CURSOS E PRODUTOS - ONLINE

QUANDO TUDO DÁ ERRADO

QUANDO TUDO DÁ ERRADO

Existem alguns momentos na vida em que parece que tudo dá errado. Não importa o que façamos para contornar a situação, mesmo assim não conseguimos ver o resultado dos nossos esforços e até mesmo de nossas orações. Nesses momentos nos sobe um desânimo e paramos de acreditar que as circunstâncias podem ser melhores.

Era essa sensação que o povo de Israel estava sentindo quando entra no cenário profético um homem chamado Zacarias. Pertencente a uma linhagem sacerdotal, Zacarias viu a fé dos seus irmão e concidadãos israelitas escorrer pelo ralo. Nem a notícia de libertação do cativeiro provocol algum alento no coração do povo que não agüentava mais tanto sofrimento.

Permitam-me nesta noite fazer menção de outro livro bíblico para ilustrar o motivo do povo andar tão desanimado e desesperançado. Acompanhem comigo alguns trechos do livro de Lamentações e tentemos sentir o drama vivido pelos judeus no cativeiro.

"Os que vão passando zombam de você. Eles sacodem a cabeça, dão risadas e perguntam: "É esta a cidade que era chamada de 'Beleza Perfeita'? É esta o orgulho do mundo inteiro?"

Todos os seus inimigos falam contra você e zombam. Com ódio, eles dizem: "Nós destruímos Jerusalém! Chegou o dia que estávamos esperando! Nós vimos tudo o que aconteceu"! (Lm 2:15-16 NTLH).

Tentem imaginar dias seguidos de zombaria. Quem passava por um hebreu com a cabeça menosprezava e soltava insultos. A repetição dessa ação jogou a autoestima do povo na sarjeta. Os babilônicos pediam que os israelitas cantassem musiquinhas para diverti-los. E a cada afronta recebida, maior ainda o desgosto e o desânimo do povo cativo.

Contudo, esse não era o maior problema do povo. O verso 20 do mesmo capítulo aponta uma coisa infinitamente mais grave que a zombaria diária:

"Olha, ó SENHOR Deus, e pensa: Alguma vez trataste alguém assim? Será que as mães deviam devorar os filhinhos que elas tanto amam"? (NTLH)

Já não fosse duro demais ver as crianças que com fome tombavam mortas pelas ruas, as mães eram forçadas pela necessidade de sobrevivência a comer a carne de seus próprios filhos. Quem contemplaria uma cena como essa sem vislumbrar também o desespero.

Há vários anos cantavam uma música (que quando eu a mencionam ninguém se lembra, mas) que dizia assim: "se você perdeu tudo aqui, menos a fé em Deus; se você perdeu tudo nessa vida menos a fé, você não perdeu nada". Mencionei esse trecho da música para falar de algo que vocês já me ouviram falar repetidas vezes: ESPERANÇA.

Eu já perdi as contas de quantas vezes já mencionei essa palavra e acredito que me ouvirão falar dela até o fim de minha vida, porque a palavra de Deus fala de esperança para o ser humano.

Agora não pensem que esse tema é algo exclusivo meu. Muito pelo contrário. Eu apenas sou um repetidor de idéias alheias. E quem não é? O pregador da palavra de Deus é por natureza um propagador de idéias que não são suas, mas do seu Senhor e Salvador. Então, nesta noite falo a vocês mais uma vez de esperança, pois em meio a todo esse quadro de desgraça, pelo qual passava o povo de Israel um profeta (que ainda não era o Zacarias) levanta a sua voz e diz, "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança" (Lm 3:20-21).

Trazer à memória esperança é continuar a ter fé. E fé é a certezas das coisas que não temos em mãos, mas que no tempo de Deus se concretizarão (Hb. 11:1).

Mais um pouco à frente na história de Israel é que entra em ação mais o profeta Zacarias. Embora mudasse o profeta o drama da nação ainda era o mesmo. A descrença e o desespero ainda assombravam de tal modo o povo, que parecia que não sairiam vivos da Babilônia.

Zacarias vem trazer ao povo uma mensagem de esperança e fé. Uma mensagem que levantaria de uma vez por todas a autoestima da nação, uma mensagem de conforto e fortalecimento. Porque assim é nosso Deus: ele transforma cinzas em riso; pranto em alegria; pega o necessitado e o faz se assentar em altos lugares; devolve o animo àqueles que estão abatidos. Amém!

A seqüência do livro mostra que o profeta lança mão das dificuldades enfrentadas no cativeiro e apresenta promessas de vitória para o povo que se chama POVO DE DEUS. Aos que sofriam zombaria, Deus promete considerá-los como a menina dos seus olhos (Zc. 2:8) e ai daquele que tentasse qualquer coisa contra os eleitos do Senhor.

No que se refere à perseguição, Deus afirma que cada um poderia convidar o seu próximo para sentar-se debaixo de uma videira ou figueira sem sentirem medo algum (Zc. 3:10). Os fracos e temerosos seriam revestidos de força (Zc. 8:13).

Mas acredito que uma das maiores e mais significativas promessas de Deus nesse livro é para aquelas mães que passavam fome e viam seus filhos caírem mortos nas ruas da Babilônia. No capítulo 8:4-5, o profeta diz: "Mais uma vez, os velhinhos e as velhinhas, com as suas bengalas na mão, vão se sentar nas praças de Jerusalém. E as praças ficarão cheias de meninos e meninas brincando".

Não haveria mais fome e todos chegariam a uma idade tão avançada que precisariam de bengalas para se apoiar; as crianças não mais cairiam mortas por inanição, mas brincariam felizes nas praças de Jerusalém alegrando quem as visse.

Quando meditamos nas palavras de Deus reveladas ao profeta Zacarias, nos lembramos também das palavras de Deus revelada aos apóstolos Paulo e Pedro que respectivamente nos dizem:

"Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar" (1co. 10:13)

"O Deus de toda graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces" (1pe 5:10).

E isso nos enche de esperança. Amém!

Nenhum comentário:

Ministério Ad Adoração

Ministério Ad Adoração
Pr. Severino Ramo & Miss. Eliene Silva

Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro.

  Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro. Prezados irmãos e amigo...

POSTAGEM RECENTES

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Bibliotecas Virtuais

Seguidores

Links Sugeridos

Links Sugeridos:

Índice Downloads

  • ÌNDICE DE DOWNLOADS
    Bíblias Eletrônicas: ÌNDICE DE DOWNLOADS
  • Confira aqui todos os softwares disponíveis para download...
    More ...