CURSOS E PRODUTOS - ONLINE

Salomão e Roboão dão uma receita de como dividir uma igreja

1 Reis 12:1-24
Salomão e Roboão, respondem-nos a essa pergunta. Mas antes de vê-la, precisamos dar uma olhada no reino que Roboão assumiu, quando herdou o trono de seu pai. 

Salomão vinha causando muito sofrimento ao povo de Israel, cobrando impostos altos e injustos, exigindo muito mais do que necessitava. Salomão em seus últimos dias tinha dividido o seu coração de tal forma, que sua sabedoria para nada valia. Ele dividiu o Reino de Israel, e a materialização disso era só uma questão de tempo. 

Havia entre o povo um homem chamado Jeroboão, filho de Nebate, um líder político de esquerda que liderava a revolta do povo. Havia até uma profecia que dizia que o SENHOR o escolhera para ser rei sobre uma parte de Israel. Esse jeroboão que andava fugitivo voltou e liderou o povo para fazer uma petição ao novo rei. O que Jeroboão, filho de Nebate queria era simples: “Impostos mais baixos”. 
“Teu pai aumentou o nosso jugo; agora, pois, alivia a dura servidão e o pesado jugo que teu pai nos impôs, e nós te serviremos.” 

Roboão, então, procurou conselhos com as pessoas sábias e experientes do reino, e em seguida, procurou conselho com jovens inexperientes e ambiciosos. Recusou os bons conselhos dos anciãos e deu ouvidos às pessoas erradas. Resultado – O povo de Deus se dividiu – 10 tribos do Norte para um lado e as duas tribos do sul para o outro. A divisão começada por Salomão foi consumada por seu filho Roboão. 
E o que isso tem a ver com a igreja de Cristo? Tem tudo a ver, afinal de contas, ao longo dos meus quarenta e poucos anos pude ver não uma, nem duas, mas muitas e muitas igrejas se dividindo, muitas igrejas sendo enfraquecidas e depois destruídas. 

Salomão e Roboão dão uma receita de como posso dividir uma igreja: 
I. Impor jugos absurdos e legalistas – Salomão fez isso, e muitos líderes cristãos fazem o mesmo. Exigem muito mais do que a palavra de Deus exige, ensinam doutrinas próprias, exigem que os fiéis rezem na sua cartilha, entristecem seus corações, forçam as pessoas a serem hipócritas, vivendo de aparência, assassinam a graça e impõem uma lei carnal e imoral, roubando-lhes a alegria de ser um cristão. 

II. Ignora a palavra sábia de Deus – O erro de Roboão não foi simplesmente recusar os conselhos dos mais velhos e aceitar os conselhos dos mais jovens. O erro dele foi rejeitar a sabedoria vinda do Deus daqueles homens. E vejo muitos líderes espirituais das igrejas de Cristo fazendo o mesmo, negando o que está escrito de uma maneira simples e clara na palavra de Deus, negando a orientação do Espírito Santo, preferindo dar ouvidos aos maus conselhos vindos de pessoas ignorantes da palavra, ou olhando para os tradicionalismos denominacionais. 
Nota: Existem muitos outros fatores que causam a divisão de uma igreja. Usei esses exemplos, para chamar a atenção a um problema que cresce dia após dia.


Pense:
Como Salomão, alguém começou lá atrás a dividir a Igreja de Cristo, será  que nós vamos dar uma de Roboão e terminar o serviço?

Nenhum comentário:

Ministério Ad Adoração

Ministério Ad Adoração
Pr. Severino Ramo & Miss. Eliene Silva

Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro.

  Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro. Prezados irmãos e amigo...

POSTAGEM RECENTES

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Bibliotecas Virtuais

Seguidores

Links Sugeridos

Links Sugeridos:

Índice Downloads

  • ÌNDICE DE DOWNLOADS
    Bíblias Eletrônicas: ÌNDICE DE DOWNLOADS
  • Confira aqui todos os softwares disponíveis para download...
    More ...