CURSOS E PRODUTOS - ONLINE

Pais e filhos – padrões bíblicos de interação

Pais e filhos – padrões bíblicos de interação





Para que a família seja bem estruturada, construída em bases sólidas, é necessário que haja um bom relacionamento entre os pais. Um bom relacionamento entre pais e filhos é, sem dúvida alguma, a construção de uma família sólida, que achará condições de permanecer unida mesmo nos momentos difíceis de adversidades. Antes de imposições de regras e de leis que deverão ser obedecidas, os pais precisam construir um bom relacionamento de amizade.
A amizade entre pais e filhos, isto é, um relacionamento afetivo, é de extrema importância na formação da personalidade do indivíduo e também motivo para que as normas impostas sejam obedecidas.

  1. O que os filhos devem aos pais
    Respeitar envolve ter consideração por alguém, obedecer, prestar reverência. É um sinônimo de honrar,
    No âmbito familiar, o respeito é fundamental. Ele deve existir entre marido e esposa, entre pais e filhos. Uma das formas de respeitar os familiares é expressar e demonstrar amor por eles.
    No lar onde não há harmonia e amor, podem ocorrer abusos físicos ou emocionais que traumatizam toda uma vida. Palavras ásperas, divórcio, abandono na infância, ausência de contato físico entre pais e filhos (abraços e beijos), inexistência de uma vida espiritual familiar, falta de proteção à criança pequena, desequilíbrio emocional dos pais, vícios e desvios de caráter podem resultar em sérios problemas ao desenvolvimento infantil. Por isso alguns filhos não respeitam seus pais. Para eles, desrespeitá-los tem sabor de vingança.
    Mas a vontade de Deus é que respeitemos os nossos pais. Eis alguns itens que podem ajudar os filhos a restabelecerem o relacionamento com seus pais de forma saudável, conforme a vontade de Deus:

     Agir movidos pela graça de Deus: isso significa valorizar o relacionamento com eles não porque mereçam, mas porque esta é a vontade de Deus. O desafio é agir como o Cristo age conosco: ele nos ama, apesar de não merecermos.


    Valorizar os pontos positivos: pense em tantas coisas agradáveis que eles já fizeram com você, seja em momentos de lazer, passeios, período de férias ou mesmo através de bate-papos descontraídos.
    Valorizar os sacrifícios: provavelmente, seus pais abriram mão de várias coisas por você ou trabalharam duro pelo sustento da família. Valorize seus esforços.
    Tem compaixão: olhe para seus pais como Cristo olha para nós: com amor e compaixão.
    Perdoar: perdoe seus pais como Cristo perdoou você. Tenha um coração disposto a perdoar.
    Ajude outras pessoas: quando os filhos têm disposição para ajudar os outros, os pais sentem-se felizes e orgulhosos.
    Peça conselhos: os pais se alegram quando os filhos pedem sua opinião. Isso mostra respeito e consideração.
    Ore por eles: peça a Deus pela vida e pelo trabalho de seus pais.
    Estude a Palavra de Deus: Le a Bíblia alegra o coração dos pais cristãos.
    Elogie seus pais: um grande elogio é espelhar-se nelas na escolha do cônjuge. Quando os pais têm um casamento feliz e amoroso, os filhos procuram o mesmo para si.
    Abrace, beije: demonstre amor através de abraços, beijos e afirmações verbais.
    Ajude em casa: ajudar voluntariamente nas tarefas domésticas é uma demonstração de amor e gratidão.
    Fale sempre a verdade: Seja honesto não minta para seus pais.

    Para respeitar os pais ou qualquer outra pessoa é preciso atribuir-lhes valor. A maior atribuição de valor pessoal que recebemos vem do nosso Deus. Ele nos amou e nos aceitou como somos. E é ele quem nos fortalece para amar e respeitar as outras pessoas.
  1. O que os pais devem aos filhos
   A educação do indivíduo é responsabilidade dos pais. Isto não pode ser deixado de lado nem a cargo de terceiros.
A negligência traz prejuízos sem precedentes.
É fato que existem as instituições que auxiliam na educação como a igreja, a escola etc. Porém, a responsabilidade foi dada aos pais (Pv 22.6)
Em uma pesquisa realizada os adolescentes foram ouvidos e expressaram suas principais necessidades e o que esperam receber de seus pais.
Relação de afeto. Eles desejam ver boa relação entre os pais. Demonstram a necessidade de presenciar amor entre eles, como modele de identificação.
Precisam ser ouvidos: Muitos pais não dão a mínima atenção ao que o filho lhe quer dizer. Quando muito ouvem apenas as palavras mas ignoram a mensagem nelas contida.
Amor incondicional: Demonstre amor sem barreiras, aceitação irrestrita, sem cobranças exageradas ou mesmo indevidas. Faça elogios merecidos, dê a devida importância a fim de que seu filho sinta, que de fato, pertence àquele grupo familiar.

  1. Deveres da Família
Dever do Amor
Os membros da Igreja de Cristo devem se amar mútua e ardentemente, pois toda família tem o dever de praticar o amor. A Bíblia ensina que os irmãos devem se amar (1Pe 1.22).
Dever da união
A igreja deve ser unida como o corpo é unido (1Co 12.12). Toda pessoa sabe como funciona um corpo e como é indispensável a união de todos os órgãos e membros. Assim acontece com a família.
Dever da solidariedade (Rm 12.15)
Este é o texto base da solidariedade na família de Deus. Nossos pés estão sempre solidários com as nossas mãos, e estas sempre solidária com a nossa cabeça. Assim deve ser na casa e na família de Deus.
Dever da aceitação
Nas famílias naturais, nada é preciso para ser aceito. É algo institivo e natural. O espírito do irmão mais velho do filho pródigo deve ser banido de vez de dentro de nossas famílias.

 Leia Mais em www.ensinadorcristao.com.br


Fontes:
Lições da Palavra de Deus Nº 19 – Central Gospel
Lições da Palavra de Deus Nº 11 – Central Gospel
Lições Bíblicas 2º Trim. de 2004- CPAD
Pastoreando a família – Volume 07 – SOCEP
Bíblia de Estudo da Família - SBB

Um comentário:

Unknown disse...

A PAZ DO SENHOR PASTOR E IRMÃO SEVERINO RAMO, ESTE PEQUENO ESTUDO SOBRE PAIS E FILHOS É DE CRUCIAL IMPORTÂNCIA NO SEIO DAS FAMÍLIAS SALVAS, POIS SÃO POUCOS OS ESTUDOS SOBRE ESSE ASSUNTO E POUCOS OS PASTORES QUE SE DISPOEM A ESSA LINHA. FIQUE NA PAZ QUE DEUS CONTINUE LHE ABENÇOANDO E ILUMINANDO O SEU MONISTÉRIO.

Ministério Ad Adoração

Ministério Ad Adoração
Pr. Severino Ramo & Miss. Eliene Silva

Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro.

  Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro. Prezados irmãos e amigo...

POSTAGEM RECENTES

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Bibliotecas Virtuais

Seguidores

Links Sugeridos

Links Sugeridos:

Índice Downloads

  • ÌNDICE DE DOWNLOADS
    Bíblias Eletrônicas: ÌNDICE DE DOWNLOADS
  • Confira aqui todos os softwares disponíveis para download...
    More ...