Aliança é um anel usado para simbolizar um compromisso e a união afetiva entre duas pessoas, em noivados e cerimônias de casamento.
O termo aliança (bérith em hebraico) possui o sentido de compromisso ou de pacto, o anel nupcial. Este significado também é encontrado nas duas palavras gregas: diathéke e synthéke e nas latinas: foedus e testamentum. O anel serve essencialmente para indicar um elo, o signo de uma aliança, de um voto, a ambivalência desse símbolo provém do fato de que o anel une e isola ao mesmo tempo.
No início a aliança era tida como um certificado de propriedade da noiva, ou de compra da noiva, indicando que ela
não estava mais apta a outros pretendentes. A partir do século IX a
igreja cristã adotou a aliança como um símbolo de união e fidelidade
entre casais cristãos.
Circular, sem começo nem fim, o anel é o símbolo dos ciclos, da eternidade e da união, além de servir como instrumento para designar altos cargos, prestígio e poder. É assim há muitos séculos, desde tempos remotos. A origem do costume dos casais de usarem aliança tem várias versões.
Mas antes de mais nada, afinal,
o que é o casamento?? No dicionário encontramos casamento como: ato de casar, união legítima entre homem e mulher, matrimônio, cerimônia ou festa nupcial.
Mas sabemos que o casamento é muito mais do que isso! É um pacto, uma aliança entre um casal que se ama e que se propõe a uma vida em comum dentro de certas regras e valores.
A aliança é nada mais nada menos do que a representação material desse pacto.
Aliança: ato ou efeito de aliar, casamento,
anel de noivado ou de casamento; aliar: unir, fazer ligação,
harmonizar, combinar, agrupar, unir em casamento, ligar-se,
confederar-se, casar-se.
As alianças de casamento são os símbolos de muito significado, emoções e promessas, tais como:
- Amor
- Compromisso
- Fidelidade
- Eternidade
- Honra
Na Inglaterra os documentos mais antigos falam de alianças nupciais feitas de ferro, aço, prata, cobre, bronze, couro e junco. Em 1217 o bispo de Salisbury, Richard Poore, publicou uma lei proibindo a troca desses anéis sob o argumento de que “nenhum homem deveria se utilizar disso para seduzir jovens virgens, através de celebrações dissimuladas, pois ele pode não estar realmente preparado para o matrimônio”. Se o jovem colocasse o anel na noiva em presença de testemunhas e publicamente declarado que a teria como sua esposa, a lei e a igreja tomariam o casamento como uma união real.
Porque usamos no quarto dedo da mão direita?
Por que razão a aliança de casamento é usada no terceiro dedo da mão esquerda?
Alianças de casamento e o seu real significado, acreditava-se que a
“veia do amor” (vena amoris) corria desse dedo directo para o coração.
Embora muito romântico, a medicina não apoia esta visão.
Na prática, o terceiro dedo torna-se mais conveniente por uma questão
de proteção para a aliança mesmo, por que o primeiro e segundo dedos
são activos demais. A mão esquerda foi escolhida ao invés da direita
devido a ser também menos activa que a direita tornando-se mais seguro.
As alianças iniciais eram de ferro e como ele enferruja, foram com o tempo sendo substituídas por metais mais nobres, como a prata e o ouro. As explicações para o uso na mão esquerda também variam. A teoria mais aceitável é de que a mão direita sempre foi símbolo de poder e decisão, e a esquerda de submissão. Usar um anel na mão esquerda, dado pelo cônjuge, teria a conotação de submissão ao parceiro devido ao compromisso assumido.
Tipos de aliança
Aliança de compromisso – é um anel de prata utilizado por namorados no Brasil para demonstrar fidelidade e seriedade do namoro. Demonstra que o namoro é sério, embora no momento ainda não tenham a intenção de se casar. São são usadas no dedo anelar da mão direita e, na ocasião do noivado, substituídas pelas alianças de noivado.
Aliança de noivado – embora hoje poucos casais fiquem noivos, o anel em ouro é o mesmo do casamento e significa apenas maturidade no relacionamento e algum compromisso e é definido como o anúncio público de que duas pessoas pensam casar-se. Usa-se no dedo anelar da mão direita significando compromisso. Normalmente, não deve demorar mais que um ano, período importante porque para os noivos se conhecerem melhor e verem se realmente se ajustam. É um teste antes do passo final.
Aliança de Casamento – em ouro. No dia do casamento, o noivo leva as duas alianças com ele (já polidas e com a data do casamento gravada) e estas serão trocadas durante a cerimônia. Após a cerimônia o noivo e a noiva passarão a usar as alianças no dedo anular da mão esquerda.
http://www.facebook.com/srfsilva
Comentários
Parabéns pela postagem.