CURSOS E PRODUTOS - ONLINE

Chorando aos Pés do Senhor - Rede Brasil de Comunicação


Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Recife / PE
Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais
Pastor Presidente: Ailton José Alves
Av. Cruz Cabugá, 29 - Santo Amaro - CEP. 50040 - 000 Fone: 3084 1524

LIÇÃO 04 AOS PÉS DO SENHOR

INTRODUÇÃO

O povo de Judá havia cometido pecados gravíssimos e a justiça de Deus exigia que uma correção fosse aplicada naquele povo. O profeta Jeremias não se regozijou; pelo contrário, chorou e lamentou profundamente a situação moral e espirital que acarretava tão grande castigo. Vemos nesta atitude do profeta o reflexo do amor de Deus que não se alegra com a morte do pecador, mas no retorno do mesmo ao Deus vivo e santo (Ez 33.11). Outroshomens de Deus em momentos semelhantes aos de Jeremias como: Samuel, Oséias e Paulo também choraram. Assim como o profeta, devemos chorar e lamentar diante do Senhor pela nossa nação, que a cada dia afasta-se de Deus.

I - O LAMENTO DE JEREMIAS

Vamos fazer uma breve análise da situação espiritual do povo judeu e vejamos a que grau de rebeldia e desvio da verdade eles chegam. Foi exatamente isto que motivou a lamentação do profeta Jeremias. Um lamento de um profundo pesar que mostrava um homem que amava sua nação, mas entendia que o castigo era necessário por causa dos gravíssimos pecados do povo judeu.
Idolatria: “E edificaram os altos de Tofete, que está no Vale do Filho de Hinom, para queimarem no fogo a seus filhos e a suas filhas, o que nunca ordenei, nem me subiu ao coração.” (Jr. 7.31).
Injustiça social: “Se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal.” (Jr.7.6).
Guiados por falsos profetas: “Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e o meu povo assim o deseja; mas que fareis ao fim disto?” (Jr.5.31).

1.1 - As Lágrimas do profeta Jeremias
“…Oh! se a minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos numa fonte de lágrimas!.” (Jr 9.1). A tristeza era tão profunda que o profeta desejou que seus olhos se transformassem em uma fonte de água. Esta expressão é uma hipérbole1, que demonstra a grande angústia revelada por Jeremias ao estar ciente da terrível calamidade que abateria seu povo: Jerusalém seria transformada em um montão de ruínas (Jr 9.11); o povo judeu seria espalhado entre as nações (Jr 9.16); os campos de Judá teriam novos possuidores (Jr 6.11-13) e muitos seriam exterminados nas praças da cidade (Jr 9.21).
“Oh! se tivesse no deserto uma estalagem de caminhantes …” (Jr 9.2). Embora Jerusalém fosse uma cidade próspera, rica e cheia de atrativos para se viver, ela tornou-se um lugar insuportável para o profeta Jeremias, em virtude do alto grau de corrupção espiritual. Melhor seria, desejava o profeta, estar em uma estalagem no deserto do que contemplar esta situação. No entanto, Deus permitiu que ele não só profetizasse, mas vivesse neste ambiente.
Jesus em oração pediu ao Pai: “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.” (Jo 17.15). Deus tem permitido estarmos num contexto semelhante ao do profeta Jeremias, para podermos chorar aos pés do Senhor pela nossa nação e por um avivamento verdadeiramente pentecostal, afim de sermos um referencial neste mundo tenebroso.

II - O LAMENTO DE SAMUEL

Na época de Samuel, o governo era teocrático, isto é, Deus liderava o povo por intermédio de juízes e sacerdotes. Samuel foi um deles; mas, quando estava velho, o povo exigiu um Rei. “E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações”(1Sm.8.5) .O povo rejeitou não somente Samuel, mas também rejeitou a Deus como seu Rei “… antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles.” (1 Sm 8.7). Pediram um governo semelhante ao das outras nações - nações estas que Deus havia falado que não andassem em seus caminhos (Js 23.7-8).
Samuel lamentou profundamente diante do Senhor; pois o povo que vivenciou grandes experiências com Deus como a vitória diante dos filisteus: “E sucedeu que, estando Samuel sacrificando o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; e trovejou o Senhor aquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os confundiu de tal modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel .” (1Sm.7.10). Agora, rejeita o Senhor que é a causa primeira de sua existência.

As nossas conseqüências são resultados das nossas escolhas: Trocar Deus pelo mundo é tornar-se inimigo d’Ele (;trocar o mundo por Deus é tornar-se Seu amigo (Tg 4.4). O sacerdote Samuel viu a terrível conseqüência da escolha feita por Israel, por isso lamentou e chorou diante do Deus vivo.

III - O LAMENTO DE OSÉIAS

O profeta Oséias exerceu o seu ministério profético no reino do norte (Os 1.1) - Chama-se reino do norte as dez tribos de Israel que se dividiram do restante da nação no reinado de Roboão, filho de Salomão (1Rs.12.20 - 25). Ele foi a última voz profética antes de Israel ser levado cativo para a Assíria no ano 722 a.C. Os momentos vividos pelo profeta foram os dias de maior anarquia nacional e apostasia nunca antes vista em Israel (Os 4.12-13). O mundo que viveu Oséias pode ser definido em três palavra: corrupção, idolatria e violência. Bem semelhante aos nossos dias.
Assim como Jeremias, o profeta Oséias amava seu povo e sentiu um profundo pesar ao ver a nação rejeitar ao Senhor, de forma consciente: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento …” (Os 4.6). O profeta sabia que a pecaminosidade de Israel não ficaria sem uma resposta do Deus santo.
Em virtude do alto grau de desvio, a sentença foi pronunciada: “Na terra do Senhor, não permanecerão; mas Efraim tornará ao Egito, e na Assíria comerão comida imunda.” (Os 9.3). O lamento de Oséias nos revela não somente a indignação contra o pecado, mas também revela o grande amor de Deus para resgatar os perdidos.

IV - O LAMENTO DE PAULO ( pelos gálatas)

A Galácia ficava localizada na Ásia menor; hoje este território pertence a Turquia. Estas igrejas foram fundadas pelo apóstolo Paulo “E vós sabeis que primeiro vos anunciei o evangelho estando em fraqueza da carne.” (Gl 4:13), e a grande maioria dos membros dessas Igrejas eram gentios (não-judeus) “Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses.” (Gl 4:8) - nesta época os judeus não mais participavam dos rituais idólatras dos gentios.
Os irmãos na Galácia receberam o evangelho de bom grado e Paulo acrescentou que seu apostolado foi dado por Jesus Cristo: “ Paulo apóstolo não da parte a dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos” (Gl 1:1). Os Gálatas sabiam que Paulo era um homem enviado por Deus.

Foi uma surpresa o que o apóstolo Paulo teve ao ver seus filhos na fé passando para outro evangelho tão rápido “Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho” (Gl 1:6). A admiração de Paulo chega ao seu clímax quando ele exclama: “Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou a para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi já representado como crucificado?” (Gl 3:1). O lamento do apóstolo Paulo é motivado por ver os gálatas trocarem o evangelho da graça de Deus, que liberta o homem, por uma mensagem dos cristãos judaizantes, que sustentavam, entre outras coisas, que os ritos cerimonias da lei mosaica eram obrigatórios (Gl 4.9,10). O apóstolo mostra o seu lamento quando ele diz que sente de novo “as dores de partos” pelos gálatas (Gl 4.19).

CONCLUSÃO

Jeremias lamentou por ver a decadência moral dos judeus; Samuel, em ver os Israelitas rejeitarem o Senhor dos Exércitos por um governo humano; o profeta Oséias, por presenciar uma grande apostasia entre o povo israelita; e o apóstolo Paulo lamentou ao saber quer um falso evangelho havia fascinado os irmãos na Galácia. Em todos estes casos, o lamento e choro desse homens de Deus foram motivos por  um sentimento de repulsa ao pecado e suas consequências, mas também por uma esperança que, se houvesse arrependimento, o Senhor perdoaria o seu povo.
Hipérbole. Figura que engrandece ou diminui exageradamente a verdade das coisas,exagero, etc.

REFERÊNCIAS
  • Bíblia de Estudo Pentecostal - Edição C.P.A.D.
  • O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo. R. N. Champlin - HAGNOS.
  • O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo. R N Champlim - HAGNOS.
  • Jeremias e Lamentações - Introdução e comentário - R.K.Harrison Editora Vida Nova.
Ouça o Programa “ESCOLA BÍBLICA NO AR” que vai ao ar, todos os sábados, das 22:00 às 23:00h, pela RÁDIO BOAS NOVAS. Você pode também acessar o site: www.redebrasildecomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Ministério Ad Adoração

Ministério Ad Adoração
Pr. Severino Ramo & Miss. Eliene Silva

Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro.

  Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro. Prezados irmãos e amigo...

POSTAGEM RECENTES

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Bibliotecas Virtuais

Seguidores

Links Sugeridos

Links Sugeridos:

Índice Downloads

  • ÌNDICE DE DOWNLOADS
    Bíblias Eletrônicas: ÌNDICE DE DOWNLOADS
  • Confira aqui todos os softwares disponíveis para download...
    More ...