CURSOS E PRODUTOS - ONLINE

Na Suíça, o suicídio é a principal causa de mortalidade de adolescentes

Na Suíça, o suicídio é a principal causa de mortalidade de adolescentes, bem mais do que os acidentes de trânsito.

A prevenção e o suicídio dos jovens foi o principal tema, na Suíça, da Jornada Mundial da Saúde Mental, sexta-feira.

" A cada três dias, um adolescente ou um jovem adulto se suicida, na Suíça. "
Patrick Haemmerle, psiquiatra
Entre os jovens adultos até 25 anos, o suicídio é a principal causa de morte. É o tripo do número de mortos em acidentes de trânsito que consituem, portanto, a principal preocupação dos pais.

A taxa de suicídios de jovens na Suíça está entre as mais altas do mundo: 30 casos para cada 100 mil habitantes. Estima-se que quase 10% dos suíços cometem uma tentativa de suicídio quando adolescente ou jovem adulto.

"Muito pouca gente consulta um médico ou um psicólogo por causa disso porque ainda existe um grande tabu", afirma o Dr. Patrick Haemmerle, médico-chefe dos Serviços de Psiquiatria da infância e de jovens adultos no Cantão de Fribourg.

"Trata-se de um absurdo porque, em teoria, o suicídio é uma causa de morte evitável", acrescenta.

Uma verdadeira hecatombe

No mundo, uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Isso representa um total de 800 mil suicídios por ano. Dois terços das vítimas são do sexo masculino.

Nos últimos anos, a taxa de suicídio entre os jovens aumentou de 200 a 300%. Entre as mulheres de 15 a 44 anos, o suicídio é a segunda causa de morte, depois da tuberculose.

Entre os homens da mesma faixa etária, também no mundo, é a quarta causa de mortalidade, depois dos acidentes de trânsito, da tuberculose e da violência.

Na Suíça, os dados estatísticos mais recentes demonstram que houve 1.387 suicídios no ano 2000.

"A cada três dias, há um suicídio entre adolescentes e jovens adultos na Suíça, precisa Patrick Haemmerle. Estimamos ainda, na mesma faixa, existam entre 15 e 20 mil tentativas de suicídio por ano.".

A comparação com os acidentes de trânsito - 544 mortos em 2001 - permite compreender a dimensão do problema.

No entanto, para Maja Perret, membro do Centro de Estudos e de Prevenção do Suicídio (CEPS), em Genebra, o número de suicídios é subestimado.

"Não consideramos como suicídio uma pessoa que se joga de uma ponte com uma moto, explica a psicóloga. Autro exemplo, uma morte por anorexia é registrada como morte natural."

" Um jovem não decide suicidar-se da noite para o dia. "
Maja Perret, psicóloga

Prioridade à prevenção

Patrick Haemmerle acredita que "a adoção de uma política sanitária e campanhas de prevenção, podem dar resultados concretos."

Para o psiquiatra, uma coisa é certa: os suicídios são evitáveis e pode-se tratar as pessoas que pretendem se suicidar.

Aliás, a psiquiatria reconhece uma série de sintomas como pertencer a uma outra cultura, a exclusão do sistema educativo, os conflitos familiares repetidos, o consumo de drogas ou álcool, entre outros.

"Um adolescente ou um jovem adulto não decide se matar do dia para a noite, afirma Maja Perret. É preciso montar uma estratégia de prevenção para detectar os casos de suicídio potencial."

O modelo genebrino

"Durante muito tempo, pensávamos que era melhor não falar das pessoas que estão mal para evitar o efeito Werther, ou seja, uma multiplicação de suicídios por imitação", afirma Maja Perret.

"Hoje, sabemos que a prevenção do suicídio é uma questão de política sanitária que afeta todo mundo."

Ela fala por experiência porque há 7 anos o CEPS usa uma estratégia de aproximação no problema do suicídio. Ela envolve pais, amigos, professores, conhecidos ou qualquer outra pessoa de confiança do "candidado" ao suicídio.

"A pesquisa clínica concentra-se no que chamamos de fatores de proteção. É preciso compreender porque certas circunstâncias levam os jovens a esse extremo enquanto que outros, nas mesmas circunstâncias, estão imunes", conclui Maja Perret.

swissinfo

Nenhum comentário:

Ministério Ad Adoração

Ministério Ad Adoração
Pr. Severino Ramo & Miss. Eliene Silva

Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro.

  Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro. Prezados irmãos e amigo...

POSTAGEM RECENTES

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Bibliotecas Virtuais

Seguidores

Links Sugeridos

Links Sugeridos:

Índice Downloads

  • ÌNDICE DE DOWNLOADS
    Bíblias Eletrônicas: ÌNDICE DE DOWNLOADS
  • Confira aqui todos os softwares disponíveis para download...
    More ...