CURSOS E PRODUTOS - ONLINE

Introdução a 1 Pedro


Primeira Carta de Pedro

Introdução

 A Primeira Carta de Pedro foi escrita para os cristãos que viviam em cinco províncias romanas que ficavam numa região que hoje faz parte da Turquia ( 1.1 ). O apóstolo está em “Babilônia” ( 5.13 ), que, provavelmente, seja uma maneira de falar sobre a cidade de Roma (ver  5.13 , n.).
 Os destinatários da Carta estão enfrentando sofrimentos e dificuldades por causa da sua fé. Ao procurar animá-los a
continuarem firmes na sua dedicação a Jesus Cristo, o apóstolo mostra que os sofrimentos provam que a fé que eles têm é verdadeira ( 1.7 ). Ele cita o exemplo de Cristo, que suportou o sofrimento e a morte em favor deles; aconselha que eles, por sua vez, sigam o exemplo do Mestre ( 2.21-25 ) e recomenda que, acima de tudo, eles vivam uma vida que leva honra e glória para o nome de Deus ( 1.15-16 ). E o autor lembra aos seus irmãos na fé a razão de eles terem sido salvos: “Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz” ( 2.9 ).

1.     Conteúdo
 O apóstolo começa dando graças a Deus pela salvação que é dada aos destinatários por meio da ressurreição de Jesus Cristo. O autor fala sobre as provações e sobre os sofrimentos que os cristãos estão enfrentando. Afirma que tudo isso deve ser motivo de alegria, pois prova que eles são fiéis seguidores de Jesus Cristo. É um grande privilégio sofrer por ser cristão. O sofrimento prova a fé, assim como o fogo prova o ouro. E, se continuarem firmes na fé, receberão a coroa gloriosa, que Deus dá aos que continuam firmes até o fim ( 1.7 ).
 Ao falar sobre os cristãos, o apóstolo usa palavras tiradas do AT. Eles são “a  raça  escolhida,  os sacerdotes  do Rei,  a nação  completamente dedicada a Deus,  o povo  que pertence a ele” ( 2.9 ). Por isso, precisam viver uma vida santa, isto é, completamente dedicada a Deus. Vivendo no meio de pagãos, a conduta dos cristãos precisa ser exemplar. Também a vida na comunidade cristã deve ser de amor uns pelos outros, humildade e serviço. O modelo que eles devem seguir é o próprio Cristo, o qual sofreu por eles ( 2.21-25 ).
 Esta pequena Carta dá um belo testemunho do grande privilégio de ser cristão em qualquer lugar, em qualquer época e em qualquer circunstância de vida.

2. Mensagem
 2.1.   Perseguição não é um castigo, mas uma bênção. Ela é prova de que a pessoa está seguindo fielmente o exemplo de Cristo. Portanto, os que estão sendo perseguidos precisam se alegrar ( 1.6 ;  3.14 ;  4.12-16 ), pois Deus os abençoará ( 2.19-20 ) e lhes dará firmeza ( 5.9-10 ).
 2.2.   O Dia do Juízo Final não vai demorar. Isso é um grande motivo para que os destinatários desta Carta sejam cristãos fiéis e dedicados ao Senhor Jesus Cristo ( 1.5,17 ;  4.5,7 ).
 2.3.   Os seguidores de Jesus Cristo devem se dedicar a fazer o bem a todos ( 2.12,15-17 ); não devem nunca pagar o mal com o mal ( 2.18,20-23 ;  3.9,14-16 ); e, acima de tudo, devem tratar os irmãos na fé com carinho, respeito e amor ( 1.22-23 ;  3.8-9 ;  4.8-12 ). O próprio Cristo é o exemplo que devem seguir ( 2.21-25 ;  3.17-18 ).
 2.4.   O apóstolo fala repetidas vezes sobre as três grandes virtudes cristãs:   ( 1.5,7,9 ;  2.7 ;  5.9 );  esperança  ( 1.3,13,21 ;  2.23 ;  3.5,15 ); e  amor  ( 1.8,22 ;  2.17 ;  3.8 ;  4.8 ).

2.   Autor, data, lugar onde foi escrita, destinatários

 3.1.   O apóstolo Pedro escreveu esta Carta ( 1.1 ). Ele fala sobre si mesmo como presbítero e testemunha dos sofrimentos de Cristo ( 5.1 ).
 3.2.   O apóstolo Pedro foi morto em Roma por volta do ano 65 d.C., durante a perseguição que o Imperador romano Nero moveu contra os cristãos. Portanto, esta Carta teria sido escrita entre 60 e 65 d.C.
 3.3.   O apóstolo dá a entender que se encontra na cidade de Roma, à qual se refere de forma indireta através do nome Babilônia (ver  5.13 , n.).
 3.4.   Os destinatários tinham sido pagãos antes de se converterem à fé cristã; portanto, eram não judeus ( 1.14,18 ;  2.9-10 ;  4.2-4 ).

3.   Esquema do conteúdo

 Introdução  1.1-2
 Esperança no meio de provações  1.3-12
 Uma vida dedicada a Deus  1.13—2.10
 A conduta do cristão  2.11—3.12
 Sofrendo como seguidores de Cristo  3.13—4.19
 Conselhos para o povo de Deus  5.1-11
 Saudações finais  5.12-14 a
 Bênção  5.14 b

Fonte: Bíblia Glow

Nenhum comentário:

Ministério Ad Adoração

Ministério Ad Adoração
Pr. Severino Ramo & Miss. Eliene Silva

Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro.

  Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro. Prezados irmãos e amigo...

POSTAGEM RECENTES

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Bibliotecas Virtuais

Seguidores

Links Sugeridos

Links Sugeridos:

Índice Downloads

  • ÌNDICE DE DOWNLOADS
    Bíblias Eletrônicas: ÌNDICE DE DOWNLOADS
  • Confira aqui todos os softwares disponíveis para download...
    More ...