Dose Diária de Inspiração: ADORAÇÃO

  ### ✨ * Dose Diária de Inspiração: ADORAÇÃO * 📖 * *Versículo do Dia: * * * "Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." * — Isaías 40:31 💡 * *Reflexão: * * Esperar em Deus não significa ficar parado, mas sim confiar Nele enquanto Ele nos fortalece. Assim como a águia renova suas forças para voar mais alto, aqueles que depositam sua fé no Senhor encontram novo ânimo para seguir adiante, independente dos desafios. Deus nunca nos deixa sem resposta—no tempo certo, Ele nos impulsiona além dos nossos próprios limites! 📍 * *Somos família! Somos a AD Adoração Limoeiro - PE, Brasil! * * 💒 * *Venha nos visitar! * * 📍 Como chegar ao nosso templo em Limoeiro - PE: 🔗 [Clique aqui]( https://cutt.ly/pexYC0eK ) 📲 * *Fale conosco pelo WhatsApp: * * 📞 [ wa.me/5581981573745](wa.me/5581981573745) 📞 [ wa.me/5581998040007](wa.me/5581998040007) 🙌 * *AD ADORAÇÃO -...

CONSOLO DE DEUS EM MEIO À AFLIÇÃO

Lição 02

O CONSOLO DE DEUS EM MEIO À AFLIÇÃO
Texto Áureo: II Co. 1.3 - Leitura Bíblica em Classe: II Co. 1.1-7

Pb. Israel Martins

Texto Áureo: Ora, o nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, o nosso pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela Graça. (ITs.2.16)

INTRODUÇÃO

    Foi em Coríntios que Paulo enfrentou um dos maiores desafios de seu apostolado. Teve de doutrinar e disciplinar uma igreja que, apesar de seus muitos e graves problemas, era embalada por um orgulho espiritual sem precedentes na história do Cristianismo primitivo. Essa igreja chegou, inclusive, a colocar em dúvida, o apostolado de Paulo. Apesar da arrogância dos coríntios, encontramos o Apóstolo, nessa lição, disposto a esquecer todas as ingratidões, porque o Eterno Deus o Deus de toda a consolação, consolou o Apóstolo Paulo, (II Cor.1.3) de todas as aflições que enfrentou no seu ministério.

  1. O que é consolação
  • Consolação: A palavra consolação vem do vocábulo latino consolatione, e significa alívio, conforto e lenitivo. Consolar é suavizar o sofrimento e a aflição de alguém. As Escrituras sagradas foram Inspiradas por Deus a fim de proporcionar consolo e edificação através de seus vários livros. No Antigo testamento, a consolação era dirigida prioritariamente a Israel o povo de Deus. Mas, no Novo Testamento, a consolação é direcionada indistintamente a todos: Judeus e gentios.
  • No Antigo Testamento: A essência da consolação no Antigo testamento acha-se centrada no aparecimento do Messias. Quando de seu advento, haveria de, entre outras coisas, "apregoar o ano aceitável do Senhor e consolar todos os tristes". A consolação, pois, não seria administrada apenas a Israel, mas a todos os povos.
  • No Novo Testamento: As expectativas proféticas do Antigo Testamento com respeito ao Messias cumpriram-se totalmente em Cristo Inaugurando o seu ministério, O Senhor Jesus declarou que o caráter de sua missão era, justamente, ministrar as consolações Divinas: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; envio-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos" (lc 4.18).
  1. O consolo de Deus na Aflição
  • Aflição: O Crente fiel, vivendo em obediência e comunhão com Cristo e amado Por Ele, ainda pode passar experiências envolvendo perigo, medo, ansiedade, desespero e desesperança:

    Circunstâncias estas que nos oprimem além da nossa capacidade humana de resistir. Quando as aflições severas ocorrem em nossa vida, não devemos pensar que Deus nos abandonou ou deixou de nos amar. Ao invés disso, devemos lembrar-nos de que essas mesmíssimas coisas aconteceram aos fiéis servos de Deus, nos tempos do NT.

O Consolo: Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também a nossa consolação e salvação sobeja por meio de Cristo. (I Co.1.5) Do começo ao fim desta epístola, Paulo ressalta que a vida cristã envolve sofrimento (que deve ser considerado como uma participação ou comunhão com cristo no sofrimento) e o consolo de Cristo. Nesta era, portanto, Cristo sofre com seu povo e em favor do seu povo, devido a tragédia do pecado no mundo (Mt.25.42-45; Rm 8.22-26). O Apóstolo aprendeu, nas suas muitas aflições, que nenhum sofrimento, por severo que seja, poderá separar o crente dos cuidados e da compaixão do seu Pai Celeste (Rm 8.35-35). Deus, ás vezes, permite que haja aflições em nossa vida, a fim de que, tendo experimentado seu consolo, possamos também consolar outros nas aflições.

  1. A Confiança em Deus
  • O Apóstolo consola os irmãos: Pela experiência vivida o Apóstolo também faz com os irmãos, 11 Co. capo 1 ver. 7 o Apóstolo Paulo declara desta forma, e a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação. Sabendo ele que assim como ele foi consolado, ele também consola.
  • O Apóstolo Passa por Tribulação: Paulo bem sabia que Cristo já tinha declarado no livro do evangelista João cap.16 ver. 33 que no mundo teríamos tribulação que nós devemos ter ânimo e paz em Cristo, 11 Co. 1 Ver.08 diz Paulo porque não queremos, Irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos. Nem por isso o desanimo tomou conta da vida de Paulo, muito pelo contrario, ele confiou mais em Deus.
  • Paulo confia em Deus: No 11 CO.Cap. 1 Ver.9-10 Paulo declara que tinha a sentença de morte,o qual Deus lhe, livrou de tão grande morte e livrará; em quem esperamos que também nos livrará ainda, confiança no Deus em quem ele tinha crido. (II Tm.1.12) Todos que confiaram em deus jamais foram decepcionados, no caso de Davi, Abraão, Isaac e Jó.

Conclusão

Nesta lição aprendemos com Paulo que mesmo em meio ás tribulações, Deus sempre estar presente em nossas vidas para nos livrar do mal, devemos sempre confiar nas promessas do Deus Eterno que sempre estará conosco, (Mt. 28.20) assim como Ele foi na vida de Paulo, Ele é Fiel para as nossa vidas, no mundo de incertezas, incredulidade, falsidade, desonestidade e imoralidade, o crente deve ter sua confiança em Deus.

BIBLIOGRAFIA

Bíblia de estudo pentecostal (CPAD)

Lições Bíblicas de Jovens e Adultos do 42 Trimestre 1997 (CPAD)

Comentários

Mostrar blogs

Bibliotecas Virtuais

Postagens mais visitadas deste blog

Frases de Motivação

A ORIGEM DOS SÍMBOLOS RELIGIOSOS

PRONOMES DE TRATAMENTO PARA AUTORIDADES