13 de mar de 2010

LIÇÃO 11 CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER AUTÊNTICO

Características de um Autêntico Líder - Rede Brasil de Comunicação

Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Recife / PE

Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais

Pastor Presidente: Aílton José Alves

Av. Cruz Cabugá, 29 - Santo Amaro - CEP. 50040 - 000 - Fone: 3084 1524

LIÇÃO 11 CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER AUTÊNTICO

INTRODUÇÃO

Nesta lição estudaremos algumas características de um líder autêntico e alguns desafios enfrentados pelo Apóstolo Paulo em seu ministério. Sabemos que o verdadeiro líder é aquele que tem a finalidade de servir a Deus e à sua Igreja. “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.” (II Co 11:2)

I - OS DESAFIOS DO APOSTOLADO PAULINO

O apóstolo Paulo enfrentou algumas oposições diante o seu ministério em Corinto, dentre estes desafios encontrados, iremos relatar alguns fatores surgiram naquela época, vejamos:

Oposição - Havia muitos opositores que tentavam impedir a mensagem de Paulo. Seus adversários eram judeus cristãos que se apresentaram como apóstolos de Cristo. Eles davam grande valor ao discurso eloqüente , às visões e revelações, à operação de milagres como sinais de um verdadeiro apóstolo. Apesar das oposições, Paulo era severo em suas cartas, porém , ele foi claro, direto e objetivo em sua posição de líder. (II Co 10:11-12)

Orgulho - Muitos lideres naquela época eram orgulhosos, aqueles que por motivos de altivez glorificavam-se a si mesmos, porém , já haviam perdido a percepção ou a qualidade do verdadeiro líder. (II Co 10:12-13)

Respeito aos limites e da glorificação - A vaidade era grande no meio do povo ( II Co 11:13). Observamos no texto de I Co 3:21 “… ninguém se glorie nos homens…” Paulo mostra que o homem não pode se gloriar-se em si mesmo, e sim em Deus. “…a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus” (I Co 1:29); como também observamos ” para que, como está escrito : Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor” (I Co 1:31).

II - AS MARCAS DE UM VERDADEIRO LÍDER

Paulo trazia as marcas de um verdadeiro líder, apesar, de várias contradições encontradas em corintios. Paulo estava disposto a servir a Igreja, acima de todos os seus interesses, para o bem estar espiritual da Igreja. (II Co 11:5-15)

Paulo foi um líder de destaque na história bíblica, pelo seu empenho em sua missão e o cuidado com o rebanho do Senhor Jesus. Ele via a grandeza no seu ministério com integridade e dedicação.

Vejamos algumas recomendações para o ministério:

2.1 - Ser cheio do Espirito Santo - Em 2ª Coríntios 12:18 Paulo diz que ele e Tito andavam no mesmo espírito. Esse versículo e os outros versículos sobre os quais tivemos comunhão mostram-nos que tipo de pessoa o apóstolo Paulo era. Ele era uma pessoa total, absoluta e inteiramente vivendo no espírito. Ele nunca era tirado do espírito. O líder tem que ter esta característica de ser cheio do Espirito Santo. (Ef. 5:18)

2.2 - Ser comissionado pelo Senhor - Paulo foi chamado por Deus para fazer a sua vontade. (II Co 1:1) “cartas de Cristo, produzidas pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente.”(II Co 3:3)

2.3 - Ser amoroso com os crentes - Paulo se preocupava com os crentes de Corintio. ( II Co 2:4 )

2.4 - Ser perseverante - É uma das características do apóstolo Paulo, ele perseverava na doutrina e não temia os falsos ensinadores que surgiam para afrontar a igreja. ( II Co 4: 1, 16 )

2.5 - Ser fiel a Deus - Paulo foi fiel no seu ministério e não abriu mão do ensino . ( II Co 6:8-10 )

2.6 - Ser exemplo - Paulo exortava aos corintios serem seus imitadores, como ele era de Cristo.( I Co 11:1 )

2.7 - Ser Dependente de Deus - Paulo dependia da vontade de Deus. O seu objetivo principal era de servir ao Senhor

acima de todos os seus interesses pessoais. (At 4:22)

III - PAULO, UM LÍDER SEGUNDO A VONTADE DE DEUS

O verdadeiro líder deve ser aquele que estar disposto a fazer a vontade de Deus. O apóstolo Paulo deu exemplo através de sua liderança. Ele se declara como servo de Deus em prol dos gentios, e cooperador da obra do Senhor (II Co 6:1). Ele exercia influencia na sua liderança.

Vejamos alguns aspectos importantes no seu ministério:

Ele era humilde e tinha compaixão - O prazer de Paulo era de servir a Deus com alegria, com humildade e com compaixão diante a igreja do Senhor Jesus. (At 20:19; Ef 4:2; Col 3:12)

Ensinava e pregava fielmente - A fidelidade de Paulo estava centrada na pessoa de Jesus Cristo. “ Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cris o Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus”. (II Co 4:5)

Tinha um ministério evangelístico - A visão de Paulo era de expandir o Reino de Deus por todos os lugares do mundo. ” Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e abrindo-se-me uma porta no Senhor,” (II Co 2:12)

Tinha um ministério de discipulado - Paulo tinha prioridade em ensinar a doutrina e proteger o rebanho do Senhor das heresias que surgiram naquela época. “Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos,

transfigurando-se em apóstolos de Cristo.”(II Co 11:13)

Tinha pureza e responsabilidade - A pureza fazia parte de seu ministério, pois o mesmo tinha a responsabilidade de mostrar a verdadeira mensagem de salvação. “Na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido,” (II Co 6:6)

Vigiava - Ele tinha um cuidado especial com os seus filhos espirituais. Quando surgiam falsos ensinos ele refutava com uma palavra de exortação . “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,” (Ef. 6:18)

Pastoreava - Paulo defende o seu apostolado, discorrendo sobre a sua chamada, qualificações e sofrimentos de um verdadeiro apóstolo. ( II Co 10-13)

IV- CARACTERÍSTICAS DOS FALSOS E VERDADEIROS LÍDERES

FALSOS LÍDERES

Acredita em seu próprio conhecimento (II Co 11:6)

Afirmam ter visões e revelações (II Co 12:1,7)

Se auto denominam (II Co 2: 17)

São mercenários e exploram os liderados ( II Co 11:13)

VERDADEIROS LÍDERES

Cheio de Conhecimento e Humildade (At 22:3)

Cheio do Poder de Deus e do fruto do Espirito (II Co 13:4)

Comissionado por Deus (II Co 11,21; 4:1);as credenciais de seu apostolado poderiam ser vista na própria igreja (II Co 12:12)

Nunca corrompeu ou explorou a ninguém (II Co 7:2; 11;7-9)

CONCLUSÃO

Aprendemos que o líder autêntico é aquele que tem o objetivo de servir a Deus em qualquer circunstância. É aquele que comanda e orienta os seus liderados, buscando sempre enfrentar os desafios encontrados no dia a dia.

Enquanto que, os falsos líderes, são aqueles que buscam seus próprios interesses, pois não são vocacionados por Deus.

Por isso, Paulo enfrentava seus opositores bem como os falsos ensinos e doutrinava a igreja do Senhor. (II Co 9:2; II Co 11:2; Fp. 4:13).

REFERÊNCIAS:

Bíblia de Estudo Pentecostal. Donald C. Stamps. C.P.A.D.

O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo. R. N. Champlin. HAGNOS.

II Coríntios, Introdução e Comentário. Colin Kruse. VIDA NOVA.

I e II Coríntios, Os Problemas da Igreja e Suas Soluções. Stanley M. Horton. C.P.A.D.

Ouça o Programa “ESCOLA BÍBLICA NO AR” que vai ao ar, todos os sábados, das 22:00 às 23:00h, pela RÁDIO BOAS NOVAS. Você pode também acessar o site: www.redebrasildecomunicacao.com.br
Postar um comentário

Notícias gospel, evangélicas, cristãs, atualizadas.

RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel

Pesquise na Bíblia

Bíblia Online

Pesquise na Bíblia

Pesquise nas Escrituras
[ Ex.: graça | Ex.: Gn 1:1-10 ]

Veja Todas as Fotos

O site “BibleMap.org” é o primeiro a localizar todos os capítulos da Bíblia geograficamente.

O site “BibleMap.org” é o primeiro a localizar todos os capítulos da Bíblia geograficamente.
Basta digitar o capítulo desejado e, através de um aplicativo do Google Maps, ele identificará a exata localização em que se passou a história, além de disponibilizar o capítulo em inglês.
A página foi desenvolvida por funcionários do “HeLives.com”, um site religioso. Segundo a descrição do “BibleMap”, “[...]a motivação para criar o site foi simples: criar um atlas gratuito da Bíblia com o Google Maps. Nós esperamos que a página seja uma benção para você e o ajude a deixar o livro da Bíblia mais vivo em sua vida”.

POSTAGEM RECENTES

Marcadores

Ebd (98) Escola Bíblica Dominical (71) Subísidio (69) Esboços da EBD (53) ética (37) Comportamento (30) Notas - Biblia de Estudo Pentecostal (27) Biblía (22) Hipócrita (22) Igreja (21) Pastor (20) Heresias (19) Reflexão (19) Dominical (18) HOMOFOBIA (18) Estudo Biblico (17) Liderança Cristã (17) Maturidade Cristã (17) Novo Comentario Biblico (17) Pr. Ramos (17) Crítica (15) Escola (15) Evangelizar (15) Liçoes Biblicas (15) Obediência (14) .Atualidade (13) Biblia Sagrada (13) homossexualismo (13) Curiosidade (12) Politica (12) .Você sabia? (11) Sexualidade (11) Cristã (10) LEITURA BÍBLICA DIÁRIA (10) Tozer (10) e-sword (10) lider (10) AD Ipojuca (9) AD Porto (9) Difamação (9) Missionário (9) disciplina (9) Doutrina (8) E-Book's (8) Encorajamento (8) Fim do Mundo (8) Injúria (8) Missões (8) Noticias (8) SINAIS DA VOLTA (8) baixe grátis (8) namorado; casamento (8) AD Recife (7) Calúnia (7) DOWNLOADS. (7) Evangélicos (7) (7) Novela (7) Pentecostal (7) Perseguição (7) Páscoa (7) .Fanatismo (6) Aborto (6) Downloads (6) Evangelho (6) Fariseus (6) Genesis (6) Polêmicas (6) Sinais da vinda de Cristo (6) Ídolo (6) Adoração Pr. Ramos (5) Ailton José Alves (5) Batismo (5) Fornicação (5) Harpa Cristã (5) Jesus (5) José Amaro da Silva (5) Lição 07: Os Falsos Profetas (5) Pr. Severino Ramos "Trajetória" (5) Santa Ceia (5) .Apologia Bíblica (4) .Questões (des)complicadas (4) Bíblia para celular (4) Escatologia (4) GÊNESIS (4) Joel Frans Adolf Carlson (4) Pedofilia (4) Pr. Ailton José Alves (4) Religião (4) Videos (4) ANTICRISTO (3) Ano Novo (3) BEP (3) Circulo de Oração (3) DANIEL BERG (3) David (3) Depressão (3) Divórcio (3) Espanhol (3) Eventos da Igreja (3) Familia (3) Islamismo (3) Musica (3) Natal (3) Pornografia (3) Porto de Galinhas (3) Ramos "Trajetória" (3) Salmos (3) TERCEIRA IDADE (3) inais da volta de Cristo (3) pecado (3) Índias (3) .Etimologia Bíblica (2) 25 Dezembro (2) Aniversário Círculo de Oração (2) Apostolo (2) Assembléias (2) BID (2) Brasil (2) Bíblia Audío (2) C. H. Spurgeon (2) CIENTISTAS (2) Caos (2) Casais (2) Congresso (2) Corinto (2) DEFICIÊNCIA VISUAL (2) Dicionario Grego (2) Ditadura (2) Entrevista (2) Final de Ano (2) GUNNAR VINGREN (2) Gay (2) Grego (2) Humor (2) Ilúmina (2) José Leoncio da Silva (2) Mercenário (2) Multiléxico con las Definiciones de Strong (2) Mães (2) Oração (2) Profeta (2) Radio Boas Novas (2) Sofrimento (2) SÍMBOLOS RELIGIOSOS (2) Terremotos (2) eb (2) 666 (1) 7 de Setembro (1) AD Pernambuco; 32 Anos (1) Alcorão; (1) Alianças (1) Amigo (1) Andressa (1) Arca (1) Belo Horizonte (1) Besta (1) BibleMap.org (1) Billy Granham (1) Bonde (1) Brazil (1) Bíblia (1) Bíblia Glow (1) Bíblias Eletrônicas (1) C. S. Lewis (1) CGADB (1) Catalán (1) Centenario AD (1) Cinha (1) Ciêntista (1) Cura do câncer (1) Céu (1) Círculo (1) Deficientes (1) Desastres Naturais (1) Direitos Humanos (1) Dívidas (1) Eclesiastes (1) Eleição (1) Empréstimos (1) Enciclopedia Universal Ilustrada Europeo-Americana (1) Enconto (1) Envelhecimento (1) Espírito Santo (1) Exodo (1) FAES (1) FUNCAÇÃO (1) Fofoca (1) Fogo estranho (1) Geografia (1) Gilberto Dimenstein (1) Globo (1) Goiânia (1) Gorroma (1) Government (1) Guru (1) HEBRAICO (1) Internacional (1) Ipojuca (1) Jornal Hoje (1) Jubileu (1) Lepra (Hanseníase) Ciência (1) Liberdade (1) Lingua (1) Lição (1) Lleituta Bíblica Diária (1) Manaus (1) Maomé (1) Marco Zero (1) Marina Silva (1) Marta Suplicy (1) Meditação Mp3 (1) Mulçulmanas (1) Nada (1) Nóe (1) Operating Systems (1) PL - 122 (1) PL-122 (1) PORTUGUÊS (1) PRONOMES (1) Passaportes (1) Pastor Francisco Eurico (1) Paulo (1) Pobreza (1) Porcelana (1) Portas Abertas (1) Porto Alegre (1) Pouição Sonora (1) Preconceito (1) Priscilla (1) Proati (1) Programação (1) Projeto nº 4.720/03 (1) Que Evangelho é este? (1) RBC (1) Record (1) Respostas (1) SBT (1) SJCG (1) Semana Nacional (1) Seminario (1) Sodoma (1) South America (1) States (1) São Paulo (1) Tabernáculo (1) Tabua de Maré (1) Taulogia (1) Teologia (1) Turismo (1) Veja (1) b (1) drivers (1) drivers de placas-mãe e outros (1) e (1) escandalo (1) noiva (1) p (1) su (1) v (1)

Daily Blessing - Bendición Diaria

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Seleção de Músicas Evangélicas - Espanhol

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Minha lista de blogs

Links Sugeridos

Links Sugeridos: