CURSOS E PRODUTOS - ONLINE

Gênesis - 5 - Notas - Biblia de Estudo Pentecostal

5.1 AS GERAÇÕES DE ADÃO.

Este capítulo apresenta uma lista dos descendentes de Adão até o dilúvio. Os nomes representam a linhagem piedosa que permanecia fiel a Deus numa era cada vez mais corrupta ( cap. 6).

(1) Hebreus 11 cita, dentre as pessoas desse período, dois homens (Abel e Enoque) com destaque especial por terem agradado a Deus pela sua fé (Hb 11.4,5). Esses dois integravam o remanescente, a minoria fiel que repelia o caminho de Caim. Já nos dias do dilúvio, quase todo mundo se corrompera, restando apenas oito pessoas, que foram salvas da catástrofe (6.5,11,18; 7.1,7; 1 Pe 3.20).
(2) Sempre haverá aqueles que servirão a Deus, que permanecerão fiéis a Ele, que seguirão a sua palavra e que esperarão nas suas promessas. Esses serão a minoria (Mt 7.13,14; Ap 3.4). Deus, porém, assinala seus nomes, assim como fez com os fiéis deste capítulo. Hoje, se supomos que estamos sozinhos na luta pela fé em Deus e pela obediência à sua palavra, devemos lembrar-nos de que nunca estamos de fato sozinhos. Deus continua tendo seus milhares no mundo inteiro, que permanecem fiéis a Ele e à sua causa (1 Rs 19.18).

5.5 NOVECENTOS E TRINTA ANOS.

A razão de uma tão longa vida naquele tempo pode ser porque o pecado apenas iniciara seus efeitos destruidores sobre o meio ambiente e no corpo físico. Já nos tempos de Abraão, a duração da vida estava reduzida a menos de duzentos anos.

5.6 SETE... GEROU A ENOS.

O termo gerou , aqui, não quer dizer apenas genitor, mas também progenitor, i.e., um antecessor de Enos. Por conseguinte, as genealogias de Gênesis, como outras da Bíblia, não visam conter o nome de todos os descendentes de determinada linha paterna.

5.22 E ANDOU ENOQUE COM DEUS.

Sem dúvida alguma, Enoque distinguiu-se em piedade. Note-se o que a Bíblia diz a respeito dele.

(1) Ele andou com Deus (vv. 22,24) i.e., vivia pela fé em Deus, confiava na sua palavra e promessas (Hb 11.5,6), procurava de toda maneira viver uma vida santa (cf. 1 Jo 1.5-7) e andava nos caminhos de Deus (cf. Am 3.3), mantendo-se firme contra a impiedade da sua geração (Jd 14,15).
(2) Enoque era um pregador de justiça que denunciava o pecado e o modo ímpio de vida da sua geração. Referindo-se a Enoque, Judas 14,15 nos diz que ele clamava contra a impiedade e a imoralidade e advertia as pessoas de que Deus ia trazer um julgamento sobre os homens e as mulheres pelos seus atos ímpios: E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos, para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra Ele .
(3) Enoque agradou a Deus (Hb 11.5). Sua vida, mensagem e espiritualidade, agradaram tanto ao Senhor que Ele honrou-o, tirando-o da terra para estar eternamente na sua presença, sem provar a morte. Os crentes atuais devem tomar a vida de Enoque como exemplo, porque nós, de igual modo, vivemos em meio a uma geração má e ímpia. Estamos nós andando com Deus, vivendo em verdadeira santidade, reprovando o pecado e advertindo as pessoas a fugirem da ira vindoura? (At 3.19,20; 1Ts 1.10). E estamos nós esperando Jesus Cristo para nos levar desta terra para estarmos para sempre com Ele? (1 Ts 4.16,17).

5.24 DEUS PARA SI O TOMOU.

O fato de Enoque ser levado diretamente ao céu sem provar a morte, sub-entende que os justos antes de Abraão, tinham uma viva esperança da vida futura com Deus (Hb 11.5,10; Jó 19.25,26; 2 Rs 2.10,11).

Nenhum comentário:

Ministério Ad Adoração

Ministério Ad Adoração
Pr. Severino Ramo & Miss. Eliene Silva

Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro.

  Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro. Prezados irmãos e amigo...

POSTAGEM RECENTES

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Bibliotecas Virtuais

Seguidores

Links Sugeridos

Links Sugeridos:

Índice Downloads

  • ÌNDICE DE DOWNLOADS
    Bíblias Eletrônicas: ÌNDICE DE DOWNLOADS
  • Confira aqui todos os softwares disponíveis para download...
    More ...