Dose Diária de Inspiração: ADORAÇÃO

  ### ✨ * Dose Diária de Inspiração: ADORAÇÃO * 📖 * *Versículo do Dia: * * * "Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." * — Isaías 40:31 💡 * *Reflexão: * * Esperar em Deus não significa ficar parado, mas sim confiar Nele enquanto Ele nos fortalece. Assim como a águia renova suas forças para voar mais alto, aqueles que depositam sua fé no Senhor encontram novo ânimo para seguir adiante, independente dos desafios. Deus nunca nos deixa sem resposta—no tempo certo, Ele nos impulsiona além dos nossos próprios limites! 📍 * *Somos família! Somos a AD Adoração Limoeiro - PE, Brasil! * * 💒 * *Venha nos visitar! * * 📍 Como chegar ao nosso templo em Limoeiro - PE: 🔗 [Clique aqui]( https://cutt.ly/pexYC0eK ) 📲 * *Fale conosco pelo WhatsApp: * * 📞 [ wa.me/5581981573745](wa.me/5581981573745) 📞 [ wa.me/5581998040007](wa.me/5581998040007) 🙌 * *AD ADORAÇÃO -...

Geração Vídeo Game


Atari, MSX, Phantom System, Master System, Nintendo, Mega Drive, Super Nintendo, 3DO, Saturno, Playstation 1, 2, 3 e portátil, Xbox, Wii e PC. Ufa, se você faz parte de uma geração que acompanhou a evolução dos vídeo games e também suas rápidas transformações tecnológicas e mutações ao passar dos anos.
Tenho que clarificar, vídeo games já foram os responsáveis por noites sem dormir, má alimentação, péssimas notas na escola, broncas da mãe e da namorada. Tudo isso devido há horas e horas em frente à TV ou monitor, mas eram por boas razões, afinal, passar para a próxima fase, "zerar" esse ou aquele jogo, ganhar um campeonato, vencer uma guerra ou até mesmo conquistar o mundo, são motivos mais do que suficiente, você não acha? Para quem estar dominado pelo vídeo game.
Muitos criticam vídeo games, pois pessoas que gostam dos jogos tendem a se fechar em seu "mundo" imaginário, várias horas em frente à TV ou monitor podem causar algum tipo de problema na vista (nada comprovado), ou a pessoa se torna menos sociável (o que é possível) ou atémesmo deixa de executar atividades de sua vida normal em prol dos joguinhos (fato comum). Mas deve existir algum tipo de benefício nisso? Como pesquisador de vídeo-game, elucidarei meus pontos de vista com relação a esse assunto e você tire suas próprias conclusões.
Como deu pra perceber a evolução do vídeo games seguem uma ordem cronológica e paralela ao meu crescimento, passando pela minha infância, juventude e chegando até a fase adulta, tenho certeza que essa evolução também acompanhou milhões de garotos e até mesmo garotas de minha geração. Muitas fitas, cartuchos, Cd´s, DVD´s e até Blue Ray´s depois, a indústria dos games tomou proporções gigantescas, para se ter uma idéia, nos 5 primeiros meses de 2007 foram vendidos 5 bilhões de dólares em equipamentos e vídeo games somente nos EUA, uma alta de 47% com relação ao mesmo período de 2006, segundo pesquisas do instituto NPD.
Antigamente vídeo game era coisa de criança, os temas dos jogos eram geralmente voltados para o público infantil e pré-adolescente, porém essa geração cresceu junto aos games e a indústria acompanhou o amadurecimento do seu público. Jogos destinados ao público infantil são minoria hoje em dia, temas bem elaborados, acompanhados de enredos envolventes e detalhes gráficos de alta qualidade têm como público alvo os adultos, é comum cenas de filhos chorando pois o pai não quer deixá-los jogar, rs. Acredito até que em algumas casas existam um vídeo game para o pai e outro para o filho.
Especialistas e famílias concordam que videogames podem trazer sérios riscos comportamentais.
È Claro que pais, professorem e terapeutas familiares estão de olho no fantástico mundo que entra pelas casas adentro oferecendo a todo tipo de situação virtual, das inocentes corridas de carros aos mais tenebrosos banhos de sangue. De acordo com o professor de psicologia e pastor Rubens de Eduardo Cordeiro a mente humana, especialmente a dos mais jovens, por estar em processo de formação, tende a assimilar os valores morais embutidos nos games.
Se o jogo incentive a matar pessoas, há certa tendência em se confundir esse "mundo imaginário" com a realidade, o que pode contribuir com o aumento da delinqüência e a violência"
É claro que há muitos jogos educativos que não são violentos e trazem benefícios, como auxiliar ao raciocínio. Mas é preciso identificar os valores morais e espirituais por detrás desses jogos.

Os possíveis riscos de jogar videogame por várias horas seguidas.
Os jogos de computador também não ficaram de fora. A "Síndrome do WASD" do teclado, por exemplo, mostra uma atrofiação dos dedos que permanecem apenas na posição das teclas W, A, S e D, usadas em muitos jogos em primeira pessoa (FPS).

Nas fotos, os modelos foram maquiados por Emma Alexandra Watts. De acordo com o IOCOSE, os estudiosos se recusaram a publicar os resultados, por serem bastante exagerados. De qualquer forma, é bom ficar de olho nos riscos à saúde quando você se submete muito tempo aos games, sentando em posições incorretas ou alimentando-se de maneira inadequada. Veja, abaixo, as imagens artísticas criadas por Matteo e Emma:


Segundo o psiquiatra Aderbal Vieira Júnior, do Ambulatório de Tratamento de Dependências Não Químicas da Unifesp, não há um “número mágico” que caracterize a dependência. “Há pessoas que vão sofrer prejuízos com duas horas diárias de uso e outras que podem jogar oito horas e continuar bem. É preciso olhar o contexto.”
Rosa Farah, coordenadora do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática da PUC-SP, diz que jovens introvertidos, “que não se sentem muito prestigiados na vida real”, são os mais afetados pois “nos jogos conseguem ser os melhores”. Para ela, proibir não é a solução. “É preciso aproximar-se do jovem, acompanhar o uso das tecnologias e ajudá-lo a discriminar o bom e o ruim.”
Como o cérebro de crianças e adolescentes ainda não está totalmente formado, eles têm mais dificuldade para controlar seus impulsos, explica a neuropsicóloga Adriana Foz. “O mundo digital oferece várias oportunidades de aprendizagem e diversão. Não temos como negar nem omitir, mas aprender a fazer um uso saudável e agregador”, acredita.


 

Comentários

Mostrar blogs

Bibliotecas Virtuais

Postagens mais visitadas deste blog

Frases de Motivação

A ORIGEM DOS SÍMBOLOS RELIGIOSOS

PRONOMES DE TRATAMENTO PARA AUTORIDADES