Comentário Bíblico Segundo a Visão Pentecostal na Vida Cristã

Comentário Bíblico Segundo a Visão Pentecostal na Vida Cristã A visão pentecostal da vida cristã enfatiza a centralidade do Espírito Santo em todos os aspectos da jornada com Deus. Desde o novo nascimento até a busca pela santificação, os pentecostais acreditam na capacitação espiritual para viver uma vida de vitória, evidenciada pelo fruto do Espírito, dons espirituais, e pelo compromisso com a evangelização e a santidade. --- Introdução O movimento pentecostal baseia-se em uma interpretação literal e vivencial da Bíblia, com foco especial na experiência do Espírito Santo. A visão pentecostal da vida cristã se alinha à doutrina evangélica, mas destaca a plenitude do Espírito, o batismo no Espírito Santo e a capacitação para ministérios poderosos. Versículo base: "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra." (Atos 1:8) Comentário: Este versículo é fundamen

A Santificação (Esboço EBD)

A Santificação (Esboço EBD)



A Santificação: Santificação, santidade e consagração são sinônimos.
Para alcançarmos a santidade, sermos santos, precisamos manifestar alguns tópicos:

1. Separação> A santidade representa o que está em Deus, que O torna separado de tudo que é terreno e humano; Sua absoluta perfeição moral e Sua majestade divina; quando Ele deseja usar algo tem, este algo precisa estar santo.
2. Dedicação> Essa é a condição do crente, dedicar-se a se separar do pecado e do mundo e ser consagrado a Deus; tudo que fazemos sendo puro e agradável é e deve ser dedicado a Deus.
3. Purificação> As coisas que são dedicadas ao Senhor precisam ser limpas e tem que estar limpas. Limpeza é uma condição de santidade, ou purificação. Objetos inanimados foram consagrados para serviço de culto a Deus (Ex 40.9-11) unção do azeite; santificação pelo sacrifício de bezerros com sangue (Ex 24.8). Os sacerdotes foram santificados com azeite, água e sangue (Lv 8.10). Na nova aliança, para uma santificação é necessário um sacerdócio espiritual (I Pe 2.5); pela mediação do filho (I Co 1. 2, 30; Ef 5.26; Hb 2.11); por meio da palavra (Jo 17.17; 15.3); do sangue (Hb 10.29; 13.12) e do espírito (Rm 15.16; I Co 6.11; I Pe 1.2)
4. Consagração> Vida Santa e Justa. Justiça (I Jo 3.6-10): Vida regenerada conforme a lei divina. Santidade: Vida regenerada em conformidade com a lei divina, dedicado ao serviço divino, o que pede a remoção de qualquer mancha ou sujeira que obstrua esse serviço (I Pe 1.15). Após a consagração de Israel, como agora santos poderiam viver? Seguindo as leis de santidade (Lv 11 - 15), viver em santidade foi uma consequência da consagração. Conosco é a mesma coisa (Hb 10.10), aqueles que são santos, são exortados a seguir a santidade (Hb 12.14); aqueles que foram purificados (I Co 6.11), são exortados a purificar a si mesmo (II Co 7.1)
5. Serviço> Servir a Deus num relacionamento santo, significa ser sacerdote, ou seja, prestar serviço a Deus. Da mesma forma, nós fomos consagrados por Cristo e pela nova aliança passamos a ser sacerdócio real .. (I Pe 2.9). O serviço é elemento essencial na santificação, somos adoradores e através disso pertencemos a Deus. Santificação envolver ser possuído por Deus e servir a Ele. A santificação é absoluta e progressiva: Absoluta porque a obra já foi feita (Hb 10.14) e progressiva porque o cristão deve perseguir a santidade (Hb 12.14), aperfeiçoando a consagração pela limpeza de seu ser (I Co 7.1). A santificação também é posicional, pois é primeiramente uma mudança de posição, passando de pecador para adorador; também é prática, porque exige uma maneira reta de viver.
Um bom exemplo de morte para o pecado e ressureição para uma vida nova e eterna é o batismo por imersão nas águas. A imersão significa a união com Cristo na Cruz para a morte do pecado, e quando levantado, uma vida nova (Rm 6.4). Mesmo com uma vida santa haverá tentação externa e interna, por isso a necessidade da vigilância (Gl 6.1; I Co 10.1,2), a carne é fraca, e o cristão pode ceder pois está sendo provado (Gl 5.17), contudo ele pode resistir e vencer a tentação (Tg 4.7; Rm 6.14; I Co 10.13), pode estar sempre cheio de frutos de justiça (I Co 10.31; Cl 1.10), pode possuir a graça e o poder andando em comunhão (Ef 5.18; I Jo 1.7), pode ter a purificação constante (Fp 2.15; I Ts 5.23)

Misª Mylle Carneiro
'Santificai-vos!'
yssá adonay panav elecha,v´assém lecha shalom.
o Senhor sobre ti levante o teu rosto,e te dê a paz

Comentários

Mostrar blogs

Bibliotecas Virtuais

Postagens mais visitadas deste blog

Frases de Motivação

A ORIGEM DOS SÍMBOLOS RELIGIOSOS

PRONOMES DE TRATAMENTO PARA AUTORIDADES