Feliz Ano Novo! Começaremos o ano estudando a Bíblia a partir de seu primeiro livro - Gênesis. Este livro nos traz muita riqueza de interpretação e tem ligação direta com vários conceitos ciêntíficos, cosmológicos e existenciais, mas vamos nos ater, como proposto para este ano, estudar a Bíblia com base apenas no que a Bíblia diz. Começando...
1 ¶ No princípio criou Deus os céus e a terra. 2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
O termo "No princípio" não é um termo exato, a criação foi narrada tendo em vista o plano de Deus para o homem, por isso não fala de coisas com as quais a maioria da humanidade não teria convívio, mesmo assim narra a condição primordial da terra para inserir a narrativa da Criação. Note que a terra e os céus já existiam, não sendo narrado a quanto tempo. Tudo é narrado sob o ponto de vista de Moisés como quem observa uma visão dada por Deus, portanto não há pretensão de exatidão científica embora bons cientistas não caiam na tentação de contrariar essa narrativa.
Podemos notar algumas coisas quanto à descrição da terra:
- Não tinha forma, era vazia.
- Era coberta por água, onde o Espírito de Deus pairava.
Pelo restante da narrativa podemos deduzir que a terra era um grande mar, tanto que a terra seca surgiu depois, e que a água não estava só em seu estado líquido como também gasoso, onde o vapor dágua e o líquido se encontravam gerando um abismo. Exemplificando: no Rio de Janeiro há o serviço das Barcas S/A que faz o transporte de passageiros entre as cidades do Rio e Niterói, em certa época do ano ocorrem nevoeiros que impossibilitam a distinção de onde começa o nevoeiro e o limite da água liquida. Uma pessoa que caia naquelas águas em tais circunstancias, se verá num abismo pois não poderá distinguir para onde ir. Este é só um exemplo da realidade dos primeiros dias da terra que seriam bem mais hostis do que o exemplo ilustrativo dado.
3 ¶ E disse Deus: Haja luz; e houve luz. 4 E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. 5 E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
Não havia luz embora a terra já fosse coberta de água, então Deus ordenou que houvesse luz, note que a partir daí conta-se os dias da criação. A terra não foi feita no primeiro dia da Criação, já existia e estava nos planos de Deus para sua criação. O texto Bíblico não diz que Deus fez a luz neste momento, mas apenas que ordenou que houvesse luz em meio ao mar nebuloso que era a terra. A luz aqui não é o próprio Deus como querem alguns, mas simplesmente a luz natural que após seguir o seu curso, não sabemos de quanto tempo, chegou à terra naquele momento como observou Moisés. A partir da primeira tarde e da primeira manhã contam-se os dias da criação
6 ¶ E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. 7 E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi. 8 E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
Lembre-se que falamos que a Terra era um mar com forte neblina, ao criar a expansão no meio das águas Deus centrava o vapor em nuvens e a parte líquida sobre a superfície da Terra. Deus criou com isso a atmosfera própria para a vida. Provavelmente era um dia nublado mas houve tarde e manhã definindo que tal obra foi feita em um só dia pelo poder de Deus.
Aprendemos aqui que há uma diferença entre a narração da criação e a existência da Terra. A Terra e os céus já existiam por período de tempo ignorado, mas a criação começou a ser realizada e contada com o início da emissão de luz natural. Não devemos procurar ligações científicas com este relato embora sejam possíveis, pois o mais importante é saber que Deus transformou um lugar inabitável num lugar perfeito para que possamos viver. Louvemos a Deus pela Graça da Salvação e por nos dar o benefício de cuidar e desfrutar deste planeta que Ele preparou para nós. Que neste novo ano possamos valorizar este presente de Deus.
Fonte do texto bíblico: http://bibliaonline.com.br/gn/1
Comentários