CURSOS E PRODUTOS - ONLINE

Lição 04 - Chorando aos pés do Senhor


Professoras e professores, para a lição 04 faço as seguintes recomendações:
1 - Cumprimentem os alunos, perguntem com o passaram a semana e observem se há alguém que precisa de uma oração especial, uma conversa, uma visita etc.

2 - Comecem a trabalhar o tema, perguntando o que é lamentar.

3 - Escrevam as respostas dos alunos num quadro ou cartolina e apresentem o significado do vocábulo lamentar contido na palavra-chave da lição. Certamente, esta informação vai deferir do que costumeiramente entendemos o que seja lamentar e dessa forma ampliamos o significado da palavra em estudo.

4 - Em seguida, dividam a turma em 4 grupos e orientem os alunos para a seguinte atividade:

Para o grupo 1:
O que ocasionou o lamento de Jeremias?
Citar pelo menos 01 referência bíblica sobre o lamento de Jeremias.

Para o grupo 2:
O que ocasionou o lamento de Samuel?
Citar pelo menos 01 referência bíblica sobre o lamento de Samuel.

Para o grupo 3:
O que ocasionou o lamento de Oséias?
Citar pelo menos 01 referência bíblica sobre o lamento de Oséias.

Para o grupo 4:
O que ocasionou o lamento de Paulo?
Citar pelo menos 01 referência bíblica sobre o lamento de Paulo.

Observações:
-Vocês podem acrescentar outros lamentos além destes 4 apontados na lição, como por exemplo: o de Jesus, o de Moisés etc.
-Determinem o tempo para a atividade: 15 minutos no máximo.
-Cada grupo deverá apresentar o trabalho para a turma em apenas 3 minutos.
-Observem atentamente a apresentação de cada grupo e permaneçam ao lado deles para dar mais segurança e “socorrê-los” em caso de nervosismo. Se for necessário corrijam alguma informação e acrescentem outras.

5 - Agora, utilizem a dinâmica: Qual é o seu lamento?

6 - Para finalizar a aula, leiam o texto: O Pássaro e a Oração.


Dinâmica: Qual é o seu lamento?

Objetivo: Concluir o estudo de um tema de forma prática, orando uns pelos outros.

Material: ¼ de folha de papel ofício e caneta

Procedimento:
- Após trabalhar os quatro itens da lição, falem para os alunos:
“Acabamos de estudar sobre o lamento de Jeremias, o lamento de Samuel, o lamento de Oséias, o lamento de Paulo, mas qual é o seu lamento?”
- Então, distribuam para os alunos ¼ de folha de papel ofício para que escrevam um lamento, orientando para que identifiquem colocando o nome do aluno.
- Recolham todos os papéis já escritos com o lamento e tornem a distribuir entre os alunos, tomando cuidado para o aluno receber um lamento que não aquele escrito por ele.
- Agora, orientem-os para que passem a semana orando pelo lamento do colega.
- Para finalizar, leiam:
“...Orai uns pelos... A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. Tg 5.16
“E rogo-vos irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor de Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus”. Rm 15.30


Texto de Reflexão: O Pássaro e a Oração

Você já viu um passarinho dormindo num galho ou num fio, sem cair? Como é que ele consegue isso? Se nós tentássemos dormir assim, iríamos cair e quebrar o pescoço!
O segredo está nos tendões das pernas do passarinho. Eles são construídos de forma que, quando o joelho está dobrado, o pezinho segura firmemente qualquer coisa. Os pés não irão soltar o galho até que ele desdobre o joelho para voar.
O joelho dobrado é o que dá ao passarinho a força para segurar qualquer coisa. É uma maravilha, não é?Que desenho incrível que o Criador fez para segurar o passarinho!
Mas, não é tão diferente em nós. Quando nosso "galho" na vida fica precário, quando tudo está ameaçado de cair, a maior segurança, a maior estabilidade nos vem de um joelho dobrado, dobrado em oração.
Se você algumas vezes, se vê num emaranhado de problemas que o fazem perder a fé, desanimar de caminhar; não caminhe mais sozinho, Jesus quer fortalecê-lo e caminhar consigo por toda sua vida! É Ele quem renova suas forças e sua fé, e se cuida de um passarinho, imagina o que não fará por você Seu filho amado, basta você CRER!

"Lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós" 1 Pe 5:7
Autor desconhecido.

Nenhum comentário:

Ministério Ad Adoração

Ministério Ad Adoração
Pr. Severino Ramo & Miss. Eliene Silva

Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro.

  Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro. Prezados irmãos e amigo...

POSTAGEM RECENTES

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Bibliotecas Virtuais

Seguidores

Links Sugeridos

Links Sugeridos:

Índice Downloads

  • ÌNDICE DE DOWNLOADS
    Bíblias Eletrônicas: ÌNDICE DE DOWNLOADS
  • Confira aqui todos os softwares disponíveis para download...
    More ...