispo, o principal da sinagoga, creu no Senhor, com toda a sua casa; também muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados." (At 18.8).

A criança não pode arrepender-se para remissão de pecados

"(...) Arrependeis-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar." (At 2.38,39).

Uma criança não pode crucificar o velho homem

"Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos." (Rm 6.4-6).

O Batismo deve ser ministrado em nome do Senhor Jesus Cristo
·         "Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." (At 2.38);
·         "Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber, em Jesus. Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus." (At 19.4,5);
·         "Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João; os quais, descendo para lá, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo; porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus." (At 8.14-16);
·         "(...) Porventura, pode alguém recusar a água, para que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo? E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo." (At 10.47,48).
As palavras do ritual do Batismo

Conforme os ensinamentos bíblicos, as seguintes palavras são as que devem ser pronunciadas por quem ministra o batismo, imediatamente antes de o batizando ser imerso nas águas:
Em nome do Senhor Cristo eu te batizo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
·         EM NOME DO SENHOR JESUS CRISTO:
o    "Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em o nome de Jesus Cristo (...)" (At 2.38; 8.16; 10.47,48; 19.4,5);
o    "(...) porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes." (Gl 3.27);
o    "E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai." (Cl 3.17);
o    "Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus Pai." (Fp 2.9-11);
o    "E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos." (At 4.12).
·         EU TE BATIZO (1Co 1.14,16; At 8.38).
·         EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO:
o    "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (...)" (Mt 28.19).
Mas alguém questionará: Por que pronunciar "em nome de Jesus Cristo" e "em nome do Filho", se ambos são o mesmo?
·         O nome de Jesus Cristo representa o nome do homem que venceu o mundo (Jo 16.33), e foi através do seu sangue, derramado em favor de muitos, que veio a remissão de pecados (Mt 26.28; 1Co 11.25; Ef 1.7). Também a pronunciação do nome do Senhor Jesus Cristo, naquele momento do batismo, significa o pedido de intercessão por aquela vida que está sendo batizada:
o    "Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra" ( Jo 17.20);
o    "Porquanto um só Deus há; e um só Medianeiro entre Deus, e os homens, o homem Cristo Jesus" (1 Tm 2.5);
·         E o nome do Filho representa a Palavra de Deus:
o    "Pois há três que dão testemunho [no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra]: o Espírito, a água e o sangue, e os três são unânimes num só propósito." (1Jo 5.7,8);
o    Porque foi pela Palavra que Deus criou o mundo e tudo quanto nele existe:
§  "No princípio era a Palavra, e a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus. Esta estava no princípio junto de Deus. Por esta foram feitas todas as cousas, e sem ela se não fez coisa nenhuma do que foi feito. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens." (Jo 1.1-4, edição de 1693 da tradução de João Ferreira de Almeida);
§  "E aquela Palavra encarnou, e habitou entre nós: (e vimos sua glória, glória como do unigênito do Pai) cheio de graça e de verdade." (Jo 1.14, edição de 1693 da tradução de João Ferreira de Almeida);
§  "O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que com nossos olhos vimos, o que temos contemplado, e nossas mãos tocaram, da Palavra da vida (...)" (1Jo 1.1 edição de 1693 da tradução de João Ferreira de Almeida);
§  "Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama a Palavra de Deus (...)" (Ap 19.13);
§  "Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas." (Tg 1.18)
o    E pela mesma palavra com que Deus criou o mundo, gerou também o Filho do homem:
§  "E parirá um filho, e chamará seu nome JESUS: porque ele salvará a seu povo de seus pecados." (Mt 1.21)
§  "Eis que a virgem conceberá, e parirá um filho, e chamarão seu nome Emmanuel, que traduzido é, Deus conosco." (Mt 1.23)
§  "Tudo isso aconteceu para se cumprisse o que foi dito do Senhor pelo profeta, que disse; (...) (Mt 1.22)
§  "Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal; eis que uma virgem conceberá, e parirá um filho, e seu nome chamará IMMANUEL" ( Is 7.14 ) (edição de 1693 da tradução de João Ferreira de Almeida);
A salvação é pessoal

Em obediência à ordem dos apóstolos e ao pedido de nosso Senhor Jesus Cristo, as palavras do ritual do Batismo devem ser dirigidas a cada batizando em particular, porque a salvação é pessoal:
·         "E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." (At 2.21);
·         "Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." (Rm 10.13).
A invocação do nome do Senhor Jesus Cristo e a confissão da fé

Convém também que o batizando, invocando o nome do Senhor, professe ser Jesus Cristo o Filho de Deus, ao ser perguntado sobre sua fé; isso deve ser feito imediatamente antes de ser levado às águas e antes de que as palavras do ritual do batismo sejam pronunciadas (Mc 16.16; At 8.37).
"Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para a justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação." (Rm 10. 8,9,10).

O Batismo deve ser ministrado por IMERSÃO em CURSO DE ÁGUA NATURAL (rio)
(Mc 1.9,10; Mt 3.13,16; At 8.36,38,39; 16.13)

O batizando deve ser imerso nas águas, como semelhança de sepultamento
·         "Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição (...)" (Rm 6.4,5);
·         "(...) tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos." (Cl 2.12).
Conclusão

Por meio dos trechos bíblicos acima transcritos, demonstrou-se que o batismo só é lícito se o batizando for evangelizado, crer que o Senhor Jesus Cristo é o filho de Deus e ter-se arrependido dos pecados anteriormente cometidos.
Para realização do batismo, deve haver confissão de crença por quem vai ser batizado; "Em nome do Senhor Jesus Cristo eu te batizo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" deve ser pronunciado; e, como semelhança de sepultamento, deve-se imergir, em curso de água natural (rio), o que está sendo batizado.

Nenhum comentário:

Ministério Ad Adoração

Ministério Ad Adoração
Pr. Severino Ramo & Miss. Eliene Silva

Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro.

  Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro. Prezados irmãos e amigo...

POSTAGEM RECENTES

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Bibliotecas Virtuais

Seguidores

Links Sugeridos

Links Sugeridos:

Índice Downloads

  • ÌNDICE DE DOWNLOADS
    Bíblias Eletrônicas: ÌNDICE DE DOWNLOADS
  • Confira aqui todos os softwares disponíveis para download...
    More ...