CURSOS E PRODUTOS - ONLINE

Termo Bíblico

Termo Bíblico: Ira de Deus


Na Escritura, a oposição forte e vigorosa de Deus contra todo o mal. Há um verbo grego que pode ser usado tanto com respeito à ira como ao brotar dos rebentos de uma planta quando a seiva sobe. Ele indica o tipo de ira que resulta de uma índole controlada e coerente, e não a provocada pela perda de controle.

A ira de Deus é assim, ao contrário de humana. Para nós, a ira tem sempre elementos de paixão, falta de domínio próprio e irracionalidade. Mas a ira de Deus é diferente.


Termo Bíblico: Propiciação

Oferecer o que possa afastar a ira, pagar o preço.

Propiciação tem a ver com pessoas; expiação, com coisas. O pecado provoca a ira de Deus; para as pessoas serem perdoadas, algo precisa ser feito sobre a ira dEle.

A morte de Jesus na cruz resultou num processo de propiciação; foi o meio pelo qual a ira divina desviou-se dos pecadores.


Termo Bíblico: Soberania

Sábado, Outubro 24, 2009 - Marcadores: Termos Bíblicos - 0 Comments


Termo usado para descrever o fato de que Deus é a autoridade suprema sobre tudo.
Deus criou o mundo e tudo o que nele existe. Toda a ordem criada nEle subsiste. É Ele quem guia os assuntos dos seres humanos e das nações. Interagindo providencialmente em tudo que acontece. Opera para o bem do mundo e irá, finalmente, levar todas as coisas a uma conclusão satisfatória.
Por ser Deus, tem o direito absoluto de realizar a sua vontade.
Algumas vezes, a soberania é erroneamente interpretada, significando que Deus força a sua vontade sobre as pessoas, e que não podemos tomar livremente nossas decisões. Isto é falso. A soberania de Deus inclui o livre arbítrio dos seres humanos. O que torna isso efetivo é que no final sua vontade é sempre cumprida - algumas vezes em conjunto e outras apesar das nossas escolhas pessoais.


Termo Bíblico: Revelação


Descobrir, tornar claro o que não era conhecido antes. A palavra pode ser usada com relação a algo que Deus torna conhecido durante um culto da igreja (1 Co 14:26); mas no geral, tem a ver com algo numa escala maior, como a justiça e a ira de Deus (Rm 1:17,18; ou o juízo divino, Rm 2:5).
Pode ser usada para descrever um livro (Ap 1:1). Deus revela fatos mediante o Espírito (1 Co 2:10). O Evangelho não foi inventado por um homem, mas revelado por Cristo (Gl 1:11,12). A plenitude da revelação aguarda a volta de Cristo (2 Ts 1:7; 1 Pe 1:13).

Termo Bíblico: Expiação

O sentido literal da palavra é unir os que estavam separados. O termo foi usado com respeito à morte de Cristo para reunir Deus e os pecadores. O pecado os separara (is 59:2) e os tornara inimigos (Cl 1:21), sendo esta, portanto, uma questão grave.
Era necessário um ato de várias facetas para remover esse pecado. Palavras como redenção e reconciliação expressam aspectos significativos da obra redentora de Cristo.
O que tinha de ser feito sobre o pecado, a morte de Cristo cumpriu, possibilitando assim a salvação paa os pecadores.


Termos Bíblicos: Meretriz


O mesmo que prostituta.
Termo utilizado tanto para designar a mulher com ofício de prostituição, como Raabe, Hb 11:31; Tg 2:25, como a pessoa que vive na prática do pecado, trocando Deus pelos ídolos, Ez 16:41.
Paulo exortou a igreja de Corinto, onde alguns membros da comunidade continuavam a visitar prostitutas, argumentando que não eram afetados por comportamentos que só envolviam o corpo, 1Co 5. Paulo ressaltou, firmemente, que o que os cristãos fazem com o seu corpo na intimidade afeta o estado espiritual de sua alma, 1Co 3,6. Este é particularmente o caso do pecado sexual.
A união de “uma só carne” do sexo marital reflete realidades sobre Deus. A atividade sexual fora do contexto do casamento viola a imagem que Deus tem estampada em nossa consciência e mesmo em nosso corpo, seja masculino ou feminino.

Fonte: Pequena Enciclopédia Bíblica de Temas Femininos


Termo Bíblico: Encarnação


Significado literal: "tornar-se em carne humana" (latim carnis, "carne")
A doutrina de que o Filho de Deus tornou-se humano (Jo 1:14). Jesus não brincou de tornar-se homem, mas fez-se carne com todos os problemas e fraquezas inerente a ela.
Encarnação, no pensamento cristão, significa que Cristo era tanto Deus quanto homem.


Termo Bíblico: Pentecoste

Gr. Quinquagésimo.

A segunda das três grandes festas anuais a que devia comparecer todo o povo de Deus. Chamada Pentecoste porque era observada no quinquagésimo dia depois do segundo dia da páscoa.
Conhecida, também, como "a festa das semanas", porque observada sete semanas depois da páscosa, Dt 16:9. Também se denomina "a festa das primícias", Ex 23:16, Nm 28:26.
Na festa do Pentecoste, toda a colheita foi dedicada a Deus, quem a dera. Durou somente um dia e foi observada no dia 6 do mês de Sivã, na última parte de maio. Menciona-se em At 2:1; 20:16; 1 Co 16:8

Termo Bíblico: Dia do Senhor


O dia do Senhor em Am 5:18-20; Sf 1:14-18; 2 Pe 3:10, refere-se a segunda vinda de Cristo.
Opina-se geralmente, que a mesma expressão em Ap 1:10, se refere ao primeiro dia da semana, o dia em que Jesus ressuscitou da morte (Jo 20:1,19), oito dias depois, Ele visitou os discípulos em Jerusalém (v. 26) e o dia em que se reuniam para observar a Sua ceia, At 20:7

Fonte: Pequena Enciclopédia Bíblica


Termos Bíblicos: Bem-Aventurados


Olá queridos, a paz do Senhor. Com muita alegria estamos abrindo mais uma seção do nosso blog. Termos Bíblicos. Vamos colocar aqui as expressões que a Bíblia diz, e entender o que quer dizer.
Se você quiser saber de algum mande-nos um -email que com muita alegria vamos colocar aqui, ok?
Que Deus os abençoe, e espero que gostem!

E para abrir essa seção vamos falar sobre o termo Bem-Aventurado.

Bem-Aventurados quer dizer "felizes" ou "alegres", indicando o transcedente alvo do reino dos céus; o de chamar os homens para uma vida verdadeiramente feliz. Não é uma vida de alegria superficial mas de gozo profundo e que perdura.
As Bem-Aventuranças, registradas em Mateus 5:3-10, são 8 em número, com uma última repetida. Cristo ensinava que a felicidade não depende do que possuamos, nem do que façamos, mas do que somos. Tal felicidade não é importada de fora mas nasce na alma de todos os verdadeiros filhos de Deus. Todas as Bem-Aventuranças de Cristo são paradoxos; todas são contrárias à opinião comum.
O conceito dos homens é que são felizes os ricos, os honrados no mundo, os que passam sua vida aqui alegres, os que comem gulodices e se vestem bem.
Mas o Senhor veio corrigir esse erro fundamental; veio para chamar os homens á felicidade que é permanente e verdadeira.

Fonte: Pequena Enciclopédia Bíblica

Nenhum comentário:

Ministério Ad Adoração

Ministério Ad Adoração
Pr. Severino Ramo & Miss. Eliene Silva

Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro.

  Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro. Prezados irmãos e amigo...

POSTAGEM RECENTES

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Bibliotecas Virtuais

Seguidores

Links Sugeridos

Links Sugeridos:

Índice Downloads

  • ÌNDICE DE DOWNLOADS
    Bíblias Eletrônicas: ÌNDICE DE DOWNLOADS
  • Confira aqui todos os softwares disponíveis para download...
    More ...