Dose Diária de Inspiração: ADORAÇÃO

  ### ✨ * Dose Diária de Inspiração: ADORAÇÃO * 📖 * *Versículo do Dia: * * * "Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." * — Isaías 40:31 💡 * *Reflexão: * * Esperar em Deus não significa ficar parado, mas sim confiar Nele enquanto Ele nos fortalece. Assim como a águia renova suas forças para voar mais alto, aqueles que depositam sua fé no Senhor encontram novo ânimo para seguir adiante, independente dos desafios. Deus nunca nos deixa sem resposta—no tempo certo, Ele nos impulsiona além dos nossos próprios limites! 📍 * *Somos família! Somos a AD Adoração Limoeiro - PE, Brasil! * * 💒 * *Venha nos visitar! * * 📍 Como chegar ao nosso templo em Limoeiro - PE: 🔗 [Clique aqui]( https://cutt.ly/pexYC0eK ) 📲 * *Fale conosco pelo WhatsApp: * * 📞 [ wa.me/5581981573745](wa.me/5581981573745) 📞 [ wa.me/5581998040007](wa.me/5581998040007) 🙌 * *AD ADORAÇÃO -...

O MINISTÉRIO PROFÉTICO NA BÍBLIA - NUDEZ - A INUSITADA PROFECIA TRANSMITIDA POR ATO SIMBÓLICO NO MINISTÉRIOS DE ISAÍAS




As formas de comunicação entre Deus e os profetas era o diálogo ou mensagem direta, ou visão e sonho. A comunicação entre os profetas e o povo era a mensagem oral direta, figuras, símbolos proféticos, encenação.



No livro de Isaías (20.1-4) lemos que Deus ordenou ao profeta viver um dramático e longo gesto profético por meio simbólico. Ele deveria andar por três anos nu e descalço, como um sinal e aviso de alerta do que viria a acontecer com o povo egípcio.


A atitude do profeta era um protesto contra o tratado político que se anunciava entre Judá com o Egito e Etiópia. A ilustração apontava à insensatez do rei de Judá, Ezequias, pensando em depender do Egito, porquanto o Egito, como qualquer outra nação, era vulnerável. O monarca não deveria confiar na amizade e poder das nações estrangeiras, apenas na proteção do Senhor.


A experiência humilhante de Isaías ilustrava a imagem dos horrores de guerra, remetia aos prisioneiros das batalhas e posteriores escravos, o que viria a acontecer aos egípcios e etíopes. Tal ato surtiu efeito positivo, pois fez com que o rei Ezequias refletisse e desistisse de entrar no conflito.

O perfil de Isaías era de uma pessoa educada e cortês. Ele tinha acesso aos corredores do poder. Sua reputação deve ter feito com que seu gesto profético fosse ainda mais chocante.

Embora a ordem de Deus para que o profeta caminhasse nu durante três anos venha a impactar e causar polêmica, seja vergonhosa e ilógica, tinha alta relevância ao ministério de Isaías. No trecho bíblico, Deus chama-o pelo tratamento “meu servo”, título sempre empregado de maneira especial. Esta expressão se refere a uma posição de confiança e honra. Moisés era amigo e servo de Deus (Êxodo 14.31; Números 12.7-8). Também estão inclusos na lista de servos Abraão, Jacó, Josué, Davi (Salmo 105.42; Ezequiel 28.25; Josué 24.29; 37.35; 2º Samuel 3.18; Salmo 132.10).


Sobre o episódio, descobertas arqueológicas de 714 à 711 a. C. chegaram às inscrições assírias, em Asdode, cidade filistéia. O registro histórico menciona nominalmente Sargão II, o rei assírio, e informa que o Egito aliado com alguns povos da Palestina e outras nações se revoltaram contra a dominação assíria. Asdode, centro da rebelião, foi derrotada sem que o Egito fosse socorrê-la. Acredita-se que foi neste cenário que Isaías “encenou” sua mensagem profética.



Alguns biblistas afirmam que a nudez do profeta deveria ser parcial.



E.A.G.

__________



Compilações de: A Bíblia Anotada Expandida Charles C. Ryrie – 1ª impressão, 2007 (Editora Mundo Cristão); Bíblia Devocional de Estudo – 1ª edição, 1997 (Fecomex); Bíblia de Estudo N.V.I. - (1ª edição, 2003 - Editora Vida); Bíblia de Estudo NTLH (impressão de 2005 - SBB); Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal (impressão de 2004 – CPAD); Bíblia de Estudo Almeida - edição 2006 - SBB); Bíblia de Estudo de Genebra (Editora Cultura Cristã / SBB - edição 1999); Bíblia de Aplicação Pessoal (edição 2004 - CPAD).


Texto redigido objetivando colaborar com as classes de escolas dominicais que usam a revista O Ministério Profético na Bíblia - comentarista Esequias Soares, à lição 2 - A natureza da atividade profética.



O artigo está liberado para cópias, desde citado autor e o link (HTML) do blog Belverede sejam citados.

Comentários

Mostrar blogs

Bibliotecas Virtuais

Postagens mais visitadas deste blog

Frases de Motivação

A ORIGEM DOS SÍMBOLOS RELIGIOSOS

PRONOMES DE TRATAMENTO PARA AUTORIDADES