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GÊNESIS CAP 7

3. NOÉ ENTRA NA ARCA (7.1-10). De todo o animal limpo (2). Não há certeza sobre o que esse termo, "limpo", seria aplicado naquele período. Talvez a distinção fosse entre comestível e não comestível, ou entre manso e selvagem, ou entre próprio para sacrifício e impróprio para sacrifício. Provavelmente não se refere às leis de Lv 11. Sete e sete (2). Pode significar sete pares, mas mais provavelmente significa três pares e mais um, adicional, para holocausto. Toda a substância que fiz (4). O termo aqui empregado ocorre novamente  só  em 7.23 e Dt 11.6.  Não denota tanto "vida", mas subsistência. Deus eliminaria ou "apagaria" toda a ordem de coisas estabelecida e começaria novamente.


4. O DILÚVIO (7.11-24). As fontes do grande abismo (11). Algum a grande convulsão na terra libertou as águas que estavam por baixo da crosta terrestre e causou uma grande elevação de águas, que eventualmente transportaram a arca até as montanhas de Arará. Em adição a esse jorrar de águas subterrâneas também houve o derramamento das águas que "estavam acima do firmamento", quando as janelas do céu foram abertas. As restrições impostas sobre as águas, no segundo e terceiro dias da criação foram relaxadas tendo em vista a destruição do mundo pecaminoso. Se o dilúvio teve começo no outono, então as nuvens de chuva coincidiram com o período das primeiras chuvas. Todo... toda (14). Não era possível que a arca comportasse dois animais de cada espécie de criatura, segundo entendemos o termo espécie hoje em dia. Ou a base da diferenciação foi uma base popular, ou a área da qual as espécies tinham de ser preservadas era apenas a área das vizinhanças, ou ainda, a seleção teve de ser feita dentre os tipos restritos de criatura que Deus fez chegar às mãos de Noé. A primeira dessas sugestões parece ser a mais natural, e os animais, muito provavelmente, foram aqueles de que o homem necessitaria para sua vida renovada sobre a terra. Foi uma graciosa provisão por causa do homem. O Senhor o fechou (16). Deve ter sido um dia de profunda emoção para Noé e sua família. Observe-se a maravilhosa ternura no fato que foi o Senhor que fechou a porta de segurança. No relato babilônico sobre o dilúvio o homem é quem faz isso por si mesmo. "A salvação vem do Senhor".
    A questão da universalidade do dilúvio pode talvez ser discutida neste ponto. A resposta é provavelmente encontrada no que significa "universal", neste caso. Que as palavras "toda", "tudo" sempre têm que ser entendidas à luz de seu contexto é claro mediante um exame em passagens tais como Gn 41.57; Dt 2.25; 1Rs 10.24; Rm 1.8; 10.18. O dilúvio foi universal no sentido geográfico, cobrindo cada milha quadrada da superfície da terra? Ou foi universal apenas no sentido que incluiu todos quanto se achavam dentro de seus limites? A favor desta última alternativa pode ser observado que, vendo a questão do ponto de vista do pecado humano e do julgamento divino, no que diz respeito à universalidade do dilúvio no sentido de apagar a raça humana, sua universalidade geográfica não foi essencial. "O objetivo do dilúvio", escreve Delitzsch "foi o estabelecimento de uma nova e melhor raça de homens por meio do extermínio da incorrigível raça antiga. Era suficiente, para  efetuar uma cura radical, que o distrito em que se achava a raça humana então espalhada, fosse submerso sob a água. Esse distrito da disseminação dos homens era também seu horizonte geográfico, e para eles era "a terra toda" (Gênesis, vol. 1, pág. 248). O trabalho de Sir Leonard Woolley, em Ur, confirma a conclusão que o dilúvio foi a varrição completa de uma civilização. (Ver Ur of the Chaldees, capítulo I) As tradições quase universais sobre o dilúvio constituem um testemunho poderosíssimo sobre sua importância. Sir Charles Marston dá seu veredito como segue: "Um julgamento realmente equilibrado precisa confessar que as lendas sobre um grande dilúvio, que vêm de todas as partes do mundo, têm a sua significação. Tem sido sugerido que apesar de talvez não se aplicarem a um dilúvio universal, certamente presumem uma dispersão geral por parte dos descendentes daqueles que o experimentaram" (The Bible is True, página 69). Debaixo de todo o céu (19). De conformidade com o ponto de vista tomado acima, a respeito da extensão geográfica do dilúvio, isso é equivalente à frase "dentro de todo o horizonte". Quinze côvados acima (20). Ou seja, cerca de oito metros.

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