CURSOS E PRODUTOS - ONLINE

A VERDADEIRA PÁSCOA

A VERDADEIRA PÁSCOA E
A ÚLTIMA SEMANA DE CRISTO

“ O sangue vos será por sinal nas casas em que estierdes; quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito.” (Êx 12.13)

Desde que Israel partiu do Egito em cerca de 1445 a.C, o povo hebreu, hoje os judeus, celebram a  Páscoa  todos os anos, na primavera(em data aproximada da sexta-feira dita santa).  Tudo começou depois de Israel passar mais de 400 anos de servidão  no Egito, aonde Deus suscitou Moisés para libertar seu povo da escravidão (Êx cap. 3 e 4). 
               
Deus o designa como o líder do êxodo  e Moisés em obediência transmite a ordem divina a Faraó (Êx 3.10), recebendo do Senhor autoridade para ferir o Egito através das dez pragas (Êx cap. 4). No decorrer de nove  pragas Faraó ainda não havia deixado Israel ir, quando chega a hora da décima e derradeira praga, a morte dos primogênitos (Êx 11.5).



O Egito havia oprimido o primogênito do Senhor (Israel) e agora eles mesmos sofreriam a perda de todos os primogênitos em sua terra através de um anjo destruidor sob a permissão de Deus. Porém , nessa terra também habitavam os hebreus. Como poderiam agora escapar do anjo destruidor? Deus emite uma ordem específica  aos israelitas cuja obediência ocasionaria a proteção divina de cada família hebreia, com seus respectivos primogênitos.

Cada família  tinha de tomar  um cordeiro macho de até um ano de idade, sem defeito e sacrificá-lo ao entardecer do dia 14 do mês Abibe (chamado também Nisã, correspondendo hoje aos nossos meses de Março e Abril). Familias menores podiam repartir um único cordeiro entre si (Êx 12. 3-5). Parte do sangue sacrificado deveria ser aspergido pelos israelitas nas duas ombreiras e na verga da porta de cada casa (Êx 12.7).

Quando o destruidor viesse passaria por cima daquelas casas que tivessem o sinal do sangue aspergido sobre elas, daí o termo “páscoa”, do hebraico pessach, que significa “pular além da marca”, “passar por cima”, ou “poupar” (Êx 12.13).
                
Desta maneira, os israelitas escaparam do destruidor, da morte executada contra todos os primogênitos através do sangue do cordeiro morto. Deus poderia ter livrado Israel de outra maneira, porém  se utilizou do sinal do sangue  para ensinar seu povo a importância da obediência e da redenção pelo sangue, apontando isto para a vinda do “Cordeiro de Deus”, que posteriormente tiraria o pecado do mundo (Jo 1.29). 
                 
 Então “de lombos cingidos, sandálias nos pés, e  cajado na mão...” x 12.11), comeram apressadamente e partiram para a sua peregrinação no deserto em rumo a terra prometida (Êx 3.8). A partir daquele momento da história, a Páscoa seria celebrada  como  “estatuto perpétuo” (Êx 12.14). Hoje, para nós cristãos, a páscoa fala-nos de  Jesus Cristo. Diante disto, comparemos  alguns itens de Êx 12 que apontam para Cristo:

1.       O propósito da  Páscoa era a graça salvadora de Deus. A salvação que recebemos de Cristo vem da maravilhosa graça de Deus.  
2.       O sangue aspergido nas duas ombreiras e na verga da porta de cada casa era para salvar da morte o primogênito. O sangue de Cristo derramado na cruz foi para nos salvar da morte.
3.       O cordeiro exigido como sacrifício na Páscoa, foi para substituir o primogênito. Cristo nos substituiu em relação à morte, mediante um sacrifício eterno e perfeito.
4.        A separação de um cordeiro “sem mácula” (Êx 12.5). Cristo é a prefiguração do Cordeiro “sem mácula”, impecável e perfeito.
               
                Assim, a Páscoa, uma das três convocações anuais (Páscoa, Pentecoste e  Tabernáculo) em que todos os homens hebreus se deslocavam para Jerusalém a fim de participar de sua observação durante sete dias, é uma  das  festa mais importante do calendário hebraico aonde se celebra a  saída do Egito e a redenção efetuada com o cordeiro pascoal. Esta data também foi observada por Cristo e fez parte de sua última semana na Terra. Vejamos como foi segundo o evangelho de Mateus: 

A Última Semana de Jesus Cristo
Acontecimento
Lugar
Dia
Referências
A Entrada Triunfal
Jerusalém
Domingo
Mt 21.1-11
Purificação do Templo
Jerusalém
Segunda-feira
Mt 21.10-17
Dia de Parábolas
Jerusalém/Betânia
Terça-feira
Mt 21.23-24.5
Dia de Repouso
Jerusalém
Quarta-feira
Mt 26.14-16
A Última Ceia
Jerusalém
Quinta–feira
Mt 26.17-30
Crucificação
Jerusalém/Gólgota
Sexta-feira
Mt 27.1-66
Sepultamento
Jerusalém
Sábado
Mt 27.57-61
Ressurreição
Jerusalém
Domingo
Mt 28.1-13

                Como vemos, em nada se assemelha a verdadeira Páscoa com a data a ser comemorada no próximo dia 08. Data esta que foi deturpada pelo homem e transformada em uma data comercial a fim de satisfazer suas avarezas e vontades deixando o verdadeiro sentido de lado. Não percamos o verdadeiro sentido da Páscoa e deixemos Cristo habitar em nosso ser, pois ela também simboliza a redenção pelo sangue de Jesus Cristo. Resgate este simbolismo em seu coração e viva uma nova vida com Cristo. Amém!

Ir. Adriano
e-mail e msn: adrianoiuris@hotmail.com
Blog: http://universoebd.blogspot.com
Twitter: http://twitter.com/#!/adrianoiuris 
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=7641537501480258587
Facebook: http://www.facebook.com/?sk=h#!/profile.php?id=100000759858275

Nenhum comentário:

Ministério Ad Adoração

Ministério Ad Adoração
Pr. Severino Ramo & Miss. Eliene Silva

Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro.

  Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro. Prezados irmãos e amigo...

POSTAGEM RECENTES

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Bibliotecas Virtuais

Seguidores

Links Sugeridos

Links Sugeridos:

Índice Downloads

  • ÌNDICE DE DOWNLOADS
    Bíblias Eletrônicas: ÌNDICE DE DOWNLOADS
  • Confira aqui todos os softwares disponíveis para download...
    More ...