CURSOS E PRODUTOS - ONLINE

LIÇÃO 11 CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER AUTÊNTICO

Características de um Autêntico Líder - Rede Brasil de Comunicação

Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Recife / PE

Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais

Pastor Presidente: Aílton José Alves

Av. Cruz Cabugá, 29 - Santo Amaro - CEP. 50040 - 000 - Fone: 3084 1524

LIÇÃO 11 CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER AUTÊNTICO

INTRODUÇÃO

Nesta lição estudaremos algumas características de um líder autêntico e alguns desafios enfrentados pelo Apóstolo Paulo em seu ministério. Sabemos que o verdadeiro líder é aquele que tem a finalidade de servir a Deus e à sua Igreja. “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.” (II Co 11:2)

I - OS DESAFIOS DO APOSTOLADO PAULINO

O apóstolo Paulo enfrentou algumas oposições diante o seu ministério em Corinto, dentre estes desafios encontrados, iremos relatar alguns fatores surgiram naquela época, vejamos:

Oposição - Havia muitos opositores que tentavam impedir a mensagem de Paulo. Seus adversários eram judeus cristãos que se apresentaram como apóstolos de Cristo. Eles davam grande valor ao discurso eloqüente , às visões e revelações, à operação de milagres como sinais de um verdadeiro apóstolo. Apesar das oposições, Paulo era severo em suas cartas, porém , ele foi claro, direto e objetivo em sua posição de líder. (II Co 10:11-12)

Orgulho - Muitos lideres naquela época eram orgulhosos, aqueles que por motivos de altivez glorificavam-se a si mesmos, porém , já haviam perdido a percepção ou a qualidade do verdadeiro líder. (II Co 10:12-13)

Respeito aos limites e da glorificação - A vaidade era grande no meio do povo ( II Co 11:13). Observamos no texto de I Co 3:21 “… ninguém se glorie nos homens…” Paulo mostra que o homem não pode se gloriar-se em si mesmo, e sim em Deus. “…a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus” (I Co 1:29); como também observamos ” para que, como está escrito : Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor” (I Co 1:31).

II - AS MARCAS DE UM VERDADEIRO LÍDER

Paulo trazia as marcas de um verdadeiro líder, apesar, de várias contradições encontradas em corintios. Paulo estava disposto a servir a Igreja, acima de todos os seus interesses, para o bem estar espiritual da Igreja. (II Co 11:5-15)

Paulo foi um líder de destaque na história bíblica, pelo seu empenho em sua missão e o cuidado com o rebanho do Senhor Jesus. Ele via a grandeza no seu ministério com integridade e dedicação.

Vejamos algumas recomendações para o ministério:

2.1 - Ser cheio do Espirito Santo - Em 2ª Coríntios 12:18 Paulo diz que ele e Tito andavam no mesmo espírito. Esse versículo e os outros versículos sobre os quais tivemos comunhão mostram-nos que tipo de pessoa o apóstolo Paulo era. Ele era uma pessoa total, absoluta e inteiramente vivendo no espírito. Ele nunca era tirado do espírito. O líder tem que ter esta característica de ser cheio do Espirito Santo. (Ef. 5:18)

2.2 - Ser comissionado pelo Senhor - Paulo foi chamado por Deus para fazer a sua vontade. (II Co 1:1) “cartas de Cristo, produzidas pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente.”(II Co 3:3)

2.3 - Ser amoroso com os crentes - Paulo se preocupava com os crentes de Corintio. ( II Co 2:4 )

2.4 - Ser perseverante - É uma das características do apóstolo Paulo, ele perseverava na doutrina e não temia os falsos ensinadores que surgiam para afrontar a igreja. ( II Co 4: 1, 16 )

2.5 - Ser fiel a Deus - Paulo foi fiel no seu ministério e não abriu mão do ensino . ( II Co 6:8-10 )

2.6 - Ser exemplo - Paulo exortava aos corintios serem seus imitadores, como ele era de Cristo.( I Co 11:1 )

2.7 - Ser Dependente de Deus - Paulo dependia da vontade de Deus. O seu objetivo principal era de servir ao Senhor

acima de todos os seus interesses pessoais. (At 4:22)

III - PAULO, UM LÍDER SEGUNDO A VONTADE DE DEUS

O verdadeiro líder deve ser aquele que estar disposto a fazer a vontade de Deus. O apóstolo Paulo deu exemplo através de sua liderança. Ele se declara como servo de Deus em prol dos gentios, e cooperador da obra do Senhor (II Co 6:1). Ele exercia influencia na sua liderança.

Vejamos alguns aspectos importantes no seu ministério:

Ele era humilde e tinha compaixão - O prazer de Paulo era de servir a Deus com alegria, com humildade e com compaixão diante a igreja do Senhor Jesus. (At 20:19; Ef 4:2; Col 3:12)

Ensinava e pregava fielmente - A fidelidade de Paulo estava centrada na pessoa de Jesus Cristo. “ Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cris o Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus”. (II Co 4:5)

Tinha um ministério evangelístico - A visão de Paulo era de expandir o Reino de Deus por todos os lugares do mundo. ” Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e abrindo-se-me uma porta no Senhor,” (II Co 2:12)

Tinha um ministério de discipulado - Paulo tinha prioridade em ensinar a doutrina e proteger o rebanho do Senhor das heresias que surgiram naquela época. “Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos,

transfigurando-se em apóstolos de Cristo.”(II Co 11:13)

Tinha pureza e responsabilidade - A pureza fazia parte de seu ministério, pois o mesmo tinha a responsabilidade de mostrar a verdadeira mensagem de salvação. “Na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido,” (II Co 6:6)

Vigiava - Ele tinha um cuidado especial com os seus filhos espirituais. Quando surgiam falsos ensinos ele refutava com uma palavra de exortação . “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,” (Ef. 6:18)

Pastoreava - Paulo defende o seu apostolado, discorrendo sobre a sua chamada, qualificações e sofrimentos de um verdadeiro apóstolo. ( II Co 10-13)

IV- CARACTERÍSTICAS DOS FALSOS E VERDADEIROS LÍDERES

FALSOS LÍDERES

Acredita em seu próprio conhecimento (II Co 11:6)

Afirmam ter visões e revelações (II Co 12:1,7)

Se auto denominam (II Co 2: 17)

São mercenários e exploram os liderados ( II Co 11:13)

VERDADEIROS LÍDERES

Cheio de Conhecimento e Humildade (At 22:3)

Cheio do Poder de Deus e do fruto do Espirito (II Co 13:4)

Comissionado por Deus (II Co 11,21; 4:1);as credenciais de seu apostolado poderiam ser vista na própria igreja (II Co 12:12)

Nunca corrompeu ou explorou a ninguém (II Co 7:2; 11;7-9)

CONCLUSÃO

Aprendemos que o líder autêntico é aquele que tem o objetivo de servir a Deus em qualquer circunstância. É aquele que comanda e orienta os seus liderados, buscando sempre enfrentar os desafios encontrados no dia a dia.

Enquanto que, os falsos líderes, são aqueles que buscam seus próprios interesses, pois não são vocacionados por Deus.

Por isso, Paulo enfrentava seus opositores bem como os falsos ensinos e doutrinava a igreja do Senhor. (II Co 9:2; II Co 11:2; Fp. 4:13).

REFERÊNCIAS:

Bíblia de Estudo Pentecostal. Donald C. Stamps. C.P.A.D.

O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo. R. N. Champlin. HAGNOS.

II Coríntios, Introdução e Comentário. Colin Kruse. VIDA NOVA.

I e II Coríntios, Os Problemas da Igreja e Suas Soluções. Stanley M. Horton. C.P.A.D.

Ouça o Programa “ESCOLA BÍBLICA NO AR” que vai ao ar, todos os sábados, das 22:00 às 23:00h, pela RÁDIO BOAS NOVAS. Você pode também acessar o site: www.redebrasildecomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Ministério Ad Adoração

Ministério Ad Adoração
Pr. Severino Ramo & Miss. Eliene Silva

Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro.

  Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro. Prezados irmãos e amigo...

POSTAGEM RECENTES

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Bibliotecas Virtuais

Seguidores

Links Sugeridos

Links Sugeridos:

Índice Downloads

  • ÌNDICE DE DOWNLOADS
    Bíblias Eletrônicas: ÌNDICE DE DOWNLOADS
  • Confira aqui todos os softwares disponíveis para download...
    More ...