28 de dez de 2009

VISÕES E REVELAÇÕES DO SENHOR - LIÇÃO 12 – 21/03/2010

VISÕES E REVELAÇÕES DO SENHOR
LIÇÃO 12 – 21/03/2010

INTRODUÇÃO

Estudando a biografia do Apostolo Paulo, podemos constatar que ele foi um servo bem sucedido em várias empreitadas de sua vida ademais ter passado e enfrentado muitos embates contra; falsos líderes, falsos irmãos, dentre outros opositores ferrenhos da obra de Deus. Conquanto não desanimou diante dos obstáculos e escreveu esta segunda epistola direcionando-a a três grupos distintos de pessoas com um propósito tríplice. Primeiro, encorajar a maioria dos cristãos que permaneciam fieis. Segundo, contestar, combater e desmascarar os falsos apóstolos que veementemente continuavam a difamá-lo, tentando de todos e por todos os meios levá-lo ao descrédito diante de todos os Coríntios enfraquecendo sua autoridade apostólica. E em terceiro e ultimo lugar repreender aqueles que estavam sendo persuadidos pelos falsos apóstolos os quais se diziam possuir uma autoridade superior à do apóstolo.

I – VISÕES E REVELAÇÕES

Quando a bíblia fala-nos de visões e revelações é de suma importância que entendamos o significado daquilo que a bíblia que nos falar. Existem no hebraico dois substantivos e um verbo, que traz a lume o significado cabal da palavra, e no grego existem três palavras que corroboram para esse entendimento, vejamos:

● hãzôn (hb): “visão” nenhuma das 34 ocorrências desta palavra aparece antes de 1º Samuel, e sua maioria está nos livros proféticos.
● hizzãyôn (hb): “visão” Este substantivo, ocorre nove vezes em Jl 2.28 diz respeito a uma “visão” profética: “ E a de ser que..., os vossos jovens terão visões”.
● hãzãh (hb) Este verbo significa: “ver, escolher por si mesmo, procurar”. Aparece 54 vezes.
Lm 2.14 “ Os teus profetas viram para ti vaidade e loucura e não manifestaram a tua maldade”.
Uma visão profética: Nm 24.4
● horama (gr) “ Aquilo que é visto, espetáculo, visão”
● horasis (gr) “Sentido da visão”
● optasia (gr) “Ato de ver, entrar em visão.
Já a palavra revelação significa: “ descobrimento, divulgação, manifestação”.

Visão é uma manifestação divina em que subitamente Deus faz ver e por vezes também ouvir coisas. E que em determinado momento pode atuar interligada com a revelação.

Abrão recebeu uma visão em que Deus lhe falou e lhe disse que a sua recompensa seria grandíssima (cfr. Gen. 15:1-3).
Moisés teve uma visão em Horebe, em que lhe apareceu o anjo do Senhor que o enviou ao Egito para libertar o povo de Israel (cfr. Ex. 3:1-22).
O profeta Isaías viu o Senhor dos Exércitos assentado sobre um alto e sublime trono e por cima dele estavam serafins, e Deus lhe falou e o enviou a profetizar ao seu povo (cfr. Is. 6:1-13).

Daniel teve várias visões em que Deus lhe predisse eventos futuros (cfr. Dan. cap. 7,8,9,10).
Pedro, Tiago e João, enquanto se encontravam no monte santo, tiveram uma visão celestial em que viram Moisés e Elias falar com Jesus que tinha sido transfigurado na sua presença, e também ouviram uma voz do céu (cfr. Mat. 17:1-13).

Zacarias, o pai de João Baptista, teve uma visão enquanto se encontrava no templo, nesta visão um anjo de Deus lhe preanunciou o nascimento de João (cfr. Lucas 1:5-22).
Maria, enquanto estava desposada com José, teve uma visão em que lhe apareceu o anjo Gabriel que lhe preanunciou que ela daria à luz um filho que seria chamado Filho do Altíssimo (cfr. Lucas 1:26-38).


Paulo, enquanto se encontrava cego em Damasco, em oração viu em visão um homem de nome Ananias entrar na casa em que ele estava e impor-lhe as mãos para que recuperasse a vista (cfr. Atos 9:10-16).
Cornélio, que nesse tempo ainda não estava salvo, um dia enquanto orava viu em visão um anjo do Senhor que lhe disse para mandar chamar Pedro que lhe falaria de coisas pelas quais seria salvo ele e a sua casa (cfr. Atos 10:1-8; 11:13-14).

Já a revelação é uma manifestação sobrenatural de uma verdade que se achava oculta, pois quando Deus dirige a sua palavra a alguém, mas não em sonho ou numa visão, mas simplesmente fazendo-lhe ouvir uma voz audível, está-se na presença de uma revelação.
O profeta Elias quando, enquanto se encontrava em Horebe, chegou a ele a voz de Deus que lhe disse: "Que fazes aqui, Elias?" (1 Re 19:13), à qual ele respondeu, e que depois prosseguiu dizendo-lhe que fosse a Damasco para ali ungir Hazael como rei da Síria, e Jeú como rei de Israel, e Eliseu como profeta no seu lugar (cfr. 1 Re 19:15-18).

Outro exemplo é o daquele velho profeta de Betel que com uma mentira tinha feito voltar para trás um homem de Deus (fazendo-o desobedecer a Deus) e que enquanto se encontrava a comer à mesa com este último, Deus lhe falou e lhe preanunciou o seu juízo contra o homem de Deus que tinha voltado para trás (cfr. 1 Re 13:20-22).

As revelações estiveram presente na vida de Moisés a quem muitas vezes Deus dirigiu a sua palavra, como um homem fala a outro homem. Estevão disse que Moisés "recebeu revelações vivas para no-las dar" (Atos 7:38).
O evangelista Filipe teve uma revelação enquanto se encontrava sobre o caminho que leva de Jerusalém a Gaza; quando viu o eunuco no seu carro, nesse momento o Espírito lhe disse: "Chega-te e ajunta-te a esse carro" (Atos 8:29).

II – VISÕES E REVELAÇÕES NA VIDA DO APÓSTOLO PAULO

Paulo diferente dos pseudo-s líderes que estavam na igreja de Coríntios não se gloriava nas “visões e revelações” recebidas da parte de Deus ademais ele era conhecedor que: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto...” Ele tinha convicção de que as manifestações espirituais tinham objetivos distintos dentre os quais destacaremos os seguintes:

2.1=> Não podiam em hipótese alguma ultrapassar a autoridade das escrituras e/ou serem catalogadas como complemento da palavra de Deus (Gl 1. 8).
2.2=> Serviam de demonstração da graça de Deus concernente ao cumprimento de sua palavra (Jr 1.11).
2.3=> Poderia retratar uma mensagem profética “ Visão de Isaias filho de Amós, a qual ele viu a respeito de Judá...” (Is 1.1)
2.4=> Destacavam o estado que se encontrava o povo de Deus (Am 8.1,2).
2.5=> Retratavam o Juízo e a correção de Deus (7.7,8).

III – AS VISÕES E REVELAÇÕES NOS DIAS HODIERNOS

O Deus tri Uno pode trazer a lume manifestações sobrenaturais e revelar sua vontade através das visões, sonhos e etc. Haja vista que “...Ele não dá conta de nenhum dos seus feitos”, Entretanto os receptores dessas experiências não devem condicioná-las como sendo uma regra doutrinaria e usá-las para guiar o povo de Deus e nem sua própria vida. Ademais haver uma multiplicação de; “seitas, falsos líderes, e muitos movimentos intitulados de pentecostais”. É de suma importância que atentemos para o que a bíblia nos diz:
3.1=> Não dar crédito a todo tipo de “profeta”: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca do SENHOR. (Jr 23.16).
3.2=> Pessoas descompromissadas com a verdade: “Os profetas de Israel, que profetizam acerca de Jerusalém, e vêem para ela visão de paz, não havendo paz, diz o Senhor DEUS. (Ez 13.16).
3.3=> Distorcem a palavra do Senhor para tirar proveitos pessoais; “Os teus profetas viram para ti, vaidade e loucura, e não manifestaram a tua maldade, para impedirem o teu cativeiro; mas viram para ti cargas vãs e motivos de expulsão”.(Lm 2.14).
3.4 => Usam o nome do Senhor em suas mentiras: “Porventura não tivestes visão de vaidade, e não falastes adivinhação mentirosa, quando dissestes: O SENHOR diz, sendo que eu tal não falei?” (Ez 13.7).
3.5 => Os que tais coisas praticam receberam o justo juízo: “E a minha mão será contra os profetas que vêem vaidade e que adivinham mentira; não estarão na congregação do meu povo, nem nos registros da casa de Israel se escreverão, nem entrarão na terra de Israel; e sabereis que eu sou o Senhor DEUS”. (Ez 13.9).

IV – AS DIFERENÇAS ENTRE AS VISÕES E REVELAÇÕES DE DEUS E AS FALSAS VISÕES E REVELAÇÕES

Devemos lembrar-mo-nos do que João nos fala em sua 1ª epistola: “Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam. E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis” (1ª Jo 2. 26,27).
Visões e Revelações da Parte de Deus Falsas Visões e Revelações

Promovem o Reino de Deus Tentam promover o “profeta”
Estão e são direcionadas pelo Espírito (1Co 2.10). São obras da Carne com pretexto de humildade (Cl 2.18)
Promove humildade e quebrantamento no coração do verdadeiro servo de Deus (2 Co 12. 1.2). São difusoras da mentira e vaidade (Ez 13.9).
Leva o homem a se gloriar em Cristo (2 Co 12.9) Induz ao homem se gloriar no “EU”

As Visões e Revelações que o apóstolo Paulo presenciou lhe proporcionam um gozo indizível na alma e estavam em conformidade com a palavra de Deus, que estas verdades estejam escondidas dentro de nosso coração (Sl 119. 15), para não pecarmos contra o nosso Deus e fazermos prova se provem dEle ou não.


CONCLUSÃO

Quando o apóstolo Paulo escreve sobre suas experiências espirituais ele demonstra ser um autentico e humilde servo de Deus, pois deixa transparecer através das letras, haja vista que sua intenção primaria era a glorificação do nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Enquanto seus opositores estavam se vangloriando em suas experiências Paulo se gloriava nos sofrimentos, nas tribulações, nas fraquezas tinha convicção que somente Deus é capaz de aperfeiçoar seu poder (Gr dunamis) na fraqueza e fragilidade humana “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte”. (2 Co 12 9,10).
Dc. Wagno Gomes

REFERÊNCIAS
● Bíblia de Estudo Pentecostal. Donald C. Stamps. C.P.A.D.
● Dicionário VINE
● A vida e os Tempos do Apóstolo Paulo Charles Ferguson Ball. C.P.A.D.
Postar um comentário

Notícias gospel, evangélicas, cristãs, atualizadas.

RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel

Pesquise na Bíblia

Bíblia Online

Pesquise na Bíblia

Pesquise nas Escrituras
[ Ex.: graça | Ex.: Gn 1:1-10 ]

Veja Todas as Fotos

O site “BibleMap.org” é o primeiro a localizar todos os capítulos da Bíblia geograficamente.

O site “BibleMap.org” é o primeiro a localizar todos os capítulos da Bíblia geograficamente.
Basta digitar o capítulo desejado e, através de um aplicativo do Google Maps, ele identificará a exata localização em que se passou a história, além de disponibilizar o capítulo em inglês.
A página foi desenvolvida por funcionários do “HeLives.com”, um site religioso. Segundo a descrição do “BibleMap”, “[...]a motivação para criar o site foi simples: criar um atlas gratuito da Bíblia com o Google Maps. Nós esperamos que a página seja uma benção para você e o ajude a deixar o livro da Bíblia mais vivo em sua vida”.

POSTAGEM RECENTES

Marcadores

Ebd (98) Escola Bíblica Dominical (71) Subísidio (69) Esboços da EBD (53) ética (37) Comportamento (30) Notas - Biblia de Estudo Pentecostal (27) Biblía (22) Hipócrita (22) Igreja (21) Pastor (20) Heresias (19) Reflexão (19) Dominical (18) HOMOFOBIA (18) Estudo Biblico (17) Liderança Cristã (17) Maturidade Cristã (17) Novo Comentario Biblico (17) Pr. Ramos (17) Crítica (15) Escola (15) Evangelizar (15) Liçoes Biblicas (15) Obediência (14) .Atualidade (13) Biblia Sagrada (13) homossexualismo (13) Curiosidade (12) Politica (12) .Você sabia? (11) Sexualidade (11) Cristã (10) LEITURA BÍBLICA DIÁRIA (10) Tozer (10) e-sword (10) lider (10) AD Ipojuca (9) AD Porto (9) Difamação (9) Missionário (9) disciplina (9) Doutrina (8) E-Book's (8) Encorajamento (8) Fim do Mundo (8) Injúria (8) Missões (8) Noticias (8) SINAIS DA VOLTA (8) baixe grátis (8) namorado; casamento (8) AD Recife (7) Calúnia (7) DOWNLOADS. (7) Evangélicos (7) (7) Novela (7) Pentecostal (7) Perseguição (7) Páscoa (7) .Fanatismo (6) Aborto (6) Downloads (6) Evangelho (6) Fariseus (6) Genesis (6) Polêmicas (6) Sinais da vinda de Cristo (6) Ídolo (6) Adoração Pr. Ramos (5) Ailton José Alves (5) Batismo (5) Fornicação (5) Harpa Cristã (5) Jesus (5) José Amaro da Silva (5) Lição 07: Os Falsos Profetas (5) Pr. Severino Ramos "Trajetória" (5) Santa Ceia (5) .Apologia Bíblica (4) .Questões (des)complicadas (4) Bíblia para celular (4) Escatologia (4) GÊNESIS (4) Joel Frans Adolf Carlson (4) Pedofilia (4) Pr. Ailton José Alves (4) Religião (4) Videos (4) ANTICRISTO (3) Ano Novo (3) BEP (3) Circulo de Oração (3) DANIEL BERG (3) David (3) Depressão (3) Divórcio (3) Espanhol (3) Eventos da Igreja (3) Familia (3) Islamismo (3) Musica (3) Natal (3) Pornografia (3) Porto de Galinhas (3) Ramos "Trajetória" (3) Salmos (3) TERCEIRA IDADE (3) inais da volta de Cristo (3) pecado (3) Índias (3) .Etimologia Bíblica (2) 25 Dezembro (2) Aniversário Círculo de Oração (2) Apostolo (2) Assembléias (2) BID (2) Brasil (2) Bíblia Audío (2) C. H. Spurgeon (2) CIENTISTAS (2) Caos (2) Casais (2) Congresso (2) Corinto (2) DEFICIÊNCIA VISUAL (2) Dicionario Grego (2) Ditadura (2) Entrevista (2) Final de Ano (2) GUNNAR VINGREN (2) Gay (2) Grego (2) Humor (2) Ilúmina (2) José Leoncio da Silva (2) Mercenário (2) Multiléxico con las Definiciones de Strong (2) Mães (2) Oração (2) Profeta (2) Radio Boas Novas (2) Sofrimento (2) SÍMBOLOS RELIGIOSOS (2) Terremotos (2) eb (2) 666 (1) 7 de Setembro (1) AD Pernambuco; 32 Anos (1) Alcorão; (1) Alianças (1) Amigo (1) Andressa (1) Arca (1) Belo Horizonte (1) Besta (1) BibleMap.org (1) Billy Granham (1) Bonde (1) Brazil (1) Bíblia (1) Bíblia Glow (1) Bíblias Eletrônicas (1) C. S. Lewis (1) CGADB (1) Catalán (1) Centenario AD (1) Cinha (1) Ciêntista (1) Cura do câncer (1) Céu (1) Círculo (1) Deficientes (1) Desastres Naturais (1) Direitos Humanos (1) Dívidas (1) Eclesiastes (1) Eleição (1) Empréstimos (1) Enciclopedia Universal Ilustrada Europeo-Americana (1) Enconto (1) Envelhecimento (1) Espírito Santo (1) Exodo (1) FAES (1) FUNCAÇÃO (1) Fofoca (1) Fogo estranho (1) Geografia (1) Gilberto Dimenstein (1) Globo (1) Goiânia (1) Gorroma (1) Government (1) Guru (1) HEBRAICO (1) Internacional (1) Ipojuca (1) Jornal Hoje (1) Jubileu (1) Lepra (Hanseníase) Ciência (1) Liberdade (1) Lingua (1) Lição (1) Lleituta Bíblica Diária (1) Manaus (1) Maomé (1) Marco Zero (1) Marina Silva (1) Marta Suplicy (1) Meditação Mp3 (1) Mulçulmanas (1) Nada (1) Nóe (1) Operating Systems (1) PL - 122 (1) PL-122 (1) PORTUGUÊS (1) PRONOMES (1) Passaportes (1) Pastor Francisco Eurico (1) Paulo (1) Pobreza (1) Porcelana (1) Portas Abertas (1) Porto Alegre (1) Pouição Sonora (1) Preconceito (1) Priscilla (1) Proati (1) Programação (1) Projeto nº 4.720/03 (1) Que Evangelho é este? (1) RBC (1) Record (1) Respostas (1) SBT (1) SJCG (1) Semana Nacional (1) Seminario (1) Sodoma (1) South America (1) States (1) São Paulo (1) Tabernáculo (1) Tabua de Maré (1) Taulogia (1) Teologia (1) Turismo (1) Veja (1) b (1) drivers (1) drivers de placas-mãe e outros (1) e (1) escandalo (1) noiva (1) p (1) su (1) v (1)

Daily Blessing - Bendición Diaria

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Seleção de Músicas Evangélicas - Espanhol

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Minha lista de blogs

Links Sugeridos

Links Sugeridos: