CURSOS E PRODUTOS - ONLINE

A macumba do Sport Clube do Recife e os crentes fanáticos por futebol


Na última terça-feira, dois representantes enviados pela diretoria do Sport Clube do Recife subiram as ladeiras do Jordão Baixo para bater na porta do babalorixá Pai Carlos. Na Catedral de Ynhansã, um terreiro de candomblé, o assessor de imprensa do clube, Amaury Veloso, entregou uma maleta com R$ 5 mil ao pai de santo, valor referente à dívida que teria sido contraída pelo Sport em 2008, segundo explicou o babalorixá.

A história começa com o título da Copa do Brasil. Há aproximadamente três anos, um torcedor contratou os serviços do babalorixá com o objetivo de “assegurar” a inédita conquista. Até hoje, o nome do empresário é mantido em sigilo. Segundo Pai Carlos, depois da confirmação do título, Exu, entidade que teria "ajudado" o Sport, pediu uma oferenda em troca ao clube. "Exu queria um búfalo, mas é complicado achar por aqui. Então ele aceitou um boi mesmo. O pagamento tinha que vir do clube, não podia ser de torcedor", disse.

De acordo com Pai Carlos, o dinheiro será totalmente revertido para a compra de um boi. O babalorixá garante que vai conversar com Exu para evitar o sacrifício do animal. "Se ele autorizar, prefiro doar o boi para uma entidade filantrópica." As ameaças de torcedores têm sido frequentes. "Eles dizem que vão me mandar para o Cotel, que não posso matar o boi. Se for assim, terão que prender todos os babalorixás."

O ritual está previsto para ser realizado nessa sexta-feira, a portas fechadas, com cerca de quatro horas de duração, que deve contar com a presença de 25 pessoas.

Mais informações: Pernambuco.com
A-BD comenta:
Aí você me pergunta: e o que isso tem a ver com os crentes? Sim, infelizmente, há muita coisa a ver. Não são poucos os que ainda são fanáticos radicais por estes times. E eu não falo de uma simples simpatia, falo do fanatismo crônico que alguns irmãos torcedores ainda têm pelos seus clubes. Quer ver? Aí vão algumas características dos tais:

Vão aos estádios nas quartas, sábados e domingos, mas não pisam o pé na igreja;

Não se importam se pegaram o pior lugar nas arquibancadas, mas reclamam se chegam num culto lotado e não encontram assento;

Gritam gol da forma mais histérica possível, mas não glorificam a Deus nem em pensamento;

Brigam com o próprio time quando erra, mas não se arrependem de quando eles mesmos erram contra o próximo...

Sabem de cor as escalações do 1 ao 11, mas não sabe onde ficam os livros de Naum, Filemon e Rute;

Arrepiam-se quando chegam perto do “camisa 10” do seu time, mas não valorizam a história dos heróis da fé;

Gostam de depreciar os torcedores rivais, mas não ligam se o seu irmão na fé é zombado;

Inventam quaisquer desculpas para as derrotas dos seus times, mas não sabem defender as doutrinas bíblicas;

Compram ingressos caríssimos para ver um duelo futebolístico, mas falam mal e não contribuem com as ofertas nas igrejas;

E seguem torcendo fanaticamente por estes times (até porque, cá pra nós, parece que quanto pior o time é, mais fanáticos ficam os seus torcedores).

Mas o pior é quando usam a Bíblia para “defender” suas equipes. Em Pernambuco, por exemplo, usam, para o Sport, Provérbios 30.30; para o Náutico, Sl 91.13; para o Santa Cruz, o bordão “a igreja é santa (Efésios 5.27), devemos ser também”.

Isso chega ao cúmulo, é verdade. Só esperamos não ver ninguém propalando estes versículos para defender seus times de coração.

Ressalto que não estou aqui demonizando a prática do esporte, como muitos ultra-radicais fazem. Mas trago à reflexão esta mistura que os crentes têm feito, amando mais os seus clubes do que a Deus (Dt 6.5).

As coisas mundanas, como sabemos, sempre envolvem as forças satânicas para terem sucesso. Por isso, sejamos piedosos, vigilantes, sóbrios, e lembremo-nos de que “os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências." (Gl 5.24)

[Em tempo: antes que rubro-negros verberem aqui, não defendemos nenhum dos três grandes times recifenses]

A-BD
 

Um comentário:

Unknown disse...

boa tarde , eu sou torcedor do sport, e sou evangelico e vou aos cultos seg 4 e domingo , faço minha parte com Deus nao e porque se fez um pacto com diabo que agt tem que deixar e torce por time tal , o problema e de quem acrdita e vive dentro disso , nao influi nada , cada um fasua parte nao sou fanatico simplesmente vou aos jogos ,acho errado oque fizerao , mais ir a campo de futebol nao tem pecado nem um amigo ,pior e ter tanta gente na igreja dano gloria a Deus e com uma biblia debaixo do braço e pecando ,vivgia 1 mwiro quem estar ae dentro da igreja tem muita gente dentro da igreja que pensa que vai por ceu ,melhor ser verdadeiro de quer ser crente dizendo gloria e nao anda no caminho do senhor .aeme Deus abençoe a todos.

Ministério Ad Adoração

Ministério Ad Adoração
Pr. Severino Ramo & Miss. Eliene Silva

Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro.

  Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro. Prezados irmãos e amigo...

POSTAGEM RECENTES

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Bibliotecas Virtuais

Seguidores

Links Sugeridos

Links Sugeridos:

Índice Downloads

  • ÌNDICE DE DOWNLOADS
    Bíblias Eletrônicas: ÌNDICE DE DOWNLOADS
  • Confira aqui todos os softwares disponíveis para download...
    More ...