CURSOS E PRODUTOS - ONLINE

A identidade e conduta do obreiro glorifica a Deus

A identidade e conduta do obreiro glorifica a Deus 

Integridade do obreiro
"Brilhe a vossa luz diante do homens, para que vejam as vossas boa obras e glorifiquem a vosso Pai" Mateus 4:16


INTRODUÇÃO: A Integridade aponta para: retidão, honradez, pureza, inocência, castidade, moralidade e virtuosidade. Devemos atentar que a integridade do obreiro é medida pelo comportamento que ele demonstra em circunstâncias adversas, sem perder o equilíbrio emocional.
Os princípios básicos da integridade e honestidade dependem de um compromisso com Deus e sua Palavra ("E Daniel assentou no seu coração não se contaminar...Dn 1:5-8 ).Se observarmos com cuidado este posicionamento de fé em Daniel, veremos que o servo de Deus tinha uma identidade a preservar, e a sua história glorificou a Deus. A integridade é provida de uma convicção cujo fundamento é a fé. sem ela não há realização que perdure.

A integridade do obreiro vai gerando lealdade a Deus e aos seus superiores.Com a lealdade vem a estabilidade, que inclui a disposição de aceitar responsabilidade, tomar iniciativa e perseverar numa tarefa até que ela seja completada.

I. QUAIS SÃO AS RESPONSABILIDADES E DEVERES DE UM OBREIRO:

- Ser subordinado (Jo 21:18; Mt 8:5-13, At 8;26-27) Ex. Centurião e Filipe/Eunuco
- Identificar-se pelas obras (Mt 11:1-5, At 5:12)] "Os cegos vêem, e os coxos andam..."
- Zelar pela sua conduta (I Tm 3:2) "irrepreensível..."
- Ser obediente (Hb 13:17) "Obedecei a vossos pastores..."
- Ter consciência de sua chamada (Hb 5:4; Rm 9:16) "..senão o que é chamado por Deus"
- Servir com ideal (Cl 1:28-29; I Co 9:25-27) "aquele que luta de tudo se abstém.."
- Ser fiel : ( Deus, à Igreja e ao seu Pastor) I Co 4:2 "...cada um se ache fiel"
- A conduta do obreiro determina a sua recompensa (Rm 2:6, 9, 10, 11-16; Ap 22:12)

"E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo,...

Obs. Deus avalia o obreiro não pela capacidade ou aparência, mas pela conduta íntegra.
Exemplos: Abel (Hb 11:4-5); Enoque (Gn 5:24); Jó (1:1-8) Daniel (Dn 10:5-12) etc...

II . QUAL DEVE SER A CONDUTA DO OBREIRO:- Irrepreensível - "convêm que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho..." (Tito 1:7)
- Santa - "Santos serão a seu Deus, e não profanarão o nome do seu Deus..."(Lv 21:6) , "mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante" ( Tt 1:8)
- Paciente - "Antes, como ministros de Deus tornando-nos recomendáveis em tudo: na muita paciência, nas aflições, nas necessidades nas angústias"(2 Co 6:4) ; "E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor" (2 Tm 2:24)
- Voluntária - " ..a quem enviarei e quem a de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim"(Is 6:8), " apascentaio rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente: nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto" (1 Pe 5:2)
- Imparcial - "Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade" (I Tm 5;21)
- Sem cobiça - "nem cobiçoso de torpe ganância "(Tt 1:7)
- Humilde - "Humilhai-vos pois debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; " (I Pe 5:6)
- Sem inveja - "Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros"(Gl 5:26), "...não quereis que de alguma haja pendências, invejas,iras,porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos 2 Co 12:20)
- Moral - "maridos de uma mulher, vigilante, sóbrio,honestos..." (I Tm 3:2 ; "Ficarão de fora os caos e os feiticeiros, e os que se prostituem (imorais) , e os homicidas..." Apoc 22:15)

CONCLUSÃO: Dignidade e integridade são atributos indispensáveis na vida do obreiro, sem as quais não haverá equilíbrio e sustentação ministerial. Se queremos glorificar ao Pai Celestial precisamos cuidar da integridade. Portanto, Deus está em busca de obreiros que vivam uma vida digna e honrada no Evangelho e que expressam genuinamente a Sua vontade.

Igreja Exemplo

Nenhum comentário:

Ministério Ad Adoração

Ministério Ad Adoração
Pr. Severino Ramo & Miss. Eliene Silva

Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro.

  Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro. Prezados irmãos e amigo...

POSTAGEM RECENTES

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Bibliotecas Virtuais

Seguidores

Links Sugeridos

Links Sugeridos:

Índice Downloads

  • ÌNDICE DE DOWNLOADS
    Bíblias Eletrônicas: ÌNDICE DE DOWNLOADS
  • Confira aqui todos os softwares disponíveis para download...
    More ...