CURSOS E PRODUTOS - ONLINE

PROTEGENDO O CASAMENTO

PROTEGENDO O CASAMENTO
Texto: (SI. 127.1-5)



INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, têm sido fortes os ataques do inimigo à família, pois sabendo ele que a família é a célula-mãe da sociedade e esta foi instituída por Deus, busca a todo custo destruí-la, usando vários recursos e artimanhas.
Porém, devemos estar vigilantes para protegermos nossa família de tais terríveis investidas, levantando muros de proteção, armando a tenda e nos colocando de atalaia contra o inimigo, tendo como nosso grande protetor o guarda de Israel, pois se ele não guardar a cidade em vão vigia a sentinela. (SI. 127. l).

l - PROTEGENDO SEU CÔNJUGE

Na proteção da família, os cônjuges são indispensáveis nesta tarefa, e cada um é responsável em proteger um ao outro.

Veja amos alguns recursos e como se utilizar deles:


1.1-                     PROTEGENDO A ESPOSA

E responsabilidade do marido proteger sua esposa, livrando-a dos ataques terríveis do tentador. Citaremos algumas formas de proteção do marido para com sua esposa:

a)                Amando-a - O amor protege a mulher de tentações afetivas. Uma das ordenanças bíblicas para o homem em relação a sua esposa é amá-la (Ef. 5.25-28; Cl.3.18).

Quando a mulher se sente amada pelo seu marido não tem dificuldades de ser-lhe submissa, pois é recíproca no amor e serve-o com satisfação.

O amor do marido deve ser incondicional e sacrifícial. Muitos casais fazem hoje ardentes declarações de amor no altar, e amanhã amargas acusações nos tribunais.

Por isso, o amor deve ser não fingido, pois este tudo suporta, tudo padece, tudo crê, não busca seus interesses, mas sim o do outro (I Co. 13. 4-8; Gn. 26. 8).

Não podemos deixar de mencionar o amor romântico que não pode faltar na vida dos cônjuges.

Ao ouvir várias mulheres, chegamos à conclusão de que a maioria delas se queixam da ausência de carinho por parte do marido; muitos maridos estão ficando secos e áridos  e suas esposas estão carentes de carinho, amor, apreciação, valorização, afeição e atenção.

Enquanto os homens buscam sexo, elas buscam carinho (I Pé. 3.7).

b)                Compreendendo-a - Uma das formas do marido proteger sua esposa é compreendendo-a, e para compreender é preciso escutar com atenção para se ter uma interpretação perfeita do seu estado emocional, físico, social e espiritual.

Muitos problemas entre casais acontecem hoje, porque o marido não tem parado para ouvir e compreender sua esposa. Deus disse a Abraão: escute Sara (Gn. 21.12).

A compreensão é uma consequência da comunicação, e quando há dificuldades na comunicação, geram-se então, problemas no relacionamento.

c)                 Sendo-lhe fiel - A fidelidade do marido para com a esposa a faz confiante e segura até mesmo de sua autoestima. O marido deve ser fiel a sua esposa em todos os aspectos da vida, precisam estar em comum acordo em tudo, para poderem caminhar juntos (Am. 3.3).

Esta fidelidade deve ser: nas palavras, nos negócios e na fidelidade conjugai (I Tm. 4 .12).

Senhor nos adverte em sua palavra: bebe a água da tua cisterna e das correntes do teu poço (Pv.5. 15,18; 6. 23-26). Salomão perguntou: ... mas o homem fiel, quem achará? (Pv. 20.6).

d)                Sendo o Provedor (Trabalho, força, coragem) - Uma das responsabilidades do marido é a de ser o provedor da casa, desde o princípio, o Senhor disse: Comerás o teu pão com o suor do teu rosto e ainda Deus o pôs no jardim, não para ficar ocioso, mas para o lavrar e o guardar (Gn. 2. 15; 3.19).

Quando o marido não cumpre seu papel de provedor da casa por negligência, preguiça ou falta de responsabilidade,  está expondo  sua mulher a dificuldades e levando a família a sofrer privações.

A Bíblia nos exorta a não sermos preguiçosos, porque isto enfraquece o teto e gera insegurança para a família (Pv. 19.15; 6.9; Ec. 10. 18; ).

O preguiçoso não alcança nada (Pv.13. 4). Para o marido preguiçoso não há fruto em seu campo, mas só espinhos e urtigas e ainda suas paredes derrubadas, ou seja, sem proteção gerando a pobreza (Pv. 24. 27,30-34).
O homem que teme a Deus é feliz e come do trabalho de suas mãos (SI. 128.2).

e)  Dando-lhe apoio - A mulher necessita de apoio do marido para se sentir segura, tanto moralmente como espiritualmente. Vejamos, em síntese, cada um destes pontos de apoio:

l ° Moral - O que é moral?

 l. Conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada.

2. O conjunto das nossas faculdades morais; brio, vergonha. A mulher precisa sentir-se apoiada moralmente pelo seu marido. Se um vizinho ou um outro homem qualquer, lhe afrontar ou até mesmo faltar-lhe com o respeito, com certeza ela dirá: vou falar ao meu marido, e isto flui naturalmente dela, pois sabe que seu marido a apoia moralmente, e isto lhe dá segurança e proteção.
O apoio moral dado pelo marido à esposa é apresentado em vários aspectos, dentre eles:

I.                   No leito - o marido deve respeitar sua esposa no leito; isto é uma forma de torná-la segura e protegida. Não deve se deixar ser influenciado pelas más conversas ou mídia, que levam a práticas imorais e ato sexual impuro (Hb. 13.4).

II.                II.Com os Filhos - o marido precisa dar apoio moral a sua esposa diante dos filhos, quando não desfaz as ordens que ela os tem dado, quando não a corrige diante dos filhos e ainda não aceita que seja tratada com desonra por parte dos filhos. Os filhos precisam saber que por trás das palavras da mãe, está o apoio firme do pai.

III.             III.Com a sociedade - o apoio moral que o marido dá à esposa deve ser perceptível pela sociedade. Ela precisa sentir-se apoiada e protegida por ele, sentir-se segura quando está ao seu lado. Abraão falhou quando negou que Sara era sua mulher, e neste erro também incorreu Isaque, seu filho (Gn. 12.11-13; 20.1-3 26.6,7).

2a Espiritual - O marido deve ser o sacerdote do lar. As funções dos sacerdotes são: I. Servir como mediadores entre o povo e Deus, interceder pelo povo e expiar o pecado mediante o sacrifício, e desse modo, reconciliar o povo com Deus.

II.  Consultar a Deus para discernir a vontade divina para o povo (Nm. 27. 21;Dt. 33.8).

IV.            Ser intérpretes e mestres da lei e ensinar ao povo os estatutos do Senhor (Lv.l0.11;Ez.44.23).
V.               Ministrar nas coisas sagradas do tabernáculo.

Quando o marido ocupa estas funções, está protegendo sua esposa de friezas espirituais (I Pé. 2. 5).
A sua vida de santidade e pureza irá conduzir sua esposa a ser uma santa mulher de Deus (I Co. 7. 14; I Pé. 3. 7).
O marido como sacerdote do lar deve estimular sua esposa à Leitura da Bíblia, oração, jejuns e uma vida de santidade perante o Senhor. Sendo assim ambos serão bênçãos e exemplo para os filhos. "Antes de ser sacerdote na Igreja; deve ser em casa"

1.2 - PROTEGENDO O MARIDO

Assim como o marido tem a responsabilidade de proteger sua esposa, a esposa também tem tal responsabilidade para com seu marido. Vejamos, então, como a esposa pode proteger seu marido:

a)  Sendo-lhe submissa (Ef. 5. 22-24) - a submissão é um recurso que deve ser usado pela mulher para proteger o marido. A palavra submissão pode ser definida como: SUB = "debaixo de" MISSÃO = "Profissão ou vocação". Desta forma, poderíamos dizer que submissão é exercer função de apoio. Base, suporte, auxilio... há quem diga que sempre há uma grande mulher por trás do sucesso de um grande homem. Como pode a mulher ser submissa ao seu marido?

I.     Combinando antes de fazer.
II.   Nos compromissos da casa.
III.  Na administração dos filhos (não desfazendo a palavra do marido).
IV.  Dando-lhe satisfação e comunicando quando precisar sair.
V.    Respeitando- o (Ef. 5.33).

A mulher sábia exerce sua submissão com discernimento, alegria, eficiência e gratidão a Deus. A submissão é como um guarda chuva que dá proteção contra as tempestades físicas, emocionais e espirituais. Se a mulher recusa a proteção deste guarda-chuva, receberá, diretamente, todo o impacto da tempestade. (I Pé. 3.6).

b) Amando-o (Tt. 2.4) - quando a mulher ama a seu marido, está protegendo-o de várias formas de tentações, etc. O amor é indispensável no relacionamento de um casal; o amor gera barreiras de proteção. O amor é a argamassa que une os casais, há quem diga que quem ama cuida.
c) Sendo-lhe fiel - a fidelidade é uma forte arma de proteção para os cônjuges. A mulher precisa usar esta arma para proteger seu marido da insegurança na mulher que possui.

Ela é sua auxiliadora e ele precisa saber que nela pode confiar (Pv. 31; 11). A fidelidade deve ser observada em vários aspectos como:

I - Nas palavras - A esposa deve ser fiel a seu marido e as suas palavras devem ser verdadeiras. Muitas mulheres faltam com a verdade ao esposo e isto o deixa inseguro, levando a família à instabilidade.
Nossas palavras devem ser verdadeiras (Mt. 5. 37; Pv. 19. 9; Ef. 4. 25). Nesta área de fidelidade, convém lembrar que a mulher jamais deve falar mal de seu marido a terceiros, pois isto o decepcionará quando tiver conhecimento, ele se sentirá traído.

II  - No relacionamento Conjugai - A esposa deve ser fiel ao seu marido no relacionamento conjugai, não deixando-se levar pelo modelo de casamento da sociedade pós-moderna, e influenciado pelas novelas, que mostram que um relacionamento extra-conjugal termina sempre em um final feliz, isto tem sido um forte ataque do inimigo ao casamento e precisamos criar muros de proteção, sendo fieis    um ao outro, mantendo a pureza do casamento.
Para a mulher vencer a tentação, da infidelidade, deve tomar os seguintes cuidados: não fique só conversando com alguém do sexo oposto; não aceite presentes de pessoas do sexo oposto que seja suspeito de segundas intenções; se trabalha fora, evite sair para almoçar ou realizar outras atividades com colegas de trabalho de sexo oposto.

Assim, estará evitando as tentações e sendo fiel a seu marido, o Senhor diz em sua palavra que o teu desejo será para o teu marido (Gn. 3. 16).

A mulher deve pagar ao marido a devida benevolência (I Co. 7. 2-5), a abstinência, nessa área, deve acontecer só quando de comum acordo, para não expor o cônjuge a tentações.

e)                 Orando pelo seu Esposo - A mulher sábia e prudente protege seu marido mantendo uma vida no altar da oração, intercedendo pelo marido. Jesus fez menção da necessidade de entrar no aposento, fechar a porta e orar ao pai que está em oculto e ele dá a devida recompensa (Mt. 6.6).

A mulher deve procurar administrar bem seu tempo nos deveres domésticos, para reservar um tempo em seu quarto durante o dia para orar por seu marido enquanto ele está no trabalho. Não tendo muito tempo disponível para aplicar-se à oração, ela estará intercedendo por ele.

Quantas vezes ouvimos histórias de homens que estavam no campo de batalha e, no momento de maior perigo, sentiram um maravilhoso livramento, apenas para saber mais tarde que alguém em casa estava orando naquela mesma hora? Não há lugar completamente seguro nos dias em que vivemos.

O Senhor diz em sua palavra que o perverso espreita o justo, e procura matá-lo. O Senhor não o deixará em suas mãos... (SI. 37.32,33). Ele promete ser escudo para os que confiam nele (SI. 33.20; Pv.30.5), muitas vezes isso acontece porque mulheres estão de joelhos dobrados pelos seus maridos.

CONCLUSÃO
O casamento precisa de proteção e os cônjuges são os principais responsáveis nesta tarefa dada por Deus. Cada um deve usar os recursos necessários para cumprir seu papel, o marido deve amar, compreender, ser fiel, prover e dar a sua esposa o apoio moral e espiritual precisos para que ela se sinta segura e por ele protegido; de igual modo a mulher deve cumprir suas responsabilidades para com o marido, sendo-lhe submissa, amando-o, sendo-lhe fiel nas palavras e no relacionamento conjugai e, ainda, tendo cuidado com a aparência física e principalmente espiritual. E assim, o casamento estará protegido contra os ataques do inimigo.

Nenhum comentário:

Ministério Ad Adoração

Ministério Ad Adoração
Pr. Severino Ramo & Miss. Eliene Silva

Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro.

  Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro. Prezados irmãos e amigo...

POSTAGEM RECENTES

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Bibliotecas Virtuais

Seguidores

Links Sugeridos

Links Sugeridos:

Índice Downloads

  • ÌNDICE DE DOWNLOADS
    Bíblias Eletrônicas: ÌNDICE DE DOWNLOADS
  • Confira aqui todos os softwares disponíveis para download...
    More ...