Superando os Seus Limites Físicos na Obra de Deus, Segundo a Bíblia

Superando os Seus Limites Físicos na Obra de Deus, Segundo a Bíblia 1. Introdução: O Chamado para Perseverança A obra de Deus exige entrega e dedicação, mesmo diante das limitações físicas. O apóstolo Paulo afirmou: "Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13). Este versículo destaca que a força para realizar a obra vem de Deus, não de nossas habilidades. 2. Enfrentando os Limites Humanos com Fé Isaías 40:29-31: "Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor." Aqui, Deus é apresentado como a fonte da renovação para aqueles que se desgastam na caminhada. O Espírito Santo nos capacita a transcender nossas limitações. 2 Coríntios 12:9: "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza." Paulo reconhece que em momentos de fraqueza física, a graça de Deus se torna mais evidente, mostrando que o poder divino sustenta o obreiro. 3. Caminhando na Dependência de Deus A Bíblia ensina que o serviço cristão não ...

O mundo está piorando?

A teologia escatológica dispensacionalista sempre prega que o mundo está indo de mal a pior. Será? Sem querer ser taxativo em assuntos de escatologia, mas os dispensacionalistas precisam responder algumas perguntas importantes. A premissa que o mundo está piorando tem muitas sustentações, mas elas são frágeis. Vejamos:
a) É comum falar que a imoralidade está crescente em nossos dias. É uma grande verdade. Os valores estão sendo trocados pelo relativismo moral. Mas o passado era melhor quando as pessoas acreditavam em valores absolutos?

No passado das famílias tradicionais, cheias de “valores cristãos”, os pais iniciavam a vida sexual dos filhos homens nos prostíbulos. E a coisa mais “normal” do mundo eram os homens mantendo amantes, enquanto as esposas ficavam abandonadas. Hoje existe muita traição entre os casais, mas dificilmente uma mulher aceita “pacientemente” uma amante.

E a Roma antiga? Aquilo era pior do que carnaval baiano ou carioca. E não era uma festa semanal, mas sim a constante da “Cidade Eterna”. Não é à toa que Paulo escreveu o capítulo um da Carta aos Romanos. Era um bacanal só! Aliás, o culto a Baco mostra bem essa realidade pervertida daquela sociedade.
b) É comum falar no constante aumento do secularismo. É verdade. Mas a religião está morrendo? O cristianismo está encolhendo? Depende do ponto de vista.
Olhar para a Igreja Anglicana na Inglaterra é uma experiência extremamente triste. O avanço do secularismo faz dessa igreja mera instituição social sem voz profética. Mas é motivo de grande alegria olhar para a Igreja Anglicana na Nigéria, por exemplo. O crescimento do cristianismo no continente africano é uma das grandes notícias deste início do século.

 
Quer encontrar um evangélico praticante? É mais fácil no Rio de Janeiro do que em Londres. É mais fácil em Pequim do que em Berlim. É mais fácil em Lagos do que em Paris. Nigéria, China, Brasil e os Estados Unidos são os países campeões em cristãos evangélicos, mas em proporção diferente.

Com exceção dos Estados Unidos, os países ricos enfrentam uma secularização radical, enquanto que países emergentes, como China e Índia, o cristianismo cresce com a todo vapor. E esses são países sem tradição cristã. Hoje, a Índia já é um “celeiro” missionário.

c) A violência é assustadora. Estamos assistindo crimes horríveis, como o massacre de pré-adolescentes em Realengo ou a morte de uma criança pelo próprio pai, como da menina Isabela ou ainda a explosão dos índices de violência nas capitais nordestinas. Mas antes era melhor?

Estudar a história das guerras é estudar a atrocidade humana. Genocídio sempre foi uma constante na humanidade. Hoje ficamos espantados com histórias como de Ruanda ou Dafur, e não é para menos, mas nos séculos passados a situação era bem mais crítica e, podemos dizer, basicamente trivial para aqueles povos.

A violência é grande nos dias atuais, mas ainda controlável pela vontade política, como aconteceu na Colômbia ou na cidade de Nova York. A Alemanha, que foi palco do regime cruel e totalitário de Hiltler há poucas décadas, hoje é exemplo de segurança e civilidade. Os índices de morte em alguns países da Europa são tão baixos que em nada lembram o continente que protagonizou duas grandes guerras.

O que falta mesmo é pulso político para controlar a tendência pecaminosa para a maldade por meio da violência.
________________

Essas são somente três provocações. Há inúmeras outras. O mundo está piorando? A resposta é mais complexa do que imagina a nossa vã filosofia.

Comentários

Mostrar blogs

Bibliotecas Virtuais

Postagens mais visitadas deste blog

Frases de Motivação

A ORIGEM DOS SÍMBOLOS RELIGIOSOS

PRONOMES DE TRATAMENTO PARA AUTORIDADES