CURSOS E PRODUTOS - ONLINE

Ipojuca

Ipojuca
Maracaípe
HISTÓRIA DA CIDADE
A colonização de Ipojuca teve inicio em 1560, após a expulsão dos índios Caetés e outras tribos do litoral sul de Pernambuco. A partir daí, os colonos puderam migrar para as terras férteis e ricas em massapê de Ipojuca.

Vários membros de tradicionais famílias se estabeleceram em Ipojuca, desenvolvendo rapidamente a cultura da cana-de-açúcar, com um grande número de engenhos que prosperaram.

Dessa forma Ipojuca consolidou-se como uma das mais importantes regiões do Sistema Colonial. Com dois portos - Suape e Porto de Galinhas - além da maior várzea de massapê do Nordeste, Ipojuca fazia parte do triangular comércio colonial.

O distrito de Ipojuca foi criado pela lei municipal de nº 02, de 12 de novembro de 1895. A vila surgiu com sede na povoação de Nossa Senhora do Ó e depois foi transferida para a povoação de São Miguel de Ipojuca.

Com o Decreto estadual de nº 23, de 04 de outubro de 1890, a sede foi restabelecida em Nossa Senhora do Ó. Há inúmeras controvérsias sobre a data de fundação de Ipojuca, mas, segundo um vigário da freguesia seria no ano de 1596.

Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Camela, Nossa Senhora do Ó, Porto de Galinhas, Praia do Touquinho e Suape.



Porto de Galinhas
Anualmente, no dia 30 de março Ipojuca comemora a sua emancipação política.  

Significado do Nome

 A origem do seu nome vem do tupi guarani Iapajuque, que significa Água Escura.

CARACTERÍSTICAS
Atividades principais: turismo, serviços e indústrias de transformação.

Porto de Suape

Pernambuco apresenta dois portos marítimos: o de Suape, segundo maior do Brasil, localizado no município de Ipojuca, e o do Recife, um dos mais antigos do Brasil, que muitos estudiosos afirmam ter dado início ao Recife

Clima 
Quente e úmido

Temperatura Média
25°C

COMO CHEGAR
Localização

Mesorregião Metropolitana. Microrregião do Suape.

Limites
Ao norte com o Cabo de Santo Agostinho, ao sul com Sirinhaém, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com Escada. 

Acesso Rodoviário
PE-60 e BR-101 (via Cabo de Santo Agostinho). 


Distâncias
Distante 57 Km da Capital. 

TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Ipojuca é um dos cartões postais de Pernambuco. Suas praias paradisíacas são conhecidas como um dos pontos mais bonitos do Nordeste, com destaque para Porto de Galinhas, considerada uma das mais belas praias do Brasil. Atualmente, com uma infra-estrutura completa para receber os turistas, Porto de Galinhas chama atenção de quem visita o Estado, ficando sempre dentro da rota do turismo.

O lugar oferece diversas atrações, como por exemplo a culinária especializada em frutos do mar. A dica é degustar um peixe na telha ao molho de pitanga. Mas, há comidas para todos os gostos em Porto de Galinhas, dos simples caldinhos e petiscos às mais refinadas iguarias culinárias.
Praia de Muro Alto
Um passeio de bugre até a praia de Muro Alto também é imperdível. Uma volta de jangada pelas piscinas naturais não pode ficar de fora do roteiro. Lá os turistas podem dar pão na boca dos peixes. À noite o passeio de jangada até as piscinas naturais é imperdível.

Apesar do rápido crescimento urbano dos últimos tempos, a paisagem tropical ainda predomina em Porto de Galinhas. São 18 quilômetros de orla, coberta por um extenso coqueiral.

Seguindo em direção ao sul, chega-se a uma das praias preferidas pelos surfistas no estado, Maracaípe. O local também tem estrutura completa de pousadas e é perfeita para a prática do surf, onde todos os anos acontecem circuitos mundiais do esporte.

O passeio não precisa terminar por aí, andando mais um pouco pela beira da praia, chega-se à Serrambi, mais uma praia de águas mornas e límpidas localizada em Ipojuca.

Nenhum comentário:

Ministério Ad Adoração

Ministério Ad Adoração
Pr. Severino Ramo & Miss. Eliene Silva

Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro.

  Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro. Prezados irmãos e amigo...

POSTAGEM RECENTES

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Bibliotecas Virtuais

Seguidores

Links Sugeridos

Links Sugeridos:

Índice Downloads

  • ÌNDICE DE DOWNLOADS
    Bíblias Eletrônicas: ÌNDICE DE DOWNLOADS
  • Confira aqui todos os softwares disponíveis para download...
    More ...