CURSOS E PRODUTOS - ONLINE

SABEDORIA ESPIRITUAL X SABEDORIA CARNAL

SABEDORIA ESPIRITUAL X SABEDORIA CARNAL



Por Jorge Fernandes

No apêndice 3 do livro COM VERGONHA DO EVANGELHO, do Pr. John MacArthur Jr., publicado pela editora Fiel, há um trecho escrito pelo pastor escocês Thomas Boston, o qual, nos idos do séc. XVIII, muito antes do surgimento da palavra "pragmatismo" já a descrevia com riqueza de detalhes. Fica claro que satanás repete-se a si mesmo no tempo, servindo-se dos incautos e de sua soberba "incapacidade" para atingir seus objetivos.
Neste apêndice são consideradas as afirmações das duas sabedorias: a carnal e humana versus a espiritual e divina. Não relaciono todos os pontos abordados por Boston, apenas os mais urgentes. As linhas em vermelho mostram a sabedoria carnal, enquanto as linhas em verde, a sabedoria espiritual. Deixo-lhes a sabedoria divina: "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a inteligência dos inteligentes... Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens... Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele" (1Co 1.18-29).



1- Sabedoria Carnal: Trabalhe diligentemente visando possuir um discurso fluente e eloqüente; o estilo aprimorado é um grande apelo às pessoas cultas. Sem isto, elas menosprezarão a sua pregação.
2- Sabedoria Espiritual: Cristo nos enviou a "pregar o evangelho, não com sabedoria de palavra" (1Co 1.17). Não pregue "com ostentação de linguagem ou de sabedoria" (1Co 2.1). Sua mensagem e pregação não devem ser "em linguagem persuasiva de sabedoria"(v.4).

1- Procure ser brando em sua pregação. Não ataque os pecados específicos das pessoas que o ouvem.
2- "Clama a plenos pulmões, não te detenhas, ergue a tua voz como a trombgeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó, os seus pecados" (Is 58.1). "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que maneja bem a palavra da verdade" (2 Tm 2.15).

1- Se você não for delicado, seus ouvintes ficarão irrtados. É perigoso falar com franqueza e lidar com coisas específicas. Falar ousadamente a uma geração como esta, pode trazer-lhe sérios riscos. Por que expor-se a tais coisas?
2- "O que repreende ao homem achará depois mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua" (Pv 28.23). "Eis que fiz duro o teu rosto contra o rosto deles, e dura a tua fronte, contra a sua fronte... não os temas, pois nem te assustes com os seus rostos, porque são casa rebelde" (Ez 3.8,9). "Não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros" (Jo 15.20). "Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim" (Jo 15.18). "Se alguém dentre vós se tem por sábio... faça-se estulto para se tornar sábio" (1Co 3.18).

1- Pessoas importante ficarão ofendidas. É preciso cortejá-las e ganhá-las de modo atraente, porque elas podem desprezá-lo, e como ficará o seu respeito próprio?
2- "Não farei acepção de pessoas, nem usarei de lisonjas com o homem. Porque não sei lisonjear; em caso contrário, em breve me levaria o meu Criador" (Jó 32.21,22). "Não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento" (1Co 1.26).

1- Se precisar falar do pecado, faça-o de forma sutil, de modo a não ofender muito as pessoas, principalmente entre os novos convertidos. Gaste tempo expondo-lhes as verdades bíblicas, amenizando-as tanto quanto possível.
2- "Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente" (Jr 48.10). "Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade" (2Co 4.2). "Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar" (Jo 9.4).

1- Seja agradável aos que têm maior influência na igreja, pelo menos até que você esteja seguro. Caso contrário, poderá ficar à procura de trabalho, pois as igrejas ficarão amendrontadas consigo e não o convidarão. Então, como subsistirá? Uma abordagem mais sutil lhe garantirá um ministério mais amplo.
2- "E, como não podíamos convencê-lo, nos aquietamos, dizendo: Faça-se a vontade do Senhor" (At 21.14). "Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade" (Is 46.10). "O homem fiel será coberto de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não ficará impune" (Pv 28.20). "O temor do homem armará laços, mas o que confia no Senhor será posto em alto retiro" (Pv 29.25).

Não nos esqueçamos das promessas, advertências, do servir e testemunhar a Cristo em conformidade com a Seu Evangelho, assim como Pedro e João o fizeram diante dos seus acusadores: "Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus; porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido" (At 4.19-20).

Adquira o excelente livro "Com Vergonha do Evangelho" clicando AQUIMeus comentários ao livro podem ser lidos AQUI

Nenhum comentário:

Ministério Ad Adoração

Ministério Ad Adoração
Pr. Severino Ramo & Miss. Eliene Silva

Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro.

  Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro. Prezados irmãos e amigo...

POSTAGEM RECENTES

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Bibliotecas Virtuais

Seguidores

Links Sugeridos

Links Sugeridos:

Índice Downloads

  • ÌNDICE DE DOWNLOADS
    Bíblias Eletrônicas: ÌNDICE DE DOWNLOADS
  • Confira aqui todos os softwares disponíveis para download...
    More ...