O PRINCÍPIO BIBLICO DA GENEROSIDADE
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O PRINCÍPIO BIBLICO DA GENEROSIDADE


2 Coríntios – “Eu, de muito boa vontade, gastarei e me deixarei
gastar pelas vossas almas” Lição 09 O Princípio Bíblico da
Generosidade Por PR Manoel B. M. Júnior.
Texto Áureo: “Cada um contribua Segundo Propôs no seu coração,
não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá
com alegria” (2 Co 9.7).
Verdade Prática: A generosidade é um princípio que deve preencher
o coração alcançado pela graça de Deus .
Leitura Bíblica em classe: 2 Coríntios 8.1-5; 9.6,7,10,11 ARC.
INTRODUÇÃO
No final de sua primeira carta aos Coríntios (16. 1-4), Paulo mencionou uma “coleta para os santos”. Agora ele aborda com detalhes o tema da caridade. As Epístolas do NT e o livro de Atos deixam claro que entre 52 e 27 d.C., grande parte do trabalho de Paulo foi dedicada à arrecadação de dinheiro para os “pobres dentre os santos”que estavam em Jerusalém (Rm 15.26; Gl 2.10), este exemplo está em extinção!
I. EXEMPLOS DE AÇÕES GENEROSAS (8.1-6,9; 9.1,2)
1. O exemplo dos Macedônios (8.1-6).
O trecho que agora consideramos é de grande interesse, embora o assunto, sendo uma "coleta especial", possa parecer de importância passageira. O interesse, no entanto, jaz no fato de o apóstolo exortar os irmãos da Acaia a que juntem suas ofertas às dos irmãos da Macedônia, a fim de suprirem as necessidades materiais dos crentes pobres de Jerusalém. Assim aprendemos da Escritura que temos obrigações para com nossos irmãos mais pobres; e que o cumprimento dessas obrigações pode ter rica significação espiritual. As circunstâncias na Macedônia, quando esta coleta foi levantada, não eram de prosperidade. Os irmãos ali estavam em muita prova de tribulação e profunda pobreza (2), quando contribuíram liberalmente e, com efeito, acima de suas posses (3). E ficaram ansiosos por fazer chegar essas ofertas ao seu destino por mãos de Paulo e seus companheiros, considerando essa dádiva aos santos de Jerusalém como expressão de companheirismo e assistência (4). Tito (6). Foi Tito quem empreendeu coleta idêntica entre os coríntios. O apóstolo exorta-os a que mostrem o mesmo zelo neste assunto prático, cristão, assim como se mostravam zelosos na fé, na palavra, no saber e em todo o cuidado (7), matérias estas de caráter mais "espiritual". É claro que ele considerava a plena vida cristã abrangendo ambas estas atividades. Admite, entretanto, no vers. 8, que lhe falta autoridade para exigir deles a coleta; apenas lhes dá oportunidade de provar, como ele diz, a sinceridade do vosso amor (8).
2. O exemplo de Jesus Cristo (8.9).
O vers. 9 resume admiravelmente todo o propósito da encarnação. A posição de glória que Cristo desfrutava com o Pai foi por Ele sacrificada, a fim de nos auxiliar. Cfr. Fp 2.6-7. Assim, devemos sacrificar alguma coisa para ajudar a outros. Veja-se também 1 Pe 2.20-21, onde a vida e a morte de nosso Senhor nos são apresentadas como exemplo. Se as razões expostas acima não fossem suficientes para completar sua obra de benevolência, Paulo teria mais uma razão para os Coríntios a completarem. Ele guardou a razão mais constrangedora para o final, mantendo o supremo exemplo da graça – O Senhor Jesus Cristo. Aponta para a encarnação como modelo completo da graça abnegada que respondeu à angustia dos outros. O Senhor Jesus deixou voluntariamente sua riqueza Divina por nossa causa e assumiu a pobreza de nossa humanidade (Fp 2.6-8), para que nEle pudéssemos ganhar a riqueza espiritual da Salvação (Ef 1.7, 18; 2.7; 3.8,16; Fp 4.19; Cl 1.27).
3. O exemplo da igreja coríntia (9.1,2).
Esta seção dá continuidade à exortação de Paulo para a generosidade entre os Coríntios. Aqui aprendemos algo sobre o conteúdo de seu orgulho por eles. Podemos ver também mais de Paulo como o motivador, ao continuar a encorajá-los a completar esta bondosa oferta. Paulo começa com uma declaração enfática (quase gloriando-se) de sua confiança neles: realmente não precisa escrever-lhes sobre esta ministração aos santos de Jerusalém, porque já sabe quão ansiosos e prontos estão para responder a esta necessidade. Na verdade, ele se gloriou junto aos macedônios de que os da Acaia (incluindo os Coríntios) estavam prontos e preparados para colaborar há um ano. Fica claro que Paulo está usando uma igreja para motivar outra. No capítulo 8, ele apresenta os Macedônicos como um exemplo para os Coríntios seguirem em sua abnegada doação. Agora aprendemos que a resposta Macedônica deveu-se em parte à motivação trazida por Paulo, apresentando os da Acaia como exemplo: “Vosso zelo tem estimulado a muitos” (v.2).
II. EXORTAÇÃO AO ESPÍRITO GENEROSO PARA CONTRIBUIR (8.7-15)
1. A igreja de Corinto foi encorajada a repartir generosamente com os necessitados (8.11).
Evidentemente os Coríntios marcaram um alvo para a coleta somando as quantias que os membros sentiram que Deus queria que ofertassem. Mais ainda não tinham levado a cabo as boas intenções. uma referência de data que ajuda a colocar a redação desta epístola em determinado tempo. Evidentemente por essa época os coríntios haviam empreendido fazer essa coleta; agora Paulo incita-os a levá-la a cabo afim de socorrer os santos de Jerusalém.
O que levou a igreja mãe (Jerusalém) depender de ajuda financeira? Porque havia tanta pobreza entre os cristãos de Jerusalém?
Sem dúvida, um motivo era o fato de que muitos eram colocados no ostracismo pelos judeus, que se recusavam a empregar, ou até mesmo comprar bens de pessoas que nessa época eram encaradas não como membros de uma seita judaica, mas como apóstatas . outra razão foi uma escassez de alimentos causada pela superpopulação, que resultou em época de fome no ano 46 d.C., durante o governo de Claudio (At 11.27-30). O problema dos pobres teria sido exacerbado pelos pesados impostos cobrados na palestina, não somente pelos romanos, mas também pelos governantes locais. Também foi sugerido que a boa vontade daqueles que possuíam grandes propriedades de vender suas posses para manter os pobres, embora pudessem ter satisfeito necessidades imediatas, teria a longo prazo, causado o impacto do empobrecimento de todos (At 2.44,45; 4.32-35). Quaisquer que sejam as causas, os cristãos da terra santa quase estiveram privados de recursos durante este período, e Paulo dedicou-se a arrecadar fundos entre as igrejas gentílicas para satisfazer o que era uma necessidade verdadeiramente desesperadora. A perseguição causada pela morte de Estevão também contribuiu para o empobrecimento da igreja (AT 8.1-3).
2. A responsabilidade social da igreja.
O principio da generosidade é algo lindo de mais em todo o contexto das escrituras, não existe em nenhum outro lugar das escrituras passagem semelhante a esta. Jesus nos deu grandes exemplos de generosidade em própria vida e pelo que ensinava, em Lucas (Lc 10. 25-37) Jesus nos deu um exemplo de Amor, Compaixão e generosidade sem igual. Esta alternativa é introduzida na parábola do bom samaritano. O principal personagem deste episódio é um doutor da lei (Lc 10.25) que deu uma resposta que qualquer judeu instruído daria à pergunta de Cristo – “que está escrito na lei?” – a respeito da vida eterna , e do sacerdote e do levita da história do samaritano, cuja indiferença ao sofrimento do homem atacado pelos ladrões contraria o principio mais fundamental dessa lei (Lc 10. 25-37). Portanto a única alternativa de Jesus é uma religião do livro representada pelo judaísmo do primeiro século, que havia perdido de vista a misericórdia ao procurar justificar-se, como fez o doutor da lei (Lc 10.29), através de suas interpretações da lei de Deus. Havia um bando de ladrões que assaltaram o homem deixando-o quase morto, um sacerdote que teoricamente era o representante de Deus para o povo e um levita que também teoricamente era considerado separado para representar a santidade no serviço à Deus. Na minha visão tanto os salteadores como o sacerdote e o levita estão no mesmo nível os primeiros porque não deveriam fazer o mal e fizeram e os últimos porque deviriam ter feito o bem agindo generosamente para com o homem ferido e não fizeram nada. “Quantas pessoas que se dizem cristãs, pastores, líderes agem da mesma maneira hoje desprezando o princípio mais importante da lei que é amar o próximo como a si mesmo”, estão entesourando pra si enquanto outros nada tem obrigam os outros a tirar de onde não tem para satisfazerem seus caprichos medíocres – Filhos de satanás é isso que são! O samaritano não conhecia aquele homem não perguntou se ele era judeu ou gentil, se era da assembléia de Deus ou de outra denominação, ele simplesmente ignorou tudo isso e socorreu o próximo pagando todas despesas e cuidados médicos que aquele homem teve e ainda lhe chamou de amigo – que exemplo não?
3. A generosidade cristã requer reciprocidade mútua dos recursos.
Cristo nos chama a lei do desapego. A graça de Deus deve reconhecer-se como raiz e fonte de todo bem em nós, ou feito por nós, em todo momento. Grande graça e favor de Deus é que sejamos úteis para o próximo e o progresso de qualquer boa obra. Paulo elogia a caridade dos macedônios. Longe de necessitar que Paulo os exortasse, lhe rogaram que recebesse a dádiva que lhe enviaram.
Qualquer seja a coisa que usemos ou disponhamos para Deus, tão só se trata de dar-Lhe o que é Seu. Todo o que demos para fins caritativos não será aceito por Deus, nem será para vantagem nossa, a menos que, primeiro, nos demos nós mesmos ao Senhor e ao próximo. Atribuindo à graça de Deus todas as obras realmente boas, não só lhe damos a glória a quem corresponde, senão também, mostramos aos homens onde está sua força. O gozo espiritual abundante alarga os corações dos homens no trabalho e a obra de amor. Quão diferente é isto da conduta dos que não se unirão a nenhuma boa obra a menos que lhes seja exigida! Ao arguir o jovem rico a vender as suas propriedades e repartir o dinheiro com os pobres todo o verdadeiro interesse do jovem milionário veio a tona e esta mesma cena se repete em nossos dias – qua lástima!
III. OS PRICÍPIOS DA GENEROSIDADE (9.6 -15)
1. O valor da liberalidade na contribuição.
Prossegue o apóstolo referindo o espírito com que os crentes devem contribuir para socorrer os outros em suas necessidades, e como o recebimento, com gratidão, dessas dádivas deve levar seus beneficiários a orar em favor dos ofertantes. Assim, estabelece-se uma bênção recíproca, e o apóstolo glorifica a Deus ao contemplar este resultado abençoado. Aquele que semeia pouco (6). É uma lição que a natureza nos ensina, aplicada à vida espiritual. Se a semente é semeada com parcimônia, a safra será escassa. Assim, se nos retraímos, ou se relutamos em nosso serviço cristão, a colheita será diminuta. O vers. 7 dá-nos o espírito desse serviço. A quem dá com alegria (7). O grego tem "hilaridade". Sugere um espírito de real prazer, que faz a pessoa não caber em si.
2. A igreja deve socorrer os necessitados obedecendo a três que norteiam o serviço social.
A igreja hodierna precisa reconhecer que não está aqui apenas para pregar o evangelho mas também socorrer os necessitados em suas carências. A obra social deve ser encarada como um serviço em adoração a Deus sabendo que Deus pode (é poderoso) (8). Prover e suprir todas nossas necessidades. O homem não dá do que é propriamente seu, e sim daquilo que Deus lhe tem dado. A Bíblia lembra-nos isto em muitas passagens-"Das tuas mãos to damos" (1Cr 29.14). No vers. 9, o apóstolo cita o Sl 112.9. Este Salmo descreve o gênero de vida de um homem justo. Será rico em sua casa, e dará a outros. Não temerá notícias más porque seu coração está firme em Deus. Em outras palavras, a Bíblia ensina que o homem de Deus não sofrerá necessidade, mas terá de fato o suficiente para dar a outros. Dará pão (10); a ARA dá o sentido com maior clareza: "Aquele que dá semente ao que semeia, e pão para alimento, também suprirá e aumentará a vossa sementeira, e multiplicará os frutos da vossa justiça".
3. A graça de contribuir.
A generosidade do contribuinte Redunda em muitas graças a Deus (12). Deus organizou a vida humana por tal forma, que o nosso serviço pelos outros redunda em bênção para nós e contribui para a glória de Deus, que é o Criador de todas as coisas. Obediência da vossa confissão quanto ao evangelho de Cristo (13). Os santos, que vão receber a dádiva, dar-lhe-ão tanto melhor acolhida por proceder ela da aceitação do evangelho pelos coríntios. Oram eles a vosso favor (14). Um elo de amor é forjado por essas dádivas. Graças a Deus (15). A contemplação de todos estes resultados leva o apóstolo a regozijar-se, em espírito, com a operação de Deus no coração humano. Seu dom inefável (15). 2 Co 8.9. O apóstolo é levado naturalmente a pensar na generosidade divina para com os homens, dando-lhes Cristo pensamento este que nunca encontra palavras adequadas que o expressem.
CONCLUSÃO
O dinheiro doado com caridade pode parecer jogado no lixo para a mente carnal, mas quando se dá sobre a base dos princípios apropriados, é semente plantada, da qual pode esperar-se um valioso incremento, deve-se dar com cuidado. As obras de caridade, como todas as demais boas obras, devem fazer-se de forma reflexiva e intencionada. A devida reflexão sobre nossas circunstâncias, e a daqueles aos que socorreremos, orientará nossas dádivas ao serviço da caridade. A ajuda deve dar-se com generosidade, seja mais ou menos, e não com relutância, senão com alegria. Enquanto alguns espalham e ainda assim crescem, outros retêm mais do que se vê e isso os conduz à pobreza. Se tivermos mais fé e amor, desperdiçaríamos menos em nós mesmos, e semearíamos mais com a esperança de um comunicação abundante. Pode um homem perder fazendo aquilo com que Deus se agrada? Ele pode fazer que toda a graça abunde para conosco, e que abunde em nós; pode dar um grande crescimento das boas coisas espirituais e das temporais. Pode fazer que tenhamos suficiente em todas as coisas e que nos contentemos com o que temos. Deus não só nos dá bastante para nós mesmos, senão para que também possamos suprir com isso as necessidades do próximo, e isto deve ser como semente para plantar. Devemos mostrar a realidade de nossa sujeição ao evangelho pelas obras da caridade. Isto será para mérito de nossa confissão e para o louvor e a glória de Deus. Devemos propor-nos imitar o exemplo de Cristo, sem cansar-nos de fazer o bem, e considerando que é mais bem-aventurado dar que receber. Bendito seja Deus pelo dom inefável de sua graça, pela qual capacita e inclina a alguns de seu povo a dar a outrem, e aos outros a ficarem agradecidos por isso; e bendito seja para toda a eternidade seu glorioso nome por Jesus Cristo, o dom de valor inapreciável de seu amor, por meio do qual estas e todas as outras coisas, que pertencem à vida e à piedade, nos são dadas gratuitamente, além de toda expressão, medida ou limite.
gastar pelas vossas almas” Lição 09 O Princípio Bíblico da
Generosidade Por PR Manoel B. M. Júnior.
Texto Áureo: “Cada um contribua Segundo Propôs no seu coração,
não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá
com alegria” (2 Co 9.7).
Verdade Prática: A generosidade é um princípio que deve preencher
o coração alcançado pela graça de Deus .
Leitura Bíblica em classe: 2 Coríntios 8.1-5; 9.6,7,10,11 ARC.
INTRODUÇÃO
No final de sua primeira carta aos Coríntios (16. 1-4), Paulo mencionou uma “coleta para os santos”. Agora ele aborda com detalhes o tema da caridade. As Epístolas do NT e o livro de Atos deixam claro que entre 52 e 27 d.C., grande parte do trabalho de Paulo foi dedicada à arrecadação de dinheiro para os “pobres dentre os santos”que estavam em Jerusalém (Rm 15.26; Gl 2.10), este exemplo está em extinção!
I. EXEMPLOS DE AÇÕES GENEROSAS (8.1-6,9; 9.1,2)
1. O exemplo dos Macedônios (8.1-6).
O trecho que agora consideramos é de grande interesse, embora o assunto, sendo uma "coleta especial", possa parecer de importância passageira. O interesse, no entanto, jaz no fato de o apóstolo exortar os irmãos da Acaia a que juntem suas ofertas às dos irmãos da Macedônia, a fim de suprirem as necessidades materiais dos crentes pobres de Jerusalém. Assim aprendemos da Escritura que temos obrigações para com nossos irmãos mais pobres; e que o cumprimento dessas obrigações pode ter rica significação espiritual. As circunstâncias na Macedônia, quando esta coleta foi levantada, não eram de prosperidade. Os irmãos ali estavam em muita prova de tribulação e profunda pobreza (2), quando contribuíram liberalmente e, com efeito, acima de suas posses (3). E ficaram ansiosos por fazer chegar essas ofertas ao seu destino por mãos de Paulo e seus companheiros, considerando essa dádiva aos santos de Jerusalém como expressão de companheirismo e assistência (4). Tito (6). Foi Tito quem empreendeu coleta idêntica entre os coríntios. O apóstolo exorta-os a que mostrem o mesmo zelo neste assunto prático, cristão, assim como se mostravam zelosos na fé, na palavra, no saber e em todo o cuidado (7), matérias estas de caráter mais "espiritual". É claro que ele considerava a plena vida cristã abrangendo ambas estas atividades. Admite, entretanto, no vers. 8, que lhe falta autoridade para exigir deles a coleta; apenas lhes dá oportunidade de provar, como ele diz, a sinceridade do vosso amor (8).
2. O exemplo de Jesus Cristo (8.9).
O vers. 9 resume admiravelmente todo o propósito da encarnação. A posição de glória que Cristo desfrutava com o Pai foi por Ele sacrificada, a fim de nos auxiliar. Cfr. Fp 2.6-7. Assim, devemos sacrificar alguma coisa para ajudar a outros. Veja-se também 1 Pe 2.20-21, onde a vida e a morte de nosso Senhor nos são apresentadas como exemplo. Se as razões expostas acima não fossem suficientes para completar sua obra de benevolência, Paulo teria mais uma razão para os Coríntios a completarem. Ele guardou a razão mais constrangedora para o final, mantendo o supremo exemplo da graça – O Senhor Jesus Cristo. Aponta para a encarnação como modelo completo da graça abnegada que respondeu à angustia dos outros. O Senhor Jesus deixou voluntariamente sua riqueza Divina por nossa causa e assumiu a pobreza de nossa humanidade (Fp 2.6-8), para que nEle pudéssemos ganhar a riqueza espiritual da Salvação (Ef 1.7, 18; 2.7; 3.8,16; Fp 4.19; Cl 1.27).
3. O exemplo da igreja coríntia (9.1,2).
Esta seção dá continuidade à exortação de Paulo para a generosidade entre os Coríntios. Aqui aprendemos algo sobre o conteúdo de seu orgulho por eles. Podemos ver também mais de Paulo como o motivador, ao continuar a encorajá-los a completar esta bondosa oferta. Paulo começa com uma declaração enfática (quase gloriando-se) de sua confiança neles: realmente não precisa escrever-lhes sobre esta ministração aos santos de Jerusalém, porque já sabe quão ansiosos e prontos estão para responder a esta necessidade. Na verdade, ele se gloriou junto aos macedônios de que os da Acaia (incluindo os Coríntios) estavam prontos e preparados para colaborar há um ano. Fica claro que Paulo está usando uma igreja para motivar outra. No capítulo 8, ele apresenta os Macedônicos como um exemplo para os Coríntios seguirem em sua abnegada doação. Agora aprendemos que a resposta Macedônica deveu-se em parte à motivação trazida por Paulo, apresentando os da Acaia como exemplo: “Vosso zelo tem estimulado a muitos” (v.2).
II. EXORTAÇÃO AO ESPÍRITO GENEROSO PARA CONTRIBUIR (8.7-15)
1. A igreja de Corinto foi encorajada a repartir generosamente com os necessitados (8.11).
Evidentemente os Coríntios marcaram um alvo para a coleta somando as quantias que os membros sentiram que Deus queria que ofertassem. Mais ainda não tinham levado a cabo as boas intenções. uma referência de data que ajuda a colocar a redação desta epístola em determinado tempo. Evidentemente por essa época os coríntios haviam empreendido fazer essa coleta; agora Paulo incita-os a levá-la a cabo afim de socorrer os santos de Jerusalém.
O que levou a igreja mãe (Jerusalém) depender de ajuda financeira? Porque havia tanta pobreza entre os cristãos de Jerusalém?
Sem dúvida, um motivo era o fato de que muitos eram colocados no ostracismo pelos judeus, que se recusavam a empregar, ou até mesmo comprar bens de pessoas que nessa época eram encaradas não como membros de uma seita judaica, mas como apóstatas . outra razão foi uma escassez de alimentos causada pela superpopulação, que resultou em época de fome no ano 46 d.C., durante o governo de Claudio (At 11.27-30). O problema dos pobres teria sido exacerbado pelos pesados impostos cobrados na palestina, não somente pelos romanos, mas também pelos governantes locais. Também foi sugerido que a boa vontade daqueles que possuíam grandes propriedades de vender suas posses para manter os pobres, embora pudessem ter satisfeito necessidades imediatas, teria a longo prazo, causado o impacto do empobrecimento de todos (At 2.44,45; 4.32-35). Quaisquer que sejam as causas, os cristãos da terra santa quase estiveram privados de recursos durante este período, e Paulo dedicou-se a arrecadar fundos entre as igrejas gentílicas para satisfazer o que era uma necessidade verdadeiramente desesperadora. A perseguição causada pela morte de Estevão também contribuiu para o empobrecimento da igreja (AT 8.1-3).
2. A responsabilidade social da igreja.
O principio da generosidade é algo lindo de mais em todo o contexto das escrituras, não existe em nenhum outro lugar das escrituras passagem semelhante a esta. Jesus nos deu grandes exemplos de generosidade em própria vida e pelo que ensinava, em Lucas (Lc 10. 25-37) Jesus nos deu um exemplo de Amor, Compaixão e generosidade sem igual. Esta alternativa é introduzida na parábola do bom samaritano. O principal personagem deste episódio é um doutor da lei (Lc 10.25) que deu uma resposta que qualquer judeu instruído daria à pergunta de Cristo – “que está escrito na lei?” – a respeito da vida eterna , e do sacerdote e do levita da história do samaritano, cuja indiferença ao sofrimento do homem atacado pelos ladrões contraria o principio mais fundamental dessa lei (Lc 10. 25-37). Portanto a única alternativa de Jesus é uma religião do livro representada pelo judaísmo do primeiro século, que havia perdido de vista a misericórdia ao procurar justificar-se, como fez o doutor da lei (Lc 10.29), através de suas interpretações da lei de Deus. Havia um bando de ladrões que assaltaram o homem deixando-o quase morto, um sacerdote que teoricamente era o representante de Deus para o povo e um levita que também teoricamente era considerado separado para representar a santidade no serviço à Deus. Na minha visão tanto os salteadores como o sacerdote e o levita estão no mesmo nível os primeiros porque não deveriam fazer o mal e fizeram e os últimos porque deviriam ter feito o bem agindo generosamente para com o homem ferido e não fizeram nada. “Quantas pessoas que se dizem cristãs, pastores, líderes agem da mesma maneira hoje desprezando o princípio mais importante da lei que é amar o próximo como a si mesmo”, estão entesourando pra si enquanto outros nada tem obrigam os outros a tirar de onde não tem para satisfazerem seus caprichos medíocres – Filhos de satanás é isso que são! O samaritano não conhecia aquele homem não perguntou se ele era judeu ou gentil, se era da assembléia de Deus ou de outra denominação, ele simplesmente ignorou tudo isso e socorreu o próximo pagando todas despesas e cuidados médicos que aquele homem teve e ainda lhe chamou de amigo – que exemplo não?
3. A generosidade cristã requer reciprocidade mútua dos recursos.
Cristo nos chama a lei do desapego. A graça de Deus deve reconhecer-se como raiz e fonte de todo bem em nós, ou feito por nós, em todo momento. Grande graça e favor de Deus é que sejamos úteis para o próximo e o progresso de qualquer boa obra. Paulo elogia a caridade dos macedônios. Longe de necessitar que Paulo os exortasse, lhe rogaram que recebesse a dádiva que lhe enviaram.
Qualquer seja a coisa que usemos ou disponhamos para Deus, tão só se trata de dar-Lhe o que é Seu. Todo o que demos para fins caritativos não será aceito por Deus, nem será para vantagem nossa, a menos que, primeiro, nos demos nós mesmos ao Senhor e ao próximo. Atribuindo à graça de Deus todas as obras realmente boas, não só lhe damos a glória a quem corresponde, senão também, mostramos aos homens onde está sua força. O gozo espiritual abundante alarga os corações dos homens no trabalho e a obra de amor. Quão diferente é isto da conduta dos que não se unirão a nenhuma boa obra a menos que lhes seja exigida! Ao arguir o jovem rico a vender as suas propriedades e repartir o dinheiro com os pobres todo o verdadeiro interesse do jovem milionário veio a tona e esta mesma cena se repete em nossos dias – qua lástima!
III. OS PRICÍPIOS DA GENEROSIDADE (9.6 -15)
1. O valor da liberalidade na contribuição.
Prossegue o apóstolo referindo o espírito com que os crentes devem contribuir para socorrer os outros em suas necessidades, e como o recebimento, com gratidão, dessas dádivas deve levar seus beneficiários a orar em favor dos ofertantes. Assim, estabelece-se uma bênção recíproca, e o apóstolo glorifica a Deus ao contemplar este resultado abençoado. Aquele que semeia pouco (6). É uma lição que a natureza nos ensina, aplicada à vida espiritual. Se a semente é semeada com parcimônia, a safra será escassa. Assim, se nos retraímos, ou se relutamos em nosso serviço cristão, a colheita será diminuta. O vers. 7 dá-nos o espírito desse serviço. A quem dá com alegria (7). O grego tem "hilaridade". Sugere um espírito de real prazer, que faz a pessoa não caber em si.
2. A igreja deve socorrer os necessitados obedecendo a três que norteiam o serviço social.
A igreja hodierna precisa reconhecer que não está aqui apenas para pregar o evangelho mas também socorrer os necessitados em suas carências. A obra social deve ser encarada como um serviço em adoração a Deus sabendo que Deus pode (é poderoso) (8). Prover e suprir todas nossas necessidades. O homem não dá do que é propriamente seu, e sim daquilo que Deus lhe tem dado. A Bíblia lembra-nos isto em muitas passagens-"Das tuas mãos to damos" (1Cr 29.14). No vers. 9, o apóstolo cita o Sl 112.9. Este Salmo descreve o gênero de vida de um homem justo. Será rico em sua casa, e dará a outros. Não temerá notícias más porque seu coração está firme em Deus. Em outras palavras, a Bíblia ensina que o homem de Deus não sofrerá necessidade, mas terá de fato o suficiente para dar a outros. Dará pão (10); a ARA dá o sentido com maior clareza: "Aquele que dá semente ao que semeia, e pão para alimento, também suprirá e aumentará a vossa sementeira, e multiplicará os frutos da vossa justiça".
3. A graça de contribuir.
A generosidade do contribuinte Redunda em muitas graças a Deus (12). Deus organizou a vida humana por tal forma, que o nosso serviço pelos outros redunda em bênção para nós e contribui para a glória de Deus, que é o Criador de todas as coisas. Obediência da vossa confissão quanto ao evangelho de Cristo (13). Os santos, que vão receber a dádiva, dar-lhe-ão tanto melhor acolhida por proceder ela da aceitação do evangelho pelos coríntios. Oram eles a vosso favor (14). Um elo de amor é forjado por essas dádivas. Graças a Deus (15). A contemplação de todos estes resultados leva o apóstolo a regozijar-se, em espírito, com a operação de Deus no coração humano. Seu dom inefável (15). 2 Co 8.9. O apóstolo é levado naturalmente a pensar na generosidade divina para com os homens, dando-lhes Cristo pensamento este que nunca encontra palavras adequadas que o expressem.
CONCLUSÃO
O dinheiro doado com caridade pode parecer jogado no lixo para a mente carnal, mas quando se dá sobre a base dos princípios apropriados, é semente plantada, da qual pode esperar-se um valioso incremento, deve-se dar com cuidado. As obras de caridade, como todas as demais boas obras, devem fazer-se de forma reflexiva e intencionada. A devida reflexão sobre nossas circunstâncias, e a daqueles aos que socorreremos, orientará nossas dádivas ao serviço da caridade. A ajuda deve dar-se com generosidade, seja mais ou menos, e não com relutância, senão com alegria. Enquanto alguns espalham e ainda assim crescem, outros retêm mais do que se vê e isso os conduz à pobreza. Se tivermos mais fé e amor, desperdiçaríamos menos em nós mesmos, e semearíamos mais com a esperança de um comunicação abundante. Pode um homem perder fazendo aquilo com que Deus se agrada? Ele pode fazer que toda a graça abunde para conosco, e que abunde em nós; pode dar um grande crescimento das boas coisas espirituais e das temporais. Pode fazer que tenhamos suficiente em todas as coisas e que nos contentemos com o que temos. Deus não só nos dá bastante para nós mesmos, senão para que também possamos suprir com isso as necessidades do próximo, e isto deve ser como semente para plantar. Devemos mostrar a realidade de nossa sujeição ao evangelho pelas obras da caridade. Isto será para mérito de nossa confissão e para o louvor e a glória de Deus. Devemos propor-nos imitar o exemplo de Cristo, sem cansar-nos de fazer o bem, e considerando que é mais bem-aventurado dar que receber. Bendito seja Deus pelo dom inefável de sua graça, pela qual capacita e inclina a alguns de seu povo a dar a outrem, e aos outros a ficarem agradecidos por isso; e bendito seja para toda a eternidade seu glorioso nome por Jesus Cristo, o dom de valor inapreciável de seu amor, por meio do qual estas e todas as outras coisas, que pertencem à vida e à piedade, nos são dadas gratuitamente, além de toda expressão, medida ou limite.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Mostrar blogs
-
Doctor charged with sex assaults of 38 patients - Nathaniel Spencer of Birmingham is accused of sexually assaulting 38 patients, including a child.Há uma hora
-
John 10:7, 9-10 - “Therefore Jesus said again, “Very truly I tell you, I am the gate for the sheep.”Há 16 horas
-
Espírito O âmago da vida humana - *Espírito O âmago da vida humana* *TEXTO ÁUREO* *“Peso da Palavra do Senhor sobre Israel. Fala o Senhor, o que estende o céu, e que funda a terra...Há 3 dias
-
ADULTOS│ Lição 1: O Mistério da Santíssima Trindade │1º Trim 2026 - Peça o seu PDF agora da primeiríssima lição de 2026 e se prepare para ministrar uma aula impactante, profunda teologicamente, que transforma vidas e qu...Há 3 dias
-
-
Como equilibrar conforto, beleza e elegância nos dias mais quentes - Calçados confortáveis e elegantes são essenciais para o verão e sandálias e tênis de materiais respiráveis equilibram praticidade e estilo. Equilibrar c...Há 6 dias
-
Sai da frente, Tóquio! Jacarta é a nova maior cidade do mundo - Por Jay Ganglani NBC News O mundo tem uma nova cidade mais populosa. A capital da Indonésia, Jacarta, lidera um ranking cada vez mais dominado ...Há 6 dias
-
Os três princípios missiológicos adotados pela maior agência missionária brasileira - João Marcos Barreto Soares é Diretor Executivo da Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira. Em seu livro *O Chamado Inadiável Para Co...Há uma semana
-
-
SOBRE O ARREPENDIMENTO DIVINO - 1. Diversos textos da Bíblia apresentam Deus “se arrependendo do mal/do bem” que havia designado para um indivíduo ou para uma coletividade. No episódio ...Há 2 semanas
-
1 Coríntios 2:15 — Atitudes do Homem Espiritual - Atitudes do Homem Espiritual Abrimos esta caminhada com um convite simples e radical: ser um homem ou mulher espiritual é aprender a olhar a vida a partir ...Há 3 semanas
-
200 Citações sobre a ALEGRIA - E-book GRATUITO - *Alegria.* Imersos num turbilhão de sentimentos e solicitações, bombardeados por informação – muitas vezes tóxica, opressiva, rasa –, feridos por rec...Há 4 semanas
-
Tren #1 LGOACE : Claim Scatter Merah Cuma Disini Resmi - Tren #1 LGOACE : Claim Scatter Merah Cuma Disini Resmi Tren #1 LGOACE : Claim Scatter Merah Cuma Disini Resmi – Permainan slot online kini menjadi salah ...Há um mês
-
Os Melhores Poemas de Jorge de Lima - E-book GRATUITO - Jorge de Lima (União dos Palmares–AL, 23 de abril de 1893 — Rio de Janeiro, 15 de novembro de 1953), médico de formação, foi poeta, romancista, tradut...Há 2 meses
-
Limitações termodinâmicas no surgimento natural de moléculas de cadeia longa: Implicações para a origem da vida - Thermodynamic Limitations on the Natural Emergence of Long Chain Molecules: Implications for Origin of Life James M. Tour, M. C. Parker and C. Jeynes Jul ...Há 4 meses
-
-
-
Luciano Bacci usa nome da Record TV e Cidade Alerta para propagação de fake news? - É lamentável ver o nome da Record TV e de um programa dessa emissora ser usado no Facebook para propagar fake news. Os diretores dessa televisão deveriam ...Há 3 anos
-
NT-LATORRE – Nuevo Testamento En Griego Y Español Por Juan José De La torre, S.J. - *Nuevo Testamento En Griego Y Español * *Por Juan José De La torre, S.J.* *Reseña Bibliográfica * *Para el uso didáctico y para educación reglada y con...Há 4 anos
-
NT-LATORRE – Nuevo Testamento En Griego Y Español Por Juan José De La torre, S.J. - *Nuevo Testamento En Griego Y Español * *Por Juan José De La torre, S.J.* *Reseña Bibliográfica * *Para el uso didáctico y para educación reglada y con...Há 4 anos
-
CONSELHOS UTEIS DO APOSTOLO PAULO - Os Sete Teste do Cristão Para iniciar vamos aprender que a falsa doutrina, por mais superior que pareça, mais cedo ou mais tarde, sempre resulta em padrões ...Há 5 anos
-
10 realidades poderosas sobre quem é Deus - vertical-align: inherit;"> Tudo o que é, foi e será, não veio de coincidência espontânea, mas de um único Criador. Este Criador não criou simplesmente par...Há 5 anos
-
Sermão pregado na Manhã de Domingo 24 de Junho de 1877 - por Charles Haddon Spurgeon - *“O justo seguirá o seu caminho firmemente” – Jó 17: 9* *O homem que é justo diante Deus tem um caminho próprio. Não é o caminho da carne, nem tampouco ...Há 5 anos
-
Fazer a Vontade de Deus - Tema do culto de doutrina na Assembleia de Deus na cidade de Galinhos / RN, pelo Pr. Kleber Maia. Todo cristão precisa conhecer a vontade de Deus, revela...Há 5 anos
-
[HD-1080p] Baron Münchhausen téléchargement complet film gratuit streaming en ligne HD - Online Putlocker "Baron Münchhausen" 2012 avec Anglais-Français sous-titres pour téléchargement, Baron Münchhausen 720p bonne qualité [image: Baron Münch...Há 6 anos
-
O Fim da Liderança - *A liderança como a conhecíamos acabou.* O fim da liderança foi decretado com bases empíricas. Não cabe aqui juízo de valores, trata-se de uma constataç...Há 6 anos
-
#816 Divórcio e novo casamento - Marcos 10:10-12 - Leitura: Marcos10:10-12 Vídeo: https://youtu.be/-6w8tss4zac *“Quando estava em casa novamente, os discípulos interrogaram Jesus sobre o mesmo assunto. E...Há 6 anos
-
-
-
How the pursuit of one European peak gave rise to modern mountaineering - Climbers reached the Matterhorn's summit in 1865—then tragedy struck.Há 6 anos
-
Lição 13 - *O SACERDÓCIO CELESTIAL* *Texto Áureo: Hb. 7.26 - Leitura Bíblica: Hb. 9.11-15; Ap. 21.1-4* *INTRODUÇÃO* Nesta última aula do trimestre, estudaremos mais u...Há 6 anos
-
Paulo Freire – Uma avaliação relâmpago - É sempre surpreendente, para mim, ver que a maioria das referências feitas ao professor Paulo Freire (1921-1997) são benevolentes e eivadas de admiração. ...Há 6 anos
-
Vídeo blog: O Inferno é um sofrimento eterno ou finito? - As diferentes visões sobre o inferno. Seria o lago de fogo um sofrimento eterno ou com duração finita?Há 6 anos
-
-
Síndrome do Pânico - Atualmente existem diversos transtornos de Ansiedade. Dentre eles, temos este conhecido com *síndrome do pânico*, que afeta 2% da população brasileira. ...Há 7 anos
-
Parábola no Antigo e Novo Testamento - Introdução O termo grego *parabolē* (parabolh,) é traduzido com diversos sentidos no contexto do Novo Testamento. Depois dos Evangelhos, somente o escrito...Há 7 anos
-
"Mórmons"...Só que não! - Líder da seita determina que eles não se chamarão mais de “mórmons” [image: Liderança dos mórmons] A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ...Há 7 anos
-
Hello world! - Welcome to WordPress. This is your first post. Edit or delete it, then start writing!Há 7 anos
-
QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 04 – 1º TRIMESTRE DE 2018. JESUS É SUPERIOR A JOSUÉ – O MEIO DE ENTRAR NO REPOUSO DE DEUS. - *IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM TABULEIRO DOS MARTINS * *ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL * *CLASSE ALFA E ÔMEGA * ALUNO: __________________________________...Há 7 anos
-
-
CALVINISMO NA ASSEMBLEIA DE DEUS - CALVINISMO NA ASSEMBLEIA DE DEUS *Assembleiano e calvinista convicto: uma entrevista com Geremias do Couto* Por *Gutierres Fernandes Siqueira* [...] ...Há 8 anos
-
Nunca! Nunca! Nunca! Nunca! Nunca! | C. H. Spurgeon - "Ele disse: nunca te deixarei, nem te abandonarei." Hebreus 13: 5 Leitura adicional: Apocalipse 21: 1-9. O Senhor ( Deus Pai ) não pode e não vai deixar...Há 8 anos
-
Cristãos como peças de engrenagem - As igrejas evangélicas contemporâneas adotaram uma prática religiosa que limita o crescimento pessoal de seus membros. Essa é a visão do pastor Ed Rocha...Há 8 anos
-
Sumaré (SP) receberá encontro de Líderes das Assembleias de Deus no estado de SP - Cartaz 11º ELAD CONFRADESP *Por Ev. Tiago Bertulino* Jornalista CONFRADESP A Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Estado de São Paulo (CONFRAD...Há 8 anos
-
Refugiados darão curso de línguas no Brasil - *20 refugiados serão professores de inglês, espanhol, árabe e francês no Rio.* No Rio de Janeiro, vinte refugiados começarão a dar aulas de espanhol, ing...Há 8 anos
-
A coragem de saber "apenas" em parte - “*Agora* conheço *em parte*, mas *depois* conhecerei *plenamente,* assim como também sou plenamente conhecido” (1Co 13.12b). Em 1952, Paul Tillich publi...Há 8 anos
-
Atriz pornô se converte: "Deus mudou minha vida" - Como atriz pornô, a norte-americana Crystal Bassette ganhava cerca de R$ 100 mil reais por mês. Mas, depois de dez anos de carreira e mais de cem filmes...Há 8 anos
-
Download CCleaner for Mac 1.14.451 - [image: Download CCleaner for Mac 1.14.451] While CCleaner has been the most popular PC maintenance tool for over a decade, it is relatively new to the Ma...Há 8 anos
-
Culto de Conclusão dos Discipulado das Cong. da Área de P. de Galinhas - Setor 8 - Culto de Conclusão dos Discipulado das Cong. da Área de P. de Galinhas - Setor 8( Cong. Merepe III, Socó, Salinas e Cupê)... Foi bênção para glória de ...Há 9 anos
-
A Reforma Protestante não tem dono! - Por *Gutierres Fernandes Siqueira* Há um crescente movimento nas redes sociais onde se julga quem tem a devida legitimidade ou não de comemorar a Reforma ...Há 9 anos
-
Mulher começa a vender bolos em casa e muda sua vida criando negócio do zero - Essa aqui pode ser mais uma história de muito fracasso e sucesso de uma Brasileira, trabalhando em casa conseguiu criar um negócio de sucesso em plena cr...Há 9 anos
-
3º TRIMESTRE DE 2016 - LIÇÃO º 03 - 17.07.2016 - "IGREJA, AGÊNCIA EVANGELIZADORA" - ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCANITERÓI - RJ LIÇÃO Nº 03 - DATA 17/07/2016TÍTULO: “IGREJA, AGÊNCIA ENVANGELIZADOR...Há 9 anos
-
Porque não sou devoto de "teologia brasileira" - Nos primeiros anos da minha caminhada teológica, tive bastante entusiasmo pela ideia de construir uma teologia contextualizada à realidade brasileira so...Há 9 anos
-
Gerador de Imagens de versículos bíblicos para ler e compartilhar nas redes sociais - *Meus Versículos Bíblicos* é um app que roda em Android e gera imagens com versículos da Bíblia Sagrada para você ler e compartilhar com seus amigos nas ...Há 9 anos
-
O que Aconteceu com o Rapper Ol’ Dirty Bastard? - O Ol’ Dirty Bastard era conhecido por seu estilo de rap exclusivo, que misturava o rap de Nova York com seu tio bêbado cantando Frank Sinatra as 1h14 da...Há 9 anos
-
-
Daftar Alamat Lokasi Service Center HP Advan di Indonesia - Daftar Alamat Lokasi Service Center HP Advan di Indonesia – Pada dasarnya barang elektronik seperti handphone atau laptop tidak sepenuhnya adalah barang ...Há 10 anos
-
AD de Pernambuco apresenta 250 diáconos do Recife e dos setores no quinto dia de sua EBO - A Convenção da Assembleia de Deus em Pernambuco (Conadepe), presidida pelo pastor Ailton José Alves, anunciou a separação de 250 candidatos ao diaconato ...Há 10 anos
-
Slides: Lição 13 A Manifestação da Graça da Salvação. Professor Érick Freire. - * Lição 13 a manifestação da graça da salvação * from *Ebd Brasil* Para continuar lendo clique aqui...Há 10 anos
-
Love (2015) - Free Streaming Love in Top QualityNow you can enjoy Love in high quality with duration 134 Min and has been launched in 2015-05-20 with MPAA rating is 28....Há 10 anos
-
OS PARADOXOS DE DEUS NO SALMO 23 - *OS PARADOXOS DE DEUS NO SALMO 23* *Salmo 23.1-6* *Introdução:* [image: *] *O pensamento chave*, a mensagem fundamental do Sa...Há 10 anos
-
"SILAS MALAFAIA" Aclamado como “falso profeta” por ativistas gays - O pastor Silas Malafaia passou esta semana pelo Espírito Santo. E não foi sem polêmicas. Um grupo de cerca de 50 pessoas protestaram em frente à igreja on...Há 10 anos
-
-
PÁGINA FORA DO AR! - LAMENTO INFORMAR QUE EM RAZÃO DE ATUALIZAÇÃO E REVISÃO DO CONTEÚDO, ESTE BLOG ESTARÁ INDISPONÍVEL POR TEMPO INDETERMINADO. AGRADEÇO A ATENÇÃO, CONSIDERAÇÃ...Há 10 anos
-
A FÉ - A fé é muito mais que um pensamento religioso, está intrínseca nas nossas relações, nas pessoas como também em nossa causa e maneira de ver o mundo como ...Há 10 anos
-
Informações Sobre Cursos do IBADEJUF - *Curso Básico em Teologia:* *Duração: 2 anos* *Aulas: segundas-feiras de 19:00h até às 22:15h* *Mensalidade: R$ 60,00 sem cobrança de matrícula* *Quem ...Há 10 anos
-
Kiat Membentuk Karakter Mandiri Pada Anak-Mall Mainan Anak, Toko Yang Menjual Mainan Anak Online Murah Di Tangerang - Banyak orang tua zaman sekarang yang memberikan segalanya pada anak dengan begitu mudah. Tapi tahukah Ayah Bunda dengan sikap demikian itu bisa menimbul...Há 10 anos
-
VOTO CONSCIENTE COMEÇA PELA INVESTIGAÇÃO DAS PROPOSTAS DE GOVERNO Caramuru Afonso Francisco* - Estamos a iniciar um novo período de campanha eleitoral, as eleições gerais de 2014, quando deveremos eleger os novos ocupantes de cargos eletivos nos Pod...Há 11 anos
-
Aparelhamento - [image: aparelho] Meu silêncio não significa covardia... muito menos ignorância! Tenho visto os rumos das coisas – em áreas aparentemente sem conexão entre ...Há 11 anos
-
A PRESENÇA DO SENHOR GARANTE FELICIDADE EM TODO TEMPO - QUE A GRAÇA E A PAZ DE CRISTO HABITE PROFUNDAMENTE OS VOSSOS CORAÇÕES. QUERO APROVEITAR ESSE MOMENTO PARA JUNTO REFLETIRMOS E TAMBÉM EXPRESSAR UMA PR...Há 11 anos
-
Desmascarando maldições hereditárias II - O alvo do nosso estudo será a falsa doutrina do Evangelho da Maldição, que é um dos produtos da confissão positiva Neo-Pentecostal, e que é também chamad...Há 12 anos
-
Idéia de renovação em casa - Idéia muito legal pra renovar sua casa. Além de originalidade, fica bonito e barato. Atreva-se a ser artesã, tudo tem um começo. Fonte: Casa e FogãoHá 12 anos
-
agnoia - Substantivo feminino ἄγνοια [ágnoia] de ἀγνοέω [agnoéô] ignorância *4 vezes* ------------------------------ *(01) Atos 3:17* E agora, irmãos, eu sei q...Há 12 anos
-
Subsídios para Lições Cristo para Todos - Mais uma novidade em nosso blog. Postaremos aqui subsídios para auxiliarem professores que utilizam revistas da Editora Cristo para Todos, utilizada por m...Há 12 anos
-
Voltemos ao Evangelho e Ministério Fiel unindo forças pela causa do Evangelho - É com grande alegria e satisfação que anunciamos a união entre o Ministério Fiel e o Voltemos ao Evangelho (VE). O Ministério Fiel visa apoiar o cristão e ...Há 12 anos
-
Olá Pastor, a Paz de Cristo! Seu blog está uma be... - Olá Pastor, a Paz de Cristo! Seu blog está uma benção! Gostaria de convidar a todos para visitarem o website "Ministério Amigos de Cristo": www.ministeri...Há 12 anos
-
Espiritualidade egolátrica - Na espiritualidade ególatra, o sacerdote se confunde com a divindade. A egolatria não é o simples cuidado do indivíduo consigo mesmo. Cuidar de si mesmo, a...Há 12 anos
-
-
Reminiscências rurais - Este texto foi originalmente produzido em meu blog e eu aproveito para reproduzi-lo aqui, uma vez que foram momentos inesquecíveis passados ao lado do irm...Há 12 anos
-
CURSO BÁSICO DE DISCIPULADO - Curso Básico de Discipulado em 13 lições, numa perspectiva pentecostal, para serem aplicadas em grupos de novos convertidos na EBD, em grupos de estudo ...Há 13 anos
-
Pastor que manipulava cobras nos cultos morre picado por uma cascavel - Um pastor pentecostal, nos EUA, que costumava carregar cobras venenosas durante os serviços religiosos morreu após uma picada de cascavel. Mack Wolford, qu...Há 13 anos
-
Esperanza/Esperança - ES - Alegrarse han el desierto y la soledad: el yermo se gozará, y florecerá como la rosa. Florecerá profusamente, y también se alegrará y cantará con júbi...Há 13 anos
-
Páscoa - *PÁSCOA, TEMPO DE LEMBRAR E DE MORRER* Nessa semana, os cristãos do mundo inteiro, sejam católicos ou protestantes comemoram a Semana Santa. Na tradição ju...Há 13 anos
-
NOVO BJC - O BJC agora tem novo endereço e formato. Este espaço vai ficar como registro histórico, mas as atualizações agora serão realizadas no endereço: http://alle...Há 13 anos
-
Encerrando Blog - Aos amigos, que acompanharam até a presente data as postagens aqui publicadas, deixo um grande abraço e os convido a continuar a acompanhar as publicações ...Há 13 anos
-
Aula 06 - NEEMIAS LIDERA UM GENUINO AVIVAMENTO - Texto Básico: Neemias 8:1-18 “E Esdras, o sacerdote, trouxe a Lei perante a congregação [...] E leu nela [...] desde a alva até ao meio-dia, perante homens...Há 14 anos
-
Igreja da Cientologia investigada por tráfico de pessoas nos Estados Unidos - A instituição, de origem americana, é acusada de aprisionar e silenciar dissidentes. Há alegações de espancamento, trabalhos forçados e da existência de “c...Há 14 anos
-
A acusação do Diabo e a justificação de Deus - “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus, é Deus quem os justifica” (Rm 8:33) - Desde o princípio, a acusação sempre foi uma das principais ...Há 15 anos
-
-
Não Seja Igual aos Outros - Por Jorge Fernandes Isah Vi a propaganda de um produto na internet em que a mensagem era exatamente esta: “Não seja igual aos outros”. Havia um apelo à dif...Há 15 anos
-
1.21. Aspiración / Aspiração / Breathing - VII - http://griegobiblico.blogspot.com/feeds/posts/defaultHá 18 anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
ESTUDOS E PESQUISAS
Bibliotecas Virtuais
Postagens mais visitadas deste blog
Frases de Motivação
Frases de Motivação - pensamentos de motivação, auto ajuda, auto estima. Porque só o Senhor é Deus 1. "O pior naufrágio é daquele que não saiu do porto" 2. "Só a vida vivida para os outros vale a pena ser vivida" 3. "De tropeços , vitórias e quedas se constrói a experiência" 4. "Acima do homem que salta, Há o homem que voa" 5. "Dói fracassar, mais doloroso ainda é nunca tentar acertar" 6. "Uma pessoa fechada jamais abrirá seus horizontes" 7. "Onde existe fé, sempre brilha a esperança" 8. "Os ventos e as ondas estão sempre do lado dos navegadores mais competentes"
A ORIGEM DOS SÍMBOLOS RELIGIOSOS
A ORIGEM DOS SÍMBOLOS RELIGIOSOS CRUZ (Cristianismo) Símbolos semelhantes já apareciam em culturas pagãs, antes de Cristo. Ela só foi adotada pelos cristãos quando o imperador romano Constantino aboliu as condenações na cruz, no início do século 4. Além de representar a morte de Cristo, a cruz simboliza Deus, Jesus e o Espírito Santo, nas pontas superior, inferior e laterais, respectivamente ESTRELA DE DAVI (Judaísmo) Duas pirâmides - uma apontando para cima e outra invertida - representam a união ou equilíbrio entre o céu e a terra. Diz-se que Davi, importante rei de Israel, mandava gravar o símbolo nos escudos de seu exército como amuleto de proteção. A partir daí, a estrela de Davi passou a ser identificada com o povo israelita LUA CRESCENTE COM ESTRELA (Islamismo) Estudiosos supõem que, mesmo antes do islamismo, árabes nômades cultuavam a Lua por viajarem à noite. Quando o símbolo foi adotado na bandeira do islâmico império turco-otomano, passou a ser identificado co...
PRONOMES DE TRATAMENTO PARA AUTORIDADES
1. AUTORIDADES DE ESTADO Civis Pronome de tratamento Abreviatura Usado para Vossa Excelência V. Ex. a Presidente da República, Senadores da República, Ministro de Estado, Governadores, Deputados Federais e Estaduais, Prefeitos, Embaixadores, Vereadores, Cônsules, Chefes das Casas Civis e Casas Militares Vossa Magnificência V. M. Reitores de Universidade Vossa Senhoria V. S.ª Diretores de Autarquias Federais, Estaduais e Municipais Judiciárias Pronome de tratamento Abreviatura Usado para Vossa Excelência V. Ex. a Desembargador da Justiça, curador, promotor Meritíssimo Juiz M. Juiz Juízes de Direito Militares Pronome de tratamento Abreviatura Usado para Vossa Excelência V. Ex. a Oficiais generais (até coronéis) ...
Comentários