CURSOS E PRODUTOS - ONLINE

As doenças são de origem satânica”, diz Bíblia Dake

As doenças são de origem satânica”, diz Bíblia Dake


Apesar da euforia desde o seu lançamento neste ano, pela CPAD, a Bíblia Dake traz alguns comentários distorcidos, apesar dos milhares de estudos bem elaborados para os apreciadores e leitores das Sagradas Escrituras.

O comentário da Bíblia Dake em Lucas 13.11 traz uma expressão muito usada pela escola de Kenneth Hagin e E. W. Kenyon: as doenças veem do diabo. O versículo diz:

“E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se.”

A nota de rodapé de Lucas 13.11 da Bíblia Dake diz:

“Ela tinha um espírito demoníaco, que a possuía havia cerca de 18 anos (sic). Jesus disse que Satanás a prendia (v. 16). O que podia ser mais claro quanto às causas das doenças e enfermidades? Elas definitivamente são de origem satânica, não provêm de Deus (Mt 4.23,24; Jo 10.10; At 10.38). Cristo veio para levar todas as enfermidades e doenças e para curar todos os homens (Mt 8.16,17; Jo 10.10; 1 Pe 2.24; Is 53). Portanto, é obra de Deus libertar os homens das doenças, e não lançá-las sobre eles.”

Esse argumento não resiste a um minucioso exame à luz das Sagradas Escrituras. É óbvio que o Deus a quem servimos não é sádico ou rancoroso a ponto de nos deixar a mercê das doenças. Ele permanece sendo o mesmo Jeová Rafá, operando muitos sinais na vida de muitos. Porém isso não significa que nosso corpo desgastado seja isento das enfermidades (2 Co 4.16; 1 Pe 1.24). Todos sofremos com algum tipo de doença e com a morte por causa da sanção divina imposta devido à queda de Adão (Gn 3.16-19; 1 Co 15.21,22).

Houve homens na Bíblia que ficaram doentes, mas nem por isso possuíam demônios. Eliseu morreu devido a uma doença (2 Rs 13.14), mas não foi por causa da investida diabólica. Homens fiéis a Deus, como Timóteo (1 Tm 5.23), Trófimo (2 Tm 2.40), Jó (1,2) e Lázaro (Jo 11.1-4) também tinham suas enfermidades, mas nem por isso estavam possessos de espíritos malignos.
E quanto à passagem em Isaías 53? Ela não significa literalmente a cura das doenças físicas, senão das espirituais (Mt 8.16, 17). Essas, sim, precisam ser extirpadas da alma humana (1 Pe 2.2). Mas o texto em Lucas 13.11 fala de uma enfermidade física e, além disso, não se pode remeter a Satanás a procedência de todas as doenças, como já foi citado.

Portanto, fica esclarecido esse deslize situado na Bíblia Dake. Não está sendo dito aqui que os crentes não devem possuir a Bíblia Dake (eu mesmo a tenho). O que importa, de fato, é viver onforme o que já foi escrito pelos servos de Deus inspirados pelo Espírito Santo. Finnis Jennings Dake foi apenas um servo do Senhor que trouxe milhares de esclarecimentos e orientações a cerca da Palavra de Deus.

Seguindo a orientação de 1 Ts 5.23 e At 17.11, saibamos aproveitar os estudos acurados contidos nesta Bíblia, mas não deixemos de conferir se o que é falado e/ou escrito segue os princípios bíblicos na íntegra.

A-BD

Nenhum comentário:

Ministério Ad Adoração

Ministério Ad Adoração
Pr. Severino Ramo & Miss. Eliene Silva

Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro.

  Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro. Prezados irmãos e amigo...

POSTAGEM RECENTES

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Bibliotecas Virtuais

Seguidores

Links Sugeridos

Links Sugeridos:

Índice Downloads

  • ÌNDICE DE DOWNLOADS
    Bíblias Eletrônicas: ÌNDICE DE DOWNLOADS
  • Confira aqui todos os softwares disponíveis para download...
    More ...