CURSOS E PRODUTOS - ONLINE

Resumo Constante de Lógica

Foto por Mrs Logic's Photostream
Entendo que um pensamento lógico contribui muito para uma boa interpretação de qualquer texto, inclusive bíblicos. Estou estudando lógica por minha conta para aprender algo útil, já que não é uma matéria estudada diretamente no seminário, apenas tangencialmente em hermeneutica e até homilética. Durante meu estudo estou preparando um resumo que chamarei de Resumo Constante pois o texto será modificado conforme o estudo e aprendizagem. Gostaria que aqueles que conhecem melhor o assunto comentassem como ajuda, tendo em vista o lado mais filosófico da lógica e menos matemático pois é o mais útil, como disciplina auxiliar, para o estudo da Bíblia Sagrada. Segue abaixo o Resumo Constante que citei.





    A finalidade da Lógica é verificar de forma objetiva a correção dos raciocinios através da análise de um argumento que é formado por proposições com suas premissas e conclusões.
    Para facilitar a identificação dos argumentos deve-se observar os indicadores de premissa e de conclusão que não são leis apenas indicadores
    O raciocínio correto como resultado, é a especificidade da lógica, não importando a inferência, o raciocínio ou o pensamento em sua complexidade psiquica. Raciocinios são diferentes de perguntas, ordens ou exclamações, pois os raciocinios que nos interessam são os argumentos, isto é, a articulação de afirmações objetivas (referencias literais a objetos e acontecimentos, suas propriedades e relações) que se diferenciam das explicações, condicionais e outras afirmações subjetivas. O argumento defende uma verdade ao passo que outros tipos de afirmação não se comprometem com essa defesa.
    A Lógica não serve para criar raciocinios, pois os tais estão no campo abstrato da Linguagem.
    A Lógica estuda os métodos e princípios para distinguir – não gerar – raciocinios corretos.
    A Lógica distingue raciocinios corretos sem definir a verdade ou a falsidade dos mesmos.
    A Lógica somente constata a verdade ou falsidade do próprio argumento.
    A Lógica separa a verdade ou a falsidade do fato, do conceito de VALIDADE que é forma de articulação do argumento para demonstrar a verdade. Um argumento pode ser válido na forma, porém não verdadeiro.
    A forma da validade segue o conceito de que: É IMPOSSÍVEL QUE TODAS AS PREMISSAS DE UM ARGUMENTO SEJAM VERDADEIRAS E A CONCLUSÃO FALSA, um argumento que atenda estes requisitos é considerado SÓLIDO, embora a noção da falsidade também possa indicar a verdade.
    Os argumentos aparentemente corretos e válidos na forma, porém falsos são conhecidos como falácias – deve-se tomar cuidado com elas.
    Argumentos recebem afirmações mas uma afirmação não é um argumento.
    A Lógica prioriza o significado objetivo filtrando sua caracteristica de incerteza, subjetividade, complexidade, sutileza, multiplicidade e a mutabilidade, e também considerando os usos informativo, expressivo ou diretivo e o contexto da LINGUAGEM.,que se misturam. A Lógica esquematiza objetivamente os elementos lógicos de um argumento e suas proposições, porém sabendo que a linguagem não se restringe a técnicas mecânicas de interpretação, portanto não pode ignorar as nuances da linguagem na formação dos sentidos.
    Uma afirmação (asserção) sem articulação lógica, isolada, não é objeto de estudo da Lógica.

Nenhum comentário:

Ministério Ad Adoração

Ministério Ad Adoração
Pr. Severino Ramo & Miss. Eliene Silva

Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro.

  Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro. Prezados irmãos e amigo...

POSTAGEM RECENTES

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Bibliotecas Virtuais

Seguidores

Links Sugeridos

Links Sugeridos:

Índice Downloads

  • ÌNDICE DE DOWNLOADS
    Bíblias Eletrônicas: ÌNDICE DE DOWNLOADS
  • Confira aqui todos os softwares disponíveis para download...
    More ...