CURSOS E PRODUTOS - ONLINE

GÊNESIS CAP 9

7. A RAÇA HUMANA COMEÇA NOVAMENTE (9.1-7). Abençoou Deus a Noé (1). Noé surge, sob a bênção de Deus, como o segundo cabeça da raça humana. Observe-se os paralelos entre as bênçãos dadas a Noé e as que foram dadas a Adão (Gn 1.28-29). Houve estimulações divinas também. Primeira, referente ao alimento. Segundo o versículo 3 parece que somente depois do dilúvio é que o alimento animal foi permitido ao homem. Essa permissão talvez tenha sido dada em conexão com o sacrifício de Noé, e é possível que aqui tenhamos a origem da "festa" do holocausto, da qual o próprio adorador participava. A proibição de comer-se sangue nessa festa pode ser equiparada com um instrutivo contraste com a proibição do jardim do Éden. A "árvore" proibida, cuja abstenção era sinal
de obediência, estabeleceu a santidade da lei; o "sangue" proibido, cujo derramamento era o sinal da propiciação divina, estabeleceu a santidade da graça. A segunda estipulação dizia respeito ao derramamento do sangue. Essa solene advertência (versículos 5-6) preservou a santidade da vida humana. "Sangue" representa aquele mistério que chamamos de "vida". É uma dádiva exclusiva de Deus, e o homem não tem o direito de tirá-la. O mais alto motivo possível é empregado aqui, "porque Deus fez o homem conforme a sua imagem" (6).

8. O PACTO DO ARCO-ÍRIS (9.8-17). Um concerto (9) é mais que uma promessa: é um acordo. Deus entrou em relação de concerto com Noé, em lugar de fazer uma simples promessa, a fim de proporcionar-lhe maior segurança, e a fim de declarar que Ele se comprometera irrevogavelmente. O sinal (12) foi ligado a esse pacto. O meu arco tenho posto (13), significa "aponto meu arco". Noé já tinha visto o arco-íris por muitas vezes, mas dali por diante ele representaria um lembrete e um penhor do pacto. Esta passagem é instrutiva sobre a verdadeira natureza do princípio sacramental. "Sacramento" é um "sinal" exterior ao qual é ligado uma "palavra". A fé se apega às promessas anexadas ao sinal, e o sinal fortalece e confirma a crença que Deus cumprirá Sua palavra. Quando não existe fé na promessa não pode haver certeza quanto ao sinal. A palavra e o sinal nunca podem ser separados. Eu o verei (16). Isso significa um olhar intencional. Deus se compromete dessa maneira.

9. A BENÇÃO SOBRE SEM E JAFÉ (9.18-29). Sem, e Cão, e Jafé (18). Por causa da alusão, no versículo 24 ao "filho menor" de Noé, muitas sugestões inteiramente especulativas têm sido feitas em conexão com estes nomes e a ordem em que aparecem. Literalmente, a frase no versículo 24 é "seu filho, o pequeno". Em vista do fato que segundo o uso hebreu "filho" geralmente significa "neto", e observando-se que a maldição proferida por Noé em realidade caiu sobre Canaã, filho de Cão, é perfeitamente razoável concluir que a alusão, no versículo 24, não é a Cão, mas ao neto de Noé, Canaã, que provavelmente tinha tomado alguma participação vulgar no triste incidente. Embebedou-se (21). Noé sempre tinha sido um agricultor, mas o cultivo da videira era uma novidade para ele. Inconsciente dos efeitos intoxicantes do vinho, Noé bebeu em excesso. Nesse estado de incapacidade ele cometeu um ato de imodéstia e "descobriu-se". Cão viu isso, e parece ter-se tornado culpado da suja atitude que é condenada em Hc 2.15.
    Os versículos 25-27 possivelmente são remanescentes de antiga poesia. Servo dos servos (25). Essa maldição possivelmente teve cumprimento na subjugação final dos cananeus por Israel (ver versículo 26), ou talvez seja religiosa em sua significação. Esta frase é usada para a mais abjeta escravidão, e comparada com as bênçãos espirituais de Sem, com as quais a maldição de Canaã é aqui contrastada, que poderia ser mais abjeto que as superstições idólatras às quais os povos cananeus estavam escravizados? Bendito seja o Senhor Deus de Sem (26). Note-se que aqui não diz "Bendito seja Sem", mas antes, Bendito seja o Senhor Deus de Sem. A bênção de Sem é aqui profeticamente revelada de que residiria no fato que a eles (seus descendentes) seria confiado o conhecimento de Jeová; trata-se do uma bênção, realmente. Alargue Deus a Jafé (27). O título, neste caso, e 'elohim, enquanto que Jeová é reservado para a descendência de Sem, sob aliança. A referência a habitar nas tendas de Sem (27) provavelmente aponta para a antecipação de participação das bênçãos espirituais do Evangelho.

Nenhum comentário:

Ministério Ad Adoração

Ministério Ad Adoração
Pr. Severino Ramo & Miss. Eliene Silva

Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro.

  Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro. Prezados irmãos e amigo...

POSTAGEM RECENTES

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Bibliotecas Virtuais

Seguidores

Links Sugeridos

Links Sugeridos:

Índice Downloads

  • ÌNDICE DE DOWNLOADS
    Bíblias Eletrônicas: ÌNDICE DE DOWNLOADS
  • Confira aqui todos os softwares disponíveis para download...
    More ...