CURSOS E PRODUTOS - ONLINE

Gênesis - 4 - Notas - Biblia de Estudo Pentecostal.

4.1 CONHECEU ADÃO A EVA, SUA MULHER.

A palavra conhecer é muito empregada na Bíblia para significar vida íntima conjugal. Observe-se que Eva, ao ter seu filho, louvou de coração ao Senhor pela criança. Ela procurava andar em retidão com Deus, agradecida por seu amor, perdão e socorro.

4.3-5 UMA OFERTA AO SENHOR.

O Senhor aceitou a oferta de Abel, porque este compareceu diante dEle com fé genuína e consagração (Hb 11.4; 1Jo 3.12; Jo 4.23,24). A oferta de Caim foi rejeitada porque ele estava destituído de fé sincera e obediente, e porque as suas obras eram más (vv. 6,7; 1 Jo 3.12). Deus tem prazer em nossas ofertas e ações de graça tão-somente quando nos esforçamos para viver uma vida reta, de conformidade com a sua vontade (ver Dt 6.5 nota).

4.7 E PARA TI SERÁ O SEU DESEJO.

Trata-se aqui da ação do pecado sobre Adão. Uma livre tradução desta parte do versículo seria: O pecado está de tocaia junto à porta; seu desejo é possuir-te, mas tu deves dominá-lo . Deus retrata o pecado como uma força tentadora que, de modo semelhante a uma fera ou um demônio, está pronto para atacar e devorar. Por outro lado, Deus também concede aos seres humanos a capacidade de vencer e de resistir ao pecado, quando nos submetemos à sua palavra, capacitados por sua graça. É do ser humano a opção de ceder ao pecado ou a de vencê-lo (Rm 6).

4.10 A VOZ DO SANGUE DO TEU IRMÃO CLAMA A MIM.

A morte de Abel e o cuidado de Deus por ele, demonstra que Deus, no decurso de todas as eras, observa atentamente todos os que sofrem por viver em retidão diante dEle. Deus conhece o sofrimento desses justos e o dia chegará em que Ele agirá em favor deles, para fazer justiça e eliminar todo mal (Hb 11.4; 12.24).

4.11 AGORA MALDITO ÉS TU.

Caim foi amaldiçoado por Deus no sentido de Deus já não abençoar seus esforços para extrair da terra o seu sustento (vv. 2,3). Caim não se humilhou com tristeza e arrependimento diante de Deus, pois afastou-se do Senhor e procurou viver sem a sua ajuda (v. 16).

4.15 UM SINAL EM CAIM.

Talvez esse sinal deva ser entendido como posto em Caim para assegurá-lo da promessa de Deus. Caim não sofreu pena de morte nesse tempo. Posteriormente, quando a iniqüidade e a violência da raça humana tornou-se extrema na terra, a pena da morte foi instituída (9.5,6).

4.16 SAIU CAIM DE DIANTE DA FACE DO SENHOR.

Caim e seus descendentes foram os cabeças da civilização humana até hoje desviada de Deus. A motivação básica de todas as sociedades humanistas está em superar a maldição, buscar o prazer e reconquistar o paraíso , sem submissão a Deus. Noutras palavras, o sistema mundial fundamenta-se no princípio da auto-redenção da raça humana, na sua rebelião contra Deus (ver 1 Jo 5.19 nota).

4.17 CAIM A SUA MULHER.

Adão e Eva tiveram outros filhos e filhas (5.4). Caim, portanto, deve ter se casado com uma das suas próprias irmãs. Semelhante relacionamento foi uma necessidade, no início. Posteriormente, devido à proliferação dos funestos efeitos da queda e os casamentos entre parentes multiplicarem as anomalias biológicas nos filhos, esse tipo de casamento foi proibido (Lv 18.6,9; 20.12, 17-21; Dt 27.22,23).

4.19 TOMOU LAMEQUE PARA SI DUAS MULHERES.

 Lameque foi o primeiro a rejeitar o princípio do casamento monogâmico, ordenado por Deus (2.22-24). A depravação hereditária estava se alastrando progressivamente no lar e na família.

4.26 INVOCAR O NOME DO SENHOR.

 Sob o incentivo de Enos, tiveram começo as orações e o culto público ao Senhor (2 Sm 6.2; 1 Cr 13.6; Sl 79.6; Jr 10.25, onde invocar o nome do Senhor refere-se ao culto público).
Os familiares ímpios de Caim organizaram e dirigiram suas vidas em torno das artes e empreendimentos seculares, e instituíram um modo de vida voltado para a altivez e a arrogância.
A família de Sete, ao contrário, invocava o nome do Senhor , expressando assim a sua dependência dEle. Dessa forma, duas descendências totalmente diferentes foram ocupando a terra - a dos justos e a dos ímpios.

Nenhum comentário:

Ministério Ad Adoração

Ministério Ad Adoração
Pr. Severino Ramo & Miss. Eliene Silva

Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro.

  Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro. Prezados irmãos e amigo...

POSTAGEM RECENTES

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Bibliotecas Virtuais

Seguidores

Links Sugeridos

Links Sugeridos:

Índice Downloads

  • ÌNDICE DE DOWNLOADS
    Bíblias Eletrônicas: ÌNDICE DE DOWNLOADS
  • Confira aqui todos os softwares disponíveis para download...
    More ...