o Pricípio
Data: cerca de 1.445 – 1.405 a.C.
O título deste livro em hebraico deriva da primeira palavra do livro: bereshith (“no princípio”). O título “Gênesis”, como aparece em nossas bíblias, é a tradução em grego, do referido título em hebraico, e significa “a origem, fonte, criação, ou começo dalguma coisa”. Gênesis é o “Livro dos começos”.
O autor de Gênesis não é mencionado em nenhuma parte do livro. O testemunho do restante da Bíblia, porém, é que Moisés foi o autor de todo o Pentateuco e, portanto, de Gênesis. Além disso, os antigos escritos judaicos e os primeiros dirigentes da igreja são unânimes em testificar que Moisés foi o escritor de Gênesis. Uma vez que o relato de Gênesis no seu todo é de data anterior a Moisés, o papel deste ao escrever Gênesis foi, em grande parte, reunir sob a inspiração do Espírito Santo, todos os registros escritos e orais disponíveis, desde Adão até a morte de José, como os temos hoje preservados em Gênesis. Uma possível indicação de Moisés ter utilizado registros históricos existentes ao escrever Gênesis, é a repetida expressão através do livro: ”estas são as gerações de”, que também admite a tradução: “estas são as histórias por”.
Gênesis registra com exatidão a criação, os começos da história da humanidade e a origem do povo hebreu, bem como o conserto entre Deus e os hebreus através de Abraão e os demais patriarcas.
O Senhor Jesus atestou no NT a fidedignidade histórica de Gênesis como escritura divinamente inspirada. Sua historicidade continua sendo confirmada pelas descobertas arqueológicas modernas. Moisés foi notavelmente preparado, pela sua educação e por Deus, para escrever esse incomparável livro da Bíblia.
Gênesis revela a história profética da redenção, e o Redentor que virá através da descendência da mulher (Capítulo 3 vs 15), das linhagens de Sete (Capítulo 4 vs 25,26), e de Sem (Capítulo 9 vs 26,27), e da descendência de Abraão (Capítulo 12 vs 3).
O NT aplica no Capítulo 12 vs 3 diretamente a provisão da redenção que Deus realizou em Jesus Cristo (Gl 3.16,39).
Muitos personagens e eventos de Gênesis são mencionados no NT com relação à fé e à justiça (Rm 4; Hb 11.1-22), ao julgamento divino (Lc 17.26-29, 32; II Pe 3.6; Jd 7,11ª) e à pessoa de Cristo (Mt 1.1; Jo 8.58; Hb 7).
Comentários