23 de jun de 2010

GÊNESIS CAP 8

5. A DIMINUIÇÃO DAS ÁGUAS (8.1-14). 

Aquietaram-se as águas (1). As fortes correntezas, causadas pelo romper das "fontes do grande abismo" (7.11), agora tinham cessado, e as águas foram acalmadas. Parece que recuaram, provavelmente em direção ao mar. Note-se a palavra tornaram, no versículo 3. Os montes de Arará (4). O Arará é novamente mencionado em 2Rs 19.37; Is 37.38; Jr 51.27. Por meio dessas alusões, o Arará pode ser localizado em algum lugar da Armênia; e o lugar onde a arca repousou provavelmente foi algum lugar plano entre esses montes. Apareceram os cumes dos montes (5). A palavra significa "tornaram-se distintamente visíveis". Não que estivessem acabando
de emergir, mas tinham estado ocultos devido a neblina que tal derramamento de água deve ter produzido. Conforme é observado pelo editor do comentário de Lange, sobre esta passagem, esse foi "outro exemplo do estilo notavelmente ótico de toda a narrativa". A história parece ter sido escrita por alguém que esteve ali presente. Sete dias (10). Os períodos de sete dias que são proeminentes nesta narrativa sugerem uma anterior observância do "sábado"? Aos vinte e sete dias do mês (14). A cronologia do dilúvio pode ser tabulada como segue: Houve 40 dias durante os quais caiu a chuva (7.12). 40 dias Durante outros 110 dias as águas continuaram a subir, fazendo que prevalecessem por um total de 150 dias (7.24). 110 dias 

As águas ocuparam 74 dias em seu "indo e minguando". Isso foi o 17º dia do sétimo mês até o 1º dia do décimo mês (8.5). Havendo 30 dias em um mês, os números em dias são 13 mais 30 mais 30 mais 1. 74 dias Quarenta dias se passaram antes de Noé enviar o corvo (8.6-7). 40 dias Sete dias se passaram antes de Noé enviar a pomba pela primeira vez (8.8). Esse período é necessário ser computado para chegar-se ao total e é dado por implicação da frase "outros sete dias" no vers. 10. 7 dias Sete dias se passaram antes de ser enviada a pomba pela segunda vez (8.10). 7 dias Outros sete dias, precedendo a terceira viagem da pomba (8.12). 7 dias Até este ponto 285 dias foram computados, mas o episódio seguinte é datado no 1º dia do primeiro mês, do ano 601. Desde a data em 7.11 até este ponto, em 8.13, há um período de 314 dias; portanto, aqui há um intervalo de 29 dias. 29 dias Desde a remoção da coberta da arca até o fim mesmo da experiência houve mais 57 dias (8.14). 57 dias Total 371 dias O calendário apresentava meses de 30 dias; dessa maneira, desde o 17º dia do segundo mês, no ano 600, até o 27º dia do segundo mês, no ano 601, houve um ano (de 12 meses de 30 dias) e mais 11 dias, ou seja, 371 dias. Todo esse cálculo se baseia num calendário puramente calculado. Se tivermos a preocupação de investigar os dias reais, conforme medidos pelo sol, emerge um fato notável. Havia apenas 29½ dias num mês lunar; mas para propósitos de calendário, o primeiro dia de 24 horas do mês foi contado duas vezes, metade 

do mesmo pertencente ao mês anterior e a outra metade ao mês seguinte. Doze meses lunares reais em realidade são apenas 354 dias. Portanto, se os 11 dias (do 17º dia até o 27º dia do segundo mês) forem adicionados, teremos o número 365. Vem à luz então o fato que o dilúvio durou exatamente um ano solar. Trata-se de uma suposição inteiramente gratuita, das teorias da crítica destrutiva, que aqui temos dois relatos sobre o dilúvio, um dos quais "documentos" assevera que a duração do dilúvio foi de um ano e 11 dias, enquanto que o outro "documento" considera que o mesmo se prolongou por apenas 61 dias. As alegadas "discrepâncias" são produto das hipóteses dos críticos e não têm existência fora dessas teorias. O estilo "completo" da narrativa se deve àquele paralelismo de expressão que é característico da literatura hebraica. Quanto ao relato babilônico e outros, a respeito do dilúvio, pode-se examinar um Dicionário Bíblico.

6. O TÉRMINO DO DILÚVIO (8.15-22). Edificou Noé um altar (20). A nova vida do homem sobre a terra começou com um ato de adoração. Esta é a primeira referência a um altar nas páginas das Escrituras, embora provavelmente não deva ser considerado como o primeiro altar a ser construído. A imaginação do coração do homem é má (21). Esta, que fora o motivo para o julgamento, é agora vista como a prover ocasião para o exercício da misericórdia divina.
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