CURSOS E PRODUTOS - ONLINE

Quem é Marina Silva, candidata à presidência pelo PV

Marina Silva é a candidata do PV à presidência da República Foto: J. Rudy /Divulgação

Marina Silva é a candidata do PV à presidência da República

Foto: J. Rudy /Divulgação

Candidata: Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima (PV)

Nascimento: 8 de fevereiro de 1958, em Seringal Bagaço, no Acre
Estado Civil: Casada
Formação: Formada em História pela Universidade Federal do Acre. Tem especialização em Psicopedagogia. Foi professora da rede pública de ensino e atuou nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Fundadora da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Acre. É membro da igreja Assembleia de Deus
Histórico de filiações partidárias: PRC, PT e PV
Cargos relevantes: Vereadora de Rio Branco (1989-1990, PT-AC). Deputada estadual (1991-1995, PT-AC). Senadora (1995-2003, PT-AC). Ministra do Meio Ambiente (2003-2008). Senadora (2008-2010, PV-AC)


Domicílio eleitoral: Acre
Patrimônio declarado: R$ 149,2 mil
Marina Silva em resumo: quem é a candidata do PV à presidência?



Reconhecida internacionalmente por defender questões relativas ao meio ambiente, Marina Silva, pré-candidata à presidência da República pelo Partido Verde (PV), nasceu no dia 8 de fevereiro de 1958 no Acre, em uma comunidade conhecida por Breu Velho, no Seringal Bagaço. Com 52 anos, a acriana é dona de uma trajetória incomum: segunda filha - de uma família de 11 irmãos - Marina perdeu a mãe aos 15 anos, foi alfabetizada aos 16 e, aos 36, foi eleita a senadora mais jovem da história do País.

Filha de Pedro Augusto da Silva e Maria Augusta, Marina teve uma infância difícil ao lado de seus dez irmãos, dos quais três morreram ainda bebês. Para ajudar na sobrevivência da família, trabalhava com o pai na extração de látex. Após a morte da mãe, assumiu a casa, já que sua irmã mais velha havia se casado.

Com 16 anos, teve hepatite e procurou tratamento na capital acriana. Foi em Rio Branco, pouco tempo depois, que a presidenciável iniciou seus estudos e começou a trabalhar, como empregada doméstica. Nessa época, Marina ainda sonhava em ser freira, vontade herdada pela convivência com sua avó, católica fervorosa. Chegou a atuar nas CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), mas, em 1997, tornou-se membro da Assembleia de Deus.

Matriculada no Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), Marina aprendeu a ler e a escrever com 16 anos e, antes dos 20, já se preparava para prestar vestibular. Mas, uma segunda hepatite a fez buscar tratamento em São Paulo. Dois anos depois, já casada com Raimundo Souza, e grávida de sua primeira filha, Shalon, Marina começou o curso de História, na Universidade Federal do Acre. Um ano após concluir a graduação, nasceu Danilo, seu segundo filho.

Carreira política

Ao lado do líder seringueiro Chico Mendes - quem conheceu em 1976 durante um curso de liderança rural, Marina ingressou no Partido Revolucionário Comunista (PRC), grupo semiclandestino que atuava na oposição ao regime militar. Em 1984, fundou com Chico a Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Acre e, em 1985, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT), pelo qual concorreu no ano seguinte, sem obter êxito, como deputada federal. Marina permaneceu como vice-coordenadora da CUT até 1986.

O início de sua carreira política ocorreu nas eleições municipais de 1988 ao conquistar o posto de vereadora mais votada de Rio Branco. Em 1990, candidatou-se a deputada estadual, obtendo novamente a maior votação. No ano seguinte, Marina retornou a São Paulo após descobrir que havia sido contaminada, ainda na infância, por mercúrio. A contaminação explica a fragilidade de sua saúde, já que além de hepatite, teve cinco vezes malária e uma vez leishmaniose.

Casada com o atual marido, o técnico agrícola Fábio Vaz de Lima, com quem já havia tido Moara, Marina estava grávida de Mayara, e teve que esperar a filha nascer para iniciar o tratamento. Dois anos depois, em 1994, já recuperada, se candidatou ao Senado. Com 36 anos, foi eleita a senadora mais jovem da história da República. Em 2002, elegeu-se novamente, mas em janeiro de 2003, tirou licença para assumir o Ministério do Meio Ambiente, onde permaneceu até maio de 2008.

Como ministra, Marina lutou para transformar a questão ambiental em uma política de governo e, entre suas ações, conseguiu reduzir o índice de devastação da Amazônia em 57% e reformular o sistema de licenciamento ambiental de obras.

Após o pedido de demissão no Ministério - justificado por encontrar dificuldades dentro do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, Marina retornou ao Senado e começou a ser procurada por outros partidos. Após 29 anos, a ex-ministra deixou o PT, decisão anunciada no dia 19 de agosto de 2009. Onze dias depois, filiou-se ao Partido Verde, pelo qual concorre a uma vaga no Palácio do Planalto.

Prêmios

Marina é reconhecida internacionalmente por sua atuação em defesa do meio ambiente. Em 1996, recebeu o Prêmio Goldman do Meio Ambiente pela América Latina e Caribe. Em 2007, foi contemplada com o "Champions of the Earth" (Campeões da Terra), maior reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) para a área ambiental. Ainda em 2007, seu nome apareceu na lista de 50 pessoas que podem ajudar a salvar o planeta, divulgada pelo jornal britânico The Guardian.

Por sua trajetória na defesa da Amazônia brasileira, recebeu o "World Rainforest Award", concedido pela Rainforest Action Network (Ran), em outubro de 2008 e, no mesmo ano, também ganhou o "The Duke of Edinburgh Conservation Medal", pela criação do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia Regional.

Em 2009, em Oslo, na Noruega, recebeu o prêmio "Sophie" da Sophie Foundation, concedido aos que se destacam nas áreas ambientais e do desenvolvimento sustentável. No mesmo ano, ganhou o "Climate Change Award" (Prêmio Sobre Mudança Climática), da Fundação Príncipe Albert II de Mônaco.

Nenhum comentário:

Ministério Ad Adoração

Ministério Ad Adoração
Pr. Severino Ramo & Miss. Eliene Silva

Agenda Semanal das Reuniões - AD Adoração Limoeiro

Igreja AD Adoração: Um lugar para você! Somos uma igreja acolhedora e vibrante, liderada pelo Pr. Severino Ramo e Missionária Eliêne Silva. ...

POSTAGEM RECENTES

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Bibliotecas Virtuais

Seguidores

Links Sugeridos

Links Sugeridos:

Índice Downloads

  • ÌNDICE DE DOWNLOADS
    Bíblias Eletrônicas: ÌNDICE DE DOWNLOADS
  • Confira aqui todos os softwares disponíveis para download...
    More ...