O PRINCIPIO BIBLICO DA GENEROSIDADE
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
TEXTO ÁUREO = “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido”. Gl. 6. 9
INTRODUÇÃO
Salomão fala da disposição que os cristãos devem ter a fim de praticar atos generosos em favor dos necessitados (Ec 11.1). Devemos contribuir liberalmente, pois é possível que um dia talvez nós mesmos venhamos a enfrentar unia grande necessidade (2 Co 8.10-15). Contribuir, de modo sacrificial, fez parte essencial do ministério de Jesus Cristo aqui no mundo (2 Co 8.9; Lc 12.15).
I. LANÇANDO O PÃO SOBRE AS ÁGUAS
b) Repartindo com sete e ainda com oito — Salomão faz um apelo à filantropia, ressaltando a prática de distribuir gratuitamente porções aos pobres, em ocasiões festivas (Ec 11.2; = Ne 8.10). “Sete” como diz o sábio, analogicamente pode referir-se à perfeição; “oito” á além da obrigação (Lc 6.38). Jesus disse: “Se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas” (Mt 5.41). A primeira milha é a obrigação, a segunda é o amor (1 Co 16.14).
c) Sabendo que haverá socorro e providência — Isto fala dos tempos de dificuldade quando se precisa de amigos e investimentos seguros. A necessidade pode vir ao que tem abundância (Fp 4.11-13). O escritor vive movido pela fé e pelo amor fraternal (1 Co 13. 1-8), honrando a Deus e ajudando o próximo. Assim estará preparado para qualquer calamidade ou prejuízo, porque contará com a providência de Deus (Fp 4.19).
II. A BÊNÇÃO DA CONFIANÇA NA PROVISÃO DE DEUS
As nuvens que se enchem de água de chuva, não as guardam para si, mas as deixam cair em beneficio da terra (Ec 11.3). A terra, por sua vez, recebe a umidade e retoma-a para as nuvens, seguindo o ciclo natural. Da mesma forma, a um homem que é abençoado por Deus e enche-se de riqueza, ordena-se não entesourá-la para si, mas a derramar sua riqueza em caridade para os menos afortunados (l Tm 6. 17,18).
a) No lugar que a árvore cair, ali ficará — De uma árvore que não dá fruto ninguém cuida, e onde quer que ela venha cair, ali permanecerá.
Um rabino judaico disse, certa vez:”...Assim acontece com aquele que não distribui caridade: ninguém o ajudará quando necessitar” (Tg 2.13). Em Provérbios 2 1.13 Salomão ressalta: “O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido”. A avareza, ou o apego exagerado aos bens temporais, é abominável ao Senhor, sendo igualado na Bíblia como idolatria (Lc 22.15; = Cl 3.5). Quem se preocupa somente com seu bem-estar, não importando com seu próximo, negou a fé e a eficácia da piedade (1 Trn 5.8). Deus é o maior exemplo de ofertante (Jo 3.16). Este amor sacrificial ele deseja que seja cultivado na rotina da comunidade cristã (1 Pe .1.22-25). Os cristãos primitivos tinham tudo em comum, suprindo as carências uns dos outros (At 2.45-47).
Quem observa o vento nunca semeará— Salomão sabe que a hesitação traz prejuízo. Ele condena a passividade e a falta de iniciativa do preguiçoso (Pv 6.9-11). O lavrador indeciso não semeia nem ceifa, perde tempo. A ilustração da vida agrícola é uma advertência para o cristão indeciso. Quem espera um tempo exatamente propicio nunca agirá e sempre chegará ao fracasso: “Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos” (Jr 8. 20) O trabalho honesto dignifica a pessoa (Gn 30. 30). Deus ao criar o primeiro homem, Adão, deu-lhe incumbências e responsabilidades (Gn 2.15). Jesus, desde a infância, sempre trabalhou (Mt 13,54-58). Paulo trabalhou para manter-se no ministério construindo tendas (At 18. 1-3).
III. AS MISTERIOSAS OPERAÇÕES DE DEUS NA NATUREZA
Salomão discorre sobre as misteriosas operações de Deus na natureza, ao dizer: “Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da que está grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas” (Ec 11.5). Tanto â vento, como a criação da vida são obras da surpreendente sabedoria de Deus: “Então, vi toda a obra de Deus, que o homem não pode alcançar a obra que se faz debaixo do sol ( Ec 8.17).
a) O homem não conhece o caminho do vento — O vocábulo “vento” usado aqui é “neshamah” no hebraico, cujo sentido é “espírito”. Temos aqui uma repetição do ato criativo de Deus, quando o Senhor pós no homem o sopro da vida (Gn 2.7). Este sopro é que alenta o corpo do embrião que se forma no ventre da mãe (Ec 11.5). Em João 3.8, Jesus faz uma referência à relação do vento com o Espírito. “O vento assopra onde quer. Assim como o vento, embora invisível, é identificado por sua atividade e pelo seu sonido, o Espírito Santo também é observado pela sua atividade sobre os cristãos nascidos de novo (Jo 20.22).
b) O homem não sabe como se formam os ossos do embrião — Atualmente, sabemos mais do que sabiam os povos antigos sobre como se desenvolve o embrião humano no ventre materno, entretanto, ainda não se encontrou solução para todos os mistérios da concepção (Sl 139.13,14). Ninguém sabe minuciosamente como Deus faz nosso corpo (SI 139.15). O que sabemos é que o homem é um ser vivo, sendo favorecido pela providência divina, antes mesmo de vir à existência (SI 139. 16).
c) O homem não conhece integralmente as obras de Deus — O mistério sobre a formação do feto humano constitui-se num dos mais belos aspectos da obrado Deus. Daí vários eruditos afirmarem que Eclesiastes 11.5 refere-se ao sopro da vida que anima o corpo do embrião no ventre da mãe (Gn 2.7; = Zc 12.1). A criação da vida é obra da insondável sabedoria e onipotência divina, com a qual Salomão contrasta o fracasso da sabedoria humana (Jó 37.5).
IV. APROVEITANDO AS OCASIÕES
Cada época da nossa vida cristã traz oportunidades e deveres; nada disto se deve descuidar (Jr 48.10). O apóstolo Paulo nos recomenda a aproveitar o tempo da melhor maneira possível, porque os dias são maus (Ef 5.16).
a) O cristão deve ser um semeador em potencial — Salomão traz a figura de um agricultor ao escrever Eclesiastes 11.6: “Pela manhã, semeia atua semente e, à tarde, não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas”. Um agricultor deve manter- se ativo pela manhã e à noite, semeado e efetuando os atos normais envolvidos no plantio, a fim de que tenha uma boa colheita. Assim também deve a igreja, de modo incansável, semear a Palavra de Deus no mundo (Jo 16.15; = 1 Co 9.16).
b) A igreja deve intensificar a sua ação na evangelização — A frase de Salomão: “Não retires a tua mão” tem seu equivalente em “Não seja preguiçoso” (Pv 6. 6). A atividade evangelizadora da igreja deve ser permanente, pois não sabemos qual será a semente que prosperará: “...assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará vazia (Is 55.10,11). Só haverá fruto, se houver semeadura. A igreja precisa entender o que significa ser povo de Deus, o programa eterno do Criador e sua responsabilidade evangelizadora.
Como portadora do poder do Espírito Santo (At 1.8), a igreja precisa reunir todos os recursos a fim de alcançar todas as pessoas desta geração com o Evangelho.
E certa que nossa responsabilidade é muito maior do que a dos primitivos discípulos e missionários. Visto que dispomos de maiores oportunidades, é certo que seremos responsabilizados mais do que eles, que não dispunham de avião, automóveis, rádio, telefone, internet etc. Somos a geração que, com a unção poderosa do Espírito Santo e com os recursos tecnológicos disponíveis, podemos cumprir cabalmente a nossa missão evangelizadora.
c) A igreja que semeia terá boa colheita - Muitos interpretam as frases: “semeia a tua semente” e “não retires a tua mão” (Ec 11.6), como que Salomão esteja fazendo uma alusão profética à responsabilidade da igreja quanto à evangelização e ao discipulado (2 Tm 3.16; 4.2). “Semeia a tua semente” significa pregar a Palavra de Deus aos homens, enquanto “Não retires a tua mão” significa oferecer todo o cuidado necessário aos que receberam a Cristo como Salvador (2 Tm 2.9,10). Sem evangelização e discipulado a igreja fica fadada ao fracasso (Pv 6.9-11).
V - A GRAÇA DA DOAÇAO CRISTA == 2 Coríntios 8.1—9.15
Agora a atenção de Paulo se volta à coleta que ele organizou entre as igrejas missionárias na Galácia, na Acaia e na Macedônia (veja o mapa 1), para o alívio da comunidade cristã de Jerusalém (cf. Rm 15.22-28; 1 Co 16.1-4). Esta oferta parece ter sido muito significativa no ministério apostólico de Paulo, pois ele persistiu no seu piano de entrega pessoal, apesar dos perigos que sabia lhe esperavam em Jerusalém (At 20.3,23; 21.4,10-15; Rm 15.30-32). Além disso, a oferta foi acompanhada por uma delegação (8.16-24; At 20.4; 1 Co 16.3) que superava em muito o tamanho da oferta, ajulgar pela pobreza das igrejas de onde ela veio. O significado teológico da coleta foi resumido da seguinte forma:
1) Um ato de caridade cristã entre companheiros de fé, motivado pelo amor a Cristo; 2) um ato que expressava a solidariedade da comunhão cristã, apresentando uma evidência irrefutável de que Deus estava convocando os gentios à fé; 3) uma peregrinação escatológica dos cristãos gentios a Jerusalém, pela qual os judeus se- riam confrontados com a inegável realidade da dádiva divina da graça salvadora aos gentios, e por meio disso seriam, eles mesmos, levados pelo ciúme para que finalmente aceitassem o evangelho.
Testamento (Lv 19.17-18 e Mq 6.8), e com a caridade do judaísmo (Mt 6.2;At 3.2).2 Estava também de acordo com o ensino de Jesus sobre o auxílio aos pobres (Mt 5.42; 6.2; 25.43-46; Mc 10.21; Lc 19.2-9; J0 13.29). Este ensino, juntamente com a natureza do relacionamento interior do discípulo (Mt 20.24-25; Mc 10.42-45; Lc 22.24-27), atingiu uma realização surpreendente no espírito e na ação de ter “tudo em comum” na igreja primitiva (At 2.44; 4.32; cf. 6.1-8).
VI - PAULO COLETA UMA OFERTA, 8.1-15
Quando a missão de Paulo aos gentios foi reconhecida pelos principais apóstolos de Jerusalém como tendo o mesmo valor da missão deles aos judeus, foram-lhe dadas “as dêstras de comunhão” (koinonias, versão ARA), e lhe pediram somente que “se lembrasse dos pobres” (Gl 2.9-10). Devido a uma escassez de alimentos em Jerusalém, Paulo já tinha, juntamente com Barnabé, trazido uma contribuição de alívio de Antioquia a Jerusalém. Isto ocorreu antes ou durante a visita para a conferência de Jerusalém (At 15.1-31; Gl 2.1-1O). Agora, nesta sua terceira viagem, Paulo se incumbe de uma oferta muito mais ampla, ocasionada — embora não motivada exclusivamente pela necessidade entre os cristãos da Judéia.
2) a perseguição econômica,
3) poucos ricos e muitos pobres na composição da igreja, e
4) a dissipação de quaisquer recursos financeiros que possuíssem.
Pelo menos um ano antes de ter escrito esta epístola, Paulo tinha pedido aos coríntios que contribuíssem com a oferta semanalmente, e que tivessem representantes prontos para acompanhá-lo na entrega da oferta (1 Co 16.1-4). Devido aos problemas entre eles, a igreja não tinha feito muito mais do que dar início à coleta (8.10; 9.2), de modo que ele procura reativar o projeto entre eles.
Naquilo que foi chamado de “Uma filosofia da doação cristã”, Paulo primeiramente fundamenta o seu pedido.
1) na “graça de participar do ministério para os santos”, 2) no exemplo de outras igrejas, 1-7; e 3) no exemplo do Senhor de todos, 8-15.
VII - A Liberalidade dos Macedônios (8.1-7)
Com muito tato, o apóstolo passa para o delicado assunto do dinheiro. A sua perspectiva é a da graça (charis, versículos 1, 4, 6, 7; cf. 9, 16, 19; 9.8, 14, 15).
As igrejas de Filipos, Tessalônica e Beréia tinham estado altamente motivadas nas suas doações, e os coríntios deveriam se sentir da mesma maneira. Vos fazemos conhecer (1) significa “nós precisamos informar a vocês” (KJV marg.).
Paulo deseja que os irmãos de Corinto conheçam a natureza da graça de Deus que foi dada às igrejas da Macedônia. Esta graça ou favor gratuito de Deus em
Cristo para os homens (8.9; Rm 3.24) é o âmago da teologia de Paulo, a partir do qual fluem todas as coisas. A resposta da Macedônia à graça divina foi tal que, em meio a muita prova (teste) de tribulação (Fp 1.29; 1 Ts 1.6-7; 2.14; 2 Ts 1.4-10), a abundância do seu gozo e a sua profunda pobreza” superabundou em riquezas da sua generosidade (2).
Este foi um tipo de paradoxo da graça (cf. versículo 9). Sob perseguições, e na pobreza, a graça produziu, na Macedônia, “duas das mais adoráveis flores do caráter cristão: a alegria e a generosidade.” A generosidade (haplotetos, simplicidade, sinceridade) aqui se refere não à dimensão da sua contribuição, mas à atitude de preocupação que motivou a participação deles (cf. 9.11,13; Rm 12.8). Foi o espírito de generosidade genuíno da parte deles, como indicam os versículos 3-5. Aqui havia uma evidência inquestionável da autenticidade da graça e da semelhança deles com Cristo (versículo 9; cf. Mc 12.41-44).
A generosidade dos cristãos da Macedônia estava evidenciada de três maneiras (3-5). Estes versículos são uma única sentença no texto original: Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente, pedindo-nos com muitos rogos a graça e a comunicação deste serviço, que se fazia para com os santos. E não somente fizeram como nós esperávamos, mas também a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor e depois a nós, pela vontade de Deus. O verbo deram (5) comanda toda a sentença. Primeiramente, eles deram acima do seu poder — acima dos limites da precaução normal para as suas próprias necessidades da vida, e eles o fizeram voluntariamente. Embora o apóstolo tivesse lhes pedido a doação, ele não os tinha pressionado.
Aplicado à oferta, o termo indicava não apenas uma participação comum na oferta, mas também um relacionamento mais profundo “em Cristo”, do qual a participação na oferta é uma expressão essencial. Acrescentado a esta pequena seqüência de palavras espiritualmente significativas (charis, koinonia) com as quais Paulo descreve a coleta, aparece o serviço (tes diakonias; cf. At 6.1-
5; 11.29; 12.25). Esta era a designação favorita de Paulo para o seu próprio ministério (3.6; 4.1; 5.18; 6.3-4; 11.8, 23; cf. Mc 10.43-45). Como serviço (diakonia) ele considerava a coleta “um ato essencial de comunhão cristã realizado a serviço do Senhor” (cf. 9.1, 12).”
VIII - O Desafio da Generosidade de Cristo (8.8-15)
O desafio para que os coríntios completem a oferta continua. A maneira como Paulo procura motivá-los é completamente cristã. Hughes fala sobre a “diplomacia afetuosa” de Paulo. Embora ele tivesse o direito, em virtude da sua autoridade como apóstolo (1.1), Paulo não impõe a oferta como quem manda (8). Isto estaria em contradição com a sua natureza de um presente de amor. Em lugar disso, ele usa a diligência (lit., fervor; cf. versículo 7; 7.11-13) dos cristãos da Macedônia para provar (colocar à prova) a sinceridade da caridade dos coríntios. O amor “genuíno” (RSV) é o amor em ação.
Embora Ele existisse em forma de Deus, Ele não teve por
usurpação ser igual a Deus, Mas aniquilou-se a si mesmo,
tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente
obediente até à morte e morte de cruz.
O centro da nossa fé deve ser aplicado ao seu raio de ação, caso contrário seremos servos infiéis.Toda a riqueza é como o maná do Senhor, destinada não à falta de moderação ou ao luxo, mas sim ao alívio das necessidades dos irmãos. A riqueza aproveitada às expensas dos que têm necessidades em breve se estraga como o maná acumulado, e leva às diferenças que são contrárias à natureza da comunidade cristã. Provavelmente não existe lugar para a vaidade na comunhão da igreja; e certamente não há lugar para a fome e a nudez que possam ser aliviadas (cf. Pv 3.27-28; Mt 25.31-46; At 4.34). Hanson se refere aqui ao “amor auto-ajustável de Cristo nos seus membros que satisfaz a necessidade de cada um sem insuficiência nem embaraços”. “O critério da generosidade cristã” que Paulo aplica nestes versículos inclui:
2) a extensão da bênção material, 10-12; e
3) a dimensão das necessidades do corpo de Cristo, 13-15.
IX - As Bênçãos da Generosidade (9.6-15)
O tema abordado na última sentença do versículo 5 agora é expandido para mostrar como a generosidade, quando realizada com o espírito apropriado, pode ser uma fonte de bênçãos a todos aqueles que estão envolvidos — aos outros, a Deus, e a nós mesmos. Em primeiro lugar, o apóstolo explica que o cristão generoso é “alguém que semeia”. Não há medo de destituição na generosidade, pois “dar é semear” e semear significa esperar uma colheita. O mundo enriquece tirando dos outros; o cristão enriquece dando aos outros.
Em uma das suas expressões contrastantes (cf. 2.16; 4.3; 6.8; 1O;11-12; 13.3), Paulo sugere que existem duas maneiras de semear pouco e em abundância (6) com as colheitas correspondentes. “Alguns há que espalham, e ainda se lhes acrescenta mais; e outros, que retêm mais do que é justo, mas para a sua perda. A alma generosa engordará, e o que regar também será regado” (Pv 11.24-25; cf. 19.17; Gl 6.7-10). Aquele que semeia com abundância (ep eulogias) semeia “no princípio das bênçãos”, e com base nisto ele colhe. A idéia das bênçãos é o princípio da mordomia cristã (cf. Lc 6.38).
Há outro princípio coerente com este. Cada homem (7) só deve dar aquilo que tenha proposto anteriormente no seu coração (8.3; cf. At 4.32). O ato de dar não deve ser realizado com tristeza (lit.) ou por necessidade (compulsão).
O ato de dar que é motivado basicamente pela compulsão externa é realizado com dor e tristeza, e não pode estar de pleno acordo com a mente de Cristo (cf. 1 Co 2.16; Fp 2.5). Deus ama ao dá com alegria (Pv 22.8). O texto grego enfatiza alegria (hilaron) e em Deus. E da palavra hilaron que obtivemos a nossa palavra “hilariante”. Este versículo implica que o pagamento do dízimo meramente como uma obrigação legalista não é uma atitude cristã. O ato de dar, por parte de cada cristão, deve ser motivado adequadamente ele deriva da graça (8.1; 9.8) e almeja abençoar.
Deus é poderoso (8) para fornecer tanto a motivação quanto os meios para as doações generosas. A palavra-chave é graça, o conceito que fundamenta todo o tratamento que Paulo dá à coleta. E a graça que Deus é poderoso para tornar abundante. Assim o cristão, em tudo, com toda suficiência... pode superabundar em toda boa obra.5° A palavra suficiência ou “auto-suficiência” é a capacidade de ser independente de circunstâncias externas, no sentido de que se possa encarar o que se tem como sendo suficiente para suprir as próprias necessidades. O homem que tem a graça de se satisfazer com menos, tem mais para oferecer aos outros. Deus, através de seus dons de graça, pode prover tudo o que o homem necessita espiritual e materialmente de forma que este seja uma bênção para os outros. A graça de Deus é uma graça que doa, e que é capaz de engordar a alma mais magra e mesquinha.
Paulo ilustra aquilo que está dizendo a partir de, onde o homem que serve ao Senhor espalha a sua riqueza como o fazendeiro espalha as suas sementes, dando aos pobres, a sua justiça permanece para sempre (9; cf. 1, 3). O homem que expressa a sua justiça em atos e dons de bondade nunca terá falta dos meios para fazê-lo. Justiça aqui significaria, então, “dar esmolas, caridade” (cf. Mt 6.1-4). Se a justiça é basicamente uma qualidade da vida, ela resistirá à prova do julgamento. As duas idéias estão provavelmente presentes aqui, como em Mateus.
Assim, para resumir tudo, os coríntios irão enriquecer para toda a beneficência (11; haplot eta, generosidade; cf. 8.2). A “colheita da justiça” é um espírito sincero de generosidade, de onde nasce a doação altruísta para as necessidades dos outros. Este tipo de generosidade na forma concreta da coleta angariada e entregue por meio de Paulo e seus colaboradores aos santos de Jerusalém — irá produzir ações de graças a Deus.
A oferta tem um resultado duplo. Ela não só supre (plenamente) as necessidades (cf. 8.14) dos santos (12), mas também redunda em muitas graças, que se dão a Deus. De maneira interessante, Paulo chama isto de administração (diakonia; cf. 8.4; 9.1,13) desse serviço (leitourgias; cf. Rm 15.27; Fp 2.17). Ele está utilizando a linguagem do sacrifício (cf. Lc 1.23; Hb 8.6), como faz freqüentemente para as obras cristãs (Rm 12.1; 15.16). Aquilo que se faz em nome de Cristo tem parte no caráter do seu serviço sacrificial.
Paulo conclui o tema da coleta com uma explosão de gratidão. Graças (charis) a Deus, pois, pelo seu dom inefável (15). O dom (dorea) éo presente indescritível e soberano de si mesmo em seu Filho. Aqui está a fonte de toda a graça e todo o amor que irão fluir pelas igrejas como resultado da oferta (cf. Rm 8.32). O apelo do apóstolo provou-se eficaz, pois alguns meses mais tarde ele escreveu de Corinto aos romanos: “Pareceu bem à Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém” (15.26).
Paulo nos dá (6.15) três “motivos válidos para uma atitude generosa e uma doação com alegria”:
2) Deus é poderoso e deseja assegurar tudo o que um homem necessita interior e exteriormente para compartilhar generosa e amorosamente com outros, 8-10;
3) aquilo que é doado faz mais do que simplesmente satisfazer necessidades materiais; tem implicações espirituais emocionantes e bênçãos para todos os lados, 11-15.
2) motivada livre e sinceramente (haplotetos, 8.2; 9.11,13);
3) a implementação da comunhão cristã (koinonia, 8.4; 9.13-15; Rm 15.26-27); 4) uma parte indispensável de um ministério cristão (diakonia, 8.4,19-20; 9.1,12-13);
5) um dom generoso (hadrotes, 8.20);
6) um meio de bênçãos espirituais (eulogia, 9.5-6); e
7) um ministério sagrado (leitourgia, 9.12).
X - NOSSA GENEROSIDADE SERÁ MEDIDA
Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. Lucas 6.38 (arc).
Em conformidade com o princípio do amor, devemos dar aos necessitados (ver 2 co. 8.2 nota). O próprio Deus medirá a generosidade do crente e o recompensará. A medida da benção e da recompensa a recebermos será proporcional ao nosso interesse pelos outros e à ajuda que lhes damos (ver 2 Co. 9.6). (bep).
X.1. - SER GENEROSO TRAZ FELICIDADE
Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. Atos 20. 35 (arc).
Essa é a visão de Paulo a respeito do dinheiro e do ministério. O dinheiro não era sua motivação (v.33). Ele sustentava o seu ministério fazendo tendas (ver 18.3), causando, desse modo, um fardo financeiro pequeno nas igrejas em que ministrava (v.34) Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber refere-se tanto ao nosso tempo quanto ao nosso dinheiro, pois trabalhando assim, auxiliamos os enfermos, os primeiros receptores de nossa doação, os menos afortunados. (bep)
X.2. - O COMPORTAMENTO DA IGREJA PRIMITIVA
Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade. Atos 2.45(arc)
Não há aqui qualquer afetação intelectual! Não há qualquer superioridade social, intolerância racial ou privilégios temperamentais aqui! Estavam todos juntos, ligados em comunhão pelas mesmas idéias (a doutrina dos apóstolos), pelas mesmas práticas (o partir do pão), pelos mesmos hábitos religiosos (as orações) e pelos mesmos direitos e responsabilidades de fundo econômico (o fato de que vendiam suas possessões e bens e distribuíam o produto entre todos, segundo a necessidade de cada um). (nti).
X.3. - FUJAMOS DA MALDIÇÃO
O que dá ao pobre não terá necessidade, mas o que esconde os olhos terá muitas maldições. Provérbios 28.27(arc)
O que dá ao pobre não terá falta. A mensagem da primeira linha deste versículo é a mesma que as duas linhas de Prov. 19.17. É bom negócio ser bondosos com os pobres. Ao homem generoso nada faltará, e o Senhor será o seu benfeitor.
Aquele que usa de misericórdia com os pobres empresta ao Senhor, e o Senhor cuidará para que o homem prospere. (ati).
X.4. - FIQUEMOS NA BENÇÃO
Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. - O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá. Provérbios 11.24 e 25 (nvi)
Deus promete a quem dá com generosidade, receber de volta mais do que aquilo que deu. Ele abençoa os bondosos e generosos que dão dos seus recursos, ou dão de si mesmos. O NT ensina que somos mordomos dos dons de Deus e que devemos usá-los em prol da sua causa e visando o bem dos necessitados (Mt. 25. 26,27; ver 2 Co. 8.2 nota; 9.8 nota). (bep).
X.5. - CONTRIBUIR É UM PRIVILÉGIO
Todavia, assim como vocês se destacam em tudo: na fé, na palavra, no conhecimento, na dedicação completa e no amor que vocês tem por nós, destaquem-se também neste privilégio de contribuir. II Coríntios 8.7 (nvi)
É como se o apóstolo tivesse escrito: "Visto que transbordais em vossas expressões, em todas as outras coisas, cuidai para que também ‘abundeis’ na questão deste ‘serviço gracioso’ (graça) de contribuirdes para as necessidades alheias".
Os crentes coríntios não deveriam permitir que a parcimônia caracterizasse esse aspecto de sua vida cristã, visto que a "abundância" na bondade caracterizava-os em todos os demais aspectos. (nti).
X.6. - QUANTO COLHEREMOS?
Lembrem-se: Aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente. II Coríntios 9.6 (nvi).
O cristão pode contribuir generosamente, ou com avareza. Deus o recompensará de acordo com o que ele lhe dá (Mt. 7. 1,2). Para Paulo, a contribuição não é uma perda, mas uma forma de economizar; ela trará benefícios substanciais para quem contribui (ver 8.2 nota; 9. 11 nota). Paulo não fala primeiramente da quantidade ofertada, mas da qualidade dos desejos e dos motivos do nosso coração ao ofertarmos. (bep).
X.7. - QUEREMOS SER AMADOS POR DEUS?
Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. II Coríntios 9.7 (nvi).
A idéia que Deus "...ama..." tal pessoa, neste caso, expressa o seu deleite, o seu senso de ser "fortemente agradado" com o indivíduo que dá como Deus quer, isto é, livremente, com singeleza, sem motivos duvidosos. É extremamente duvidoso que, sem alguma espécie de operação na alma, um homem pode ser essa espécie de doador. (nti).
X.8. - O GENEROSO HERDARÁ O REINO
E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda. - "Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: 'Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. - Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; - Necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram". Mateus 25. 33 a 36 - Ler vv.31 a 46 (nvi)
Importantíssima em seu alcance é a lição deste texto; e também um tanto perturbadora para uma igreja que tem de tal maneira enfatizado a justificação pela fé que tem perdido de vista o fato de que aquilo que praticamos também se reveste de vasta importância. A ausência de tais obras é prova da ausência de fé. A presença e o desenvolvimento dessas obras, que operam através do princípio do amor, neste texto é considerada como prova de que a pessoa pertence ao grupo das "ovelhas", que ela é um filho autêntico do reino, e que aquele grande e bendito reino será a sua herança.
XI - O CUIDADO DOS POBRES E NECESSITADOS
Am. 5.12-14 “Porque sei que são muitas as vossas transgressões e enormes os vossos pecados; afligis o justo, tomais resgate e rejeitais os necessitados na porta. Portanto, o que for prudente guardará silêncio naquele tempo, porque o tempo será mau. Buscai o bem e não o mal, para que vivais; e assim o Senhor o Deus dos Exércitos, estará convosco, como dizeis.” Neste mundo, onde há tanto ricos quanto pobres, freqüentemente os que têm abastança material tiram proveito dos que nada têm, explorando-os para que os seus lucros aumentem continuamente (ver SI 10.2,9,10; = Is 3.14,15; = Jr 2.34; Am 2.6,7; = 5.12,13; = Tg 2.6). A Bíblia tem muito a dizer a respeito de como os crentes devem tratar os pobres e necessitados.
XII - O ZELO DE DEUS PELOS POBRES E NECESSITADOS.
Deus tem expressado de várias maneiras seu grande zelo pelos pobres, necessitados e oprimidos.
(1) O Senhor Deus é o seu defensor.
O socorro (SI 40.17; = 70.5; = Is 41.14),
O libertador (1 Sm 2.8; = SI 12.5; = 34.6; = 113.7; = 35.10; cf. Lc 1.52,53)
E provedor (cf. SI 10.14; = 68.10; = 132.15).
Todas as terras que tivessem mudado de dono desde o Ano do Jubileu anterior teriam de ser devolvidas à família originária (ver Lv 25.8-55). E, mais importante de tudo: a justiça haveria de ser imparcial. Nem os ricos nem os pobres poderiam receber qualquer favoritismo (Ex 23.2,3,6; Dt 1.17; cf. Pv 3 1.9). Desta maneira, Deus impedia que os pobres fossem explorados pelos ricos, e garantia um tratamento justo aos necessitados (ver Dt 24.14).
XIII - A RESPONSABILIDADE DO CRENTE NEOTESTAMENTÁRIO DIANTE DOS POBRES E NECESSITADOS.
No NT, Deus também ordena a seu povo que evidencie profunda solicitude pelos pobres e necessitados, especialmente pelos domésticos na fé.
(1) Boa parte do ministério de Jesus foi dedicado aos pobres e desprivilegiados na sociedade judaica. Dos oprimidos, necessitados, samaritanos, leprosos e viúvas, ninguém mais se importava a não ser Jesus (cf. Lc 4.18,19; = 21.1-4; = Lc 17.11-19; = Jo4.1-42; = Mt 8.2-4; = Lc l7.11 19; = Lc 7.11-15; = 20.45-47). Ele condenava duramente os que se apegavam às possessões terrenas, e desconsideravam os pobres (Mc 10.17-25; = Lc 6.24,25; = 12.16-20; = 16.13-l5,19, 3I).
(2) Jesus espera que seu povo contribua generosamente com os necessitados (ver Mt 6.1-4). Ele próprio praticava o que ensinava, pois levava uma bolsa da qual tirava dinheiro para dar aos pobres (ver J0 12.5,6; 13.29). Em mais de uma ocasião, ensinou aos que o queriam seguir a se importarem com os marginalizados econômica e socialmente (Mt 19.21; = Lc 12.33; = 14.12- 14,16-24; = 18.22). As contribuições não eram consideradas opcionais. Uma das exigências de Cristo para se entrar no seu reino eterno é mostrar-se generoso para com os irmãos e irmãs que passam fome e sede, e acham-se nus (Mt 25.31-46).
(3) O apóstolo Paulo e a igreja primitiva demonstravam igualmente profunda solicitude pelos necessitados. Bem cedo, Paulo e Barnabé, representando a igreja em Antioquia da Síria, levaram a Jerusalém uma oferta aos irmãos carentes da Judéia (At 11.28-30). Quando o concílio reuniu-se em Jerusalém, os anciãos recusaram-se a declarar a circuncisão como necessária à salvação, mas sugeriram a Paulo e aos seus companheiros “que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência” (Gl 2.10). Um dos alvos de sua terceira viagem missionária foi coletar dinheiro “para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém” (Rm 15.26). Ensinava as igrejas na Galácia e em Corinto a contribuir para esta causa (1 Co 16.1-4).
Como a igreja em Corinto não contribuísse conforme se esperava, o apóstolo exortou demoradamente aos seus membros a respeito da ajuda aos pobres e necessitados (2 Co 8;9). Elogiou as igrejas na Macedônia por lhe terem rogado urgentemente que lhes deixasse participar da coleta (2 Co 8.1-4; 9.2). Paulo tinha em grande estima o ato de contribuir. Na epístola aos Romanos, ele arrola, como dom do Espírito Santo, a capacidade de se contribuir com generosidade às necessidades da obra de Deus e de seu povo (ver Rm 12.8 nota; ver 1 Tm 6.17-19).
“Convém que eu faça as obras daquele que me chamou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar”.
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Lições Bíblicas Betel 2004
Bíblia de Estudo Pentecostal
Comentário Bíblico Beacon
www.idbpa.net
Postado por
Ev. ISAIAS DE JESUS
Mostrar blogs
-
Doctor charged with sex assaults of 38 patients - Nathaniel Spencer of Birmingham is accused of sexually assaulting 38 patients, including a child.Há uma hora
-
John 10:7, 9-10 - “Therefore Jesus said again, “Very truly I tell you, I am the gate for the sheep.”Há 16 horas
-
Espírito O âmago da vida humana - *Espírito O âmago da vida humana* *TEXTO ÁUREO* *“Peso da Palavra do Senhor sobre Israel. Fala o Senhor, o que estende o céu, e que funda a terra...Há 3 dias
-
ADULTOS│ Lição 1: O Mistério da Santíssima Trindade │1º Trim 2026 - Peça o seu PDF agora da primeiríssima lição de 2026 e se prepare para ministrar uma aula impactante, profunda teologicamente, que transforma vidas e qu...Há 3 dias
-
-
Como equilibrar conforto, beleza e elegância nos dias mais quentes - Calçados confortáveis e elegantes são essenciais para o verão e sandálias e tênis de materiais respiráveis equilibram praticidade e estilo. Equilibrar c...Há 6 dias
-
Sai da frente, Tóquio! Jacarta é a nova maior cidade do mundo - Por Jay Ganglani NBC News O mundo tem uma nova cidade mais populosa. A capital da Indonésia, Jacarta, lidera um ranking cada vez mais dominado ...Há 6 dias
-
Os três princípios missiológicos adotados pela maior agência missionária brasileira - João Marcos Barreto Soares é Diretor Executivo da Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira. Em seu livro *O Chamado Inadiável Para Co...Há uma semana
-
-
SOBRE O ARREPENDIMENTO DIVINO - 1. Diversos textos da Bíblia apresentam Deus “se arrependendo do mal/do bem” que havia designado para um indivíduo ou para uma coletividade. No episódio ...Há 2 semanas
-
1 Coríntios 2:15 — Atitudes do Homem Espiritual - Atitudes do Homem Espiritual Abrimos esta caminhada com um convite simples e radical: ser um homem ou mulher espiritual é aprender a olhar a vida a partir ...Há 3 semanas
-
200 Citações sobre a ALEGRIA - E-book GRATUITO - *Alegria.* Imersos num turbilhão de sentimentos e solicitações, bombardeados por informação – muitas vezes tóxica, opressiva, rasa –, feridos por rec...Há 4 semanas
-
Tren #1 LGOACE : Claim Scatter Merah Cuma Disini Resmi - Tren #1 LGOACE : Claim Scatter Merah Cuma Disini Resmi Tren #1 LGOACE : Claim Scatter Merah Cuma Disini Resmi – Permainan slot online kini menjadi salah ...Há um mês
-
Os Melhores Poemas de Jorge de Lima - E-book GRATUITO - Jorge de Lima (União dos Palmares–AL, 23 de abril de 1893 — Rio de Janeiro, 15 de novembro de 1953), médico de formação, foi poeta, romancista, tradut...Há 2 meses
-
Limitações termodinâmicas no surgimento natural de moléculas de cadeia longa: Implicações para a origem da vida - Thermodynamic Limitations on the Natural Emergence of Long Chain Molecules: Implications for Origin of Life James M. Tour, M. C. Parker and C. Jeynes Jul ...Há 4 meses
-
-
-
Luciano Bacci usa nome da Record TV e Cidade Alerta para propagação de fake news? - É lamentável ver o nome da Record TV e de um programa dessa emissora ser usado no Facebook para propagar fake news. Os diretores dessa televisão deveriam ...Há 3 anos
-
NT-LATORRE – Nuevo Testamento En Griego Y Español Por Juan José De La torre, S.J. - *Nuevo Testamento En Griego Y Español * *Por Juan José De La torre, S.J.* *Reseña Bibliográfica * *Para el uso didáctico y para educación reglada y con...Há 4 anos
-
NT-LATORRE – Nuevo Testamento En Griego Y Español Por Juan José De La torre, S.J. - *Nuevo Testamento En Griego Y Español * *Por Juan José De La torre, S.J.* *Reseña Bibliográfica * *Para el uso didáctico y para educación reglada y con...Há 4 anos
-
CONSELHOS UTEIS DO APOSTOLO PAULO - Os Sete Teste do Cristão Para iniciar vamos aprender que a falsa doutrina, por mais superior que pareça, mais cedo ou mais tarde, sempre resulta em padrões ...Há 5 anos
-
10 realidades poderosas sobre quem é Deus - vertical-align: inherit;"> Tudo o que é, foi e será, não veio de coincidência espontânea, mas de um único Criador. Este Criador não criou simplesmente par...Há 5 anos
-
Sermão pregado na Manhã de Domingo 24 de Junho de 1877 - por Charles Haddon Spurgeon - *“O justo seguirá o seu caminho firmemente” – Jó 17: 9* *O homem que é justo diante Deus tem um caminho próprio. Não é o caminho da carne, nem tampouco ...Há 5 anos
-
Fazer a Vontade de Deus - Tema do culto de doutrina na Assembleia de Deus na cidade de Galinhos / RN, pelo Pr. Kleber Maia. Todo cristão precisa conhecer a vontade de Deus, revela...Há 5 anos
-
[HD-1080p] Baron Münchhausen téléchargement complet film gratuit streaming en ligne HD - Online Putlocker "Baron Münchhausen" 2012 avec Anglais-Français sous-titres pour téléchargement, Baron Münchhausen 720p bonne qualité [image: Baron Münch...Há 6 anos
-
O Fim da Liderança - *A liderança como a conhecíamos acabou.* O fim da liderança foi decretado com bases empíricas. Não cabe aqui juízo de valores, trata-se de uma constataç...Há 6 anos
-
#816 Divórcio e novo casamento - Marcos 10:10-12 - Leitura: Marcos10:10-12 Vídeo: https://youtu.be/-6w8tss4zac *“Quando estava em casa novamente, os discípulos interrogaram Jesus sobre o mesmo assunto. E...Há 6 anos
-
-
-
How the pursuit of one European peak gave rise to modern mountaineering - Climbers reached the Matterhorn's summit in 1865—then tragedy struck.Há 6 anos
-
Lição 13 - *O SACERDÓCIO CELESTIAL* *Texto Áureo: Hb. 7.26 - Leitura Bíblica: Hb. 9.11-15; Ap. 21.1-4* *INTRODUÇÃO* Nesta última aula do trimestre, estudaremos mais u...Há 6 anos
-
Paulo Freire – Uma avaliação relâmpago - É sempre surpreendente, para mim, ver que a maioria das referências feitas ao professor Paulo Freire (1921-1997) são benevolentes e eivadas de admiração. ...Há 6 anos
-
Vídeo blog: O Inferno é um sofrimento eterno ou finito? - As diferentes visões sobre o inferno. Seria o lago de fogo um sofrimento eterno ou com duração finita?Há 6 anos
-
-
Síndrome do Pânico - Atualmente existem diversos transtornos de Ansiedade. Dentre eles, temos este conhecido com *síndrome do pânico*, que afeta 2% da população brasileira. ...Há 7 anos
-
Parábola no Antigo e Novo Testamento - Introdução O termo grego *parabolē* (parabolh,) é traduzido com diversos sentidos no contexto do Novo Testamento. Depois dos Evangelhos, somente o escrito...Há 7 anos
-
"Mórmons"...Só que não! - Líder da seita determina que eles não se chamarão mais de “mórmons” [image: Liderança dos mórmons] A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ...Há 7 anos
-
Hello world! - Welcome to WordPress. This is your first post. Edit or delete it, then start writing!Há 7 anos
-
QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 04 – 1º TRIMESTRE DE 2018. JESUS É SUPERIOR A JOSUÉ – O MEIO DE ENTRAR NO REPOUSO DE DEUS. - *IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM TABULEIRO DOS MARTINS * *ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL * *CLASSE ALFA E ÔMEGA * ALUNO: __________________________________...Há 7 anos
-
-
CALVINISMO NA ASSEMBLEIA DE DEUS - CALVINISMO NA ASSEMBLEIA DE DEUS *Assembleiano e calvinista convicto: uma entrevista com Geremias do Couto* Por *Gutierres Fernandes Siqueira* [...] ...Há 8 anos
-
Nunca! Nunca! Nunca! Nunca! Nunca! | C. H. Spurgeon - "Ele disse: nunca te deixarei, nem te abandonarei." Hebreus 13: 5 Leitura adicional: Apocalipse 21: 1-9. O Senhor ( Deus Pai ) não pode e não vai deixar...Há 8 anos
-
Cristãos como peças de engrenagem - As igrejas evangélicas contemporâneas adotaram uma prática religiosa que limita o crescimento pessoal de seus membros. Essa é a visão do pastor Ed Rocha...Há 8 anos
-
Sumaré (SP) receberá encontro de Líderes das Assembleias de Deus no estado de SP - Cartaz 11º ELAD CONFRADESP *Por Ev. Tiago Bertulino* Jornalista CONFRADESP A Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Estado de São Paulo (CONFRAD...Há 8 anos
-
Refugiados darão curso de línguas no Brasil - *20 refugiados serão professores de inglês, espanhol, árabe e francês no Rio.* No Rio de Janeiro, vinte refugiados começarão a dar aulas de espanhol, ing...Há 8 anos
-
A coragem de saber "apenas" em parte - “*Agora* conheço *em parte*, mas *depois* conhecerei *plenamente,* assim como também sou plenamente conhecido” (1Co 13.12b). Em 1952, Paul Tillich publi...Há 8 anos
-
Atriz pornô se converte: "Deus mudou minha vida" - Como atriz pornô, a norte-americana Crystal Bassette ganhava cerca de R$ 100 mil reais por mês. Mas, depois de dez anos de carreira e mais de cem filmes...Há 8 anos
-
Download CCleaner for Mac 1.14.451 - [image: Download CCleaner for Mac 1.14.451] While CCleaner has been the most popular PC maintenance tool for over a decade, it is relatively new to the Ma...Há 8 anos
-
Culto de Conclusão dos Discipulado das Cong. da Área de P. de Galinhas - Setor 8 - Culto de Conclusão dos Discipulado das Cong. da Área de P. de Galinhas - Setor 8( Cong. Merepe III, Socó, Salinas e Cupê)... Foi bênção para glória de ...Há 9 anos
-
A Reforma Protestante não tem dono! - Por *Gutierres Fernandes Siqueira* Há um crescente movimento nas redes sociais onde se julga quem tem a devida legitimidade ou não de comemorar a Reforma ...Há 9 anos
-
Mulher começa a vender bolos em casa e muda sua vida criando negócio do zero - Essa aqui pode ser mais uma história de muito fracasso e sucesso de uma Brasileira, trabalhando em casa conseguiu criar um negócio de sucesso em plena cr...Há 9 anos
-
3º TRIMESTRE DE 2016 - LIÇÃO º 03 - 17.07.2016 - "IGREJA, AGÊNCIA EVANGELIZADORA" - ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCANITERÓI - RJ LIÇÃO Nº 03 - DATA 17/07/2016TÍTULO: “IGREJA, AGÊNCIA ENVANGELIZADOR...Há 9 anos
-
Porque não sou devoto de "teologia brasileira" - Nos primeiros anos da minha caminhada teológica, tive bastante entusiasmo pela ideia de construir uma teologia contextualizada à realidade brasileira so...Há 9 anos
-
Gerador de Imagens de versículos bíblicos para ler e compartilhar nas redes sociais - *Meus Versículos Bíblicos* é um app que roda em Android e gera imagens com versículos da Bíblia Sagrada para você ler e compartilhar com seus amigos nas ...Há 9 anos
-
O que Aconteceu com o Rapper Ol’ Dirty Bastard? - O Ol’ Dirty Bastard era conhecido por seu estilo de rap exclusivo, que misturava o rap de Nova York com seu tio bêbado cantando Frank Sinatra as 1h14 da...Há 9 anos
-
-
Daftar Alamat Lokasi Service Center HP Advan di Indonesia - Daftar Alamat Lokasi Service Center HP Advan di Indonesia – Pada dasarnya barang elektronik seperti handphone atau laptop tidak sepenuhnya adalah barang ...Há 10 anos
-
AD de Pernambuco apresenta 250 diáconos do Recife e dos setores no quinto dia de sua EBO - A Convenção da Assembleia de Deus em Pernambuco (Conadepe), presidida pelo pastor Ailton José Alves, anunciou a separação de 250 candidatos ao diaconato ...Há 10 anos
-
Slides: Lição 13 A Manifestação da Graça da Salvação. Professor Érick Freire. - * Lição 13 a manifestação da graça da salvação * from *Ebd Brasil* Para continuar lendo clique aqui...Há 10 anos
-
Love (2015) - Free Streaming Love in Top QualityNow you can enjoy Love in high quality with duration 134 Min and has been launched in 2015-05-20 with MPAA rating is 28....Há 10 anos
-
OS PARADOXOS DE DEUS NO SALMO 23 - *OS PARADOXOS DE DEUS NO SALMO 23* *Salmo 23.1-6* *Introdução:* [image: *] *O pensamento chave*, a mensagem fundamental do Sa...Há 10 anos
-
"SILAS MALAFAIA" Aclamado como “falso profeta” por ativistas gays - O pastor Silas Malafaia passou esta semana pelo Espírito Santo. E não foi sem polêmicas. Um grupo de cerca de 50 pessoas protestaram em frente à igreja on...Há 10 anos
-
-
PÁGINA FORA DO AR! - LAMENTO INFORMAR QUE EM RAZÃO DE ATUALIZAÇÃO E REVISÃO DO CONTEÚDO, ESTE BLOG ESTARÁ INDISPONÍVEL POR TEMPO INDETERMINADO. AGRADEÇO A ATENÇÃO, CONSIDERAÇÃ...Há 10 anos
-
A FÉ - A fé é muito mais que um pensamento religioso, está intrínseca nas nossas relações, nas pessoas como também em nossa causa e maneira de ver o mundo como ...Há 10 anos
-
Informações Sobre Cursos do IBADEJUF - *Curso Básico em Teologia:* *Duração: 2 anos* *Aulas: segundas-feiras de 19:00h até às 22:15h* *Mensalidade: R$ 60,00 sem cobrança de matrícula* *Quem ...Há 10 anos
-
Kiat Membentuk Karakter Mandiri Pada Anak-Mall Mainan Anak, Toko Yang Menjual Mainan Anak Online Murah Di Tangerang - Banyak orang tua zaman sekarang yang memberikan segalanya pada anak dengan begitu mudah. Tapi tahukah Ayah Bunda dengan sikap demikian itu bisa menimbul...Há 10 anos
-
VOTO CONSCIENTE COMEÇA PELA INVESTIGAÇÃO DAS PROPOSTAS DE GOVERNO Caramuru Afonso Francisco* - Estamos a iniciar um novo período de campanha eleitoral, as eleições gerais de 2014, quando deveremos eleger os novos ocupantes de cargos eletivos nos Pod...Há 11 anos
-
Aparelhamento - [image: aparelho] Meu silêncio não significa covardia... muito menos ignorância! Tenho visto os rumos das coisas – em áreas aparentemente sem conexão entre ...Há 11 anos
-
A PRESENÇA DO SENHOR GARANTE FELICIDADE EM TODO TEMPO - QUE A GRAÇA E A PAZ DE CRISTO HABITE PROFUNDAMENTE OS VOSSOS CORAÇÕES. QUERO APROVEITAR ESSE MOMENTO PARA JUNTO REFLETIRMOS E TAMBÉM EXPRESSAR UMA PR...Há 11 anos
-
Desmascarando maldições hereditárias II - O alvo do nosso estudo será a falsa doutrina do Evangelho da Maldição, que é um dos produtos da confissão positiva Neo-Pentecostal, e que é também chamad...Há 12 anos
-
Idéia de renovação em casa - Idéia muito legal pra renovar sua casa. Além de originalidade, fica bonito e barato. Atreva-se a ser artesã, tudo tem um começo. Fonte: Casa e FogãoHá 12 anos
-
agnoia - Substantivo feminino ἄγνοια [ágnoia] de ἀγνοέω [agnoéô] ignorância *4 vezes* ------------------------------ *(01) Atos 3:17* E agora, irmãos, eu sei q...Há 12 anos
-
Subsídios para Lições Cristo para Todos - Mais uma novidade em nosso blog. Postaremos aqui subsídios para auxiliarem professores que utilizam revistas da Editora Cristo para Todos, utilizada por m...Há 12 anos
-
Voltemos ao Evangelho e Ministério Fiel unindo forças pela causa do Evangelho - É com grande alegria e satisfação que anunciamos a união entre o Ministério Fiel e o Voltemos ao Evangelho (VE). O Ministério Fiel visa apoiar o cristão e ...Há 12 anos
-
Olá Pastor, a Paz de Cristo! Seu blog está uma be... - Olá Pastor, a Paz de Cristo! Seu blog está uma benção! Gostaria de convidar a todos para visitarem o website "Ministério Amigos de Cristo": www.ministeri...Há 12 anos
-
Espiritualidade egolátrica - Na espiritualidade ególatra, o sacerdote se confunde com a divindade. A egolatria não é o simples cuidado do indivíduo consigo mesmo. Cuidar de si mesmo, a...Há 12 anos
-
-
Reminiscências rurais - Este texto foi originalmente produzido em meu blog e eu aproveito para reproduzi-lo aqui, uma vez que foram momentos inesquecíveis passados ao lado do irm...Há 12 anos
-
CURSO BÁSICO DE DISCIPULADO - Curso Básico de Discipulado em 13 lições, numa perspectiva pentecostal, para serem aplicadas em grupos de novos convertidos na EBD, em grupos de estudo ...Há 13 anos
-
Pastor que manipulava cobras nos cultos morre picado por uma cascavel - Um pastor pentecostal, nos EUA, que costumava carregar cobras venenosas durante os serviços religiosos morreu após uma picada de cascavel. Mack Wolford, qu...Há 13 anos
-
Esperanza/Esperança - ES - Alegrarse han el desierto y la soledad: el yermo se gozará, y florecerá como la rosa. Florecerá profusamente, y también se alegrará y cantará con júbi...Há 13 anos
-
Páscoa - *PÁSCOA, TEMPO DE LEMBRAR E DE MORRER* Nessa semana, os cristãos do mundo inteiro, sejam católicos ou protestantes comemoram a Semana Santa. Na tradição ju...Há 13 anos
-
NOVO BJC - O BJC agora tem novo endereço e formato. Este espaço vai ficar como registro histórico, mas as atualizações agora serão realizadas no endereço: http://alle...Há 13 anos
-
Encerrando Blog - Aos amigos, que acompanharam até a presente data as postagens aqui publicadas, deixo um grande abraço e os convido a continuar a acompanhar as publicações ...Há 13 anos
-
Aula 06 - NEEMIAS LIDERA UM GENUINO AVIVAMENTO - Texto Básico: Neemias 8:1-18 “E Esdras, o sacerdote, trouxe a Lei perante a congregação [...] E leu nela [...] desde a alva até ao meio-dia, perante homens...Há 14 anos
-
Igreja da Cientologia investigada por tráfico de pessoas nos Estados Unidos - A instituição, de origem americana, é acusada de aprisionar e silenciar dissidentes. Há alegações de espancamento, trabalhos forçados e da existência de “c...Há 14 anos
-
A acusação do Diabo e a justificação de Deus - “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus, é Deus quem os justifica” (Rm 8:33) - Desde o princípio, a acusação sempre foi uma das principais ...Há 15 anos
-
-
Não Seja Igual aos Outros - Por Jorge Fernandes Isah Vi a propaganda de um produto na internet em que a mensagem era exatamente esta: “Não seja igual aos outros”. Havia um apelo à dif...Há 15 anos
-
1.21. Aspiración / Aspiração / Breathing - VII - http://griegobiblico.blogspot.com/feeds/posts/defaultHá 18 anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
ESTUDOS E PESQUISAS
Bibliotecas Virtuais
Postagens mais visitadas deste blog
Frases de Motivação
Frases de Motivação - pensamentos de motivação, auto ajuda, auto estima. Porque só o Senhor é Deus 1. "O pior naufrágio é daquele que não saiu do porto" 2. "Só a vida vivida para os outros vale a pena ser vivida" 3. "De tropeços , vitórias e quedas se constrói a experiência" 4. "Acima do homem que salta, Há o homem que voa" 5. "Dói fracassar, mais doloroso ainda é nunca tentar acertar" 6. "Uma pessoa fechada jamais abrirá seus horizontes" 7. "Onde existe fé, sempre brilha a esperança" 8. "Os ventos e as ondas estão sempre do lado dos navegadores mais competentes"
A ORIGEM DOS SÍMBOLOS RELIGIOSOS
A ORIGEM DOS SÍMBOLOS RELIGIOSOS CRUZ (Cristianismo) Símbolos semelhantes já apareciam em culturas pagãs, antes de Cristo. Ela só foi adotada pelos cristãos quando o imperador romano Constantino aboliu as condenações na cruz, no início do século 4. Além de representar a morte de Cristo, a cruz simboliza Deus, Jesus e o Espírito Santo, nas pontas superior, inferior e laterais, respectivamente ESTRELA DE DAVI (Judaísmo) Duas pirâmides - uma apontando para cima e outra invertida - representam a união ou equilíbrio entre o céu e a terra. Diz-se que Davi, importante rei de Israel, mandava gravar o símbolo nos escudos de seu exército como amuleto de proteção. A partir daí, a estrela de Davi passou a ser identificada com o povo israelita LUA CRESCENTE COM ESTRELA (Islamismo) Estudiosos supõem que, mesmo antes do islamismo, árabes nômades cultuavam a Lua por viajarem à noite. Quando o símbolo foi adotado na bandeira do islâmico império turco-otomano, passou a ser identificado co...
PRONOMES DE TRATAMENTO PARA AUTORIDADES
1. AUTORIDADES DE ESTADO Civis Pronome de tratamento Abreviatura Usado para Vossa Excelência V. Ex. a Presidente da República, Senadores da República, Ministro de Estado, Governadores, Deputados Federais e Estaduais, Prefeitos, Embaixadores, Vereadores, Cônsules, Chefes das Casas Civis e Casas Militares Vossa Magnificência V. M. Reitores de Universidade Vossa Senhoria V. S.ª Diretores de Autarquias Federais, Estaduais e Municipais Judiciárias Pronome de tratamento Abreviatura Usado para Vossa Excelência V. Ex. a Desembargador da Justiça, curador, promotor Meritíssimo Juiz M. Juiz Juízes de Direito Militares Pronome de tratamento Abreviatura Usado para Vossa Excelência V. Ex. a Oficiais generais (até coronéis) ...
Comentários