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SERÁ QUE SOU HOMOFÓBICO?




A revista veja, desta semana, trouxe como reportagem de capa uma tendenciosa reportagem onde aborda a alegria de ser homossexual e fez isso com um viés jovem. Encontrei em meus arquivos este excelente texto do Rev. Wayne Perryman.
O dicionário define homossexualidade como: “que deseja alguém do mesmo sexo [gênero] ou o ato de ter sexo com alguém do mesmo sexo [gênero]”. Em outras palavras, é uma conduta sexual feita com alguém do mesmo sexo. O dicionário não definiu esse termo como duas pessoas do mesmo sexo que por acaso se amam.
Simplificando: tanto a homossexualidade quanto a heterossexualidade tratam de sexo. Uma expressão sexual está perfeitamente em harmonia com a maneira como a natureza designou nossos corpos para propósitos reprodutivos (heterossexualidade), enquanto a outra não (homossexualidade). Nenhuma das duas expressões sexuais tem algo a ver com amor. Ambas são condutas sexuais expressas por meio de contato físico entre duas ou mais pessoas.
A atividade sexual pode ser uma expressão de amor, mas o próprio sexo não é amor. Todos os adultos maduros sabem que sexo e amor são duas coisas diferentes. O amor puro não é expresso na maior parte das vezes de forma sexual.
Pais que amam seus filhos darão a vida por eles, mas eles nunca têm sexo com os filhos. Soldados deram a vida — a expressão máxima de amor conforme a Bíblia (João 15:13) — por um colega de farda (do mesmo sexo), mas eles nunca tiveram sexo com seu colega. Irmãos e irmãs têm sacrificado a vida por seus irmãos doando os próprios órgãos para salvar a vida do outro, enquanto outros têm deixado sua herança inteira para seus irmãos, mas em ambos os casos essas expressões de amor jamais incluíram sexo.
O ato sexual é meramente um ato físico que é na maior parte das vezes expresso na privacidade do lar. Portanto, esse ato não deve ficar sob a proteção de leis de direitos civis. Seu devido lugar de proteção são as leis de privacidade, não leis de direitos civis. As leis deveriam ser criadas para desestimular condutas criminosas, não apoiar condutas sexuais privadas.
Quando gays disseram que nasceram desse jeito e se compararam com negros, uma criança negra escreveu:
Meu ato sexual não me fez negro
Isso é algo que os gays não podem dizer
Pois é fato que o ato sexual deles
É o que os faz gays
A homossexualidade e a heterossexualidade são comportamentos sexuais que se expressam. Não são condições físicas como a cor negra ou branca.
Havendo dito isso, será que sou homo-fóbico se eu não gostar, não aceitar ou não me sentir bem com a expressão (conduta) sexual dos gays? Homo-fóbico significa temer ou odiar o indivíduo gay ou homossexual que se engaja em tal conduta? Antes de responder a essa pergunta, por favor permita-me compartilhar com você outras condutas com as quais não me sinto bem.
* Não gosto de (ou não me sinto bem com) heterossexuais que se exibem com gestos escandalosos em público quando podem fazê-lo na privacidade de seus lares. Será que sou hetero-fóbico e odeio heterossexuais?
* Não gosto de (ou não me sinto bem com) indivíduos que traem o cônjuge. Isso significa que tenho fobia e ódio dos que traem seus cônjuges?
* Não gosto (ou não me sinto bem) quando meus filhos se comportam como membros de gangue. Será que odeio ou temo meus filhos? Será que isso é fobia dos próprios filhos?
* Não gosto (ou não me sinto bem) quando motoristas fazem ultrapassagens perigosas em outros motoristas. Será que tenho ódio ou fobia de motoristas?
* Não gosto (ou não me sinto bem) quando meus irmãos e irmãs negros usam a palavra “preto”. Isso significa que tenho medo e ódio de meus irmãos e irmãs afro-americanos?
* Não gosto de (ou não me sinto bem com) muitos dos meus maus hábitos. Será que tenho ódio e medo de mim mesmo?
Imagino que você está entendendo o que estou querendo dizer. Só porque não gosto de certas condutas ou não me sinta bem com certas condutas, isso não significa que temo ou odeio a pessoa que se engaja em tal conduta.
Não devemos permitir que outros nos rotulem ou coloquem em nós um peso de culpa naqueles entre nós que não gostamos, não aceitamos e não nos sentimos bem com o estilo de vida homossexual. Tenho certeza de que mesmo dentro da população homossexual há certas condutas que eles não gostam, mas isso significa que eles temem ou odeiam as pessoas que demonstram tal conduta?
Eu odeio ou temo gays? Absolutamente não! Se eu visse alguém tentando prejudicar fisicamente um gay, como cristão e tal qual o “Bom Samaritano” da Bíblia, eu seria um dos primeiros a socorrê-lo, não porque o indivíduo prejudicado é gay, mas porque ele, como eu mesmo, é amado por Deus. (João 3:16)
Considerações finais: Conforme declarei antes, os gays muitas vezes comparam sua experiência com a experiência dos negros, mas os negros nunca tiveram a opção de esconder sua pele negra no armário para escapar ou evitar perseguição. E nós nunca fomos odiados por causa de nossa conduta. Nós éramos odiados simplesmente porque éramos negros.
Soli Deo Glória.
Pr. Luiz Fernando R. de Souza

Corajoso ou Covarde? - Charles H. Spurgeon

SOLA SCRIPTURA - Se você crê somente naquilo que gosta no evangelho e rejeita o que não gosta, não é no Evangelho que você crê,mas, sim, em si mesmo - AGOSTINHO.


Tão-somente sê forte e mui corajoso - (Josué 1.7)

o compassivo amor de Deus por seus servos faz com que Ele se preocupe com o estado das emoções deles. Deus quer que seus servos sejam corajosos. Alguns consideram insignificante o fato de que o crente é perturbado por dúvidas e temores, mas Deus não concorda com essa idéia. Ele deseja que sejamos livres de inquietação, dúvida e covardia. Nosso Senhor encara a nossa incredulidade com mais seriedade do que nós o fazemos.

Quando estamos desencorajados, estamos sujeitos a grande desordem, com a qual não devemos brincar; pelo contrário, devemos apresentá-la imediatamente ao grande Médico. Ver o nosso semblante entristecido ofende o nosso Senhor. Havia uma lei do rei Assuero no sentido de que ninguém viesse à sua presença vestido com lamentações (Neemias 2.1-2). Esta não é uma lei do Rei dos reis, porque podemos nos achegar a Ele e contar-Lhe como nos sentimos. Todavia, Ele deseja que fiquemos livres do espírito de opressão e sejamos vestidos com as vestes do louvor. Então, poderemos glorificar nosso Senhor por suportarmos provações de uma maneira heróica.


Se nos sentimos temerosos e estamos com os corações desanimados, isto desonrará a Deus. Além disso, que péssimo exemplo é estarmos assim! Esta enfermidade do desânimo e da dúvida é uma epidemia que logo se propaga no rebanho do Senhor. Um crente abatido pode entristecer outras vinte almas. A menos que a sua coragem seja mantida de pé, Satanás fará muito contra você. A alegria do Senhor é a sua força, e nenhum inimigo do inferno poderá avançar contra você. O labor é luz para o crente de espírito corajoso. O sucesso depende da coragem. O crente que trabalha se alegrando em Deus e crendo com todo o seu coração, esse crente tem sucesso garantido. Portanto, seja "forte e mui corajoso".

Pastor Silas Malafaia desliga-se da CGADB

Pastor Silas Malafaia desliga-se da CGADB
15/05/2010 por Judson Canto

O BALIDO cantou a pedra ontem. Hoje aconteceu.

O pastor Silas Malafaia acaba de anunciar em seu programa Vitória em Cristo, pela Rede TV!, o seu desligamento da CGADB. Informou também a sua renúncia ao cargo de vice-presidente daquela entidade.

Em seu pronunciamento, o pastor Silas lembrou que existem no Brasil várias Assembleias de Deus que não pertencem à convenção alguma, e que esse será o caso dele agora. Fez questão de dizer que a igreja sob a sua liderança continua sendo Assembleia de Deus e que pretende preservar as doutrinas da denominação. Também não deixou de agradecer aos quase 6 mil pastores que votaram nele para o cargo que ocupou até hoje

Como motivo, ele declarou estar convicto de que Deus quer levar a Assembleia de Deus Vitória em Cristo (a antiga AD da Penha) para “algo especial” e que pela visão e pelo projeto que Deus lhe deu não interessa pertencer à CGADB. Por força do estatuto, ele teve de se desligar também da convenção regional, a CEADER, afirmando não ser essa a sua vontade.

À pergunta que deu título à postagem de ontem, se o que acaba de ocorrer foi mais uma divisão na AD, penso que tecnicamente ela não existiu, uma vez que existem outras Assembleias de Deus nessa condição (e a CGADB é convenção de pastores, não de igrejas). É uma decisão que tem de ser respeitada, é claro. Na prática, porém, dada a proximidade do centenário da denominação, não foi um grande passo para a pretendida unidade e sem dúvida causará impacto.

PASTOR SILAS MALAFAIA RENUNCIA AO CARGO DE VICE-PRESIDENTE DA CGADB E DESLIGA-SE DELA


sábado, 15 de maio de 2010

Por Márcia Gizella

Isso mesmo, às 03: 30 da manhã de hoje: 15/05/10, Silas anunciou sua saída da CGADB.

Ele "explicou" como a CGADB funciona, enrolou, avisou que irão surgir muitas fofocas, e deixou bem claro que está saindo por causa de uma "visão" dada por Deus, que não irá revelar agora, e que estando na CGADB não poderia seguir. A tal "visão" é segundo ele, tremenda, de conquista e de grande impacto, e que não vai demorar para sabermos e entendermos que é coisa de Deus.

Malafaia também confirmou que mudou o nome da Assembléia de Deus da Penha, para AD Vitória em Cristo, e que o fez apenas para tirar o nome de bairro, e que a tal "visão" é algo extraordinário e que era necessária esta mudança. Falou também que não aceitará nenhum pastor que venha de divisões, pois não está dividindo, e deu um aviso:

"Quem está usando o nome Vitória em Cristo vai tratando de retirar, pois ele já o patenteou há muito tempo, e não vai permitir, enquadrando na lei os teimosos"


Neste sábado, 15 de maio de 2010, o Pastor Silas Malafaia, em rede nacional de televisão, no programa Vitória em Cristo, anuncia seu desligamento da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), onde era filiado desde quando foi ungido ao pastorado.

Afirma que não divide a denominação Assembleia de Deus, a saída é motivada por uma visão de Deus muito grande e que não abrirá mão desta visão por causa de instituições humanas. Revela que cansou-se de fazer parte da política eclesiástica assembleiana. Além disso, sem dizer a razão deixa no ar que o tempo trará a resposta do motivo maior de sua saída da CGADB.


Avisa que não pede para nenhum líder assembleiano imitá-lo, diz que não aceitará líderes divisores ao seu lado, e que, talvez, poderá voltar num futuro remoto para a instituição.

Eu sou um alguém que conhece parte desta instituição por dentro.

Nazaré – (Sermão) – C. H. Spurgeon





 - Domingo de Manhã, 02 de Junho de 1867 -

 Se você crê somente naquilo que gosta no evangelho e rejeita o que não gosta, não é no Evangelho que você crê,mas, sim, em si mesmo - AGOSTINHO.


O evangelho singelo de "creia e viva", era tão grande novidade que, quando Whitefield se colocava em pé nos campos para pregar a multidões de dezenas de milhares, eles ouviam o evangelho como se fosse uma nova revelação proveniente dos céus. Mas alguns de vocês ficaram endurecidos. Seria impossível colocar o evangelho em um novo formato para seus ouvidos. Os ângulos e cantos da verdade ficaram, para vocês, desgastados e arredondados. Domingo após domingo, vocês chegam a igreja--são freqüentadores desde longo tempo--acomodam-se nos assentos e acompanham o culto, que para vocês se tornou mera rotina semelhante a levantarem da cama de manhã e se vestirem. O Senhor sabe que temo a influência da rotina sobre mim mesmo; receio que lidar com a alma de vocês venha a ser mera formalidade comigo, e oro a Deus para que ele os livre, e a mim, da influência mortífera da rotina religiosa.





* Crente pode julgar? - Por Ciro Sanches Zibordi
* Julgando os críticos ou criticando os juízes? - Por Jonara Gonçalves
* Julgar é bíblico? O conselho de Gamaliel e o pensamento cristão - Por Leonardo Gonçalves


Que Deus te abençoe!

Suprema Corte americana fica sem nenhum protestante entre seus membros

Suprema Corte americana fica sem nenhum protestante entre seus membros

Professores e evangélicos polarizam debate sobre livro escolar sobre sexo


Livro foi recolhido das escolas do Recife

Livro foi recolhido das escolas do Recife
 Uma audiência pública nesta quarta-feira (12) pela manhã discutiu a polêmica do livro Mamãe, como eu nasci?, livro que foi banido das escolas do Recife depois de denúncias de que seu conteúdo tenha teor pornográfico. Estiveram na Câmara dos Vereadores, no Centro do Recife, a secretária de Educação em exercício, Ivone Oliveira, e a promotora do Ministério Público para assuntos de educação, Catarina Gusmão. Apesar do debate ter avançado, não se conseguiu um consenso.
Quem presidiu o debate foi o vereador André Ferreira (PMDB), presidente da Frente de Defesa da Família da casa. No debate, representantes da bancada evangélica acusaram o livro de pornográfico, dizendo que mais do que orientar, a obra incita ao sexo.

Na sessão, algumas páginas do livro, de autoria de Marcos Ribeiro e que é voltado para crianças de 8 a 10 anos, foram exibidas. Em uma das ilustrações, um menino numa banheira e uma garota em frente à TV aparecem se masturbando. Após as discussões de hoje, ficou decidido que uma nova audiência será marcada.

Por enquanto, os pais que reclamaram da aplicação do livro paradidático e políticos da bancada evangélica continuam afirmando que a educação sexual não deve fazer parte das atividades extracurriculares e que a obra é "grosseira".

Professores da rede municipal de ensino, do outro lado do debate, defenderam a aplicação da obra.

Várias professoras discursaram lembrando a importância do ensino sexual nas escolas. Elas disseram também que Mamãe, como eu nasci? é uma das melhores obras do assunto, tratando do tema com franqueza e livre de preconceitos.

BANIDO - Desde o dia 27 de abril que o livro foi banido das escolas do Recife. Apesar da polêmica, o autor da obra é considerado uma autoridade no assunto. Marcos Ribeiro foi premiado pela Academia Brasileira de letras de livros sobre sexualidade e corresponsável pelo documento Sexualidade, prevenção das DST/Aids e uso indevido de drogas, do Ministério da Saúde e voltado para crianças e adolescentes.
O livro também é tido como uma das obras mais atualizadas no assunto, já que tem trechos que lutam contra a pedofilia, ao dizer ao leitor infantil que nenhum adulto deve tocar em sua genitália.
A polêmica em torno dos livros infantis não é exclusividade do Recife. Em outros países, a escolha dos paradidáticos também rendem debates acalorados. Na Alemanha, um livro sobre educação sexual foi tido como pornográfico ao mostrar de forma bastante direta - ainda que com ilustrações infantis - como acontece o sexo, a reprodução e outros temas.

Já a Suécia e nos demais países do Norte Europeu, o tema é tratado sem tabus e isso acabou influenciando nos números da sociedade, já que o país tem os menores números de gravidez na adolescência, DST entre jovens e aborto. Existe até mesmo uma Associação Sueca de Educação Sexual para tratar do tema.

O Brasil sempre teve normas para ensino de educação sexual nas escolas como mostra um estudo publicado no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Atualmente, o tema tem ganhado polêmica dentro e fora das salas de aula.

JC/Notícias Cristãs

Marcos Gladstone, pastor dos gays, processa compositor evangélico. Acusação: Letra homofóbica


O líder e fundador da Igreja Cristã Contemporânea, Marcos Gladstone, recorreu ontem ao Ministério 

Público contra o que classifica de música evangélica homofóbica. Casado há quatro anos com o também Fábio Inacio, os dois lideram a denominação, que é voltada para o público gay. O pastor teria se sentiu ofendido ao ver que uma imagem da cerimônia de união dos dois foi usada num vídeo da música “Adão e Ivo”, que critica o homossexualismo, no Youtube.

De autoria de Toinho de Aripibú e interpretada pelo cantor evangélico Emanuel de Albertin, a música diz que “se Deus tivesse feito homem pra casar com outro (homem) não seria Adão e Eva, tinha feito Adão e Ivo”. No vídeo, sobre a foto do casamento de Marcos e Fábio na cerimônia de casamento aparecem dizeres ofensivos como “cena desprezível, horrível e abominável”.

— O que mais me deixou indignado foi eles (autor e intérprete da música) acharem que não vai ter punição — diz Marcos, que também entregou a representação à OAB e à Secretaria estadual de Assistência Social e Direitos Humanos.


Assista o vídeo que desencadeou a polêmica:








***
Extra / Púlpito Cristão



Comentário de Leonardo Gonçalves:

Engraçadinha a música! Bom humor e canja de galinha não fazem mal à ninguém...

O vídeo é mesmo forte, e as palavras usadas bastante incisivas. No entanto, muitos homossexuais têm dirigido insultos piores aos pastores, valendo-se da tal "liberdade de opinar". Será que essa tal liberdade é uma via de mão única?

Estranho também é o fato do PL 122 ainda não ter sido aprovado, e as coisas andarem nesta toada. Se antes da lei, já estamos assim, o que virá depois?

Já disse neste blog que não sou contra um projeto de lei que preserve a integridade e resguarde a opção de ser homossexual. Porém, também disse que o projeto de lei, assim como está, não pode ser aprovado, pois fere a liberdade de expressão conferida pela nossa Carta Magna.

Com muito respeito aos homossexuais, muitos dos quais leem o blog, não posso encontrar uma citaçao mais contundente para o fato, do que esta do Arnaldo Jabor:


Antigamente o homossexualismo era proibido no Brasil.
Depois passou a ser toleado.
Hoje é aceito como coisa normal.


...Eu vou-me embora antes que passe a ser obrigatório.

http://www.pulpitocristao.com/2010/05/marcos-gladstone-pastor-dos-gays.html

Veja a primeira foto do satélite do Google em alta resolução

Veja a primeira foto do satélite do Google em alta resolução

Esta é a primeira imagem em alta-resolução enviada pelo satélite GeoEye-1, construído pela empresa GeoEye em parceria com o Google, que poderá ser utilizada nos produtos Google Maps e Google Earth.

Lançado em órbita no último dia 06 de setembro, o acordo entre as companhias permite à gigante de buscas,  utilizar o satélite de forma exclusiva para seus serviços online.
A primeira foto mostra A  Kutztown University in Pennsylvania

Veja  a foto no tamanho original.

A Santificação (Esboço EBD)

A Santificação (Esboço EBD)



A Santificação: Santificação, santidade e consagração são sinônimos.
Para alcançarmos a santidade, sermos santos, precisamos manifestar alguns tópicos:

1. Separação> A santidade representa o que está em Deus, que O torna separado de tudo que é terreno e humano; Sua absoluta perfeição moral e Sua majestade divina; quando Ele deseja usar algo tem, este algo precisa estar santo.
2. Dedicação> Essa é a condição do crente, dedicar-se a se separar do pecado e do mundo e ser consagrado a Deus; tudo que fazemos sendo puro e agradável é e deve ser dedicado a Deus.
3. Purificação> As coisas que são dedicadas ao Senhor precisam ser limpas e tem que estar limpas. Limpeza é uma condição de santidade, ou purificação. Objetos inanimados foram consagrados para serviço de culto a Deus (Ex 40.9-11) unção do azeite; santificação pelo sacrifício de bezerros com sangue (Ex 24.8). Os sacerdotes foram santificados com azeite, água e sangue (Lv 8.10). Na nova aliança, para uma santificação é necessário um sacerdócio espiritual (I Pe 2.5); pela mediação do filho (I Co 1. 2, 30; Ef 5.26; Hb 2.11); por meio da palavra (Jo 17.17; 15.3); do sangue (Hb 10.29; 13.12) e do espírito (Rm 15.16; I Co 6.11; I Pe 1.2)
4. Consagração> Vida Santa e Justa. Justiça (I Jo 3.6-10): Vida regenerada conforme a lei divina. Santidade: Vida regenerada em conformidade com a lei divina, dedicado ao serviço divino, o que pede a remoção de qualquer mancha ou sujeira que obstrua esse serviço (I Pe 1.15). Após a consagração de Israel, como agora santos poderiam viver? Seguindo as leis de santidade (Lv 11 - 15), viver em santidade foi uma consequência da consagração. Conosco é a mesma coisa (Hb 10.10), aqueles que são santos, são exortados a seguir a santidade (Hb 12.14); aqueles que foram purificados (I Co 6.11), são exortados a purificar a si mesmo (II Co 7.1)
5. Serviço> Servir a Deus num relacionamento santo, significa ser sacerdote, ou seja, prestar serviço a Deus. Da mesma forma, nós fomos consagrados por Cristo e pela nova aliança passamos a ser sacerdócio real .. (I Pe 2.9). O serviço é elemento essencial na santificação, somos adoradores e através disso pertencemos a Deus. Santificação envolver ser possuído por Deus e servir a Ele. A santificação é absoluta e progressiva: Absoluta porque a obra já foi feita (Hb 10.14) e progressiva porque o cristão deve perseguir a santidade (Hb 12.14), aperfeiçoando a consagração pela limpeza de seu ser (I Co 7.1). A santificação também é posicional, pois é primeiramente uma mudança de posição, passando de pecador para adorador; também é prática, porque exige uma maneira reta de viver.
Um bom exemplo de morte para o pecado e ressureição para uma vida nova e eterna é o batismo por imersão nas águas. A imersão significa a união com Cristo na Cruz para a morte do pecado, e quando levantado, uma vida nova (Rm 6.4). Mesmo com uma vida santa haverá tentação externa e interna, por isso a necessidade da vigilância (Gl 6.1; I Co 10.1,2), a carne é fraca, e o cristão pode ceder pois está sendo provado (Gl 5.17), contudo ele pode resistir e vencer a tentação (Tg 4.7; Rm 6.14; I Co 10.13), pode estar sempre cheio de frutos de justiça (I Co 10.31; Cl 1.10), pode possuir a graça e o poder andando em comunhão (Ef 5.18; I Jo 1.7), pode ter a purificação constante (Fp 2.15; I Ts 5.23)

Misª Mylle Carneiro
'Santificai-vos!'
yssá adonay panav elecha,v´assém lecha shalom.
o Senhor sobre ti levante o teu rosto,e te dê a paz

EBD Esboço da Lição - Davi e sua Vocação

LIÇÃO 07 - O CUIDADO COM AS OVELHAS - Rede Brasil de Comunicação

Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Recife / PESuperintendência das Escolas Bíblicas Dominicais
Pastor Presidente: Ailton José Alves

Av. Cruz Cabugá, 29 - Santo Amaro - CEP. 50040 - 000 Fone: 3084 1524

LIÇÃO 07 - O CUIDADO COM AS OVELHAS

INTRODUÇÃO

O profeta Jeremias chamou os líderes de Israel de “pastores” em virtude dos mesmos terem a função de guiar e cuidar do povo Deus, que é chamado de rebanho do Senhor. Infelizmente, a liderança em Israel estava vivendo em grande corrupção; por isso, o povo não foi conduzido “às águas calmas e tranqüilas” como diz o rei Davi no Salmo 23; mas foram levados à idolatria e a outros graves pecados que acarretaram terríveis conseqüências. É por isso que o Senhor Deus, o Verdadeiro Pastor de Israel, repreende veementemente através de Jeremias os líderes daquela época que encaminharam o povo a toda sorte de pecado.

I - O QUE É UM PASTOR

O termo vem da palavra hebraica, raah que figura por setenta e sete vezes no Antigo Testamento, onde tem o sentido de “pastor” (Gn 49:24; Êx. 2:17,17; Nm 27:17; Sl 23:1; Is 13:20; 31:4; 40:11; Jr 6:3; Ez 34:2-10;Am 1:2; Zc 10:2,3). No Novo Testamento, a palavra grega para pastor é “poimén” vocábulo que ocorre dezoito vezes: Mt. 9:36; 25:32; Mc 6:34; 14:27; Lc 2:8,15,18,20; Jo 10:2,11,12,14,16; Ef. 4:11; Hb 13:20; 1 Pe 2:25). No sentido literal, um “pastor” é alguém que cuida do rebanho de ovelhas. Juntamente com a profissão de agricultor, é a mais antiga profissão do mundo. Os pastores eram conhecidos como profissionais que alimentavam e protegiam os rebanhos (Jr 31:10; Ez 34:2), que procuravam as ovelhas perdidas (Ez 34:12) e que livravam de animais ferozes as ovelhas que estivessem sendo atacadas (Am 3:12). No Antigo Testamento a figura do pastor é bem presente, pois boa parte dos principais líderes de Israel eram pastores:Abraão, Isaque, Jacó (Gn 13:7; 26:20; 30:36; 37:22); Moisés (Ex 3:1), Davi (1 Sm 16:11). Parece que a profissão de pastor era uma excelente preparação para ser um dos líderes de Israel (Am 1:1). Com base nessa idéia de que o pastor é o líder do rebanho, surgiu o conceito de Deus como o Pastor de Israel. Jacó se dirigiu a Deus dessa forma nos dias que antecederam sua morte (Gn 48:15). Davi chamou a Deus de seu Pastor (Sl 23) e Asafe também o fez (Sl 80:1).

II - OS PASTORES DE ISRAEL

2.1. No A.T. - Os líderes de Israel no Antigo Testamento (composto por Reis, Sacerdotes e Profetas), especificamente nos dias do Profeta Jeremias, foram chamados de pastores. “…contra os pastores que apascentam o meu povo…” (Jr 23.2). Observe que o termo “apascentam” usado neste versículo mostra claramente que eles estavam em pleno exercício de suas funções a eles delegadas.
Só que a prática de cada um deles eram totalmente contrárias a vontade de Deus em relação ao rebanho. Vejamos a atuação de cada um desses grupos que foram denominados pastores:
Os Reis - A justiça não era mais prática da monarquia; em seu lugar estava a violência, a injustiça, a extorsão e a opressão; isso fica nítido quando Deus declara através de Jeremias: “Assim diz o Senhor: Exercei o juízo e a justiça, e livrai o espoliado da mão do opressor; e não oprimais ao estrangeiro, nem ao órfão, nem à viúva; não façais violência, nem derrameis sangue inocente neste lugar” (Jr. 22.3). Logo após, impõe uma condição ao Rei de Judá: “…se deveras cumprirdes esta palavra..” (Jr.22.3). Caso ele não ouvisse a voz do Senhor o palácio real se tornaria uma assolação. “… que esta casa se tornará em assolação” (Jr.22.4).
Os Sacerdotes - foram coniventes com as práticas idólatras do povo, não ensinaram a lei de Deus, antes usaram de falsidade vivendo de forma dúbia. “Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade.” (Jr 6.13). O exercício das ministrações dos sacrifícios e ofertas tornaram-se meros rituais vazios e sem significado espiritual para o povo.
Os profetas - Estes que tinham por função primeira ser porta-voz de Deus tornaram-se adeptos de Baal: “…e os profetas profetizavam por Baal, e andaram após o que é de nenhum proveito…” (Jr 2.8). Ludibriam o rebanho do Senhor com a falsa promessa de que o Templo os protegeriam independentes de suas ações. A situação deles era tão pecaminosa que Deus os chamou de moradores de Sodoma e Gomorra (Jr 23.14).

Os Pastores de Israel que Deus levantou para guiar e apascentar o seu povo deveriam fazer parte do governo teocrático (Deus liderando por meio dos seus escolhidos). No entanto, rebelaram-se contra o Senhor da pior forma, além de pecar, induziram ao erro e destruíram o rebanho do Senhor. “Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o Senhor” (Jr 23.1). Nos versículos posteriores, o verdadeiro Pastor, se apresenta para trazer de volta as suas ovelhas que foram dispersas por aqueles que deveriam zelar pelo rebanho.
Não obstante a omissão e desleixo dos líderes de Israel, o profeta se refere ao Senhor como o pastor que protege seu rebanho (Jr 31:10), o profeta Isaías o descreve como o pastor que alimenta o povo de Israel ( Is 40:11) e Ezequiel descreve-o como o pastor que busca pelas ovelhas de seu rebanho (Ez 34:12).
2.2.No N.T. - Seguindo o contexto judaico, os escritores do Novo Testamento descrevem como o Senhor Jesus como um Pastor. Assim, Jesus é bom pastor porque deu sua vida por suas ovelhas (Jo 10:2,11,14,16), e como todo bom pastor Ele separa as suas ovelhas dos bodes, assim como faz o pastor (Mt 25:32); e ele sofreu por suas ovelhas como faz um bom pastor (Mt 26:31).
Entretanto em termos eclesiásticos, o pastor é o supervisor do rebanho. Sua principal função é administrar a Igreja de Cristo (1 Pe 5:1-8), cuidando do rebanho (Hb 13:7), sendo o principal exemplo para as ovelhas que recebeu do Senhor, nosso Sumo Pastor (Hb 13:17). Deve ser irrepreensível, governar bem a sua casa, um homem que vive uma vida de santidade e que dá sua vida pelas ovelhas ( Ver epístolas pastorais I e II Tm e Tito).

III - ISRAEL FOI DESTRUÍDO POR LHE FALTAR VEDADEIROS PASTORES

Os Pastores tinham um papel vital para guiar a nação em direção a Deus; caso contrário, os desvios e erros dos sacerdotes seriam copiados pelo povo. Por essa razão é que o Senhor se importava tanto com a liderança do seu povo. A cobrança e as exigências para com os líderes do povo eram muito grandes.

Como os pastores da época do profeta Jeremias se desviaram e cometeram várias levianidades, o povo seguiu seus seus maus exemplos: “Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e o meu povo assim o deseja; mas que fareis ao fim disto?” (Jr 5.31). Todas as classes designadas por Deus em Israel para estarem à frente do povo haviam se desviados. A responsabilidade maior eram desses pastores, o juízo para esses eram certos. Assim, Israel foi destruído porque lhes faltou os verdadeiros pastores que ouvissem a voz de Deus e ensinassem a justiça aos filhos de Israel.
A misericórdia de Deus é tão grande que ele promete resgatar as ovelhas que foram dispersas: “E eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão.” (Jr. 23.3). Aqui está o verdadeiro Pastor de Israel, mostrando que ele não desiste de suas ovelhas, pois o verdadeiro pastor :
a - Instrui as suas ovelhas com a sua palavra e o seu exemplo, e as guia (Jo 10:7);

b - Vive bem familiarizado com as suas ovelhas, e elas o conhecem bem , o que indica comunhão e comunicação (Jo 10:3,4);
c - Guia o rebanho tanto nesta vida como em direção a vida eterna (Jo 10:4,10,17 e 28).
d - É o exemplo moral das ovelhas e vai adiante dela (Jo 10:4).
e - É inteiramente devotado ao seu rebanho e dá a própria vida pelas suas ovelhas (Jo 10:11).
f - Garante a segurança do rebanho, tanto agora como para toda eternidade, mediante a autoridade que lhe foi conferida pelo Pai com quem Cristo tem perfeita união, tanto no tocante à sua natureza quanto no que diz respeito aos seus desígnios (Jo 10:27-30).

IV - OS DEVERES DAS OVELHAS.

As ovelhas possuem características que nos servem de exemplo: são mansas e vivem em grupos. Isso nos fala de paz com Deus e consigo mesmo e de união entre os irmãos. Também tem privilégios, como por exemplo: elas não constroem o próprio aprisco, esta função cabe ao pastor; o rumo certo ao local com pastagens e águas e a proteção contra os perigos diurno como noturno é de responsabilidade de seu dono. O Senhor Deus, o nosso Sumo Pastor, é quem criou a igreja, nos dá a direção certa para uma vida consagrada a Ele e é Ele quem nos guarda de todos os males. Todavia, as ovelhas também tem deveres com o seu Pastor e são justamente esses deveres que identificam se a natureza é de ovelha.
Uma verdade marcante é que a ovelha conhece a voz de seu Pastor. Jesus disse: “…e elas ouvirão a minha voz…” (Jo 10.16).
A palavra “ouvir”, neste texto, não quer dizer um simples escutar, mas obediência naquilo que a voz do pastor transmite. Assim, fica evidente que o primeiro dever da legítima ovelha é: obedecer. A Bíblia nos declara: “Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas…” (Hb 13.17). O sentido da palavra obediência, desprendido desses textos, mostra se a nossa natureza é mesmo de ovelha e se pertencemos ao aprisco do Sumo Pastor. (1Pe 5. 1 - 4).

Outro dever é honrar os Pastores: “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.” (Hb 13.7). Honrar é considerar em alta estima os fiéis servos do Senhor a quem Deus confiou esta tão grande responsabilidade. Quando se honra os pastores está também honrando a Deus que os chamou para essa função.

CONCLUSÃO

Os Pastores da época do profeta Jeremias, falharam porque não se deixaram apascentar pelo Verdadeiro Pastor de Israel. Antes, apascentaram a si mesmo, e dessa forma dispersaram as ovelhas do Senhor e destruíram o rebanho que não lhes pertenciam. A conseqüência disso foi o castigo decretado sobre a nação Israelense. Diante do juízo iminente sobre o povo, o amor do Sumo Pastor é revelado quando ele promete resgatar as ovelhas dispersas e levantar pastores comprometidos com Deus e o rebanho. “E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o Senhor” (Jr.23.4).

REFERÊNCIAS

Bíblia de Aplicação Pessoal - C.P.A.D
Jeremias e Lamentações - Introdução e comentário - R.K.Harrison Editora Vida Nova
Dicionário Teológico - Claudinor Correia de Andrade - CPAD.
Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia, Champlin, Vol. 5 - Hagnos
Antigo Testamento comentado e interpretado, Champlin,vol. 7 - Hagnos


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