6 de jan de 2012

Aliança: um anel com muito significado

Aliança é um anel usado para simbolizar um compromisso e a união afetiva entre duas pessoas, em noivados e cerimônias de casamento.

O termo aliança (bérith em hebraico) possui o sentido de compromisso ou de pacto, o anel nupcial. Este significado também é encontrado nas duas palavras gregas: diathéke e synthéke e nas latinas: foedus e testamentum. O anel serve essencialmente para indicar um elo, o signo de uma aliança, de um voto, a ambivalência desse símbolo provém do fato de que o anel une e isola ao mesmo tempo.


No início a aliança era tida como um certificado de propriedade da noiva, ou de compra da noiva, indicando que ela não estava mais apta a outros pretendentes. A partir do século IX a igreja cristã adotou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos.
Circular, sem começo nem fim, o anel é o símbolo dos ciclos, da eternidade e da união, além de servir como instrumento para designar altos cargos, prestígio e poder. É assim há muitos séculos, desde tempos remotos. A origem do costume dos casais de usarem aliança tem várias versões.
 
Mas antes de mais nada, afinal, o que é o casamento??  No dicionário encontramos casamento como: ato de casar, união legítima entre homem e mulher, matrimônio, cerimônia ou festa nupcial.
Mas sabemos que o  casamento é muito mais do que isso! É um pacto, uma aliança entre um casal que se ama e que se propõe a uma vida em comum dentro de certas regras e valores.
A aliança é nada mais nada menos do que a representação material desse pacto.
Aliança: ato ou efeito de aliar, casamento, anel de noivado ou de casamento; aliar: unir, fazer ligação, harmonizar, combinar, agrupar, unir em casamento, ligar-se, confederar-se, casar-se.

As alianças de casamento são os símbolos de  muito significado, emoções e promessas, tais como: