Dose Diária de Inspiração: ADORAÇÃO

  ### ✨ * Dose Diária de Inspiração: ADORAÇÃO * 📖 * *Versículo do Dia: * * * "Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." * — Isaías 40:31 💡 * *Reflexão: * * Esperar em Deus não significa ficar parado, mas sim confiar Nele enquanto Ele nos fortalece. Assim como a águia renova suas forças para voar mais alto, aqueles que depositam sua fé no Senhor encontram novo ânimo para seguir adiante, independente dos desafios. Deus nunca nos deixa sem resposta—no tempo certo, Ele nos impulsiona além dos nossos próprios limites! 📍 * *Somos família! Somos a AD Adoração Limoeiro - PE, Brasil! * * 💒 * *Venha nos visitar! * * 📍 Como chegar ao nosso templo em Limoeiro - PE: 🔗 [Clique aqui]( https://cutt.ly/pexYC0eK ) 📲 * *Fale conosco pelo WhatsApp: * * 📞 [ wa.me/5581981573745](wa.me/5581981573745) 📞 [ wa.me/5581998040007](wa.me/5581998040007) 🙌 * *AD ADORAÇÃO -...

Pais e filhos – padrões bíblicos de interação

Pais e filhos – padrões bíblicos de interação





Para que a família seja bem estruturada, construída em bases sólidas, é necessário que haja um bom relacionamento entre os pais. Um bom relacionamento entre pais e filhos é, sem dúvida alguma, a construção de uma família sólida, que achará condições de permanecer unida mesmo nos momentos difíceis de adversidades. Antes de imposições de regras e de leis que deverão ser obedecidas, os pais precisam construir um bom relacionamento de amizade.
A amizade entre pais e filhos, isto é, um relacionamento afetivo, é de extrema importância na formação da personalidade do indivíduo e também motivo para que as normas impostas sejam obedecidas.

  1. O que os filhos devem aos pais
    Respeitar envolve ter consideração por alguém, obedecer, prestar reverência. É um sinônimo de honrar,
    No âmbito familiar, o respeito é fundamental. Ele deve existir entre marido e esposa, entre pais e filhos. Uma das formas de respeitar os familiares é expressar e demonstrar amor por eles.
    No lar onde não há harmonia e amor, podem ocorrer abusos físicos ou emocionais que traumatizam toda uma vida. Palavras ásperas, divórcio, abandono na infância, ausência de contato físico entre pais e filhos (abraços e beijos), inexistência de uma vida espiritual familiar, falta de proteção à criança pequena, desequilíbrio emocional dos pais, vícios e desvios de caráter podem resultar em sérios problemas ao desenvolvimento infantil. Por isso alguns filhos não respeitam seus pais. Para eles, desrespeitá-los tem sabor de vingança.
    Mas a vontade de Deus é que respeitemos os nossos pais. Eis alguns itens que podem ajudar os filhos a restabelecerem o relacionamento com seus pais de forma saudável, conforme a vontade de Deus:

     Agir movidos pela graça de Deus: isso significa valorizar o relacionamento com eles não porque mereçam, mas porque esta é a vontade de Deus. O desafio é agir como o Cristo age conosco: ele nos ama, apesar de não merecermos.


    Valorizar os pontos positivos: pense em tantas coisas agradáveis que eles já fizeram com você, seja em momentos de lazer, passeios, período de férias ou mesmo através de bate-papos descontraídos.
    Valorizar os sacrifícios: provavelmente, seus pais abriram mão de várias coisas por você ou trabalharam duro pelo sustento da família. Valorize seus esforços.
    Tem compaixão: olhe para seus pais como Cristo olha para nós: com amor e compaixão.
    Perdoar: perdoe seus pais como Cristo perdoou você. Tenha um coração disposto a perdoar.
    Ajude outras pessoas: quando os filhos têm disposição para ajudar os outros, os pais sentem-se felizes e orgulhosos.
    Peça conselhos: os pais se alegram quando os filhos pedem sua opinião. Isso mostra respeito e consideração.
    Ore por eles: peça a Deus pela vida e pelo trabalho de seus pais.
    Estude a Palavra de Deus: Le a Bíblia alegra o coração dos pais cristãos.
    Elogie seus pais: um grande elogio é espelhar-se nelas na escolha do cônjuge. Quando os pais têm um casamento feliz e amoroso, os filhos procuram o mesmo para si.
    Abrace, beije: demonstre amor através de abraços, beijos e afirmações verbais.
    Ajude em casa: ajudar voluntariamente nas tarefas domésticas é uma demonstração de amor e gratidão.
    Fale sempre a verdade: Seja honesto não minta para seus pais.

    Para respeitar os pais ou qualquer outra pessoa é preciso atribuir-lhes valor. A maior atribuição de valor pessoal que recebemos vem do nosso Deus. Ele nos amou e nos aceitou como somos. E é ele quem nos fortalece para amar e respeitar as outras pessoas.
  1. O que os pais devem aos filhos
   A educação do indivíduo é responsabilidade dos pais. Isto não pode ser deixado de lado nem a cargo de terceiros.
A negligência traz prejuízos sem precedentes.
É fato que existem as instituições que auxiliam na educação como a igreja, a escola etc. Porém, a responsabilidade foi dada aos pais (Pv 22.6)
Em uma pesquisa realizada os adolescentes foram ouvidos e expressaram suas principais necessidades e o que esperam receber de seus pais.
Relação de afeto. Eles desejam ver boa relação entre os pais. Demonstram a necessidade de presenciar amor entre eles, como modele de identificação.
Precisam ser ouvidos: Muitos pais não dão a mínima atenção ao que o filho lhe quer dizer. Quando muito ouvem apenas as palavras mas ignoram a mensagem nelas contida.
Amor incondicional: Demonstre amor sem barreiras, aceitação irrestrita, sem cobranças exageradas ou mesmo indevidas. Faça elogios merecidos, dê a devida importância a fim de que seu filho sinta, que de fato, pertence àquele grupo familiar.

  1. Deveres da Família
Dever do Amor
Os membros da Igreja de Cristo devem se amar mútua e ardentemente, pois toda família tem o dever de praticar o amor. A Bíblia ensina que os irmãos devem se amar (1Pe 1.22).
Dever da união
A igreja deve ser unida como o corpo é unido (1Co 12.12). Toda pessoa sabe como funciona um corpo e como é indispensável a união de todos os órgãos e membros. Assim acontece com a família.
Dever da solidariedade (Rm 12.15)
Este é o texto base da solidariedade na família de Deus. Nossos pés estão sempre solidários com as nossas mãos, e estas sempre solidária com a nossa cabeça. Assim deve ser na casa e na família de Deus.
Dever da aceitação
Nas famílias naturais, nada é preciso para ser aceito. É algo institivo e natural. O espírito do irmão mais velho do filho pródigo deve ser banido de vez de dentro de nossas famílias.

 Leia Mais em www.ensinadorcristao.com.br


Fontes:
Lições da Palavra de Deus Nº 19 – Central Gospel
Lições da Palavra de Deus Nº 11 – Central Gospel
Lições Bíblicas 2º Trim. de 2004- CPAD
Pastoreando a família – Volume 07 – SOCEP
Bíblia de Estudo da Família - SBB

Comentários

Unknown disse…
A PAZ DO SENHOR PASTOR E IRMÃO SEVERINO RAMO, ESTE PEQUENO ESTUDO SOBRE PAIS E FILHOS É DE CRUCIAL IMPORTÂNCIA NO SEIO DAS FAMÍLIAS SALVAS, POIS SÃO POUCOS OS ESTUDOS SOBRE ESSE ASSUNTO E POUCOS OS PASTORES QUE SE DISPOEM A ESSA LINHA. FIQUE NA PAZ QUE DEUS CONTINUE LHE ABENÇOANDO E ILUMINANDO O SEU MONISTÉRIO.

Mostrar blogs

Bibliotecas Virtuais

Postagens mais visitadas deste blog

Frases de Motivação

A ORIGEM DOS SÍMBOLOS RELIGIOSOS

PRONOMES DE TRATAMENTO PARA AUTORIDADES