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Palavra Pastoral - Feliz 2010

Palavra Pastoral

COMUNHÃO E PARTICIPAÇÃO Ipojuca - Dezembro de 2009

O trabalho em equipe tem recebido uma atenção especial em todos os setores de nossa Igreja. Hoje o personalismo, o egocentrismo tem sido colocado de lado. Vivemos um mundo globalizado e as classes estão se organizando em cooperativas, sindicatos e em grupos para um trabalho mais participativo.

Paulo na sua carta aos romanos, 16.1-16, faz saudações pessoais para cada um de seus colaboradores nas igrejas domésticas (nas casas) da cidade de Roma. Essas saudações refletem o entusiasmo e alegria do apóstolo e de todos os líderes no trabalho dessa Igreja. Apesar de serem de diferentes raças e classes sociais, todos viviam e trabalhavam muito unidos.

Comunhão e Unidade na diversidade, esse é o milagre que Jesus inaugurou com sua morte e ressurreição e que o Espírito Santo implantou nos corações dos primeiros cristãos na formação da sua Igreja. O texto de Atos 2.42-47 nos conta sobre a comunhão e participação entre todos que eram da Igreja. O mesmo Espírito continua a realizar essa obra no coração de cada cristão, para que todos sejamos uma só alma e um só coração. Essa é a vontade de Jesus, o cabeça da Igreja, como Ele mesmo orou e pediu a Deus na sua oração sacerdotal de João 17.

Nossa Igreja, como Igreja de "dons e ministérios", espera que todos os seus filhos vivam este espírito de "comunhão e participação". Não há lugar para pastorcentrismo e nem coordenadorcentrismo, onde tudo gira em torno da pessoa. "Somos corpo, que precisa ser bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, na justa cooperação de cada parte, para a edificação de si mesmo em amor". (Ef. 4.16).

Vamos todos rever nossa comunhão e participação no Corpo de Cristo e que o Espírito de Cristo que está em nós nos ajude.

Foi ótimo o ano de 2009, pois sem duvida alguma 2010 será bem melhor. FELIX NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO

E, para finalizar, desejando pleno êxito à todos os alunos e professores,  fazemos nossas as palavras firmes e poéticas do poeta e dramaturgo alemão, Bertolt Brecht,, e, de coração, as endereçamos a você, consagrados e queridos irmãos:

"Há homens que lutam um dia e são bons.

Há outros que lutam um ano e são melhores.

Existem aqueles que lutam muitos anos e são muito bons.

Porém, existem os que lutam toda a vida.

Esses "são imprescindíveis".

Deus nos abençoe para que, como igreja, tenhamos a experiência de ver concretizadas em nós as palavras do profeta do passado que proclamou: "Os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam" (Is 40.31).

Feliz 2010

Pr. Severino Ramos F. Silva e Irª Eliene Souza Silva

La fe se atreve a fracasar

La fe se atreve a fracasar

EN ESTE MUNDO SE JUZGA A LOS HOMBRES por su habilidad de hacer o ejecutar las cosas. Se les califica según
la distancia que han avanzado y ascendido al monte de su autorrealización y logros personales. En la parte
inferior de la escala está el fracaso rotundo; en la cima está el éxito completo, y entre estos dos extremos la
mayoría de los hombres civilizados luchan y sudan desde la juventud hasta la vejez.
Unos pocos dejan de luchar, se deslizan hasta el abismo y se convierten en los habitantes de los miserables
bajos fondos. Allí, cuando se han desvanecido sus ambiciones y se ha roto su voluntad, subsisten de limosnas
hasta que la naturaleza emite su fallo, y se los lleva la muerte.
En la cumbre están unos pocos que por una combinación fortuita de talento, arduo trabajo y buena fortuna
logran escalar la cima en todo su lujo, con la fama y el poder que allí se encuentran.
Pero en todo esto no existe la felicidad. El esfuerzo para lograr el éxito pone demasiada tensión y estrés
sobre los nervios. Una preocupación excesiva con el esfuerzo de ganar reprime la mente, endurece el corazón y
destierra miles de visiones brillantes que bien pudieran haberse gozado si se hubiera tenido el tiempo libre para
disfrutarlas.
El hombre que logra subir al pináculo rara vez es feliz por mucho tiempo. Pronto se ve carcomido por los temores
de retroceder un peldaño y verse forzado a concederle el lugar a otro. Los ejemplos de esto se encuentran
en la forma afiebrada en que las estrellas de televisión observan los resultados de sus «ratings-, o clasificaciones, y
el político lee su correspondencia y artículos en los periódicos.
Basta que un político elegido se entere que las encuestas muestran que es dos por ciento menos popular en
agosto que en marzo, y comienza a traspirar como un hombre que va camino a la prisión. El deportista vive por
su promedio de goles, el comerciante por los gráficos económicos y la estrella de concierto por el medidor de
aplausos. No es fuera de lo común que un contrincante en el ring llore si no es capaz de llegar a ser campeón.
Ser el segundo lo deja totalmente desconsolado; tiene que ser el primero para ser feliz.
Esta manía de tener éxito es una cosa buena que se ha pervertido. El deseo de cumplir el propósito para el
cual juimos creados es, por supuesto, un don de Dios, pero el pecado ha distorsionado este impulso y lo ha
transformado en una ambición o codicia del primer lugar los honores más altos. Por esta ambición, toda la
humanidad es impulsada como por un demonio, y no podemos escabullimos.
Cuando venimos a Cristo entramos en un mundo diferente. El Nuevo Testamento nos introduce a una
filosofía espiritual infinitamente más alta y contraria en su totalidad a aquella que motiva al mundo. Según la
enseñanza de Cristo, los pobres en espíritu son bienaventurados o felices; los mansos heredan la tierra; los
Primeros serán postreros; el hombre más grande es el que mejor sirve a los demás; el que pierde todo es el único
que tendrá todo al final; el hombre de éxito del mundo verá sus tesoros almacenados arrasados por el juicio; el
mendigo justo procede al seno de Abraham y el hombre rico arde en las llamas del Infierno.
Nuestro Señor murió en un fracaso aparente, desacreditado por los líderes de la religión establecida, rechazado
por la sociedad y abandonado por Sus amigos. El hombre que Le envió a la cruz era el estadista de éxito,
cuya mano besaban los ambiciosos políticos. Se requería la resurrección para demostrar con cuánta gloria Cristo
había triunfado y cuan trágicamente el gobierno había fallado.
Sin embargo, hoy la Iglesia profesante no parece haber aprendido nada. Todavía estamos mirando como los
hombres y juzgando a la manera del juicio de los hombres. ¡Cuánta labor religiosa de competencia se hace por
un mero deseo camal! ¡Cuántas horas de oración se han malgastado implorando que Dios bendiga provectos
que estaban enfocados a la glorificación de hombres pequeños! ¡Cuánto dinero sagrado se ha invertido en
hombres que, a pesar de sus apelaciones con lágrimas en la voz, únicamente quieren presentar una demostración
de la carne!
¡El verdadero cristiano debiera alejarse de todo esto! Especialmente los ministros del Evangelio debieran escudriñar
su propio corazón y examinar las profundidades de sus motivaciones internas. Ningún hombre es
digno de tener éxito hasta que esté dispuesto a fracasar. Ningún hombre es moralmente digno de tener éxito en
las actividades religiosas hasta que esté dispuesto, a permitir que los honores del éxito se atribuyan v se
concedan a otro, si Dios así lo dispone.
Es posible que Dios permita que Su siervo tenga éxito cuando El le haya disciplinado hasta el punto donde él
no necesite tener el éxito para ser feliz. El hombre que está eufórico por el éxito y desanimado por el fracaso es
todavía un hombre camal. En el mejor de los casos su fruto tendrá un gusano.
Dios permitirá que Su siervo tenga el éxito cuando haya aprendido que el éxito no le hace más amado de
Dios ni más valioso en el esquema total de las cosas. No podemos comprar el favor de Dios por la concurrencia
de las multitudes, o por los convertidos, o por los nuevos misioneros enviados, o por las Biblias distribuidas.
Todas esas cosas pueden realizarse sin la ayuda del Espíritu Santo. Una buena personalidad y un conocimiento
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astuto de la naturaleza humana es todo lo que el hombre necesita para tener un éxito en los círculos religiosos de
hoy.
Nuestro más grande honor reside en ser exactamente lo que Jesús fue y es. Consiste en ser aceptado por
quienes Le aceptan, en ser rechazado por todos los que Le rechazan, en ser amado por aquellos que Le aman, y
ser odiado por todos aquellos que Le odian a Él. ¿Qué gloria más grande pudiera esperarse de algún hombre?
¡NOS podemos dar el lujo de seguir a Jesucristo en el fracaso! ¡La fe se atreve a fracasar! ¡La resurrección y el
juicio demostrarán ante todos los mundos quién ganó y quién perdió! ¡Podemos permitimos el lujo de esperar!

LIÇÃO 11 - DAVI E A RESTAURAÇÃO DO CULTO A JEOVÁ

Davi e a Restauração do Culto a Jeová - Rede Brasil de Comunicação

Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Recife / PE

Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais

Pastor Presidente: Aílton José Alves

Av. Cruz Cabugá, 29 - Santo Amaro - CEP. 50040 - 000 Fone: 3084 1524

LIÇÃO 11 - DAVI E A RESTAURAÇÃO DO CULTO A JEOVÁ

INTRODUÇÃO

Durante o seu reinado Davi precisou restaurar o culto ao Senhor, através dos elementos de adoração diante do seu ministério. Davi era um verdadeiro adorador e durante o seu ministério o louvor era prestado a Deus. “Porque já nos dias de Davi e Asafe, desde a antiguidade, havia chefes dos cantores, e dos cânticos de louvores e de ação de graças a Deus.” (Ne 12:46) Cerca de 73 salmos foram escritos por Davi. Observaremos onde eles realizavam o culto e de que forma adoravam a Deus.

I - RESTAURAÇÃO DO CULTO A JEOVÁ

Davi restaurou o culto a Deus por seu temor ao Senhor e pela sua liderança . Esse crescimento se deu pelo teocentrismo ao Deus de Israel e de uma independência tribal para um governo centralizado; da liderança dos juizes para uma monarquia; de uma adoração descentralizada a uma adoração centralizada em Jerusalém. Davi considerava os interesses de Deus como mais importantes que os seus próprios interesses. Embora Davi tenha sido o mais justo de todos os reis de Israel, ainda assim era imperfeito. Seu senso de justiça oferecia a esperança de um um reino celestial, ideal. Ele manteve a unidade de Israel. ( II Sm 7:1 29)

•CONCEITOS
A adoração é a veneração elevada que se presta a Deus, reconhecendo-lhe a soberania sobre o universo, o governo moral, a força de seus decretos e o seu redentivo amor através de Jesus Cristo. Os Judeus do tempo de Isaías não sabiam fazer tal distinção. Por isso foram severamente repreendidos por Deus: ” De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? Diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados, e não me agrado de sangue de novilhos, nem de cordeiro, nem de bodes.” ( Is 1:11) A verdadeira adoração acha-se intimamente ligada ao amor que devotamos ao Senhor. É um ato permanente na vida do filho de Deus; não pode ser, sob hipótese alguma, uma atitude de adoração. Temos que mostrar ao mundo que somos uma comunidade de adoradores. A adoração não é apenas contemplação; é, acima de tudo, serviço que se presta ao Rei dos reis e Senhor dos senhores.

•ADORAR - Significa “prostrar-se”, “curvar-se”, “se por de joelhos” deriva-se do grego “Phroskyneõ”. Esta palavra é encontrada no hebraico moderno“Sãhãh” no sentido de “curvar-se” ou ” inclinar-se” mas não no sentido geral de “adorar”. O fato de que ocorre mais de 170 vezes na Bíblia hebraica e mostra algo do seu significado cultural. •ADORAÇÃO - É um ato de rendição, reverência, dedicação ao Senhor. (Sl 95:6; II Cr 29:30; Hb 12:28-29).
II - QUAL É O PROPÓSITO DO CULTO?

O propósito do culto ao Senhor é de que ele seja glorificado e reverenciado como um Deus de amor, caridade e respeito. “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” (Jo 4:23). Os cultos são sistemas particulares de adoração religiosa com referências especiais a rituais e cerimônias. O culto é o ponto central de uma religião e eventualmente assume formas e símbolos que revelam mais claramente o caráter distintivo da religião. Davi teve o desejo de construir para o templo para que o Senhor fosse adorado e também foi responsável por grandes transformações sociais, políticas e religiosas. Dois fatores importantes do Culto a Deus:

2.1 - ADORAR A DEUS: É a forma de prestarmos culto ao nosso Deus, portanto existem alguns propósitos no culto prestados. No Antigo Testamento observa-se a maneira de adorar : ( Êx 4:31; 34:8; Lv 10:3; I Cr 16:29; II Cr 7:3; Ne 8:6; Ec 5:1).

2.2 - TER COMUNHÃO: É o vinculo de unidade fraterna, mantido pelo Espirito Santo, que leva os cristãos a se sentirem um só corpo em Cristo Jesus (II Co 13:13; I Jo 1:3). Do grego “Koinonia”, lat. “Comunicare”, significa “comunicar.” Comunhão também significa cooperação.

Exemplos de adoração:

•Jacó - “Pela fé Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu bordão.”(Hb 11:21)
•Josué - ” E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo? ( Js 5:14 )
•Elcana - “Subia, pois, este homem, da sua cidade, de ano em ano, a adorar e a sacrificar ao SENHOR dos Exércitos em Siló; e estavam ali os sacerdotes do Senhor, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli.” (I Sm 1:3)
•O menino Samuel - “Por isso também ao Senhor eu o entreguei, por todos os dias que viver, pois ao Senhor foi pedido. E adorou ali ao Senhor. (I Sm 1:28)
•Saul - “Então, voltando Samuel, seguiu a Saul; e Saul adorou ao Senhor.”(I Sm 15:31)
•Davi - ” Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do Senhor, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.” (II Sm 12:20)
•Jeosafá - ” Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra, e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o Senhor, adorando-o.”(II Cr 20:18)
•Jó - “Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.” (Jó 1:20).
III - QUAIS OS ELEMENTOS DO CULTO E ONDE REALIZAVAM A ADORAÇÃO?

Sabemos que os elementos para a adoração estavam centrados na oração, no louvor, confissão de pecados, confissão da fé, leitura bíblica, pregação, Ceia do Senhor e coletas. A adoração eram realizadas:

•No tabernáculo - A adoração pública de Israel começou por ocasião da observância da páscoa, no Egito. Essa adoração girava em torno do tabernáculo ou da tenda da congregação. Durante as marchas pelo deserto, uma tenda era única estrutura que podia ser usada de maneira prática pelos israelitas, embora esteja envolvido também um importante principio, a saber, o fato de que Deus vivo por assim dizer não está limitado a alguma estrutura permanente. (Êx 3:4; Dt. 16:13; At. 7)
•Nas festividades religiosas - A adoração a Deus, por parte de Israel, concentravam-se quase toda em torno das grandes festas religiosas da Páscoa, do Pentecostes e dos Tabernáculos. A Páscoa era a festa da libertação, representando simbolicamente a nossa salvação em Cristo; o Pentecoste era a festa da constante provisão de Deus, que se cumpre na experiência cristã com o Espirito de Deus; e a festa dos Tabernáculos era a festa da orientação divina ao povo que peregrinava pelo deserto. (Lv 3:1-44)
•Nos sacrifícios - Desde o começo os holocaustos faziam parte da adoração bíblica. Quando da revelação dada no Sinai, eles receberam uma forma organizacional de âmbito nacional. As ofertas foram divididas em Levítico em várias categorias, a saber: os holocaustos ou ofertas queimadas; as ofertas de manjares; as ofertas pelo pecado; e as ofertas pela culpa. (Lv 16: 15-34). Essa verdade é particularmente expressa no grande ritual anual do dia da expiação, quando o santuário, os sacerdotes e o povo eram todos purificados. (Lv. 16:1-32)
•No templo - Quando os israelitas entraram na terra prometida, houve a localização da adoração, a princípio em Siló, e mais tarde em Jerusalém. (At. 2:43) A adoração no templo de Jerusalém seguia as diretrizes básicas da adoração na tenda, porém, melhor organizada, especialmente no tocante ao sacerdócio. A grande contribuição da adoração no templo foi o desenvolvimento do lado musical e poético. (II Sm 6:5 e I Cr 25)
•Na Sinagoga - A destruição do templo de Jerusalém, por ocasião do exílio, criou uma nova situação; o aparecimento das sinagogas. As sinagogas tiveram prosseguimento em Israel e nas terras da dispersão. Visto que a adoração sob a forma de sacrifícios só podia ter lugar em Jerusalém, foi mister a criação de uma nova forma de adoração, nas sinagogas. Essa palavra, que vem do grego, significa “ajuntamento”, “congregação”. (Mt 4:33; Mc 3:1; Lc 4:38; Jo 18:20)
IV - A LITURGIA DO CULTO NO ANTIGO TESTAMENTO

No Antigo Testamento a liturgia do culto era complexa e inflexível. Porém há princípios básicos para a adoração no Antigo Testamento. ( Jr 7:2; Ez 46:9; Dn 3:7) As raízes da adoração bíblica devem ser procuradas não nas emoções humanas, mas no relacionamento divinamente estabelecido entre Deus e o homem. A base da adoração é teológica e não antropológica. A comum indagação que pergunta se a origem da adoração deve-se encontrar em emoções como o temor, o respeito e a veneração aos antepassados, torna-se indagação fora de lugar, do ponto de vista bíblico. A adoração é controlada pelo seu objeto, que também é o sujeito. (Is 6: 1-7).

V - A LITURGIA DO CULTO NO NOVO TESTAMENTO

Os Evangelhos pressupõem as formas de adoração nativas ao judaísmo da palestina, no começo do século I d. C. Isso significa que o templo continuava ocupando o lugar na adoração primitiva do Novo Testamento (Jo 4:21). Zacarias pai de João Batista, era sacerdote, e a revelação divina lhe foi dada quando ele estava cumprindo o ritual do ministério no templo. (Lc 1:5) José e Maria tiveram cuidado de observar a lei da circuncisão e a lei da purificação (Lc 2:21). Quando Jesus criticava a adoração que se efetuava no templo, fazia-o contra os abusos daqueles que corrompiam e contaminavam essa adoração propriamente dita. Por isso que ele expulsou do templo os cambistas e negociantes (Jo 2:17). A Igreja primitiva também tinha uma liturgia de adoração a Deus (At. 2:38-47)

“O CULTO A DEUS”

ANTIGA ALIANÇA
NOVA ALIANÇA

•Adoração com base na letra (Js 1:7-8)
•Sacerdote local (tribo de Levi)-(Nm 18:2; Js 13:33)
•Unção do Espirito Santo sobre os Reis, Profetas e Sacerdotes (Is. 6:1-9)
•Reservado no Templo (Sl 11:4; Ed 5:15)
•O Espirito Santo estava sobre os crentes ( Êx 35:31; II Cr 15:1)
•No Espírito (Jo 4:24)
•Sacerdócio Universal (IIPe 2:9-10; Ap 1: 6 )
•É derramado sobre toda a Carne (At. 2:1-8 )
•Cada crente um santuário (I Cor 6:19; II Tm 1:14)
•O Espírito Santo está no Crente (Lc 12:12; Jo 20:22; At 8:17)


Publicado no site da Rede Brasil de Comunicação

EBD 2010

Um novo ano vem ai, e como sempre, muitos planos são feitos, que tal, então começar pela Escola Dominical. Vamos aproveitar para nos preparar para os novos desafios.

Em 2010 vamos estudar sobre a Segunda Carta de Paulo aos Coríntios, dando continuidade ao estudo do que fizemos da primeira carta.

"Eu, de muito boa vontade, gastarei e me deixarei gastar pelas vossas almas."

Comentarista: Pastor Elienai Cabral

SUMÁRIO DA LIÇÃO:

01- A Defesa do apostolado de Paulo
02- O Consolo de Deus em meio à aflição
03- A Glória do ministério Cristão
04- A Glória das duas alianças
05- Tesouro em vasos de barro
06- O Ministério da reconciliação
07- Paulo, um modelo de líder servidor
08- Exortação à santificação
09- O Princípio biblico da generosidade
10- A Defesa da autoridade apostólica de Paulo
11- Caraterísticas de um autêntico líder
12- Visões e revelações do Senhor
13- Solenes advertências pastorais

Termo Bíblico

Termo Bíblico: Ira de Deus


Na Escritura, a oposição forte e vigorosa de Deus contra todo o mal. Há um verbo grego que pode ser usado tanto com respeito à ira como ao brotar dos rebentos de uma planta quando a seiva sobe. Ele indica o tipo de ira que resulta de uma índole controlada e coerente, e não a provocada pela perda de controle.

A ira de Deus é assim, ao contrário de humana. Para nós, a ira tem sempre elementos de paixão, falta de domínio próprio e irracionalidade. Mas a ira de Deus é diferente.


Termo Bíblico: Propiciação

Oferecer o que possa afastar a ira, pagar o preço.

Propiciação tem a ver com pessoas; expiação, com coisas. O pecado provoca a ira de Deus; para as pessoas serem perdoadas, algo precisa ser feito sobre a ira dEle.

A morte de Jesus na cruz resultou num processo de propiciação; foi o meio pelo qual a ira divina desviou-se dos pecadores.


Termo Bíblico: Soberania

Sábado, Outubro 24, 2009 - Marcadores: Termos Bíblicos - 0 Comments


Termo usado para descrever o fato de que Deus é a autoridade suprema sobre tudo.
Deus criou o mundo e tudo o que nele existe. Toda a ordem criada nEle subsiste. É Ele quem guia os assuntos dos seres humanos e das nações. Interagindo providencialmente em tudo que acontece. Opera para o bem do mundo e irá, finalmente, levar todas as coisas a uma conclusão satisfatória.
Por ser Deus, tem o direito absoluto de realizar a sua vontade.
Algumas vezes, a soberania é erroneamente interpretada, significando que Deus força a sua vontade sobre as pessoas, e que não podemos tomar livremente nossas decisões. Isto é falso. A soberania de Deus inclui o livre arbítrio dos seres humanos. O que torna isso efetivo é que no final sua vontade é sempre cumprida - algumas vezes em conjunto e outras apesar das nossas escolhas pessoais.


Termo Bíblico: Revelação


Descobrir, tornar claro o que não era conhecido antes. A palavra pode ser usada com relação a algo que Deus torna conhecido durante um culto da igreja (1 Co 14:26); mas no geral, tem a ver com algo numa escala maior, como a justiça e a ira de Deus (Rm 1:17,18; ou o juízo divino, Rm 2:5).
Pode ser usada para descrever um livro (Ap 1:1). Deus revela fatos mediante o Espírito (1 Co 2:10). O Evangelho não foi inventado por um homem, mas revelado por Cristo (Gl 1:11,12). A plenitude da revelação aguarda a volta de Cristo (2 Ts 1:7; 1 Pe 1:13).

Termo Bíblico: Expiação

O sentido literal da palavra é unir os que estavam separados. O termo foi usado com respeito à morte de Cristo para reunir Deus e os pecadores. O pecado os separara (is 59:2) e os tornara inimigos (Cl 1:21), sendo esta, portanto, uma questão grave.
Era necessário um ato de várias facetas para remover esse pecado. Palavras como redenção e reconciliação expressam aspectos significativos da obra redentora de Cristo.
O que tinha de ser feito sobre o pecado, a morte de Cristo cumpriu, possibilitando assim a salvação paa os pecadores.


Termos Bíblicos: Meretriz


O mesmo que prostituta.
Termo utilizado tanto para designar a mulher com ofício de prostituição, como Raabe, Hb 11:31; Tg 2:25, como a pessoa que vive na prática do pecado, trocando Deus pelos ídolos, Ez 16:41.
Paulo exortou a igreja de Corinto, onde alguns membros da comunidade continuavam a visitar prostitutas, argumentando que não eram afetados por comportamentos que só envolviam o corpo, 1Co 5. Paulo ressaltou, firmemente, que o que os cristãos fazem com o seu corpo na intimidade afeta o estado espiritual de sua alma, 1Co 3,6. Este é particularmente o caso do pecado sexual.
A união de “uma só carne” do sexo marital reflete realidades sobre Deus. A atividade sexual fora do contexto do casamento viola a imagem que Deus tem estampada em nossa consciência e mesmo em nosso corpo, seja masculino ou feminino.

Fonte: Pequena Enciclopédia Bíblica de Temas Femininos


Termo Bíblico: Encarnação


Significado literal: "tornar-se em carne humana" (latim carnis, "carne")
A doutrina de que o Filho de Deus tornou-se humano (Jo 1:14). Jesus não brincou de tornar-se homem, mas fez-se carne com todos os problemas e fraquezas inerente a ela.
Encarnação, no pensamento cristão, significa que Cristo era tanto Deus quanto homem.


Termo Bíblico: Pentecoste

Gr. Quinquagésimo.

A segunda das três grandes festas anuais a que devia comparecer todo o povo de Deus. Chamada Pentecoste porque era observada no quinquagésimo dia depois do segundo dia da páscoa.
Conhecida, também, como "a festa das semanas", porque observada sete semanas depois da páscosa, Dt 16:9. Também se denomina "a festa das primícias", Ex 23:16, Nm 28:26.
Na festa do Pentecoste, toda a colheita foi dedicada a Deus, quem a dera. Durou somente um dia e foi observada no dia 6 do mês de Sivã, na última parte de maio. Menciona-se em At 2:1; 20:16; 1 Co 16:8

Termo Bíblico: Dia do Senhor


O dia do Senhor em Am 5:18-20; Sf 1:14-18; 2 Pe 3:10, refere-se a segunda vinda de Cristo.
Opina-se geralmente, que a mesma expressão em Ap 1:10, se refere ao primeiro dia da semana, o dia em que Jesus ressuscitou da morte (Jo 20:1,19), oito dias depois, Ele visitou os discípulos em Jerusalém (v. 26) e o dia em que se reuniam para observar a Sua ceia, At 20:7

Fonte: Pequena Enciclopédia Bíblica


Termos Bíblicos: Bem-Aventurados


Olá queridos, a paz do Senhor. Com muita alegria estamos abrindo mais uma seção do nosso blog. Termos Bíblicos. Vamos colocar aqui as expressões que a Bíblia diz, e entender o que quer dizer.
Se você quiser saber de algum mande-nos um -email que com muita alegria vamos colocar aqui, ok?
Que Deus os abençoe, e espero que gostem!

E para abrir essa seção vamos falar sobre o termo Bem-Aventurado.

Bem-Aventurados quer dizer "felizes" ou "alegres", indicando o transcedente alvo do reino dos céus; o de chamar os homens para uma vida verdadeiramente feliz. Não é uma vida de alegria superficial mas de gozo profundo e que perdura.
As Bem-Aventuranças, registradas em Mateus 5:3-10, são 8 em número, com uma última repetida. Cristo ensinava que a felicidade não depende do que possuamos, nem do que façamos, mas do que somos. Tal felicidade não é importada de fora mas nasce na alma de todos os verdadeiros filhos de Deus. Todas as Bem-Aventuranças de Cristo são paradoxos; todas são contrárias à opinião comum.
O conceito dos homens é que são felizes os ricos, os honrados no mundo, os que passam sua vida aqui alegres, os que comem gulodices e se vestem bem.
Mas o Senhor veio corrigir esse erro fundamental; veio para chamar os homens á felicidade que é permanente e verdadeira.

Fonte: Pequena Enciclopédia Bíblica

Lição 10 - Davi e o preço da negligência na família

Conteúdo Adicional para as aulas de Lições Bíblicas Mestre
Produzidos pelo Setor de Educação Cristã

Subsídios extras para a lição
Davi - As Vitórias e derrotas de um homem de Deus

4º trimestre/2009



Lição 10 - Davi e o preço da negligência na família


Texto Bíblico: 2 Samuel 13.2,5,10-12,14,15

Há um contraste patético entre os grandes sucessos de Davi como um soldado e general, e a rápida desintegração moral dos membros de sua própria casa.

Absalão e sua formosa irmã Tamar eram filhos de Davi com Maaca, com quem ele tinha se casado durante os anos em que fugia de Saul. Amnom, cuja luxúria foi exacerbada pela beleza de Tamar, era filho de Davi com Ainoã, também uma das primeiras esposas dele. Tal era a paixão descontrolada deste filho do rei, e a sua satisfação parecia tão impossível, que o resultado foi ele realmente ficar doente. O casamento entre irmãos era proibido na lei (Lv 18.11); portanto, a união legal parecia impossível. O isolamento de Tamar no cômodo das mulheres do palácio, bem como o seu caráter admirável (2 Sm 13.12), mostram que o desejo de Amnom também não poderia ser satisfeito de modo ilícito.

Tinha porém, Amnom um amigo, cujo o nome era Jonadabe ( 2 Samuel 13.3), um amigo muito superficial e desumano. Ela era seu primo, filho do irmão de Davi, Siméia, ou Samá como é chamado em 1 Samuel 17.13. Este jovem era conhecido como um homem mui sagaz, astuto e ardiloso, e a partir do conselho que deu, percebe-se que não passava de um homem perverso. Jonadabe notou o estado de tormento de Amnom e perguntou: Porque tu de manhã em manhã emagreces, sendo filho do rei? Emagrecer é dal em hebraico, “fraco, magor, débil”. Quando o príncipe confessou a sua paixão incestuosa por Tamar, Jonadabe aconselhou-o a fingir estar gravemente enfermo. Então Davi viesse para vê-lo, ele deveria pedir que fosse permitido que Tamar viesse e preparasse comida para ele.

A trama covarde funcionou como Jonadabe havia previsto e como Amnom tinha planejado.

Quando Tamar entrou no quarto de Amnom, ele fez a proposta infame, e quando ela resistiu, ele a forçou. Não se faz assim em Israel, um apelo a um código moral e espiritual que distinguia Israel das nações pagãs vizinhas.

O mau caráter de Amnom está refletido em seu tratamento com Tamar, uma vez que a sua luxúria foi satisfeita. A paixão foi seguida de repulsa, e ele ordenou que ela saísse da casa. Não, meu irmão, ela respondeu; mas ao protestar, ele chamou seu servo pessoal para levá-la embora e trancar a porta atrás dela. Tamar estava vestida com uma roupa de muitas cores, a túnica de mangas compridas que era usada pelas filhas do rei. Ela foi para casa chorando, com cinzas em sua cabeça e vestes rasgadas, os sinais convencionais de profunda tristeza.

Absalão rapidamente suspeitou do crime que Amnom tinha cometido.

Davi soube destas coisas e ficou furioso, mas nada fez para punir o malfeitor, uma fraqueza que não só custaria a vida de seu filho mais velho, Amnom, mas o final a lealdade e também a vida de Absalão. Este, por sua vez, guardou um momento favorável para vingar-se.

A ódio permaneceu no coração de Absalão, até que ele elaborou um plano para matar Amnom. Executado o plano, Absalão fugiu. Davi lamentou a ausência do filho assassino mais do que a morte de Amnom. E muito embora, tinha saudade de Absalão, Davi não procurou reconciliar com seu filho até Joabe finalmente falou com ele sobre permitir que Absalão retornasse. Mesmo assim Davi não permitiu que Absalão visse sua face.

Por dois anos aquele pai e seu filho viveram na emsma cidade sem se verem nem conversaram um com o outro. Finalmente, Absalão se cansou de esperar. Ele colocou fogo nos campos de Joabe para conseguir sua atenção e o usou para levar uma mensagem até seu pai: “Agora, pois, veja a face do rei; e, se há ainda em mim alguma culpa, que me mate”. Aquelas não eram exatamente palavras de reconciliação, mas elas tiveram o efeito desejado. Davi chamou Absalão par ao palácio. O filho veio e curvou-se até o chão ante o rei, e Davi o beijou.

Que bela expressão de amor e reconciliação, certo? Mas aparentemente aquilo representava apenas um relacionamento superficial. Gestos exteriores de amor não podem ocupar o espaço da reconciliação verdadeira.

Davi falhou em demonstrar tal amor numerosas vezes. Ele deveria ter amado Amnom o suficiente para corrigi-lo e punir o pecado de estupro. Ele deveria ter amado Absalão o suficiente para ajudá-lo a lidar com seu ódio por Amnom. Ele deveria ter amado Absalão o suficiente para corrigi-lo e punir seu pecado de assassinato, em vez apenas de rejeitá-lo. Ele deveria ter amado Absalão o suficiente para comunicar-se com ele e buscar a verdadeira reconciliação. Ele deveria ter amado o restante de sua família o suficiente para enfrentar Absalão e lidar com sua rebelião. Davi deveria ter amado seus filhos o suficiente para se envolver em suas vidas e corrigir seus pecados.

Bibliografia:

MULDER, Chester O. et. al. Comentário Bíblico, Beacon, v 2. Rio de Janeiro: CPAD 2008.

GANGEL, Kenneth O. e GANGEL, Jeffrey S. Aprenda ser Pai com o Pai, p.54,55,57. Rio de Janeiro: CPAD 2004.
LIÇÃO N° 11 - 13/12/2009
"DAVI E A RESTAURAÇÃO DO CULTO A JEOVÁ"


ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL


TÍTULO: “DAVI E A RESTAURAÇÃO DO CULTO A JEOVÁ”
TEXTO ÁUREO – I Cr 16:5

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: I Cr 16:7-14




I – INTRODUÇÃO:

• Quem se assenta num banco de Igreja aparenta ser um adorador. Mas, muitas vezes não o é! Quantas refeições têm sido planejadas na hora solene do culto!? Quantos negócios têm sido planejados, rascunhados e contratos fechados nas mentes daqueles que lotam os bancos da casa do Senhor, aparentando serem adoradores!? Tenhamos cuidado, pois A ADORAÇÃO A DEUS É UMA ORDEM!: I Cr 16:29; Sl 95:6; 99:5

II – DEFINIÇÃO DE ADORAÇÃO:

- Há duas palavras no A. T. significando ADORAÇÃO:

- (A) - Uma delas, em certos lugares, tem o sentido de “FAZER REVERÊNCIA”, “INCLINAR-SE”. Daí, ADORAÇÃO significa “RESPEITO E HONRA PRESTADOS A UMA PESSOA DE DISTINÇÃO” (Dn 2:46, 3:5).

- (B) - A outra, usa-se a respeito do culto ao Senhor, bem como a culto prestado a outros deuses ou objetos de reverência. Neste sentido, ADORAÇÃO significa “CULTO OU VENERAÇÃO QUE SE PRESTA À DIVINDADE OU OBJETOS DE REVERÊNCIA” (Gn 24:26; Ex 34:14; Dt 4:19; Is 44:15, 17, 19; 46:5-7).

- No N. T. a palavra ADORAÇÃO significa, na sua origem, “BEIJAR A MÃO DE ALGUÉM, COMO SINAL DE CONSIDERAÇÃO, FAZENDO-SE UMA INCLINAÇÃO RESPEITOSA”. Por exemplo, temos as seguintes passagens bíblicas: ADORAÇÃO A DEUS (Mt 4:8-10); REVERÊNCIA PARA COM JESUS CRISTO (Lc 8:26-28); e CULTO IDÓLATRA (At 7:42-43 cf Apc 9:20; 14:9-10; 22:8-9)

- Com estes dois significados, temos o conceito essencial de ADORAÇÃO: “SERVIÇO ou TRABALHO EFETUADO PELOS ESCRAVOS OU EMPREGADOS”. A fim de prestar adoração a Deus, os Seus servos devem prostrar-se, em sinal de temor reverente, admiração, respeito e honra, que são atitudes próprias de um verdadeiro adorador.
III – O LUGAR DO CULTO:

• De início, o culto se fazia em todo lugar onde fosse levantado um altar ao Senhor. Mais tarde, o culto ficou restrito ao lugar determinado por Deus:

• (1) – O TABERNÁCULO – Entre os israelitas, o Tabernáculo funcionava como um santuário portátil, onde se realizava o culto público, durante a peregrinação no deserto, até o reinado de Salomão; representava o templo de Deus e o lugar de Sua habitação – Ex 35:11-19; 40:34 cf Hb 8:2; 9:11.

• (2) – O PRIMEIRO TEMPLO – O próprio Deus mandou que fosse construído para o Seu encontro com o povo (I Cr 17:4-12); no entanto, somente no reinado de Salomão foi que Deus permitiu a construção (I Cr 21:28-30 cf I Cr 22:1); a planta geral era idêntica a do Tabernáculo, mas as medidas eram em dobro e as ornamentações mais ricas (II Cr 3; 4). Este templo foi dedicado por Salomão para o culto a Deus (I Rs 8:12-66); sofreu vários estragos e foi reduzido a cinzas pelos babilônios (II Rs 25:9-17);

• (3) – O SEGUNDO TEMPLO - foi reconstruído no tempo de Zorobabel, sendo completado e dedicado a Deus no ano 516 a. C., permanecendo durante 500 anos. (Ed 6:3, 12, 15-18). Nesta época, a Arca do Concerto desapareceu e o Santo dos Santos estava vazio de tudo que era visível; estava ocupado somente pela presença do Deus invisível. Porém, o culto foi restabelecido.


• (4) – O TERCEIRO TEMPLO – Foi construído por Herodes, o Grande, no ano 67 a. C. com a finalidade de tão-somente agradar os seus súditos e ganhar popularidade. Este templo foi destruído no ano 70 de nossa era pelos exércitos do general Tito; seus tesouros foram levados triunfalmente para Roma. No seu lugar atualmente, está edificada a célebre Mesquita de Omar, sobre a rocha sagrada do Monte Moriá. Em Ezequiel, capítulos 40 a 48, está registrada a visão do novo templo do Senhor que será construído para a restauração da glória de Deus no meio do Seu povo.

IV – AS DIVERSAS PARTES DO CULTO NO ANTIGO TESTAMENTO:

• O desejo de Deus é que o Seu povo seja santo e mantenha comunhão com Ele, que é um Deus Santo. Deste modo, era necessário que o povo realizasse certas cerimônias que implicavam em purificação, consagração e separação, tendo como objetivo a Santidade. Portanto, o culto na Antiga Aliança consistia de OFERTAS e FESTAS SAGRADAS. Vejamos:

• (1) – CHAMAMENTO – O povo era chamado a comparecer perante um Deus Santo (Ex 35:1);
• (2) – CONVITE À SANTIFICAÇÃO – O povo era convidado a se santificar pelo oferecimento de ofertas, quais sejam: ofertas queimadas (holocausto); oferta de manjares; ofertas de paz ou de graça; ofertas pelos pecados e ofertas pelas ofensas e transgressões. (Lv 1; 2; 3; 4; 5:1-6; 7)
• (3) – SANTIFICAÇÃO E CONSAGRAÇÃO – O povo era convidado a tomar uma atitude de santificação e consagração através das “santas convocações” ou festas sagradas, que eram as seguintes: Sábado Semanal (Lv 23:3; 25:3-7); Pães Asmos ou Festa dos Tabernáculos (Lv 23:4-8); Pentecostes (Lv 23:15-25) e Comemoração do Ano do Jubileu (Lv 25:8-18)

• Logo, por meio de todo esse ritualismo podemos vislumbrar os propósitos do culto:
• (A) – Visão da santidade de Deus;
• (B) – Visão do pecado do homem e da sua necessidade de perdão;
• (C) – Sentimento de gratidão diante de um Deus gracioso e misericordioso;
• (D) – A visão da mensagem de Deus;
• (E) – Dedicação ao Deus soberano.
• Foram exatamente as mesmas experiências registradas no encontro de Isaías com Deus no templo e de Pedro e os outros discípulos com o Senhor Jesus – Is 6:1-8 cf Lc 5:1-11.

V – O CULTO NO NOVO TESTAMENTO:

• Leiamos I Cor 14:26; Ef 5:18-21; Cl 3:16-17

• SALMOS – Hinos do Antigo Testamento cantados ao som de instrumento de cordas, como a harpa.

• DOUTRINAS – Exposição sistemática e lógica das verdades extraídas da Bíblia, visando o aperfeiçoamento espiritual do crente.

• REVELAÇÃO – Manifestação sobrenatural de uma verdade que se achava oculta.

• LÍNGUAS – Capacidade de se falar de maneira sobrenatural concedida pelo Espírito Santo, visando a consolação, exortação e edificação dos santos.

• INTERPRETAÇÃO – Exposição, explicação e esclarecimento de um determinado texto das Sagradas Escrituras.

• DOM DE INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS – Dom sobrenatural concedido pelo Espírito Santo, cujo principal objetivo é transformar as línguas estranhas numa mensagem de edificação, exortação ou consolação à Igreja.

• HINOS – Cânticos de louvor a Deus.

• CÂNTICOS ESPIRITUAIS – Hinos cantados em línguas estranhas que, quando interpretados, continham palavras de exortação. A partir da interpretação, a Igreja Primitiva usava-os nos cultos.

VI – OS PRINCIPAIS ELEMENTOS DO CULTO NO N.T.:

- Estes elementos são os meios usados pelo adorador para expressar o culto ao Senhor.

1) A BÍBLIA SAGRADA - Ela é a Palavra de Deus. Ela é o elemento mais importante do culto cristão, pois TODOS OS ATOS DE ADORAÇÃO DEVEM ESTAR BASEADOS NA PALAVRA DE DEUS. As verdades bíblicas devem modelar o ato de culto, bem como as idéias e o comportamento do adorador (I Sm 15:22-23; Mt 15:9). A bíblia aparece no culto sob diversas formas. As principais são:

A) A LEITURA (INDIVIDUAL, CONJUNTA ou ALTERNADA) - I Tm 4:13; I Ts 5:27; Apc 1:3
B) A PREGAÇÃO - Lc 4:16-30
C) O CÂNTICO (CONGREGACIONAL, CORAL, CONJUNTOS, SOLOS) - Cl 3:16
D) AS SAUDAÇÕES - II Cor 1:-6; e
E) AS BÊNÇÃOS PASTORAIS - II Cor 13:13
2) A ORAÇÃO - Orar é cumprir uma ordem do Senhor (Lc 18:1; I Ts 5:17). A oração é indispensável ao cristão, que deve praticá-la individualmente e coletivamente (Mt 6:5-8; At 12:12 cf Rm 8:15; Gl 4:6). A Bíblia ensina que a oração faz parte do culto particular e público.
3) A MÚSICA - Também se destaca como um elemento indispensável ao culto. A Igreja sempre usou hinos e cânticos na expressão do seu culto (Rm 15:9; I Cr 14:15; Ef 5:19; Cl 3:16; Tg 5:13; Apc 5:9; 14:3; Mt 26:30)
4) OS SACRAMENTOS - Os sacramentos são santos sinais e selos do pacto da graça, imediatamente instituídos por Deus, para representar Cristo e os seus benefícios e confirmar o nosso interesse nele, bem como para fazer uma diferença visível entre os que pertencem à Igreja e o resto do mundo, e, solenemente, obrigá-los ao serviço de Deus em Cristo, segundo a Sua palavra. HÁ SOMENTE DOIS SACRAMENTOS INSTITUÍDOS POR JESUS:

A) O BATISMO - Mt 28:19; e

B) A SANTA CEIA - Mt 26:26-30.

5) OFERTAS e DÍZIMOS - Os atos de ofertar e dizimar fazem parte do culto; são partes de nossa devoção a Deus, de nosso compromisso com a pregação do Evangelho; integram e são inseparáveis da nossa adoração; ofertar sempre foi um elemento integrante da adoração a Deus e uma expressão de fidelidade (Dt 12:4-7; Ml 3:10; Mc 12:41-44; II Cr 8:12-18; Hb 13:16).

VII – CONSIDERAÇÕES FINAIS:

• O fim principal do homem é glorificar a Deus e fazer o que Ele manda. Este é também o propósito da Igreja no culto que oferece ao Senhor. Esse propósito se constitui do seguinte:
• (1) – Louvar a Deus – Sl 84:4;
• (2) – Edificar a Igreja pela Palavra e pela oração – Sl 84:1-12; I Cor 14:4-26;
• (3) – Fazer discípulos por meio da proclamação da Palavra e pelo ensinamento das doutrinas do Senhor – Mt 28:19-20;
• (4) – Expressar a unidade do povo de Deus – At 2:13-14, 46

FONTE DE CONSULTA:
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO e.mail: geluew@yahoo.com.br
• Revista Educação Cristã – Vol. IX – SOCEP – Sociedade Cristã Evangélica de Publicações Ltda
• Idem - volume I

Lição 10 - Davi e o preço da negligência na família

Lição 10 - Davi e o preço da negligência na família
Subsídio redigido pelo Pb. Sérgio Lenz




Texto Áureo: II Sm. 12.13 - Leitura Bíblica em Classe: Sl. 51.1-4; 7-12; 17

Pb. José Roberto A. Barbosa
www.subsidioebd.blogspot.com

Objetivo: Mostrar que o caminho da restauração passa pelo arrependimento e confissão do erro cometido e abandono da prática.

INTRODUÇÃO
Em prosseguimento ao episódio da aula passada, quando Davi é confrontado pelo profeta Natã, estudaremos, na aula de hoje, a respeito do processo de arrependimento e confissão do rei de Israel. A princípio, discutiremos a respeito da resposta imediata de Davi à Palavra de Deus. Em seguida, analisaremos o Salmo 51, no qual Davi expressa seu quebrantamento. Ao final, meditaremos a respeito do papel do arrependimento e da confissão na vida cristã.

1. DAVI RECONHECE SEU PECADO
Davi finalmente se identificou com o enfrentamento profético de Natã (I Sm. 12.5,6). Viu em si mesmo a realidade do pecado, não pode mais se eximir da culpa. Ao invés de encontrar explicações descabidas a fim de preservar sua imagem, Davi se humilhou na presença de Deus. Mesmo sendo rei, Davi confessa a culpa diante do profeta, reconhecendo ser esse o porta-voz de Deus. Tal ato poderia, do ponto de vista político, ser considerado um suicídio. Mesmo assim Davi não estava colocando o trono acima do seu relacionamento com Deus. Confessou seu pecado assumindo que a Palavra de Deus deveria estar acima de sua atuação no reinado. Diante de tal atitude, o profeta complementa: o Senhor te perdoou o teu pecado; não morrerás. Nesse particular observamos uma nítida diferença entre Davi e Saul. Este, ao invés daquele, jamais assumiu seus erros. Essa teria sido uma das causas da sua rejeição pelo Senhor. Uma das expressões marcantes do reconhecimento do pecado de Davi se encontra no Salmo 32. Nesse Salmo o rei transborda de alegria ao saber do perdão de Deus no lugar da culpa, e da restauração da comunhão após a angústia da convicção do pecado. Ao invés da morte Davi desfrutou da vida que o Senhor pode dar a alma ressequida pelo pecado. O perdão do Senhor não o isenta das conseqüências do seu ato, concretizada no vaticínio da morte do seu filho com Bate-Sabe (I Sm. 12.13-15).

2. UM SALMO DE ARREPENDIMENTO
O Salmo 51 fora proferido por Davi por ocasião do reconhecimento do seu pecado. Nesse salmo Davi suplica o perdão e a misericórdia de Deus por causa das suas transgressões. O rei de Israel pede ao Senhor que o lave dos seus pecados e o purifique das suas iniqüidades (v. 2). Ele reconhece, isto é, tem a percepção da gravidade dos seus erros, por isso, roga a Deus que retire o peso do pecado, pois eles estão sempre diante dele, não saem da sua mente (v. 3). Ainda que o pecado de Davi tenha causado males às pessoas, seu pecado, na verdade, foi contra Deus. Ele assume que procedeu com maldade perante Deus, pois ninguém pode escapar da visão do Senhor. Mas nem tudo está perdido, já que Davi pode ser justificado pelo falar de Deus (v. 4). A causa do pecado de Davi está na sua própria constituição. Ele diz que nasceu em pecado e que sua mãe também em pecado o concebeu (v. 5). Davi sabe que Deus ama a verdade que vem do íntimo, sem fingimento, e isso faz com que o rei abra seu coração (Rm. 2.29). A purificação do pecado é efetuada pelo Senhor, que o torna mais alvo do que a neve (v. 7). O pecado, conforme estudamos na lição anterior, acarreta em males físicos. O salmista ora para que o Senhor restitua sua alegria e os ossos que foram esmagados (v. 8). Diante da santidade de Deus e da realidade do pecado humano, Davi suplica ao Senhor que esconda o Seu rosto dos seus pecados (v. 9). Em seguida, implora por um coração purificado e um espírito renovado, isto é, uma nova condição espiritual (v. 10). O rei sequer exige que permaneça no trono, mas que o Senhor não retire dele o Espírito (v. 11). O pecado acarreta tristeza, resulta em angústia, por isso pede que Deus restitua a alegria da salvação (v. 12). E depois que encontrar a alegria, ele ensinará aos transgressores o caminho da justiça de Deus (v. 13). Davi sabe que cometeu um crime ao matar Urias e, por essa razão, pede que seja livre dos crimes de sangue (v. 14). O pecado cala o homem, tira-lhe o regozijo de cantar louvores a Deus. Somente o Senhor pode, através do perdão, colocar um cântico novo na boca do pecador (v. 15). De nada adiantam os sacrifícios rituais, a menos que sejam cumpridos em sincero arrependimento (v. 16). O pecado não pode oferecer algo mais valioso a Deus que um coração quebrantado, sinceramente contrito (v. 17). O rei está preocupado que os seus pecados tragam mazelas ao seu povo (v. 18), então, promete que, ao ser perdoado, não apenas ele, mas todo o povo celebrará a Deus com sacrifícios de justiça (v. 19).

3. A RESTAURAÇÃO ESPIRITUAL DE DAVI
Os textos de II Sm. 12 e os salmos 32 e 51 revelam como Davi reagiu diante da revelação do seu pecado. Em II Sm. 12.13 está escrito que o rei disse: “pequei contra o Senhor”. Esse é o caminho da restauração espiritual de todo aquele que quer prosseguir nos caminhos do Senhor. Ao ser confrontado pela Palavra de Deus (Hb. 4.12,13), o cristão deve adotar uma atitude de submissão (Rm. 10.17; I Ts. 1.6). O pecado é uma dura realidade e o seu pagamento é a morte espiritual, mas a vida eterna está em Cristo Jesus (Rm. 6.23). O cristão é pecador, ainda que não viva no pecado (I Jo. 1.8; 3.8), mas se houver arrependimento e confessar os seus pecados, encontrará a misericórdia divina (Pv. 28.13). Temos um Advogado perante o Pai, Jesus Cristo, o Justo, portanto, “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” (I Jo. 1.8). E tem mais boas notícias: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo” (I Jo. 2.1,2)..

CONCLUSÃO
O pecado traz conseqüências drásticas às vidas das pessoas. Mas nem tudo está perdido, pois Deus é especialista em transformar tragédias em comédias. Há muitos casos registrados na Bíblia de pecadores que foram perdoados por Deus. Nem tudo está perdido para aqueles que fraquejaram durante a caminhada. Há esperança para os que se arrependem e que buscam ao Senhor com coração sincero, orando as palavras do Salmo 51. Reconhecem, com Davi, que pecaram contra o Senhor e são carentes da Sua misericórdia. Deus não apenas trata o pecador arrependido com graça – dando-lhe o que não merece (perdão) – mas também com misericórdia – deixando de dar-lhe o que merece (condenação). Ao Deus que contempla os arrependidos e perdoa os seus pecados seja a honra e glória pelos séculos dos séculos.

BIBLIOGRAFIA
BALDWIN, J. G. I e II Samuel: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 2008.
SWINDOLL, C. R. Davi. São Paulo: Mundo Cristão, 2009.

DAVI E O PREÇO DA NEGLIGÊNCIA

DAVI E O PREÇO DA NEGLIGÊNCIA

Leitura Bíblica: 2 Sm 13.2,5,10-12,14,15

Lição -10 - 06/12/2009

Texto Bíblico: I Tm 3.4 Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia

COMO NÃO PAGAR O PREÇO DA NEGLIGÊNCIA NA FAMÍLIA

1. É RACIONAL TER O LAR COMO PRIMEIRA RESPONSABILIDADE

• O lar deve ter um cabeça que leve a educação a sério - I Sm 2.22 Era, porém, Eli já muito velho, e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel, e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação.
• O lar deve ter um condutor que leve a disciplina a sério - I Sm 8.3 Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e perverteram o direito.
• O lar deve ter um geridor que leve a sustentação a sério - I Tm 5.8 Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.

2. O SUCESSO NO LAR ACONTECE COM ORDENS JUSTAS E ÚTEIS

• Quando agimos com sabedoria os filhos serão beneficiados - Pv 24.3 Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece;
• Quando agimos com consenso os filhos serão obediêntes - Ef 6.4 E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.
• Quando agimos com respeito os filhos terão dignidade - Pv 22.6 Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

3. É PRECISO RECONHECER A IMPORTÂNCIA DA NOSSA MISSÃO

• Devemos mostrar exemplos na área da convivência - I Tm 3.4 Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia
• Devemos procurar investir na capacitação profissional - 2 Co 12.14b... porque não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais para os filhos.
• Devemos demonstrar esforços na formação espiritual - Dt 11.19 E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te;

Templo Central da AD em Pernambuco completa 32 anos de inauguração

A igreja-sede da Assembleia de Deus em Pernambuco, localizada no bairro de Santo Amaro, em Recife, completou 32 anos de inauguração nesta sexta-feira. O culto de aniversário do Templo Central foi realizado durante o quinto dia de comemoração dos 91 anos da Assembleia de Deus em Pernambuco e dos 53 anos da Escola Bíblica de Obreiros da igreja.

A IGREJA MÃE EM PERNAMBUCO

O Templo Central foi construído ainda na gestão do pastor José Amaro, que dirigiu a AD em Pernambuco de 1956 a 1977. Na época da sua inauguração, já na gestão do então pastor presidente José Leôncio, o TC era a maior igreja evangélica do país.

A construção, no entanto, não ocorreu de forma tranquila. O terreno onde foi construído o templo chegou a ser desapropriado pelo Governo depois de pressões de grupos religiosos. Mas, depois de muitas vigílias e de o pastor Leôncio, durante as quartas-feiras, recolher as ofertas para dar entrada na primeira parcela do terreno, o Governo, de forma inédita, devolveu as terras, e o Templo Central foi concluído. Logo abaixo, há uma foto de um culto feito na construção do TC, em 1971.

Hoje, depois de uma grande reforma feita há dois anos, o Templo Central é climatizado e conta com um estruturado serviço de som e com instalações para transmissão dos cultos nos meios de comunicação, além da Praça Pastor José Leôncio da Silva e de quatro estacionamentos. A igreja comporta cinco mil pessoas sentadas.

A igreja tem também um rol de funcionários que trabalham durante o dia no departamento administrativo e eclesiástico, que funcionam no prédio anexo à igreja. Neste prédio, são realizadas aulas de músicas e ensaios dos grupos musicais durante a semana, além dos cultos infantis quando há reunião no Templo Central.

Há também dois auditórios no mesmo prédio, nos quais são realizados os cultos de menor contingente ou as reuniões restritas para o ministério local. A programação de cultos do Templo Central pode ser vista neste blog na parte inferior coluna à direita.

QUINTO DIA DE 53ª EBO

O culto à noite foi rendido ao Senhor com muito louvor e com uma fervorosa mensagem do pastor Juan Carlos Escobar, presidente da AD da Espanha. O Coral Masculino, a Orquestra Doce Harmonia e o Quarteto Gênesis, todos do Templo Central, e os cantores locais abrilhantaram a reunião no louvor.

Estiveram presentes as caravanas de várias cidades do interior: Glória do Goitá, Salgueiro, Tabira e Lagoa dos Gatos, além dos pastores Juan Carlos Escobar (ESP) e Carlos Padilha (SP) e dos missionários e obreiros da AD pernambucana.

A mensagem do pastor Juan Carlos foi baseada em Jó 23.28. Ele abordou sobre a determinação que a Igreja deve ter para brilhar como sendo a luz do mundo. "Deus não vai levantar um povo discreto, mas levantará pessoas determinadas para servi-Lo e para viver em santidade em lugares de influência e destaque para transformar as famílias e as cidades", completou.

Pastor Escobar disse também que, como servos, não podemos servir a dois senhores (Mt 6.24), com um ânimo dobre (Tg 1.6-8) e o coração dividido (Os 10.2). Ele também disse que influências externas e guerras internas querem tirar o foco do centro, que é Jesus. Mas a Igreja de Deus, principalmente no Brasil, deve, segundo o pastor, ter fé para enfrentar a avareza que virá com o progresso nos próximos anos. "A maior ameaça que está por vir ao Brasil é o amor ao dinheiro, mas a igreja aqui deve se manter firme, servindo a um só Deus, e, assim, Ele cumprirá o que tem prometido", enfatizou o pastor Escobar.

Ele também disse que a Igreja deve aproveitar o crescimento do número de evangélicos para ampliar significativamente a obra de Deus. "A Igreja tem que ter templos grandes para esvaziar o inferno, e não para encher o bolso dos pastores". A Igreja, conforme o pastor espanhol lembrou, não deve estar dividida entre Deus e os outros deuses, cujos idólatras se esforçam para serem atendidos, mas nada alcançam. Nós como povo de Deus, só temos que crer nEle e obedecê-Lo, sem precisar "defendê-lo". Assim, como ocorreu com Elias (1 Rs 18.21), Ele derramará seu fogo pentecostal sobre o que Lhe temos oferecido.

A 53ª Escola Bíblica de Obreiros continua neste fim de semana e é transmitida pela Rede Brasil de Comunicação. Amanhã haverá consagração de diáconos à noite. Os estudos, restritos para o ministério, ocorrerão apenas pela manhã. Já no domingo, dia do encerramento da EBO, é a vez dos novos presbíteros serem separados.

Fotos do Templo Central das ADs em Pernambuco






Davi Unifica o Reino de Israel

Subsídio escrito pela Equipe de Educação da CPAD

Texto Bíblico: 1 Samuel 16.1,12,13; 2 Samuel 5.2

Dois incidentes que merecem a nossa atenção na trajetória de Davi rumo à unificação do reino são as mortes de Abner, comandante das tropas de Saul, e posteriormente de Isbosete, filho de Saul. Quando já proclamado rei pela casa de Judá, Davi dá sinais de aproximação das outras tribos quando enviou uma comitiva a Jabes-Gileade parabenizando-o pelo gesto humanitário que tiveram com Saul (2 Sm 2.5-7). A intenção de unificação demonstrada por Davi é vista nas suas palavras que a comitiva levou a Jabes-Gileade: “Esforcem-se, pois, agora as vossas mãos, e sede homens valentes, pois Saul, vosso Senhor, é morto, mas também os da casa de Judá já me ungiram a rei sobre si” (2 Sm 2.7).

A existência de dois reis, um em Hebron e outro em Maanaim, gerou uma guerra civil, levando os homens de Davi e Isbosete a se enfrentarem numa batalha sangrenta (2 Sm 2.12-17). Nessa batalha Davi saiu vencedor. A unificação fica mais próxima quando Abner, comandante do exército de Isbosete, se desentende com ele e procura Davi, reconhecendo ser este o legítimo herdeiro do trono (2 Sm 3.9,10). Os preparativos para a unificação já estavam em andamento quando Joabe, comandante das tropas de Davi, mata por vingança a Abner (2 Sm 3.20-22). O incidente colocou Davi numa posição delicada, já que poderia ser acusado de ter conspirado contra a vida de Abner. Numa postura firme para demonstrar sua inocência diante do incidente, Davi amaldiçoa Joabe por seu ato traiçoeiro (2 Sm 3.28,29). Em um momento delicado como esse Davi não podia deixar que nenhuma dúvida pairasse sobre sua integridade. Se ele estava no trono foi por desígnio divino, e não por resultado de alguma armação. Davi convocou um luto geral, e ele mesmo seguiu o corpo de Abner em seu sepultamento em Hebrom. “Rasgai as nossas vestes, cingi-vos de panos de saco, os sinais de profunda tristeza”(2 Sm 3.31). Por não suspeitar do mal, Abner não fez qualquer tentativa de defesa ou fuga. O luto continuou com um jejum por todo o dia, observado tanto pelo rei como pelo povo. A conduta e a evidente sinceridade do rei deixaram claro para todas as tribos de Israel que a morte de Abner não foi determinada por ele.

A ocorrência desses incidentes e como Davi se portou diante dos mesmos são de extrema importância no processo de restauração do reino. A história de Davi deixa claro que fora colocado no trono por Deus, e não pelo homem. Ele sabia que para crescer e unificar seu povo não necessitava matar ninguém. Infelizmente, alguns para crescer acreditam ser necessário matar os outros.

Tendo morrido Abner e Isbosete, os anciãos de Israel procuraram Davi e lembraram-lhe da promessa que o Senhor lhe fizera: “Somos do mesmo povo que tu és. Outrora, sendo Saul ainda rei sobre nós, eras tu que fazias entradas e saídas militares com Israel; também o Senhor te disse: Tu apascentarás o meu povo de Israel e será chefe sobre Israel” (2 Sm 5.1,2). Com esse gesto, os anciãos de Israel demonstraram serem sabedores de que a unção real estava de fato sobre Davi e, portanto, não havia razão para se postergar ainda mais a sua escolha como líder de toda nação (2 Sm 5.3). Com a coroação de Davi sobre todo o Israel, o reino finalmente estava unificado.

Texto extraído dos livros: GONÇALVES, José. et. al. Davi, As vitórias e as Derrotas de um Homem de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.

MULDER, Chester O. et. al. Comentário Bíblico Beacon, v 2. Rio de Janeiro: CPAD 2008.

EXEMPLOS DE UNIFICAÇÃO PARA A IGREJA

Lição 6 – 08/11/2009
TEXTO ÁUREO: 2 Sm 3.9,10 Assim faça Deus a Abner e outro tanto, que, como o SENHOR jurou a Davi, assim lhe hei de fazer, transferindo o reino da casa de Saul e levantando o trono de Davi sobre Israel e sobre Judá, desde Dã até Berseba”
EXEMPLOS DE UNIFICAÇÃO PARA A IGREJA

SEM UNIFICAÇÃO NÃO HÁ ORGANIZAÇÃO

•A organização vem pela priorização da vontade divina – I Sm 16.1a… Então, disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.

•A organização vem pelo discernimento da vontade divina – I Sm 16.12 Então, mandou em busca dele e o trouxe (e era ruivo, e formoso de semblante, e de boa presença). E disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, porque este mesmo é.

•A organização vem pela obediencia da vontade divina – I Sm 16.13 Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.

SEM UNIFICAÇÃO NÃO HÁ ESTABILIDADE

•A estabilidade vem com o compromissos de fidelidade – 2 Sm 5.1 Então todas as tribos de Israel vieram a Davi, em Hebrom, e falaram, dizendo: Eis-nos aqui, somos teus ossos e tua carne.

•A estabilidade vem com o compromissos de aceitação – 2 Sm 5.2 Sm E também outrora, sendo Saul ainda rei sobre nós, eras tu o que saías e entravas com Israel; e também o SENHOR te disse: Tu apascentarás o meu povo de Israel, e tu serás príncipe sobre Israel.

•A estabilidade vem com o compromisso de submissão – 2 Sm 5.3 Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ao rei, em Hebrom; e o rei Davi fez com eles acordo em Hebrom, perante o SENHOR; e ungiram a Davi rei sobre Israel.

SEM UNIFICAÇÃO NÃO HÁ PROSPERIDADE

•A prosperidade vem pela disposição de avançar – 2 Sm 5.7 Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a cidade de Davi

•A prosperidade vem pela disposição de edificar – 2 Sm 5.9 Assim habitou Davi na fortaleza, e a chamou a cidade de Davi; e Davi foi edificando em redor, desde Milo para dentro.

•A prosperidade vem pela disposição de crescer – 2 Sm 5.10 E Davi ia, cada vez mais, aumentando e crescendo, porque o SENHOR Deus dos Exércitos era com ele.
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Começa a 53ª Escola Bíblica de Obreiros da AD em Pernambuco


A Igreja Assembleia de Deus em Pernambuco, liderada pelo pastor Ailton José Alves, promove, a partir deste domingo, a 53ª Escola Bíblica de Obreiros do Estado. O evento, que vai até o próximo dia 25, será realizado no Templo Central das ADs em Recife, localizado na Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro. Na ocasião, serão comemorados os 91 anos da AD pernambucana.


A programação está dividida entre os estudos durante o período da tarde, restritos para o ministério, e os cultos à noite, abertos para toda a igreja. Entre os preletores, estão os pastores Antonio Gilberto (RJ), Wagner Gaby (PR), Martim Alves (RN), Marcos Tuller (RJ), Ezequias Soares, Carlos Siqueira, João Carlos Padilha e Raimundo Soares (todos estes de SP).

Vão palestrar também os pastores-presidentes da Convenção das Assembleias de Deus da Espanha, Juan Carlos Escobar, e do Peru, Rodrigo Espinoza Celadita, além do presidente local, Ailton José Alves. A EBO contará também com a presença de vários missionários enviados pelo Espírito Santo através da AD em Pernambuco para países como Argentina, Portugal, Peru, Timor Leste e alguns países africanos.

Cerca de 2500 lugares estarão disponíveis no estacionamento interno e no toldo instalado em frente ao Templo Central para comportar as pessoas que não conseguirem assento dentro da igreja.

Os cultos, que iniciarão a partir das 19h - horário do Recife -, serão transmitidos pela Rede Brasil de Comunicação através do canal 14 (que, a partir de novembro, transmitirá a programação da igreja durante 24h), das 11 rádios espalhadas pelo Estado e da TV Web, no site da RBC e no site da Rede Estação TV. Quem quiser, pode assistir ao canal 14 através da antena parabólica. Clique aqui para ver as configurações.

Durante a Escola Bíblica, serão realizados o culto missionário e o culto de agradecimento a Deus pelo aniversário de pastorado e nascimento do pr. Ailton José Alves. Espera-se que o Templo Central esteja lotado durante todos os cultos, e que a presença de Deus seja a tônica neste evento.

Veja algumas fotos da Escola Bíblica de Obreiros de 2008, realizada em conjunto com o aniversário de 90 anos da AD em Pernambuco. Clique nas imagens para ampliá-las.

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DAVI NA CORTE REAL - VIVENDO COM SABEDORIA

Leitura Bíblica: I Samuel 16.18; 18.2-5, 13,14

Lição 3 - 18/10/2009

Texto Bíblico: I Samuel 18.5 E saía Davi aonde quer que Saul o enviasse e conduzia-se com prudência, e Saul o pôs sobre os homens de guerra; e era aceito aos olhos de todo o povo, e até aos olhos dos servos de Saul.

VIVER COM SABEDORIA LEVA A GRANDES CONQUISTAS

1. A SABEDORIA DE AGIR COM PRUDÊNCIA

* Precisamos ser reconhecidos em nosso convívio - I Sm 16.18a Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita,

* Precisamos ter referências dos nossos talentos - I Sm 16.18b que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra,

* Precisamos ter testemunho da nossa conduta - I Sm 16.18c e prudente em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele.

2. A SABEDORIA DE AGIR COM INTEGRIDADE

* Quem é integro sabe conquistar promessas - I Sm 18.2 E Saul naquele dia o tomou, e não lhe permitiu que voltasse para casa de seu pai.

* Quem é integro sabe conquistar amizades - I Sm 18.3 E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma.

* Quem é integro sabe conquistar confiança - I Sm 18.4 E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto.

3. A SABEDORIA DE AGIR COM HUMILDADE

* Com humidade somos observados com respeito - I Sm 18.5 E saía Davi aonde quer que Saul o enviasse e conduzia-se com prudência, e Saul o pôs sobre os homens de guerra; e era aceito aos olhos de todo o povo, e até aos olhos dos servos de Saul.

* Com humildade somos exaltados diante do inimigo - I Sm 18.13 Por isso Saul o desviou de si, e o pôs por capitão de mil; e saía e entrava diante do povo.

* Com humildade temos a certeza da proteção divina - I Sm 18.14 E Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos, e o SENHOR era com ele.
Pr Adilson Guilhermel

DAVI NA CORTE REAL – VIVENDO COM SABEDORIA

Texto Áureo: I Sm. 18.5 - Leitura Bíblica em Classe: I Sm. 16.18; 18.2-5, 13, 14

Objetivo: Mostrar que Deus deu a Davi unção bem como prestígio diante de Israel, e ele se conduziu com prudência na presença de seus líderes, amigos e auxiliares.

INTRODUÇÃO

Na lição de hoje estudaremos a respeito das qualidades de Davi, dentre elas, destacaremos a sabedoria. Na verdade, de nada adianta ter muitos atributos pessoais e não saber utilizá-los adequadamente. Meditaremos, inicialmente, a respeito de como Davi fez uso de suas qualidades no palácio, principalmente da prudência, sinônimo, na lição, de sabedoria. Ao final, refletiremos a respeito da importância da sabedoria e do controle da língua nos relacionamentos pessoais.

1. AS QUALIDADES DE DAVI

Depois de ter sido rejeitado por Deus, e a conseqüente perda de apoio de Samuel, Saul ficou atordoado, e passou a precisar de ajuda, inclusive psicológica. De vez quando, conforme lemos em I Sm. 16.15-18, o rei de Israel entrava em crise e tinha perturbações mentais, o narrador bíblico declara que a causa dessas crises era um “espírito maligno, enviado por Deus” (v.15). Essa declaração, na verdade, trata-se de um hebraísmo, em outras palavras, o texto diz que Saul sofria de uma insanidade mental, proveniente da atuação diabólica, permitida por Deus. Na época, como ainda é sugerido atualmente, em alguns casos, o tratamento recomendava o uso da música. Os súditos de Saul recomendaram um músico hábil, filho de Jessé de Belém, denominado Davi (v. 16). O instrumento tocado por Davi era a lira (kinnor em hebraico), de menor porte que uma harpa comum, de modo que pudesse ser transportada com facilidade. Mas saber tocar a lira não era a única qualidade de Davi, pois de acordo com o servo que o recomendou ele era “valente, e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença”, e principalmente, que “o Senhor era com ele” (v. 18). É possível que nem todos na igreja tenham essas mesmas qualidades, principalmente a de tocar um instrumento ou se enquadram em determinados padrões de beleza, mas é indispensável que mantenha o controle da língua, que sejam fortes e valentes na luta contra o mal, e principalmente que o Senhor seja com eles.

2. A SABEDORIA DE DAVI NO PALÁCIO

O Senhor era com Davi, por isso, ele ascende do trabalho pastoril para o serviço no palácio real. Isso aconteceu porque Saul não permitiu mais que Davi voltasse para sua terra, retendo-o no palácio real (I Sm. 18.2,5). Durante tal período Davi se portava com lealdade ao rei, ainda que esse o perseguisse. Para aliviar as adversidades em sua vida, decorrentes da inveja de Saul, Deus proveu um amigo para o jovem. Jônatas, o filho e provável herdeiro do trono, percebendo a loucura do pai, fez uma aliança de amizade com Davi. O pacto de amizade entre Davi e Jônatas serve de lição para a construção de laços duradouros ao longo da vida. Amizade sincera é cada vez mais rara, haja vista a cultura da individualidade e a busca desenfreada pela satisfação própria que leva à barganha. Jônatas esteve disposto a sacrificar-se por Davi várias vezes (I Sm. 18.4; 20.4). Diante das atitudes insanas de seu pai Saul, Jônatas defendeu seu amigo (I Sm. 19.4). Não havia sentimentos de ciúme, inveja ou mesquinhez em Jônatas. Ele era amigo de Davi, e o defendeu porque discernia as reais intenções do coração do seu amigo. Nos momentos mais difíceis Davi contou com as palavras de encorajamento de Jônatas (I Sm. 23.15,16). Por causa de sua sabedoria (prudência), Davi era amado não apenas por Jônatas, mas também por todos os servos do rei (I Sm. 18.6-7) e isso, certamente, incitava mais ainda o ciúme de Saul.

3. SABEDORIA NOS RELACIONAMENTOS

Em I Sm. 18, está escrito quatro vezes que Davi prosperou, ainda que o rei estivesse contra ele. Mas isso não importava, pois mesmo o rei estando contra Davi, o Senhor era com ele (I Sm. 18.14). Além disso, o Senhor favoreceu Davi com uma outra qualidade, fundamental diante das ameaças desequilibradas de Saul: a sabedoria (prudência). O termo hebraico para prudência (sabedoria) é sakal, que também pode ser encontrado em Pv. 10.19. Nesse versículo essa palavra está associada à pessoa que consegue manter sua boca fechada. Ao invés de se adiantar e dizer palavras fora de propósitos, Davi acatava as circunstâncias com sabedoria. Não foram fáceis as situações pelas quais aquele jovem teve de passar. Em I Sm. 18.8,9 é dito que Saul se indignava contra Davi e não o via com bons olhos. Isso quer dizer que Saul estava tomado pela inveja. Os livros sapienciais nos deixam instruções claras a respeito dos males que a inveja pode causar (Sl. 37.1; 73.3; Pv. 14.30; 27.4; Ec. 4.4; 9.6). Os religiosos entregaram Jesus conduzidos por esse sentimento (Mt. 27.18; Mc. 15.10). As primeiras perseguições aos apóstolos também decorram da inveja (At. 13.45; 17.5). Paulo orienta os cristãos para que não sejam tomados por ela (Rm. 13.13; I Co. 3.3). O cristão espiritual não segue o caminho carnal de Saul, não se deixam conduzir pela inveja. Antes se posiciona com sabedoria, mantendo o devido equilíbrio em todas as circunstâncias, não falando demais, controlando sua língua nas ocasiões mais adversas (Tg. 3.8; Pv. 10.11,20,32; 21.23; 13.3; Ef. 4.29; Mt. 12.34-37)

CONCLUSÃO

Apesar da perseguição do rei Saul, Davi prosperava em tudo o que fazia porque o Senhor era com ele. A causa do bom êxito de Davi estava nas qualidades que Deus construiu em seu caráter. A principal delas era a prudência, assumida na lição de hoje como sabedoria. Davi sabia se relacionar com as pessoas, com seus amigos, servos do palácio real, e principalmente a lidar com as crises insanas do rei Saul. A demonstração mais concreta da prudência de Davi estava no uso da língua. O jovem no palácio sabia o momento de falar e de ficar calado. Nisso consiste a sabedoria, é nessa cercania que habita a prudência (Pv. 11.12; Ec. 3.7; 15.23; 25.11).



BIBLIOGRAFIA

BALDWIN, J. G. I e II Samuel: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 2008.

SWINDOLL, C. R. Davi. São Paulo: Mundo Cristão, 2009.

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