CURSOS E PRODUTOS - ONLINE

Políticas, pastores e cantoras na mídia

Marina Silva, a única candidata evangélica na disputa presidencial, vem causando polêmicas em torno de sua religiosidade. Não que ela alimente essas polêmicas, mas alguns jornalistas causam um alvoroço em torno dela. Muitos temem uma ingerência religiosa no seu governo. Nesse espírito, a revista Época entrevistou o pastor Sóstenes Apolos, da Assembleia de Deus no Plano Piloto, igreja onde Marina é membro. 



A repórter Mariana Sanches demostrou pouco conhecimento do universo evangélico e assembleiano. A entrevistadora perdeu tempo perguntando sobre “usos e costumes”, e pelo jeito não sabia que a Assembleia de Deus é uma igreja muito heterogênea, ondena verdade são várias “Assembleias de Deus”. A única unidade, pelo menos aparente na Assembleia de Deus, é a sua doutrina pentecostal. O restante (liturgia, costumes, forma de governo, musicalidade) depende da liderança local.
Outra. A reportagem mostra Sóstenes Apolos como uma espécie de “mentor espiritual” da candidata verde. Ora, no protestantismo a relação de fé com a transcendência é muito individualizada. A reforma Protestante defendia a doutrina do “sacerdócio universal” de todos os cristãos. Ou seja, a relação é direta com Deus e não há “mentores espirituais” no protestantismo.
Miriam Leitão e Marina Silva
Em sua coluna do jornal O Globo, a jornalista Miriam Leitão surpreendeu. Leitão argumentou que reprova a ideia de perguntas em torno da religiosidade de Marina Silva se ela não faz isso com os demais candidatos. Leitão escreveu:
Na entrevista que fiz esta semana com Marina Silva não perguntei de religião. Foi proposital. Ao me preparar para a entrevista, me dei conta de que já entrevistei muitos candidatos à Presidência, nas últimas cinco eleições, e nunca perguntei a qualquer dos candidatos se, de alguma forma, suas convicções religiosas seriam parte do programa de governo. E eles tinham religião. As perguntas sobre a religião evangélica de Marina Silva aparecem de várias formas, são recorrentes, todas revelam o mesmo temor: o de que ela imponha ao país, caso eleita, suas crenças religiosas através do currículo escolar ou padrões de comportamento. Um temor que mais parece preconceito.
Sempre pensei isso. Independente se o presidente é a favor ou contra o aborto, por exemplo, quem decide isso é o legislativo (deputados federais e senadores). Marina Silva é uma mulher democrática e nunca imporia seus valores cristãos na sociedade brasileira. Nenhum político cristão fez e faz isso. Só gente tonta fica pensando essas coisas. É fruto de uma ignorância histórica. O cristianismo não é islamismo. Não existe Estado cristão absoluto, mesmo no Vaticano existem não cristãos. O laicismo nasceu em sociedades protestantes.
Aline Barros e Fernanda Brum no Domingão do Faustão
É, duas cantoras bem conhecidas no mundo evangélico foram até o Faustão e lá cantaram. Isso é bom ou ruim? Sei lá. Mas não seja ufanista. O Brasil não se tornará cristão porque cantores evangélicos estão no Faustão. Há muito tempo que músicos cristãos cantam nos programas de maior audiência da TV norte-americana e nem por isso os Estados Unidos se renderam aos pés do Senhor. É bom que os evangélicos ganhem espaço, mas as emissoras fazem isso não por conversão, mas sim pela busca de audiência. Aliás, as emissoras de TV sempre estão em busca de audiência, pois vivem disso.

Nenhum comentário:

Ministério Ad Adoração

Ministério Ad Adoração
Pr. Severino Ramo & Miss. Eliene Silva

Agenda Semanal das Reuniões - AD Adoração Limoeiro

Igreja AD Adoração: Um lugar para você! Somos uma igreja acolhedora e vibrante, liderada pelo Pr. Severino Ramo e Missionária Eliêne Silva. ...

POSTAGEM RECENTES

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Bibliotecas Virtuais

Seguidores

Links Sugeridos

Links Sugeridos:

Índice Downloads

  • ÌNDICE DE DOWNLOADS
    Bíblias Eletrônicas: ÌNDICE DE DOWNLOADS
  • Confira aqui todos os softwares disponíveis para download...
    More ...