A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA NO LAR Textos: Gn 18.19; SI 128
Atualmente, pouca ênfase têm se dado à disciplina como princípio norteador das relações humanas. As Escrituras, todavia, nos mostram que, sem o seu exercício, jamais alcançaremos o alvo que nos traçou Deus através de Cristo: a estatura de um ser humano perfeito. Por que as disciplinas no lar são tão importantes? Quais as maneiras de disciplinar o lar? A disciplina é realmente necessária no lar? Deus orientou que tudo seja feito com decência e ordem, (I Co. 14.40). Sabemos que lares bem disciplinados e ajustados formam uma Igreja bem edificada e uma nação forte. Deseja você e sua família triunfar? Não se esqueça da disciplina na família.
I - O QUE SIGNIFICA DISCIPLINA?
A palavra disciplina vem do latim e significa "correção", "instrução", "treinamento". No AT, o termo hebraico para disciplina é "musar" e significa "correção", "instrução", "castigo". Já no Novo Testamento, a palavra "disciplina" é a tradução do termo grego "paidia ", cujo significado é "instrução", "orientação" e também tem o sentido de "treinamento de crianças, a fim de impor a conduta certa". Podemos dizer, então, que a disciplina é um instrumento que Deus utiliza para preservar a santidade do seu povo, primeiramente no trato com Israel, e, posteriormente, com a igreja. Na prática, é uma atitude preventiva e corretiva, com o intuito de tornar o povo santo, cada vez, mais santo.
II - A ORIGEM DA DISCIPLINA
2.1 A Disciplina é Divina - Consideremos o que diz o escritor da Carta aos Hebreus: "Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos" (Hb 12.6-8). Diante desta verdade, entendemos que a disciplina procede de Deus, e nos condiciona como filhos seus, a viver de acordo com a sua vontade. A forma como Deus disciplina seus filhos serve de base para a disciplina no lar.
2.2 Todos Estão Sujeito à Disciplina (Rm 13.1-4) - Inevitavelmente todos os seres humanos têm que se submeter à disciplina. As atitudes e ações são aprendidas. Elas não vêm e não nascem com a gente. Todos precisam ser discipulados e disciplinados.
A disciplina é proveitosa (Hb 12.5-9) - A Palavra do Senhor afirma que Deus nos disciplinou "para o nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade" (ler Hb. 12.10). Tudo o útil.que provém de Deus é
III - MANEIRAS CORRETAS DE DISCIPLINAR
Toda disciplina correta consiste nos seguintes elementos:
Exemplo - O exemplo fala mais alto do que as palavras (I Tm 4.12; I Co11.1; Jo 13.15);
Autoridade - Deus é a fonte de toda a autoridade (Rm 13.1-4; Tt 2.15);
Amor — O amor é a base da disciplina (I Co 13.4,7);
Ensinamento - Ato de ministrar ou transmitir conhecimentos e informações, (Dt 6. 6,7);
Admoestação - Ato de advertir, aconselhar, repreender com brandura, (Pv 15. 31,32);
Correção -Ato de corrigir defeitos (Is 26.16; Pv 6.23; Pv 12.1);
Castigo - Ato de aplicar uma pena com efeito pedagógico (Pv 19.18; Jr 30.11; SI 119.67,71). Lembrando que aqui não se trata de espancamento;
Instrução, o que ensina a fazer (Pv 9.9; 22.6; Pv 3.11;4.1; 8.10);
Comentários