CURSOS E PRODUTOS - ONLINE

GÊNESIS CAP. 4

4. O ASSASSINATO DE ABEL (4.1-15). 
Alcancei... um varão (1). O nascimento do primeiro bebê humano deve ter sido uma maravilhosa experiência, especialmente à luz de todos os eventos ligados ao pecado de Adão e Eva. Do Senhor (1). O texto hebraico, quanto a esta frase, é capaz de uma variedade de interpretações.  Pode ser traduzido como: "da parte de Jeová"; "com a ajuda de Jeová"; "a saber, Jeová", que seria uma tradução literal. A primeira dessas é gramaticalmente impossível. A segunda envolve um uso excepcional do hebraico eth, mas é possível, e dá bom sentido. É sustentada pela Septuaginta. Ao cabo de dias (3). Atenção a esta frase soluciona alguns dos problemas que são ocasionalmente considerados como pertencentes a este relato. Um longo tempo se passou entre o versículo 1 e o versículo 3. Caim e Abel já não eram mais crianças, e nem eles e seus pais eram os únicos quatro seres humanos na terra. Uma oferta ao Senhor (3). Não é dito aqui que a oferta de holocausto estivesse baseada numa instituição divina. É provável que tenha sido uma ação espontânea de gratidão e reconhecimento a Deus.
A origem dos holocausto está envolta em mistério. Atentou... não atentou (4-5). Nenhuma resposta satisfatória pode ser oferecida quanto à questão de como o favor ou o desfavor de Deus foram demonstrados. Aqueles que pensam que existe alguma indicação sobre a instituição divina do sacrifício em capítulo 3.21 afirmam que a razão para a aceitação de uma oferta e a rejeição da outra se descobre no fato que a oferta de Caim foi incruenta. É impossível ter certeza quanto a isso, entretanto, mas o que é certo sobre a narrativa é que os dois irmãos tinham consciência de que Deus havia considerado diferentemente suas ofertas. Para Abel e para sua oferta... para Caim e para a sua oferta (4-5). O ofertante aparece antes da oferta. Mesmo sob a lei levítica era o estado da mente do ofertante que dava valor moral ao seu sacrifício. Ver Hb 11.4 e comparar o protesto contra os sacrifícios hipócritas (Is 1.10-20).

    Se bem fizeres... (7). Deus adverte Caim que um terrível ato pecaminoso estava perigosamente próximo:  estava ali como um animal feroz, esperando saltar sobre ele. Para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás (7). O hebraico, neste texto, é tremendamente difícil. Devido seu gênero, os pronomes hebraicos para "seu" e "ele" não podem pertencer ao pecado à espreita, mas sim, precisam ser tomados como referindo-se a Abel. O pensamento do versículo se transfere para a situação concreta. Caim estava confuso e com inveja por causa de Abel, mas foi relembrado por Deus que, se ao menos fizesse o que era correto, seu irmão mais novo permaneceria subordinado a ele. A frase em Gn 3.16 apresenta um uso semelhante da idéia de subordinação. E falou Caim com o seu irmão Abel (8). Lit. "E disse Caim a". No hebraico a sentença parece interrompida. O que Caim disse a Abel pode ser visto na ação que se seguiu. E o matou (8). A humanidade se dividiu com esse ato de inimizade e assassinato. Caim aliou-se à semente da serpente (1Jo 3.12 e cfr. Jo 8.44) e Abel se tornou símbolo dos justos sofredores. A voz do sangue do teu irmão (10). Cfr. Hb 12.24. Maldito és tu desde a terra (11). A maldição procederia desde o próprio terreno cultivado ('adamah), e os labores de Caim como agricultor seriam vãos; portanto, ele teria de andar pela terra como um vagabundo.
   
Minha maldade (13). Parece correto concluir aqui, porém, que a despeito das indicações dadas em algumas versões, como esta que estamos usando, que apenas o castigo é que perturbava Caim, e não seu pecado. Todo aquele que me achar me matará (14). Não há necessidade de supor a existência de alguma raça préadâmica aqui. As palavras de Caim são suficientemente explicadas ou pela ira vindicativa do seus irmãos mais jovens, de quem ele com justiça poderia ficar temeroso, ou pela sua própria imaginação aterrorizada. A imaginação de Caim provavelmente se tornou descontrolada, mas que também havia a possibilidade dele vir a sofrer às mãos de outros pode ser corretamente inferido pelo que se segue, no versículo 15. A verdade importante que vem à luz, nesta passagem, é que o temor do coração de Caim é um testemunho sobre a lei da retribuição. É até possível que a sentença judicial "fugitivo e vagabundo serás na terra" (12) tenha recebido sua execução no fato que, por causa do terror inspirado por Deus, Caim tenha feito de si mesmo um fugitivo. Pôs... um sinal em Caim (15). "Apontou um sinal para Caim". Esta última tradução sugere que Deus tenha apontado alguma espécie de sinal para Caim, mais ou menos como Ele apontou o sinal do arco-íris para Noé (Gn 9.12), cujo aparecimento regular asseguraria a Caim a certeza da proteção divina. E esta última tradução também parece preferível à primeira, que parece indicar que alguma marca exterior tenha sido dada a Caim capaz de encher de medo os inimigos potenciais de Caim, assim tornando-os incapazes de fazer-lhe mal.

5. OS DESCENDENTES DE CAIM (4.16-24). Conheceu Caim a sua mulher (17). Sua mulher era uma das filhas de Adão. Não há motivo para supor-se que Caim já não estivesse casado antes de cometer o assassinato; nem de supor-se que, presumindo  que ainda não se tivesse casado, que ele ocasionalmente não retornasse ao seu antigo lar, no decurso de suas peregrinações, e não tivesse escolhido para si uma irmã como esposa, numa dessas ocasiões. Edificou uma cidade (17). A edificação dessa cidade foi separada do estabelecimento original de Caim na terra de Node por um considerável período de tempo. A narrativa chama a atenção para a edificação da cidade como se isso marcasse um novo estágio no avanço da civilização. Sem dúvida foi o aumento da família de Caim e do círculo de seus dependentes que ocasionou a edificação da cidade. Provavelmente a cidade não passasse de um centro defendido de vida social organizada.
    A Enoque nasceu Irade (18). A ordem que as diferentes genealogias são apresentadas é instrutiva. Trata-se de um dos princípios de arranjo deste livro que, quando há diversas árvores genealógicas a ser descritas, a principal árvore genealógica da linha que cumpria os propósitos divinos é reservada para o fim, enquanto que todos os demais ramos familiares são apresentados em primeiro lugar. Neste caso, é dada a linha de Caim, e então a página fica livre para dedicar-se à história do propósito de Deus quanto à descendência escolhida. Lameque (19). Na família de Lameque teve início a invenção das artes e dos ofícios. Não é justificável, porém, asseverar que essas artes são de origem má por terem aparecido entre aquela gente. Ada e Zila, ouvi a minha voz (23). Chama-se de "Cântico da Espada" o terceiro e o quarto versos desse poema:

    "por que eu matei um varão por me ferir, e um mancebo por me pisar".

Parece que Lameque tinha sido atacado por um "mancebo" que o feriu e pisou, sendo que, no original, ambas as palavras se referem aos golpes que podem ser aplicados com o punho. Lameque, pois, exultou na presença de suas mulheres por ter-se vingado, matando o jovem; a palavra para "matei" tem o sentido de atravessar com uma arma pontiaguda. Trata-se de uma jactância de segurança devido a possessão de armas superiores.

6. UM NOVO INÍCIO COM A LINHA DE SETE (4.25-26). Sete (25). O nome significa ou "apontado" (passivo) ou "apontador" (ativo). Quanto ao primeiro sentido, é chamada a atenção àquele filho como a semente que Deus tinha apontado; quanto ao último a atenção é focalizada em Deus, o "Apontador", cuja atividade Eva pode discernir na dádiva de seu filho. O primeiro ato da graça seletiva de Deus aparece no nascimento de Sete: de agora por diante o propósito de Deus pode ser verificado a operar mediante uma linha escolhida até que tudo estivesse consumado em Cristo. Então se começou a Invocar o nome do Senhor (26). Isso significa que o termo Jeová começou a ser associado à adoração a Deus.

Nenhum comentário:

Ministério Ad Adoração

Ministério Ad Adoração
Pr. Severino Ramo & Miss. Eliene Silva

Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro.

  Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro. Prezados irmãos e amigo...

POSTAGEM RECENTES

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Bibliotecas Virtuais

Seguidores

Links Sugeridos

Links Sugeridos:

Índice Downloads

  • ÌNDICE DE DOWNLOADS
    Bíblias Eletrônicas: ÌNDICE DE DOWNLOADS
  • Confira aqui todos os softwares disponíveis para download...
    More ...