CURSOS E PRODUTOS - ONLINE

ABIGAIL E NABAL (1Sm 25)

Era tempo de Tosquia, abundância de ovelhas, tosquia tinha haver com comida. O Rei Davi junto com seus homens estavam fugindo de Saul.

Eles estavam no deserto, queriam matar sua sede, queriam comer, e ouviu falar que Nabal tosquiava suas ovelhas. Davi envia 10 moços para falarem com Nabal para enviar algo para o Rei Davi e seus companheiros.

Davi já tinha acomodados algums moços de Nabal, quando esses estiveram no Carmelo, Davi ainda diz que enquanto esses homens estiveram com ele de nada sentiram falta.
Nabal desprezou o pedido de Davi e ficou debochando.


Quando Davi recebe o recado dos seus companheiros, Davi ordena que cerca de 400 homens prepare a espada.
Nesse meio tempo um servo de Nabal diz a Abigail, esposa de Nabal, o que acontecera.
Quero começar falando dessa mulher que se chama Abigail.

ABIGAIL

Em hebraico o seu nome significa: ‘meu pai é alegria’, ‘pai da alegria’ e ‘exultação’.
A Bíblia diz que ela era sensata e formosa. Quem não queria ter uma mulher assim?
Ela mostra ser bastante cuidadosa a respeito de tudo que envolve sua casa, sua família, seu marido. Vejam como ela vigia seu marido a respeito de seus defeitos nas relações sociais. Essa é o tipo de mulher que eu chamo “reparadora de brechas”.

É muito comum hoje as mulheres não saberem dos problemas do marido no seu dia-a-dia, afinal de contas a mulher agora tem seu próprio trabalho, entendam, eu não estou criticando isso, mas precisa ficar claro que ambos temos papéis dentro de nossa família. E o cumprimento dos papeis é fundamental para o crescimento sadio da família.

Eu sei que a mulher hoje é bem mais sobrecarregada que antigamente, não tenho dúvida disso, principalmente quando se torna mãe, mas o fato da mulher não se envolver com as coisas que dizem respeito a seu marido pode trazer desgaste a sua família.

Em Pv. 14:1 diz que toda a mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a derruba com as suas mãos. Notem que a Bíblia não fala que o homem sábio edifica sua casa, mas que a mulher sábia é que edifica. Pois vou lhe dizer algo com convicção, 80% do casamento se não for uma percentagem maior depende da mulher. Ela tem o jeitinho, ela sabe conversar de um jeito que homem nenhum sabe.

Como o servo a tinha dito tudo a respeito do acontecimento, Abigail essa mulher sábia, tomou pães, vinho, ovelhas, trigo, passas e figos para Davi e seus companheiros. (a Bíblia diz que foi “a toda pressa”). No caminho enquanto estava cavalgando no seu jumentinho Davi e seus homens encontram Abigail e os servos de Nabal.

Davi estava com tanta raiva de Nabal que não ia deixar nem um do sexo masculino vivo.
Abigail prostou-se, inclinou-se até a terra, foi até aos pés de Davi e disse: meu senhor, caia sobre mim a culpa, mas ouve as palavras de tua serva: Não se importe com esse homem, pois o que seu nome significa ele é (Nabal significa filho de belial, que significa “sem juízo”). Ela ainda disse: Tão certo como vive o Senhor, seja Nabal como teus inimigos e a todos que procuram te fazer mal. E não termina por ai não, ela continua dizendo: Se alguma coisa acontecer com meu senhor (Davi), a tua vida será atada no feixe dos que vivem com o Senhor, teu Deus.

Davi disse: Bendito o Deus de Israel que te enviou ao meu encontro para me impedir de derramar sangue, e Davi a despediu em paz.

Além dos presentes essa mulher sábia, reparadora de brechas foi logo depois dos seus moços com palavras de sabedoria e humildade.

Abigail era uma mulher sábia e esperou o momento certo de contar ao seu marido, estava tendo festa, pois era noite de tosquia, Nabal estava embriagado, pois Abigail nada lhe falou durante toda a noite. Ao amanhecer, o efeito da embriagues de Nabal já havia passado, ai sim ela começou a contar o que aconteceu, mesmo sabendo que poderia ter algum prejuízo. Mas vocês acham que uma mulher sábia dessa ia falar com seu marido dizendo que ele foi muito burro e quase punha tudo a perder, é lógico que não, ela foi com todo o seu jeitinho, creio eu, falando baixinho no ouvido de Nabal: Meu amor, Davi ia derramar muito sangue na nossa casa, me desculpe se fui sem sua permissão, pois você devia ter suas razões, mas eu preparei algums presentes e graças a Deus Davi desistiu de sua vingança.

Ao saber por Abigail o que havia sucedido, aterrorizado, a Bíblia diz que o seu coração amorteceu e seu coração ficou como pedra, depois de mais ou menos 10 dias o Senhor o feriu e Nabal morreu.

Abigail é registrada como uma mulher inteligente e formosa e bem sabemos que muitas mulheres olham para as outras e julgam ser a felicidade destas, fruto da beleza, da sorte, que muitas vezes, crêem não possuir.

Abigail não usou sua beleza, como talvez Bete-seba tenha usado, Abigail apenas agiu de forma sábia, em favor do seu marido, em favor daqueles da sua casa. Abigail nos mostra que a inteligência é mais importante que a beleza.

Abigail priorizou sua casa, sua família, seu marido. Ela dava valor ao que tinha. Ela sabia usar sua inteligência, era uma mulher sábia.

Nabal
l, um dos homens mais ricos do Carmelo (sul de Hebrom), dono de um respeitável rebanho de 3.000 ovelhas e 1.500 cabras e forte produtor de lã,

Como já vimos seu nome significa “sem juízo”. Vamos ver algumas atitudes de Nabal a respeito desse acontecimento.

A Bíblia diz que Abigail era sensata e formosa, Nabal era duro e maligno.
Nabal era um homem rico, tinha terras, ovelhas, muitos servos e principalmente uma mulher fantástica, mas era um louco, não reconhecia o valor dessas coisas, não reconhecia o valor de sua mulher, não reconheceu nem o favor que Davi fez aos seus empregados.

Quando o servo dele vai falar com Abigail, ele diz pra ela que não existe ninguém que possa falar com ele, ou seja, com Nabal não existia dialogo, e se isso fosse mentira ela seria a primeira a defender seu marido. Não tinha conversa com Nabal, era o que ele queria e pronto. Todo mundo conhece alguém assim, alguém que só que estar certo, o dono da verdade, não volta atrás nunca, nunca diz: eu errei, eu tomei uma decisão precipitada.

Nabal não prezava por relacionamentos, não queria saber de amizades. Nabal não participava de nenhum grupo familiar.
Nabal morreu, o Senhor o feriu, veja como um homem rico que não sabe dar valor ao que tem acaba, veja como Nabal vai ser sempre lembrado, como UM LOUCO. Ele até hoje é lembrado como um tolo, como alguém que não deu valor a mulher, como alguém que não priorizou laços de amizades.

DAVI

Davi soube que Nabal, o sem juízo morreu, e agora aquela mulher sábia, bonita, estava sozinha. Prontamente Davi manda seus servos lhe trazerem, pois ele queria que ela fosse sua mulher.
Davi era muito é esperto, tomou Abigail como mulher e também Ainoã. Abigail era a mulher que todo homem deseja, ou pelo menos era pra desejar, eu vejo que tem alguns que parecem que não gostam de mulheres sábias.

Davi ainda não se contentou só com uma. (mas naquela época era permitido)
Abigail teve um filho com Davi chamado Quileabe.
Abigail tornou-se inseparável companheira de Davi em todas as coisas boas e más – assim como o foi para Nabal até sua morte. Da mesma forma que Abigail tratava Nabal, ela tratava Davi.
Esta admirável mulher trabalhou arduamente para que estes homens não agissem de forma impulsiva e imprudente.

Quantas mulheres hoje esqueceram o compromisso matrimonial “na alegria, na dor, na doença, na riqueza e na pobreza” estar ao lado do seu companheiro para juntos vencerem os dias maus.
E quantos de nós, homens, não damos valor a mulher que Deus colocou na nossa vida, não damos valor a pessoas que estão próximas de nós e temos a oportunidade de criar laços de amizade?
Quantos casais não estão nem ai pra fazerem novas amizades?

Que as nossas atitudes agradem a Deus, e que possamos dar valor e prioridade aquilo que tem que ser dado.

Nenhum comentário:

Ministério Ad Adoração

Ministério Ad Adoração
Pr. Severino Ramo & Miss. Eliene Silva

Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro.

  Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro. Prezados irmãos e amigo...

POSTAGEM RECENTES

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Bibliotecas Virtuais

Seguidores

Links Sugeridos

Links Sugeridos:

Índice Downloads

  • ÌNDICE DE DOWNLOADS
    Bíblias Eletrônicas: ÌNDICE DE DOWNLOADS
  • Confira aqui todos os softwares disponíveis para download...
    More ...