CURSOS E PRODUTOS - ONLINE

A inversão sutil da Palavra de Deus

A inversão sutil da Palavra de Deus


A serpente pergunta astutamente a Eva: “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” (Gn 3.1). Perceba que o diabo ampliou a única proibição divina, e reduziu suas extensas permissões. Onde Deus diz sim, o diabo diz não.

Veja que o que Deus diz neste texto é exatamente o contrário do que a serpente disse à Eva, observe:

“E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: de toda árvore do jardim comerás livremente” (Gn 2.16,17).
Vejamos novamente a pergunta da serpente: “É assim que Deus disse: “não comereis de toda árvore do jardim?” Porém, Deus havia dito: “de toda árvore comereis”.

Por que Eva caiu na cilada da serpente? Observem a resposta da mulher: “do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais”.

A serpente conseguiu inocular na mente de Eva um engano, e quando ela vai conversar com a serpente torce a Palavra de Deus.

Vamos considerar alguns aspectos muito importantes no diálogo entre Eva e a serpente que nos mostrarão como a mulher foi seduzida pelo diabo.

Primeiro: Eva deixa de fora a palavra “livremente”. Veja que ela não citou esta palavra na conversa com a serpente (Gn 2.16)

Segundo: Ainda na mesma passagem observe que Eva não mencionou que Deus havia lhe dado uma ordem: “E o Senhor Deus lhe deu esta ordem”.

Terceiro: Eva se refere a Deus como “Elohim”, Deus todo poderoso, e não como Senhor Jeová ou Deus Senhor Jeová: “E o Senhor Deus Jeová Elohim” (Gn 2.16).
É desta forma que Eva se refere a Deus: “mas do fruto da árvore que está no meio do jardim disse "Elohim” (Gn 3.3)

O fato de Eva não ter pronunciado a expressão “Deus Senhor Jeová” é importante ser observado, porque o significado deste termo é “Deus da Aliança”, o que evidencia que naquele momento Eva havia perdido a perspectiva de que Deus era o Deus da Aliança em sua vida.

Por fim, Eva acrescenta a expressão: “não tocareis”, a qual Deus não usou. Eva continua seu diálogo cometendo distorções na Palavra de Deus, enfraquecendo a Sua ordem: “Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais” (v. 3).

O termo “para que não morrais” é empregado por Eva como uma possibilidade, que contraria o que realmente Deus disse ao homem: “mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.

Eva transforma um fato numa possibilidade. Note que numa conversa tão curta ela tornou-se uma péssima intérprete e exegeta da Palavra.

Eva consegue transgredir a ordem de Deus quando distorce, acrescenta e muda o sentido da Palavra de Deus, e com isso deu abertura para que Satanás percebesse que ela estava próxima de uma grande e inevitável queda.

Sabe por que Satanás não conseguiu vencer a Jesus no deserto? Porque Jesus disse: “está escrito”, e assim, Ele quebrou todos os argumentos malignos de Satanás.

Então, Satanás citou o Salmo 91, e persistindo em tentar a Jesus, usou astutamente a Palavra, com esta frase “também está escrito”. Mas Satanás distorceu o que diz a Bíblia e tirou parte do Salmo 91.

O Senhor Jesus sempre citou a Bíblia na íntegra. Você deve ter cuidado ao citar a Bíblia, pois não temos autoridade de tirarmos ou acrescentarmos o que está escrito nela. Deus tem compromisso em cumprir a Sua Palavra, e não aquilo que os homens dizem!

Nele, a Palavra Eterna

"Quando você diz, aquilo que a Bíblia não diz, o inimigo lhe aplaudirá. Afinal, ele é um péssimo exegeta" Pr Marcelo Oliveira

Nenhum comentário:

Ministério Ad Adoração

Ministério Ad Adoração
Pr. Severino Ramo & Miss. Eliene Silva

Agenda Semanal das Reuniões - AD Adoração Limoeiro

Igreja AD Adoração: Um lugar para você! Somos uma igreja acolhedora e vibrante, liderada pelo Pr. Severino Ramo e Missionária Eliêne Silva. ...

POSTAGEM RECENTES

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Bibliotecas Virtuais

Seguidores

Links Sugeridos

Links Sugeridos:

Índice Downloads

  • ÌNDICE DE DOWNLOADS
    Bíblias Eletrônicas: ÌNDICE DE DOWNLOADS
  • Confira aqui todos os softwares disponíveis para download...
    More ...