3. O NASCIMENTO DE ISMAEL (16.1-16).
Uma serva egípcia, cujo nome era Hagar (1). Seu nome significa "fugitiva" e talvez saliente o fato de haver fugido de sua ex- senhora, no Egito. No episódio que segue, é importante observar-se que a iniciativa foi assumida não por Abrão, mas por Sarai. Segundo as estritas leis da monogamia (Gn 2.24), a conduta de Abrão e Sarai não era permissível, mas um antecedente para essa espécie de arranjo foi descoberto nas leis em vigor no tempo de Abrão. Terei filhos dela (2). Lit. "serei edificada por ela". Foi sua senhora desprezada aos seus olhos (4). Isso deve significar que, de algum modo, Hagar tirou vantagem da posição que Sarai lhe tinha permitido tomar, e desconsiderou o fato que continuava sendo serva de Sarai. Mas, sem razão alguma, Sarai colocou a culpa de sua infelicidade doméstica sobre Abrão (5). Tua serva está na tua mão (6). De acordo com o costume (ver, por exemplo, a provisão do código do Hamurabi) Abrão não podia fazer outra coisa senão permitir que Sarai agisse à vontade. Afligiu-a (6). Sem dúvida Sarai a rebaixou para que não fosse mais "mulher" (3) de Abrão, e reduziu-a à sua posição anterior (ver versículo 9). Ela fugiu (6). De conformidade com seu nome.
O anjo do Senhor (7). Esta é a primeira ocorrência, nas Escrituras, da aparição desse misterioso mensageiro (anjo). Visto que em diversas porções Ele é evidentemente identificado com Jeová, levanta-se uma série de questões. Seria Ele apenas um dos anjos criados? Mas esse anjo fala na primeira pessoa, alternadamente com Jeová. Seria Ele uma direta teofania? Mas isso não faria justiça à distinção que é feita entre Jeová e esse anjo. Seria Ele uma autodistinção de Jeová? Isso seria considerar a revelação por meio desse anjo como uma real distinção na natureza de Deus, tal qual se encontra na doutrina neo-testamentária do "Logos" ou do "Filho". Enquanto evitarmos ler os ensinos do Novo Testamento nas concepções do Antigo Testamento, estaremos justificados, à luz do Novo Testamento, de ver aqui alguma indicação e reconhecimento de uma riqueza no seio da unidade da Deidade. Mas, contando com a revelação de Deus em Cristo, podemos considerar aquele anjo como a Segunda Pessoa da Santa Trindade. Desejando-se um estudo maior sobre essa notável revelação do Antigo Testamento, ver Gn 32.30; Êx 3.2; 14.19; 23.20; Js 5.13-15; Jz 13.22; Is 63.9; e comparar essas também com a narrativa em Gn 18. Torna-te... humilha-te debaixo (9). Esses são os passos para a restauração da paz e da alegria em todos os tempos. Uma bênção foi concedida a Hagar (10) e uma promessa foi feita referente a seu filho. O nome Ismael significa "Deus ouvirá", e o caráter dele seria a de um "homem bravo" (jumento selvagem - 12). O jumento selvagem dos desertos da Arábia era uma nobre criatura (ver Jó 39.5-8), e assim serviu de ótimo símbolo para representar a livre vida nômade dos árabes. Habitará diante da face de todos os seus irmãos (12). Isso significa que ele manteria sua independência, continuando a existir como raça livre na presença mesma dos outros povos abraãmicos. Tu és Deus da vista (13). Essa frase representa o hebraico "Tu és El Roi", que significa "Deus de Visão". Isso quer dizer não tanto um Deus que vê, mas um Deus "que permite ser visto". O comentário de Hagar é uma frase hebraica igualmente difícil de ser traduzida, e possivelmente significa: "Vi a Deus e sobrevivi?" Poço de Laai-Roi (14). Palavra por palavra, esse nome pode ser traduzido como: "poço / do vivo / que vê", que mais livremente significa: "poço da continuação de vida depois de Deus ser visto". O fato de um homem ter a permissão de ver a Deus e continuar vivo era sinal de favor especial. Note-se as palavras de Manoá: "Certamente morreremos, porque temos visto a Deus" (Jz 13.22), e conf. Gn 32.30; Êx 3.6.
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